Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O Blog na educação: pesquisando grupos esportivos.

 

24/05/2013

Autor e Coautor(es)
CLEBER GARCIA CASAGRANDE
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Leandro Rezende, Elizabeth Rezende de Faria.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Educação Física Esporte: Projetos de formação dos alunos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Educação Física Atitudes, conceitos e procedimentos: esportes, jogos, lutas e ginásticas
Ensino Médio Educação Física Esporte: Valores culturais
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

 

  •           Conhecer o gênero blog: constituição e funcionamento;
  •           Produzir textos para postagem em blog;
  •          Utilizar o blog para registrar e divulgar novos conhecimentos e promover a comunicação entre os alunos;
  •          Identificar as características de cada grupo que pratica uma determinada modalidade esportiva na turma;
  •          Analisar se as características dos praticantes de uma determinada modalidade esportiva contribuem para a formação de sua identidade, integração social e demandas cotidianas.
Duração das atividades
6 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Noções de utilização do computador e navegação na internet.

Estratégias e recursos da aula

Antes de iniciar essa aula, o professor deverá criar um blog que será utilizado pelosalunos para registrarem e socializarem os resultados de seus trabalhos, estudos e pesquisas. O professor também utilizará o blog para postar orientações das atividades a serem realizadas nas aulas.

Sugestão de vídeo explicativo para criação de blogs: Como criar um blog no Bloogger – Blogspot. http://www.youtube.com/watch?v=lQOlc6qo2mE.  Acesso em 11 de maio de 2013.

Solicitar que os alunos tragam para a próxima aula o laptop do projeto Um Computador por Aluno – UCA. Caso a escola não participe desse projeto, reservar o Laboratório de Informática para a realização das primeiras aulas.

Sugerimos que, para o início dos trabalhos, esse blog seja de uso restrito de cada turma. O professor criará uma senha e um login para cada grupo acessar o blog e publicar trabalhos e documentos. Posteriormente, o professor tornará público o resultado dos trabalhos realizados.

 Aula 1  e 2 – O blog da turma

1ª Atividade:

Iniciar a aula perguntando ao aluno se conhece ou já utilizou algum blog. Caso algum aluno manifeste ter experiência com o uso desta ferramenta, solicitar que explique aos demais colegas o que é um blog e como ele funciona.

Aproveitar a oportunidade e orientar os alunos a respeito das possibilidades que o uso de novas tecnologias oferece, mas também dos riscos que envolvem esta nova modalidade de comunicação.

A seguir, solicitar aos alunos que se organizem em duplas (ou trios) e acessem na internet os seguintes blogs:

·         http://www.blogsportbilk.blogspot.com.br/.Acesso em 11 de maio de 2013.

·         http://domingueirasbikeblog.blogspot.com.br. Acesso em 11 de maio de 2013.

·         http://www.skatecultura.com/. Acesso em 11 de maio de 2013.

·         www.basquetederua.com. Acesso em 11 de maio de 2013.

·         http://gosurf.blog.br/. Acesso em 11 de maio de 2013.

·         http://blogvoleidepraia-sc.blogspot.com.br/. Acesso em 11 de maio de 2013.

Disponível em:www.blogsportbilk.blogspot.com Acesso em 15 de maio de 2013.

Professor, durante a navegação, solicitar as duplas (ou trios) que fiquem atentos para identificarem conteúdos, ferramentas, tipos de registros, curiosidades e detalhes presentes em cada blog pesquisado.  Verifique também, se todos os blogs são utilizados para a mesma finalidade. Sugerimos que essa navegação não ultrapasse 10 minutos.

Para concluir essa discussão, solicitar aos alunos que assistam ao filme “O que é um blog”. Esse filme contribuirá para que o aluno entenda o que é um blog, para que serve e qual é sua finalidade. Disponível no site:http://www.youtube.com/watch?v=X5GlHTfDNa0.  Acesso em 11 de maio de 2013.

2ª Atividade:

Agora é hora de conhecer o blog da turma criado pelo professor.

Informar aos alunos o endereço, a senha e login do blog da turma e solicitar que, em  duplas, explorem o blog.

Professor, nesse momento é importante que tenha computador ligado ao data show para apresentar o blog e direcionar essa exploração. Pergunte aos alunos:

·         Qual é a opinião de vocês sobre o título do blog?

·         O que vocês acharam do design do nosso blog? Alguma sugestão para melhorar o Blog?

·         Visualize o perfil da nossa turma.

·         O que podemos postar no perfil da turma?

Aula 3 – Produção de texto coletivo e postagem no blog

Professor, para saber um pouco mais sobre a produção de texto, acesse o site:

Produção de texto. Disponível em: http://revistaescola.abril.com.br/producao-de-texto/. Acesso em 12 de maio de 2013.

Iniciar a aula solicitando às duplas que acessem o blog da turma para ler, com atenção, as orientações das atividades previstas para essa aula.

Propor aos alunos uma produção de texto coletivo sobre a utilização de blog.          

Orientar os alunos sobre as regras para produção de um texto. A partir das informações presentes no roteiro postado no blog, solicitar a dupla que construa um texto a ser entregue ao professor. 

·         Tema do texto: O blog na educação.

·         Orientar às duplas que escrevam sobre as seguintes questões: 

o   Para quê utilizar um blog na escola?

o   O que sentiram quando navegamos por vários blogs?

o   Quais foram as dificuldades para se utilizar o blog?

·         Solicitar que apontem duas hipóteses para a primeira questão, apresentando seus argumentos para as questões solicitadas.

·         Apresentar sua conclusão no final do texto.

Após estasorientações, entregar uma folha em branco para cada dupla e pedir que trabalhem na produção de seu texto. Após concluir o texto e ler atentamente o que escreveu fazer as devidas correções. Digitar o texto corretamente e aguardar orientações para sua publicação no blog.

Terminado adigitalização, solicitar às duplas que assistam ao vídeo “Como publicar posts no Blogger” e pesquisem as informações necessárias para postar seu texto produzido no blog da turma.  Para isso assistam ao vídeo disponível no site: http://www.youtube.com/watch?feature=endscreen&v=zKdWGkT1Nf4&NR=1(acesso em 11 de maio de 2013).

Orientar as duplas para acessar novamente o blog da turma e ler, com atenção, as orientações necessárias para realização da postagem do seu texto.

Obs. Solicitar aos alunos que, em casa, acessem ao blog da turma para conhecer os textos das demais duplas, postando no blog seus comentários a respeito dos textos lidos.

Informar aos alunos que nas próximas aulas realizaremos uma pesquisa para identificar o interesse esportivo dos alunos da turma e as principais características de quem pratica determinada modalidade esportiva. Utilizaremos o blog para registrar e socializar o processo e os resultados das pesquisas. Continuem acessando o blog para saber das orientações das atividades a serem realizadas na aula.

Aula 4 a 6 - A pesquisa no blog

Professor, poste antecipadamente no blog da turma, a informação de que na próxima aula, iniciaremos a pesquisa para identificar o interesse esportivo dos alunos da turma, bem como as principais características de quem prática determinada modalidade esportiva: hábitos, maneiras de vestir e comunicar, aspectos físicos e antropométricos.

Disponibilize também no blog da turma:

1- Um quadro de identificação utilizando o programa Word.

Sugestão de dados para compor o quadro de identificação:

·         Nome dos componentes do Grupo de Trabalho.

·         Modalidade esportiva preferida pelo grupo (apenas uma).

Características dos praticantes desta modalidade: hábitos, maneira de vestir, maneira de comunicar; aspectos físicos e antropométricos.

     

                                                         Quadro de Identificação

Atenção: para postar no blog, copiar o quadro do documento Word e colar no espaço do blog destinado para escrever. Não utilizar imagens para inserir esse Quadro de Identificação, pois não será possível os grupos postarem o resultado de suas pesquisas.

2- O roteiro das sugestões de sites que podem ser utilizados.

Sugestão de roteiro:

1.      Eleger os esportes que tiveram maior incidência de repostas e os distribuam para que todos os grupos pesquisem sobre um esporte diferente, evitando assim que dois grupos pesquisem sobre um mesmo tema.

2.      Além dos blogs descritos nas aulas anteriores, sugerir sites de blogs e vídeos dos esportes pesquisados, exemplo:

 

a.      Futebol:

                                    i.      Futebol de rua: extremo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=YmzUOABtpVI. Acesso em 11 de maio de 2013.

                                   ii.      Futebol de rua cada vez mais surpreendente.avi. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=0f0yrppocgw&NR=1&feature=fvwp. Acesso em 11 de maio de 2013.

b.      Basquete:Blog da Redação. Disponível em: http://uolesporte.blogosfera.uol.com.br/2012/10/09/anao-supera-grandalhoes-e-da-show-em-liga-de-basquete-de-rua-nos-estados-unidos/. Acesso em 11 de maio de 2013.

c.       Voleibol:Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=gLRCPCk-BfM. Acesso em 11 de maio de 2013.

d.      Handebol:

                                   iii.      Jovens jogadores de handebol lutam por reconhecimento. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=KvqaF-yYyOU. Acesso em 11 de maio de 2013.

                                   iv.      Handebol escolar contou com mais de 120 alunos. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=OTguxdEou-o. Acesso em 11 de maio de 2013.

3- Postar no blog, o roteiro com as seguintes orientações para realização da pesquisa:

a.       Solicitar aos alunos que escolham, no grupo, aquele que digite melhor para ser o responsável pelos registros no quadro de informações.

b.      Acessar a internet, entrar no blog da turma, fazer o login e clicar no ícone “nova postagem”.

c.       Clicar no Título do Quadro de Informações e solicitar aos alunos que cliquem no ícone “editar”.

d.      Cada grupo, após definir qual esporte irá pesquisar, deverá:

                                i.            Acessar os sites, assistir os vídeos sugeridos e pesquisar sobre as características das pessoas que praticam o esporte escolhido.

                               ii.            Identificar e preencher o que se pede no quadro de informações.

                              iii.            Registrar, logo abaixo do quadro, outras informações que julgar importante. 

                              iv.            Após concluir o preenchimento do quadro e antes de publicar a postagem, ler com atenção e certificar se não há nenhum tipo de erro.

                              v.            Publique sua postagem e, após isso, acesse os demais registros dos outros grupos para sinalizar se há algum erro.

                             vi.            Identificado algum ponto falho no Quadro de Informação, comunicar ao grupo que realizou a atividade e solicitar para que façam a correção, em caso de dúvida oriente-os a esclarecê-las com você antes da correção.

                             vii.            Feitas as correções, aguardar a conclusão dos trabalhos dos demais grupos, para iniciar a apresentação do resultado de seu tralho para sua turma.

Respeitado esses procedimentos, dirigir aos alunos informando sobre o que faremos na aula de hoje:

1ª Atividade:

Professor, iniciar a aula reunindo os alunos em grupos com quatro participantes e explicar o objetivo da aula:

Definir uma modalidade esportiva que todos gostam de praticar e identificar as características de cada grupo de pessoas que pratica essa modalidade.

Solicitar aos alunos que, por meio de uma conversa informal, opinar sobre as seguintes questões:

·         Qual é o esporte que eles mais gostam e praticam? Por quê?

·         Quando um grupo de pessoas que tem o interesse por uma mesma modalidade esportiva, se agrega, passa a manifestar aproximações nas suas vontades, hábitos, pensamentos, maneiras de vestir dentre outros comportamentos? Por quê?

O professor deverá consultar a turma e definir quantos e quais grupos ficarão responsáveis pelos registros (escritos e/ou gravados e/ou filmados) das opiniões dos alunos durante a discussão das questões anteriores. Os grupos que fizeram os registros deverão identificar quais foram as modalidades esportivas que tiveram a maior incidência e postar os registros blog da turma.

2ª Atividade:

No laboratório de informática, acessar o blog e ler com atenção as orientações postadas pelo professor para preenchimento do Quadro de Identificação das características dos grupos de pessoas que praticam determinada modalidade esportiva.

De posse de estas informações, orientar os grupos de alunos para que todos respondam à pesquisa, dando todas as informações solicitadas no Quadro de Identificação. 

Caso o grupo tenha alguma dúvida, consultar o professor antes de começar sua pesquisa.

Dirigir aos alunos com a seguinte proposição:

Agora que temos as opiniões dos alunos e identificamos quais são as modalidades mais praticadas por eles, vamos pesquisar nos blogs e sites que falam sobre essas modalidades, as seguintes questões:

·         Existem hábitos, maneiras de vestir e comunicar, aspectos físicos e antropométricos que caracterizam as pessoas que praticam determinada modalidade? Quais?

·         Existem outras características ou curiosidades que estão presentes nos grupos de pessoas que praticam um mesmo esporte? Quais?

Terminado o trabalho dos grupos, o professor deverá projetar o Quadro de Informações preenchido pelos grupos de trabalho e solicitar que cada grupo apresente e comente sobre o resultado do trabalho de seu grupo.

Ao final da apresentação dos grupos, dialogar com os alunos sobre o resultado da pesquisa e solicitar que cada um avalie se as características dos praticantes da sua modalidade indicadas na pesquisa, coincidem com as suas e se influenciaram de fato na formação de sua identidade, integração social e demandas cotidianas.

Sugestão de pergunta motivadora para essa análise:

Os hábitos, as maneiras de vestir, de comunicar, os aspectos físicos característicos do esporte que você gosta, interferem e/ou influenciam na sua vida social, na sua linguagem, na formação de sua identidade?

Os alunos devem registrar (por escrito ou vídeo) suas análises e conclusões e, após revisão, postar no blog da turma.

Após publicação de todas as informações no blog o professor tornará público o resultado dos trabalhos realizados.

Recursos Complementares

Sugestão de aula do Portal do Professor sobre criação de blogs: HOLANDA, J. D. M.; DUARTE, L.L.; LUSTOSA. E. B. T. Criando um blog. Disponível em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=37278. Acesso em 11 de maio de 2013.

Sugestão de site que orienta a criação e administração de blogs: http://www.slideshare.net/professorayvana/blog-educacional-8135909?src=related_normal&rel=5348574. Acesso em 11 de maio de 2013.

MAGALHÃES, T. G. Produção de texto argumentativo: do esquema ao texto. Disponível em; http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9978. Acesso em 12 de maio de 2013.

Sugestão de site de orientação ao professor sobre os textos digitalizados:

FRANÇA, T. M. Trabalhando a produção de texto digitado. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21237. Acesso em 12 de maio de 2013.

Artigo explica como digitar e configurar um texto no Microsoft Word: Word – Digitando texto. Disponível em: http://www.rhportal.com.br/download/apostilas/wordbasico.pdf. Acesso em 12 de maio de 2013.

DISSERTAÇÃO:

RODRIGUES, Cláudia. O uso de blogs como estratégia motivadora para o usa da escrita na escola. Dissertação de Mestrado. Instituto de Estudos da Linguagem. Campinas, SP. UNICAMP, 2008. Disponível em: http://www.scribd.com/doc/13499300/dissertacaousodosblogs. Acesso em 12 de maio de 2013.

Avaliação

Observar a participação e envolvimento ao longo do trabalho e avaliar se os alunos:

·         Compreenderam o funcionamento do blog acessando e postando informações.

·         Produziram textos para postagem no blog.

·         Identificaram se as características dos praticantes de determinado esporte contribuem para a formação de sua identidade, integração social e demandas cotidianas.

·         Participaram ativamente das discussões e análises realizadas com argumentações pertinentes aos assuntos trabalhados.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.