Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A notícia na era digital.

 

02/08/2012

Autor e Coautor(es)
KEILA VIEIRA DE LIMA
imagem do usuário

CURITIBA - PR SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

Suelen Fernanda Machado

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Perceber o ambiente no qual circula o gênero discursivo notícia, a linguagem utilizada, os diferentes veículos, os diferentes interlocutores etc.;

- Produzir uma notícia atendendo às situações de produção como atendimento ao gênero, interlocutor, finalidade etc);

- Conhecer e utilizar os elementos que compõem o gênero notícia.

Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer previamente o gênero notícia.

Estratégias e recursos da aula

mafalda

Fonte: http://goo.gl/OZAof

"O jornal é a verdadeira forma de república do pensamento. É a locomotiva intelectual em viagem para mundos desconhecidos, é a literatura comum, universal, democrática, reproduzida todos os dias, levando em si a frescura das ideias e o jogo das convicções." (Machado de Assis)

Professor, considerando que o grande desafio hoje é fazer com que os alunos apresentem opiniões, falem em público, tenham argumentos suficientes para debater, capacidade de afirmar ou discordar tanto na escrita, como na oralidade, é de suma necessidade o trabalho com os gêneros da esfera jornalística e com a oralidade. Dessa forma, propomos uma aula com o gênero discursivo notícia.

Para interpretar bem um texto, é preciso conhecê-lo, reconhecendo sua estrutura e compreendendo seu objetivo. Entender que as notícias apresentadas nos diferentes jornais não são meramente uma reprodução dos fatos ou acontecimentos nos leva a compreender porque muitas vezes uma mesma notícia é veiculada em diferentes emissoras ou veículos, mas apresenta versões diferentes. As notícias, reportagens, entrevistas, longe de ser um instrumento neutro, são na realidade a construção de um discurso, condicionado a ideologia, opinião ou interesses do proprietário da mídia em que está relacionada. Observem os temas selecionados, o estilo de apresentação, a postura social do jornalista, todos estes aspectos estão intimamente relacionados com os meios e as estratégias de produção.

Após esta contextualização, questione os alunos com as perguntas:


1) Você tem costume de ler jornais? E revistas? Quais?
2) Quais textos conhece que estão dentro da esfera jornalística?
3) Os pais assinam algum jornal? Qual o conteúdo?
4) Seus pais assistem o noticiário quando estão em casa?
5) Em quais emissoras?
6) Conhece algum jornalista, como é a rotina dele?

 

Após tais questionamentos, apresente a animação abaixo, para que os alunos de uma maneira interessante, conheçam um pouco do universo desta profissão:

 

 

Descrição: A animação demonstra o cotidiano de uma jornalista que convive com as inovações tecnológicas proporcionadas pelos novos softwares de informática, degradando ainda mais a exploração de sua mão-de-obra. Tal exploração é representada na animação, pela hora extra que é necessária ser feita para atingir a meta de 10 matérias para seu período de trabalho. Retrata-se ainda na animação, o desgaste da vida moderna através da reflexão da protagonista com relação ao trânsito dos carros e a circulação de pessoas na cidade.

1) A partir do vídeo, o que pode perceber sobre a rotina da jornalista Luiza?

2) A jornalista apresenta um ritmo de trabalho, qual seria esse ritmo? Exemplifique com as informações da animação.

3) O que pode observar sobre o surgimento das inovações tecnológicas? O que representaram estas inovações para a Luiza? Comente.

4) Você consegue perceber quais assuntos a jornalista Luiza utilizou para escrever?

5) O que pode perceber no trajeto da jornalista para casa?

6) Será que todos os jornalistas têm o mesmo perfil?

 

saibamais2

Uma sugestão é apresentar aos alunos trechos de filmes que apresentam o dia a dia de um jornalista e o universo da mídia. Abaixo indicamos:

todos

Todos os Homens do Presidente (All the President’s Men,1976 / Alan J. Pakula). Baseado na história real da investigação do escândalo Watergate, que levou à renúncia do presidente Nixon. Dois repórteres do Washington Post (Robert Redford e Dustin Hoffman) investigam a invasão da sede do Partido Democrata durante a campanha presidencial americana em 1972. Uma verdadeira aula de jornalismo e de bom cinema.

Disponível em: http://listasde10.blogspot.com.br/2009/11/10-filmes-sobre-jornalismo.html

kane

 Cidadão Kane (Citizen Kane,1941/ Orson Welles). Presente em todas as listas dos melhores filmes da história, e não é para menos, sua edição fragmentada e não linear, com planos nada convencionais, além do roteiro perfeito, mudaram a forma de fazer cinema. A história começa desvendando a vida de um grande magnata das comunicações, a partir das entrevistas que um repórter faz com todos os que o conheceram, montando um mosaico, até desvendar o mistério lançado no momento de sua morte.

Disponível em: http://listasde10.blogspot.com.br/2009/11/10-filmes-sobre-jornalismo.html

4poder  O Quarto Poder (Mad City, 1997/Costa Gavras). Em Madeline, Califórnia, um repórter de televisão (Dustin Hoffman) que está em baixa, mas já foi um profissional respeitado de uma grande rede, está fazendo uma cobertura sem importância em um museu de história natural quando testemunha um segurança demitido (John Travolta) pedir seu emprego de volta e, não sendo atendido, ameaçar a diretora da instituição com uma espingarda. Ele nada faz com ela, mas acidentalmente fere com um disparo acidental um antigo colega de trabalho. O repórter, de dentro do museu, consegue se comunicar atraindo a atenção de todo o país. O repórter utilizada de artimanhas para convencer o segurança e assim conseguir uma matéria exclusiva.  Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-3852/
mera

 Mera Coincidência (Wag the Dog, 1997/Barry Levinson). O presidente dos Estados Unidos (Michael Belson), poucos dias antes da eleição se vê envolvido em um escândalo sexual e, diante deste quadro, não vê muita chance de ser reeleito. Assim, um dos seus assessores entra em contato com um produtor de Hollywood (Dustin Hoffman) para que este "invente" uma guerra na Albânia, na qual o presidente poderia ajudar a terminar, além de desviar a atenção pública para outro fato bem mais apropriado para interesses eleitoreiros.

Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-17370/

atividade1

Professor, após a discussão das questões acima, leve os alunos ao laboratório de informática para que pesquisem e leiam algumas informações presentes nos gêneros da esfera jornalística. Organize os alunos em 5 grupos para que façam leituras para ambientação nesta esfera social de comunicação, abaixo algumas sugestões de sites de notícias para navegar:

jornalista

UOL: www.uol.com.br

Jornal Folha de São Paulo: http://www.folha.uol.com.br/

Gizmodo: site de tecnologia: http://site.gizmodo.com.br/

Jornal O Globo: http://oglobo.globo.com/

Revista Veja: http://veja.abril.com.br/

Revista Carta Capital: http://www.cartacapital.com.br/           

Revista Época: http://revistaepoca.globo.com/

Professor, na organização dos grupos deixe claro o que irão pesquisar, peça que anotem diferentes informações que serão discutidas após a pesquisa. Mencione que existem também ligações entre os diferentes meios de comunicação, por exemplo, podemos perceber que a revista Época e o jornal G1 são da Rede Globo. Dessa forma, as informações terão opinião próxima..

Nesta mesma pesquisa, possibilite que os alunos acessem sites que contenham jornais televisivos, áudios, entre outros. (O Youtube disponibiliza muitos programas completos). O importante é que os alunos insiram-se neste universo de notícias, selecione quais assuntos eles gostam de ler, faça com que leiam e interpretem as manchetes, propicie que leiam a mesma notícia em diferentes meios de comunicação, entre outros aspectos que julgar pertinente.

Após a pesquisa, retorne a sala de aula e organize um quadro para sistematizar as informações.

Assuntos lidos Exemplos de manchetes Meios de comunicação que navegaram Exemplo de uma mesma notícia que leram em diferentes veículos Notícias que mais gostaram
         
         
         
         

É interessante também brincar um pouco com as principais manchetes da época. No momento em que abrir os sites sugeridos, primeiramente leiam as manchetes e questione os alunos sobre qual será o assunto tratado. Como sugestão explore também as relações temáticas entre elas, como se organizam, quais chamam mais atenção na primeira página do jornal, se os acontecimentos são atrativos, qual é o suposto interlocutor para cada uma delas, etc. Em seguida, leiam a notícia para fechar a discussão.

A seguir, mostre uma apresentação onde o autor brinca com algumas manchetes em diferentes jornais e revistas.

Disponível em: http://sitedaescola.com/aulas_inovadoras/keila/manchetes_fim_mundo.ppt

atividade2

Professor, apresente a notícia abaixo para que seja realizada a leitura e interpretação. É possível realizar a leitura no laboratório de informática ou imprimir para entregá-la aos alunos. Nesta atividade temos como objetivo analisar a notícia considerando a estrutura, o uso de adjetivos pátrios, da ironia, o papel repórter-colunista, entre outros aspectos do gênero notícia.

Pode bater, que o gigante é manso

O presidente do Equador expulsa a Odebrecht do país, sequestra os bens da empresa e ameaça dar calote no BNDES. E mais uma vez o Brasil apanha sem reclamar.

Duda Teixeira

noticia

Notícia Disponível em: http://veja.abril.com.br/011008/p_118.shtml

Após a leitura apresente as questões para que os alunos respondam em seus cadernos:

1) Onde circula esse tipo de texto?

2) É possível perceber o posicionamento de Duda Teixeira (repórter-colunista) no título e no subtítulo do texto. Comprove com expressões do texto.

3) Durante a notícia são apresentados mais dois fatos relacionados aos países da América Latina que tomaram medidas contrárias ao interesse do Brasil. Quais os países e as medidas tomadas?

4) Comente a intencionalidade do colunista ao veicular a expressão “presidentes populistas”.

5) No primeiro parágrafo, temos a palavra “esbravejam” derivada do adjetivo “bravo”. No contexto “Os presidentes populistas da América do Sul 'esbravejam' o tempo todo contra os Estados Unidos.” essa  expressão possui uma forte carga semântica. Que diferentes efeitos de sentido podemos perceber ao substituirmos este verbo por “reclamam”. Reescreva a frase, fazendo a substituição e comente os dois sentidos.

6) No 2º parágrafo do texto, o colunista emprega a palavra: hermanos? O que significa e a quem se refere essa palavra? Você infere ironia na veiculação deste termo?  Justifique.

7) Durante o texto da reportagem, Teixeira utiliza aspas e discurso direto para transcrever a fala de algumas pessoas envolvidas no processo. A utilização deste recurso de linguagem corrobora com o posicionamento do escritor. Comente esta afirmativa analisando as falas abaixo. Veja os exemplos abaixo:
a) "Houve, digamos, ações preventivas por parte do Equador. Não houve conflito",
b) "O Brasil está pagando o preço por ter uma economia saudável, em crescimento e aberta para o mundo".
c) "Você imagina, na sua casa, quando você morava com três ou quatro irmãos menores, você podia estar com a razão, mas eles ficavam te cobrando coisas".

8) No último parágrafo, há a expressão “chega de apanhar calado”. Explique seu significado no contexto da reportagem.

9) Qual sinônimo poderia ser utilizado para a expressão desfaçatez?

(Sugestão: Apesar de vivermos hoje num outro contexto histórico, podemos identificar alguns governos como populistas, conforme a própria reportagem da Veja. Pesquise em jornais, revistas, telejornais alguma atitude populista nos governantes da atualidade).

Professor, após responderem as questões promova a socialização das respostas, anotando as informações apresentadas para uma avaliação do que estão apresentando.

atividade3

jornal

Fonte: http://goo.gl/WwILz

Professor, agora é hora de produzir uma notícia. Para a produção do texto é importante orientar os alunos para que escolham fatos inéditos, improváveis, que venham despertar a curiosidade, interesse e empatia do leitor.

Comente que considerando o texto acima, percebemos que a notícia é um texto não muito extenso, tem como base fatos reais e incontestáveis. Não deve apresentar argumentos, nem comentários pessoais, pois quem escreve expõe os fatos e não opina sobre eles. Apenas apresente mostrando o contexto em que a notícia está inserida, as informações levantadas a partir de conversas, entrevistas, pesquisas etc.

Observem que este gênero apresenta um título (manchete) que tem como objetivo atrair atenção do leitor para a leitura do texto todo, em seguida um breve resumo com as informações essenciais do fato (lead), as informações principais e secundárias, e a fonte da notícia. Ressalte que é escrita em terceira pessoa, pois irá descrever os fatos. Lembre-se de responder as questões básicas como “o quê, quando, onde, como, quem, por que”?

Retome a notícia acima e explique que durante a leitura e elaboração das atividades foi possível perceber que é impossível ser imparcial, pois na elaboração do título, na escolha das informações a serem inseridas, na inserção das vozes sociais, nos adjetivos colocados estrategicamente para direcionar a opinião do leitor, entre muitos outros aspectos há uma seleção por parte do jornalista, portanto, sua opinião e a ideologia da emissora estão implícitas.

Lembre-se que a única argumentação permitida numa notícia é aquela que é reproduzida de outro texto, ou seja, um depoimento.

A produção desta notícia será individual, porém os temas serão selecionados em grupos. Separe os grupos de acordo com os temas sugeridos abaixo e propicie para que primeiramente pesquisem e organizem as informações e depois produzam a notícia.

Após a produção, correção e reescrita, peça aos grupos que montem um painel com as notícias impressas, inserindo imagens, desenhos, ilustrações para completar os sentidos dos textos. Em seguida, exponha este material para o restante da escola.

Outra sugestão é que depois de finalizada a produção textual, os alunos façam um jornal televisivo utilizando máquina fotográfica ou celular. O vídeo poderá ter edição utilizando o software Movie Maker ou outro.  A ideia é que os alunos sejam os apresentadores das notícias e produtores do jornal.  No vídeo podem ser inseridas fotos, entrevistas, som, abertura e fechamento do jornal. Após finalização é possível que o professor crie um canal no Youtube para postar e socializar os trabalhos produzidos.

Sugestão de temas: Fatos do cotidiano, Tecnologia, Televisão, Notícias da cidade, Relatar um fato histórico por meio de notícia, Política, Exterior, Esporte, Cinema ou Música.

 

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Desventuras de um dia ou a vida não é um comercial de margarina Animação/simulação
Recursos Complementares

Referências Bibliográficas:

BOND, F. Fraser. Introdução ao jornalismo. Rio de Janeiro: Agir, 1959.

FARIA, Maria Alice. O jornal na sala de aula. São Paulo: Contexto, 1991.

LAGE, Nilson. Ideologia e técnica da notícia. 2. ed. Petrópolis:Vozes, 1982.

PERFEITO, Maria Perfeito. CECILIO, Sandra Regina. COSTA-HUBES, Terezinha da Conceição. Leitura e análise lingüística: diagnóstico e proposta de intervenção.

TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática no 1º e 2º graus. São Paulo: Cortez, 1996.

ROJO, Roxane. Gêneros do discurso e gêneros textuais: questões teóricas e aplicadas. In: MEURER, J.L. et al. (Org.). Gêneros: teorias, métodos e debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 184-207.

 

Referências de aulas para serem utilizadas dentro deste conteúdo:

Esta aula aborda especificamente o que é o Jornal Falado: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28625.

Aula que explora o gênero notícia: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20054.

Nesta aula o foco é o trabalho com a entrevista com um jornalista: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18552.

Abordagem do texto jornalistico: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20920.

Aula diferente que propõe uma produção de texto a partir de imagens: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23881.

Avaliação

Professor, a avaliação não pode ser uma avaliação classificatória, embasada no erro dos alunos, mas sim considerar os avanços apresentados, a participação na interpretação dos textos e na produção das atividades.

Na produção da notícia, considerar o planejamento, revisão, reestruturação, refacção do grupo.  Na apresentação oral avaliar os turnos de falar, a argumentatividade, a interlocução oral, considerando os avanços linguísticos dos alunos.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 3/3 - 100%
  • Quatro estrelas 0/3 - 0%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • KARINA MONTEIRO SALVIANO DA SILVEIRA, EE PROF FRANCISCO VERAS ENSINO FUND E MEDIO , Rio Grande do Norte - disse:
    KMSALVIANO@GMAIL.COM

    29/11/2014

    Cinco estrelas

    adorei


  • Reinaldo Mayer, UEPG , Paraná - disse:
    ramayer@uol.com.br

    12/09/2012

    Cinco estrelas

    Excelente, não é possível que as pessoas analisem tal conteúdo e não o valorizem ! Pior , pelo menos valorizar o trabalho incansável na preparação destes conteúdos ! Parabéns !


  • Isilda Maria de Vasconcellos, Estudante de letras da UNISEB , São Paulo - disse:
    isildavasconcellos@terra.com.br

    02/08/2012

    Cinco estrelas

    Encontrei na proposta desta aula um ponto muito interessante, que é desenvolver o interesse dos alunos pela leitura. Outro ponto é que aprendem a identificar a realidade, a ironia, o faz de conta por tras da noticia. Desenvolvem opiniões e senso critico.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.