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Ler, escrever e pontuar

 

20/06/2013

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Pontuação
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Reforçar seus conhecimentos sobre o que é anúncio e em que contexto é utilizado;
  • Apropriar-se do código escrito, compreendendo o uso dos sinais de pontuação;
  • Distinguir, como leitor, diferentes tipos de sinais de pontuação;
  • Produzir textos com autonomia;
  • Desenvolver a habilidade de pontuar textos;
  • Ler diferentes textos de forma autônoma ou com ajuda;
  • Desenvolver a capacidade de ler, compreender e localizar informações no texto lido;
  • Formular hipóteses sobre o tema ou assunto abordado;
  • Desenvolver atitudes de interação, colaboração e troca de experiências em grupo.
Duração das atividades
Aproximadamente 480 minutos – 8 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que os alunos consigam: analisar e discutir o uso de sinais de pontuação; expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, usar sinais de pontuação faz parte da nossa linguagem falada  e escrita, é imprescindível saber como usá-la. Conforme descrito nos Parâmetros Curriculares Nacionais da Língua Portuguesa (PCNs), “[...] ao contrário da ortografia – na pontuação a fronteira entre o certo e o errado nem sempre é bem definida. Há, quase sempre, mais de uma possibilidade de pontuar um texto, a ponto de alguns gramáticos apresentarem-na como “a arte de dividir, por meio de sinais gráficos, as partes do discurso que não têm entre si ligação íntima, e de mostrar do modo mais claro as relações que existem ente essas partes”. (BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Língua Portuguesa. Brasília MEC, SEF, v. 2, p. 89, 1997). Nessa perspectiva, esta aula será desenvolvida a partir dos conhecimentos prévios da turma, ela irá ampliar as informações dos alunos acerca (dos sinais de pontuação, principalmente do ponto  de interrogação) do ato de ler, escrever e pontuar.

1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

Motivando os alunos

Professor, organize os alunos em uma roda de conversa e estabeleça um diálogo sobre o que eles sabem sobre os sinais de pontuação.

Ouça as respostas e em seguida, apresente uma “Caixa Surpresa” para a turma. Coloque nela materiais impressos que possam ser recortados, dentre eles: revistas, jornais e panfletos de propagandas. Questione o possível conteúdo da Caixa. Dê pistas que caracterizem e que levem os alunos ao raciocínio lógico, auxiliando o desenvolvimento dessa forma de pensar. Por exemplo, não é de comer, mas nos enche de alegria, de medos e de surpresas...

Depois de algumas tentativas, abra a Caixa, permita que os alunos digam o que veem dentro dela e o que eles acham que faremos com os materiais.

Após ouvi-los, solicite que cada um, na sua vez, retire um dos materiais da Caixa. Instrua-os que voltem para suas carteiras, e que utilizando o material que pegaram na Caixa de Surpresa, procurem, leiam recortem e colem frases com diferentes pontuações: ponto final de interrogação e exclamação.

Você poderá sugerir que os alunos façam uma tabela para que eles colem as frases (veja exemplo abaixo). Caso seja necessário, os colegas e /ou professor poderão ajudá-los. (Este trabalho poderá ser feito individualmente ou em duplas. Se ainda não tenham sido trabalhados os sinais de pontuação, você poderá apresentá-los por meio desta atividade. Para isto, desenhe os sinais (? ! .) e peça que os alunos encontrem frases que terminam com eles, depois é só fazer a introdução. Dependendo dos conhecimentos de seus alunos, você poderá ampliar os sinais : ;).

Observação: A tabela poderá ser feita no caderno de Língua Portuguesa, ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA poderão utilizá-lo por meio do programa KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos ) ou  KWord (Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Não se esqueça do título. Providencie a cópia impressa para os alunos colarem no caderno.

Tabela de frases que terminam com os sinais de pontuação

? ! .
     

2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Retome a atividade realizada no dia anterior.

Solicite que os alunos releiam as frases que colaram e em seguida, troquem com um colega para que possam ampliar o número de frases lidas.

Logo após, pergunte se a turma conhece os pontos que encontraram e para que serve cada um deles. (?  Interrogação  !  Exclamação  . Ponto final).

Ouça as respostas, se necessário faça intervenções que esclareçam a utilidade dos sinais de pontuação. Você poderá informar aos alunos que eles reproduzem, na escrita, nossas emoções, intenções e anseios e na oralidade dão pausa à nossa fala. Para conhecer a origem dos sinais de pontuação, acesse:

Sítio: " Até o século IV a escrita era uma bagunça: como surgiram os principais sinais de pontuação?" http://super.abril.com.br/historia/seculo-iv-escrita-era-bagunca-437030.shtml - Acesso em: 15 de maio 2013.

Sítio: " Pontuar? Depende do gênero, do leitor..." http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/pratica-pedagogica/pontuar-genero-leitor-423523.shtml - Acesso em: 15 de maio 2013.

Após o diálogo convide os alunos para lerem o poema “Você troca?” (FURNARI, Eva. Você troca? São Paulo: Moderna, 2002). Este livro faz parte do acervo do Programa Nacional Biblioteca da Escola – PNBE, 2010. Verifique se a sua escola recebeu este livro. Conforme dados apresentados pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, os acervos deste Programa estão incluídos nos materiais didáticos distribuídos.

Ressaltamos que o PNBE foi instituído em 1997, tem como objetivo central a democratização do acesso a obras de literatura brasileiras e estrangeiras infanto-juvenis e materiais de pesquisa e referência a professores e alunos das escolas públicas brasileiras. Viabilizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), juntamente da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação.

Para obter informações sobre o acervo literário e o próprio PNBE, acesse o sítio: " Programa Nacional Biblioteca da escola". http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12368&Itemid=574 - Acesso em: 15 de maio 2013.

 

Para saber sobre materiais didáticos no ciclo de alfabetização acesse o Sítio " Pacto Nacional pela alfabetização na idade certa". http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_2_MIOLO.pdf  Acesso em:  15 de maio 2013.

 

 Professor, explore os materiais didáticos disponíveis em sua instituição. O conhecimento deles é fundamental para seu trabalho. Verifique o acervo literário, o trabalho com a Literatura Infantil enriquece o planejamento das diferentes áreas de ensino.

 

O objetivo deste momento é oportunizar, que a turma leia um texto que utiliza o ponto de interrogação. Nessa oportunidade, você poderá verificar o conhecimento dos alunos quanto à leitura de frase interrogativa, ou seja, se eles delimitam a frase como uma pergunta.

 

Lerescreverpontuar

Capa do livro: "Você troca? (FURNARI, Eva. Você troca? São Paulo: Moderna, 2002)

Fonte: Imagem da própria autora.

Antes da leitura apresente aos alunos a capa do livro. Pergunte para turma:

  • Geralmente, quais são os itens que estão nas capas de todos os livros? 
  • Qual é o título do livro?
  • Qual é o nome da autora? Alguém tem alguma informação sobre ela?
  • Será que ela nasceu no Brasil? Onde ela mora?
  • E a ilustradora? Qual o nome dela?
  • E a editora? Qual é?
  • O que vocês pensam sobre a palavra troca?
  • Pela imagem da capa dá para perceber que tipo de troca será proposta?
  • O que vocês pensam que será trocado?
  • Que sinal de pontuação foi utilizado no título? O que ele significa?

Depois deste diálogo faça a leitura. Ela poderá ser feita por meio de cópia impressa, pelo registro na lousa ou cartaz. Você também poderá utilizar o Laboratório de Informática ou se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet,  poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos, acessem os sítios registrados a seguir.  Os primeiros deles contêm slides da obra “Você troca?”. Os outros dois trazem dados referentes à vida da autora.

Sítio " Leitura deleite- Eva Furnari". http://ribeiraozinhoproletramento.blogspot.com.br/2011/10/feliz-dia-das-criancas.html

Sítio: " História: Você troca?". http://princesa212012.blogspot.com.br/2012/08/historia-voce-troca.html

Sítio: "Eva Furnari e a arte de encantar".http://www.saraivaconteudo.com.br/Entrevistas/Post/46886

Sítio: "Biografia de Eva Furnari". http://pt.wikipedia.org/wiki/Eva_Furnari  Acessados em: 16 de maio 2013.

Ao terminar esta etapa possibilite um momento de diálogo em que os alunos possam relatar o que descobriram sobre a vida da autora e sobre o texto. (Conduza a conversa a fim de que os alunos percebam que o critério de trocas da escritora está baseado na possibilidade de sonoridade e de rima entre elas.). Sonde sobre o que acharam da atividade.

Observação: Você poderá ter acesso a outras possibilidades de trabalho com a obra “Você troca?” na proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: a heterogeneidade em sala de aula e a diversificação das atividades. Brasília: MEC, SEB ano 3: unidade 7, 2012, p. 19-30. Disponível em < http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_7_MIOLO.pdf> Acesso em: 16 de maio 2013.

             Lerescreverpontuar

Fonte da imagem: Sítio: " Tudo sobre leitura". http://tudosobreleitura.blogspot.com.br/2010_04_01_archive.html - Acesso em: 18 de maio 2013.

A leitura inicial do texto deverá ser feita individualmente pelos alunos. Chame atenção da turma para a relação do título com o assunto tratado no poema.

Após a leitura silenciosa pode seguir uma leitura feita por você. Lembre-se do tom de voz e da entonação.

Depois de sua leitura, discuta com a turma alguns aspectos como o título, o sinal de pontuação utilizado ao final da frase, a presença de versos, de estrofes e de rimas. (Caso você não tenha trabalhado os conceitos: versos, estrofes, rimas, poderá utilizar as coleções de aulas postadas nos sítios abaixo para fazer seu planejamento.).

Sítio: "Se não tem rima, não é poema?".  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=382 Acesso em: 15 de maio 2013.

Sítio: " Quais são as características da linguagem literária e como elas se configuram no gênero poema?". http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=649 -  Acesso  em 15 de maio 2013.

Professor, oriente a turma a fazer um jogral, ou seja, um grupo de alunos lê o primeiro verso e o outro grupo lê o verso seguinte, por exemplo:

Grupo 1: Você troca um gato contente

Grupo 2: Por um pato com dente?

Chame atenção dos alunos para que ao lerem em voz alta: preocupem em articular bem as palavras e tentem controlar a respiração para evitarem paradas antes do final de cada verso. Também é interessante orientá-los para que fiquem atentos à própria leitura e à leitura dos demais colegas para que possam ir se situando em relação ao seu desempenho, criando condições para se tornarem leitores autônomos.

Ao final da leitura pergunte: qual foi o sinal de pontuação utilizado no final de cada frase? Para que serve esse ponto?

3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

Professor, providencie a cópia impressa do poema “Você troca?” para que os alunos possam colar no caderno de Língua Portuguesa ou registre-o na lousa e peça que copiem.

Em seguida proponha:

     Marchinhascarnaval6   Treinando a ortografia

1- Observe os objetos abaixo. Em seguida, descubra no quadro os nomes deles: (As imagens que utilizamos poderão ser substituídas por desenhos feitos pelos alunos, carimbos ou recortes retirados de revistas, jornais e encartes de propagandas.).

Lerescreverpontuar

Fonte: Imagem da própria autora.

F

A

M

T

O

L

R

M

P

E

A

C

A

E

Z

V

U

A

A

L

C

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F

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O

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B

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A

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P

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Q

S

A

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E

L

L

S

O

R

V

E

T

E

L

A

A

E

F

O

G

I

L

A

O

U

J

Fonte: Imagem da própria autora.

Observe as rimas e escolha a palavra que completa cada frase: Agora, que você já descobriu os nomes dos objetos, use-os para fazer trocas.

a- Você troca um chinelo por um _________________________ ?

b- Você troca uma janela por uma ________________________ ?

c- Você troca um coração por um _________________________ ?

d- Você troca um sorvete por um _________________________ ?

e- Você troca uma faca por uma __________________________ ?

f - Você troca um pente por um ___________________________?

g- Você troca um gato por um ___________________________ ?

h - Você troca uma bola por uma _________________________?

2- No texto de Eva Furnari, ela mostra algumas trocas malucas e termina as frases com ponto de interrogação. As trocas são sugeridas, mas não temos respostas. Você gostaria de fazer alguma destas trocas? Qual? Como você responderia? (Professor, o aluno poderá responder que não faria nenhuma troca, neste caso, peça que justifique sua resposta.).

Lerescreverpontuar

Fonte das imagens: Sítio: "Ponto de interrogação". http://www.escolakids.com/ponto-de-interrogacao.htm - Acesso em: 15 de maio 2013.

3-Vamos elaborar algumas perguntas para que um de seus colegas responda?

Então, pense nas atividades que você realiza: brincadeiras no pátio, nas aulas realizadas nos diferentes espaços da escola, nos locais de diversão com a família; viagens; tarefas que ajuda a realizar em casa, dentre outras.

Pensou? Então, mãos à obra. Registre as perguntas e peça que um colega as responda por escrito no caderno de Língua Portuguesa.

a- ____________________________________________________________________

b- ____________________________________________________________________

c- ____________________________________________________________________

d- ____________________________________________________________________

Perguntas elaboradas por: ________________________________________________

Perguntas respondidas por: _______________________________________________

Professor, solicite o número de questões que julgar conveniente para seus alunos. Inclua sugestões de interesses da turma, a fim de que possam pensar sobre as perguntas que poderão elaborar. A atividade poderá ser realizada escolhendo duplas ou fazendo sorteio, assim nenhum aluno ficará sem responder as questões.

Para finalizar pergunte o que os alunos acharam da atividade. Se preferir poderá pedir que registrem individualmente:

Minha opinião sobre esta atividade é: ________________________, porque _________________________________.

4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

             COMUNICACAO             Vídeo na sala de aula

Professor, trabalhar com vídeo em sala de aula facilita a motivação e o interesse por assuntos novos, explora o ver, o visualizar, o ter diante de nós as situações, as pessoas, os cenários, as cores, as relações espaciais, dentre outros. Assim, acompanhe os alunos até ao Laboratório de Informática ou solicite que acessem no tablet ou no laptop Classmate o sítio sugerido abaixo. Por meio dele a turma terá conhecimento do vídeo de uma animação criada por Cacinho Caricaturas a respeito do poema “Adivinha de peixes” de José Paulo Paes. Aproveite e dê informações sobre o escritor José Paulo Paes, para isto acesse o sítio: "José Paulo Paes".http://www.infoescola.com/biografias/jose-paulo-paes/ - Acesso em: 15 de maio 2013.

Para acessar o vídeo utilize o sítio: "Adivinha dos peixes".http://www.youtube.com/watch?v=kAib2Y6xgaE&gl=BR&hl=pt – Acesso em 15 de maio 2013.

Dialogando sobre o vídeo

O trabalho a ser realizado após o vídeo é fundamental para consolidar os conhecimentos adquiridos sobre o seu conteúdo. Desta forma, proponha um momento de diálogo com a turma sobre as impressões que tiveram a partir do vídeo. As discussões devem ser mediadas por você. Não faça com que essa atividade seja uma aula expositiva, por isso, enriqueça seus comentários com novos exemplos sobre os pontos discutidos. Lembre-se: É importante contar com a participação de todos. 

Você deverá nortear as discussões em torno das seguintes problemáticas:

  • O que cada aluno achou do vídeo?
  • Quais foram os sentimentos em relação às cenas vistas?
  • Alguma parte chamou atenção? Qual/ais?
  • Vocês perceberam quais foram os sinais de pontuação utilizados nas adivinhas?
  • Você indicaria este vídeo para alguém, por quê?

Depois do diálogo e da troca de ideias e de impressões, providencie um cartaz ou escreva na lousa o poema. Peça que os alunos copiem no caderno de Língua Portuguesa, este enriquecerá o estudo sobre sinais de pontuação. 

  Lerescreverpontuar

Fonte: Sítio: "Adivinha dos peixes". http://animadodesenho.blogspot.com.br/2007/07/adivinha-dos-peixes.html - Acesso em: 15 de maio 2013.

                                Adivinha dos peixes

                                                  José Paulo Paes


Quem tem cama no mar? O camarão.

Quem é sardenta? Adivinha. A sardinha.

Que não paga o robalo? Quem roubá-lo.

Quem é o barão no mar? O tubarão.

Gosta a lagosta do lago? Ela gosta.

Quantos pés cada pescada tem? Hem?

Quem pesca alegria? O pescador?

Quem pôs o polvo em polvorosa? A rosa.

Após a cópia instrua os alunos a fazerem um desenho. Faça um momento de socialização para que cada aluno possa mostrar ao grupo a sua produção e ouvir dos colegas as opiniões sobre sua atividade.

Variações da atividade: Você poderá, após assistir ao vídeo, agrupar os alunos em duplas e apresentar o texto “Adivinha dos peixes” em recortes (fichas). Para cada frase você poderá fazer uma ficha. Os alunos deverão organizar o texto utilizando as fichas na ordem que foram descritas no vídeo.

Entregue um envelope para cada dupla, dentro dele deverá ter todo o texto dividido em fichas.

Finalizando esta etapa, solicite aos alunos que leiam o texto e confiram se o que eles montaram tem sentindo. Em seguida apresente a versão completa que você trouxe.

Professor, este momento possibilita um trabalho interdisciplinar, dentre eles:

Geografia: paisagens rurais e paisagens urbanas; problemas ambientais; biodiversidade: paisagem, relevo, água; meio ambiente: preservação e degradação; transformações dos espaços causadas por ações humanas.

 Língua Portuguesa: reescrita e reprodução de textos, aspectos gramaticais (ortografia, acentuação gráfica, uso de letras maiúsculas e minúsculas, pontuação, parágrafo, acentuação, etc.) e aspectos semânticos (coerência e coesão); comunicação oral (falar/ ouvir/ compreender/ interpretar/ escuta organizada e apresentação de argumentos: opinião e comentário.). 

Matemática: formulação, interpretação e resolução de situações problema, envolvendo as noções de: juntar, acrescentar, retirar, comparar, partilhar, medir e agrupar; cálculo mental aproximado e exato em situações de atividades matemáticas orais e escritas.

Ciências: atitudes de preservação do meio ambiente; tipos de lixo e sua destinação correta; materiais recicláveis, o processo de coleta seletiva e tratamento do lixo; avanços tecnológicos; ações do homem no ambiente.

Informática: linguagem digital, navegação na Internet.

Temas transversais: ética, cidadania, sociedade, respeito por si mesmo, pelo outro e pela natureza.

Artes: leitura, compreensão, análise e interpretação de imagens; produção de desenhos, pinturas, maquetes.

Professor, para esta atividade será necessário providenciar anúncios publicitários. Você poderá recortá-los de jornais, revistas e folhetos. Dê preferência aos anúncios relacionados a produtos e serviços de interesse infantil. Você poderá usar os endereços:

Lerescreverpontuar Sítio: "Por mais brincadeiras e menos brinquedos". http://quadradobrasilia.files.wordpress.com/2012/09/primeirafeiradetroca.jpg

LerescreverpontuarSítio: "Mercado São Jorge: troca-troca de brinquedos e livros". https://pt-br.facebook.com/pages/Mercado-S%C3%A3o-Jorge/162764943872782?ref=stream&viewer_id=0  

 

Lerescreverpontuar Sítio: "Nosso mapa do tesouro". https://pt-br.facebook.com/pages/Nosso-Mapa-do-Tesouro/300187576764896?ref=stream&hc_location=timeline

Lerescreverpontuar

 Sítio:? Vende-se ou troca brinquedos infantis". http://classificados.saocarlosagora.com.br/detail.php?id=56017  - Acessados em: 16 de maio 2013.

Inicie a atividade com a turma organizada em uma roda de conversa. Apresente os anúncios selecionados, permita que os alunos os explorem observando imagens e textos. Em seguida, questione-os sobre o que observaram e entenderam, ou seja, qual é o nome deste texto e sua finalidade. É importante que digam que se trata de troca de produtos. (Caso você não tenha trabalhado o gênero textual anúncio, você poderá acessar o sítio da aula: "Aprendendo sobre anúncios e classificados"  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23754.). Acesso em: 16 de maio 2013. Neste momento, é fundamental oportunizar a participação de todos os alunos e valorizar as suas falas.

Ressalte as características deste gênero:

  • Divulgar produto, ideia, empresa ou serviço;
  • Título geralmente criativo e atraente;
  • Normalmente é um texto com frases curtas, claras e objetivas;
  • Geralmente usam-se imagens com elementos que reforçam a ideia do produto;
  • O anunciante identifica o meio de contato.

Após o diálogo, reforce que a troca é uma forma de negócio, assim como a compra e a venda. Aproveite e pergunte para a turma: Vocês têm coisas que gostariam de trocar? O quê? Ouça as respostas e depois faça a sugestão: Que tal fazermos algumas trocas entre nós?  Explique que deverão trazer objetos que já não usam, mas que estejam em boas condições e que possam ser trocados de verdade e não só de brincadeira.

Combine com a turma como organizar este momento:

  1. Enviar um bilhete aos pais ou outro responsável falando do nosso desejo de realizarmos o “Troca-troca”, relatando os objetivos e solicitando permissão para participar da atividade;
  2. Selecionar o objeto que será trazido;
  3. Agendar dia para trazer o objeto;
  4. Não pode entrar dinheiro! Só vale troca mesmo.

6ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

TEMPOATMOSFERICOProduzindo Anúncios

Fonte da imagem: Sítio: "Desenhos de carinhas de meninos e meninas". http://www.painelcriativo.com.br/?s=carinhas. Acesso em: 23 de maio 2013.

Professor, dê alguns dias para que os alunos possam selecionar o objeto que irá trazer para o dia do “Troca-troca”.

Em sala de aula, proponha que produzam um anúncio divulgando seu produto. Instrua-os a ilustrarem o texto.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, você poderá sugerir que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Essa atividade também poderá ser realizada através do tablet.

Solicite que ilustrem o texto utilizando o programa Tux Paint do laptop Classmate. Para acessar, oriente os alunos a seguirem esses passos: (Mestasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital). A pintura digital oferece vários recursos, como: imagens prontas, linhas, formas, carimbos, dentre outros, para os alunos desenvolverem a criatividade. Após a digitalização providencie a impressão do texto para os alunos, ou ainda, caso os alunos não consigam fazer o registro através da escrita você poderá pedir que escrevam os anúncios por meio de imagens e palavras, sendo você o escriba quando se fizer necessário.

Explore ao máximo este momento, solicitando que observem a escrita das palavras, uso de letras maiúsculas e minúsculas. Neste momento, as inferências dos alunos são fundamentais para irem consolidando suas estratégias de leitura e de escrita.

Para finalizar a atividade, faça um momento de socialização das produções. Permita que cada aluno anuncie seu produto. Depois afixe os anúncios no mural da sala de aula. Oriente os alunos que consultem o mural, a fim de conhecerem com mais detalhes os produtos. (Professor, dê alguns dias para que os alunos possam tomar conhecimento dos produtos, depois é só agendar o dia do “Troca-troca”.).

7ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

 TEMPOATMOSFERICORealizando o “Troca-troca”

Dê início à atividade organizando as carteiras da sala de aula em forma circular.

Peça que os alunos apresentem seu produto.

Retome com a turma o fato de que ao trocar o objeto não poderá voltar atrás, ou seja, não poderá pedir o produto de volta, ele não será mais seu.

Depois é só realizar o “Troca-troca”. (Professor, oriente a turma em todo o processo, deixe que os alunos fiquem à vontade para fazerem a troca. Seja o mediador, interfira somente se for necessário.).

Ao finalizar as trocas, questione os alunos da turma:

  • O que acharam deste momento?
  • Foi fácil decidir sobre a troca?
  • Vocês gostariam de realizar este momento outras vezes. (É importante que justifiquem suas respostas.).

8ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.

TEMPOATMOSFERICOProduzindo texto

Depois que os alunos já vivenciaram diferentes momentos, supõe-se que eles já estejam preparados para redigirem um texto utilizando diferentes sinais de pontuação.

Ressalte ações básicas de uma produção:

  • Planejar o que irão escrever;
  • Escrever o texto propriamente dito (textualidade);
  • Fazer a revisão do texto.

Deixe claro o tipo de texto que irão produzir e o seu objetivo (para que e porque).

Proponha que produzam um texto a partir das situações vivenciadas no “Troca-troca”. (É fundamental que as vivências dos alunos, nos mais variados contextos, sejam consideradas ao propor uma produção de texto.). Solicite que ilustrem o texto.

Questões sobre sinais de pontuação, ortografia, gramática poderão ser verificadas, porém, permita o fluir das ideias.  A proposta é que os alunos redijam um texto com autonomia.

Você poderá trabalhar com a reescrita das produções, no entanto, é fundamental preservar cada atividade da forma como o aluno realizou e assinalar o mínimo possível a sua produção. Assim, individualmente ou mesmo em duplas, poderá ser realizada a correção das produções escritas dos alunos.

Conforme Pessoa e Cabral: “nos momentos de revisão de textos produzidos pelos alunos, o professor pode levar ao questionamento sobre a escrita de algumas palavras. [...] É importante que o conhecimento ortográfico dos alunos seja cada vez mais explícito e consciente, a fim de que possam explicitar porque tal palavra se escreve com determinado grafema e não com outro”. (CABRAL, Ana Catarina dos Santos Pereira;  PESSOA, Ana Cláudia Rodrigues Gonçalves. Planejamento do ensino: princípios didáticos e modos de organização do trabalho. In:  Brasil. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. A consolidação das correspondências letra-som no último ano do ciclo de alfabetização.  Brasília: MEC, SEB, ano 3, unidade 3, p. 20-32, 2012.). Disponível em:<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/Ano_3_Unidade_3_MIOLO.pdf>  Acesso em: 20 de maio 2013.

Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA, solicite que façam o registro utilizando o programa KWord (Área de Trabalho > Processador de Texto) ou  KWord ( Metasys > Aplicativos > Ferramentas de Produtividade > Suíte de Escritório > Processador de Texto). Esse registro também poderá ser realizado, através do tablet. Por sua vez o desenho poderá ser feito utilizando o programa KolourPaint: (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura).

Faça um momento de socialização das atividades. Permita que cada aluno mostre ao grupo a sua produção e ouça dos colegas as opiniões sobre sua atividade.

Professor, de acordo com a proposta do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, ao avaliarmos a produção de textos escritos, podemos verificar algumas capacidades, que são relevantes ao final do terceiro ano do Ensino Fundamental. Dentre elas:

  • Escrever com legibilidade;
  • Adequar o texto aos propósitos da situação de escrita;
  • Usar conhecimentos sobre as características do gênero solicitado;
  • Pontuar o texto;
  • Usar letra maiúscula;
  • Escrever com correção ortográfica;
  • Estruturar parágrafos.

Fonte: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Avaliação no Ciclo de Alfabetização: Reflexões e Sugestões, 2012, p. 34. Disponível em<http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/Formacao/caderno_avaliacao.pdf> Acesso em: 15 de maio 2013.

Recursos Complementares

Sítio: Portal do Professor- "Leitura e escrita: utilizando o ponto de interrogação".  http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20014

Sítio: Portal do Professor -  "Como e quando aplicar os sinais de pontuação em frases e textos?" http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=36841

Sítio: "Sinais de pontuação." http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20204  

Sítio: "O que ensinar na produção de texto?" http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/roteiro-didatico-producao-texto-1o-2o-anos-636206.shtml?page=3  

Sítio: "Ponto de interrogação." http://www.escolakids.com/ponto-de-interrogacao.htm

Sítio: "Anúncio publicitário."  http://www.brasilescola.com/redacao/anuncio-publicitario.htm  - Acessados em: 20 de maio 2013.

Avaliação

Professor, a avaliação faz parte de todo o processo aqui sugerido, pois envolverá sua observação cotidiana e registros seus e dos alunos. Ela permite o reconhecimento de conquistas, bem como a verificação das dificuldades e das necessidades dos alunos no processo de ensino e de aprendizagem. Nesse sentido, o aluno tem possibilidade de se conscientizar dos conteúdos que já aprendeu e daqueles nos quais, para construir seu conhecimento, necessita de um maior investimento. Sendo assim, ao longo de todo o trabalho observe se os alunos: conseguiram distinguir diferentes tipos de sinais de pontuação; tiveram habilidade de pontuar textos; se foram capazes de: produzir texto com autonomia e formular hipóteses sobre o assunto desenvolvido; leram, interpretaram e resolveram questões apresentadas. Observe ainda, se durante os desafios os alunos conseguiram ampliar seus conhecimentos sobre o uso do ponto de interrogação.

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