Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Quais são as características da linguagem literária e como elas se configuram no gênero poema?

 

30/11/2011

Ficha Técnica
Descrição

Esta coleção de aulas tem como objetivo levar o aluno a reconhecer as características da linguagem literária em poemas. A aula 01 apresenta a diferença entre as linguagens conotativa e denotativa por meio de atividades que mostram a diferença entre uma notícia e um poema. As aulas 02 a 04 tratam dos aspectos estílisticos do poema como a rima, os versos e estrofes. Além disso, trazem atividades variadas de análise e escrita de poemas. As aulas 05 e 06 apresentam uma proposta de trabalho com poemas do poeta Olavo Bilac. Por meio de atividades lúdicas e uso de recursos didáticos variados, os alunos conhecerão um pouco da vida e obra do poeta brasileiro e alguns de seus poemas. As aulas 07 e 08 tratam da importância da entonação para a declamação de poemas e apresentam atividades que trabalham essa habilidade oral. A aula 09 apresenta atividades de comparação e análise de poemas, além de tratar da vida e obra de Roseana Murray. A aula 10 apresenta uma introdução à poesia de cordel e propõe atividades de análise e produção de texto.

Autoria

Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG

Palavras-chave

literatura, poema, Olavo Bilac, Cecília Meireles, Roseana Murray

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Análise e reflexão sobre a língua
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: usos e formas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua oral: gêneros discursivos
Lista de aulas da coleção (10 aulas)
# Aula Autoria
1 Análise de dois gêneros de texto: notícia e poema

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: Identifique as características principais que compõem os gêneros textuais: poemas e notícias. Compare diferentes gêneros e perceba as características específicas de cada um. Apreenda estratégias de leitura que visam ampliar as ...

17/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21290 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

2 Poesia: um gênero que encanta

Educação Escolar Indígena | Línguas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Ampliar o repertório de poesias; refletir sobre poesias declamadas em vídeo ou áudio; preparar-se para a declamação de poesias.

19/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27957 acesso(s)

WALLESKA BERNARDINO SILVA

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

3 PRODUÇÃO DE TEXTO: RELEITURA DE POESIAS

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Esta atividade possibilitará ao/a aluno/a a descoberta da linguagem poética e lúdica, através das rimas, da sonoridade, do formato da poesia em estrofes e versos, o enriquecimento do seu vocabulário por meio da linguagem oral, além de trabalhar a escrita das palavras utilizand...

24/09/2009 Quatro estrelas 12 comentário(s) 43090 acesso(s)

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

4 Poema

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais do poema. Identificar a finalidade do gênero textual poema. Compreender a os elementos que compõem um poema (versos, estrofes, rimas, disposição gráfica). Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do poema. Env...

05/01/2011 Quatro estrelas 8 comentário(s) 95290 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

5 Conhecendo Olavo Bilac

Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização

Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Conheça poemas de Olavo Bilac e identifique as características centrais desse gênero textual.   Compreenda e reflita sobre a estrutura e a função social do texto biográfico.

26/11/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 16356 acesso(s)

Fernanda Maurício Simões

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Alfabetização

6 A borboleta – Olavo Bilac –poesia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

a- Ler um poema identificando as ideias contidas no texto. b- Identificar as principais características desse gênero. c- Produzir um poema a partir das aprendizagens.

02/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 20763 acesso(s)

Graça Regina Franco da Silva Reis

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Outros

7 Trabalhando a oralidade: Recitando poemas

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Reconhecer a linguagem poética como uma das formas de significar o mundo.                     Descobrir a sonoridade existente na linguagem poética, através da leitura oral.                      Recitar um poema valorizando o seu ritmo e rimas.                     Interpretar ...

02/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19537 acesso(s)

ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA

COL DE APLICACAO JOAO XXIII

JUIZ DE FORA MG

Língua Portuguesa

8 Poemas para brincar de liberdade

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

 Elaborar uma lista de brincadeiras infantis que envolvam liberdade.   Identificar a palavra LIBERDADE dentro do seu contexto. Interagir com o grupo, através de brincadeiras propostas pela professora. Ler e interpretar o poema de Cecília Meireles. Escrever um poema relacionado...

31/08/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 11359 acesso(s)

Verônica da Silva Fernandes Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Matemática

9 Trabalhando delicadezas: vida e obra de Roseana Murray e seus poemas.

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Interpretar  poemas de Roseana Murray; pesquisar a respeito da vida e obra da autora; analisar poemas; observar a presença das figuras de linguagem: comparação e metáfora nos poemas de Roseana Murray.

27/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16849 acesso(s)

Daniela Braga de Paula

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Língua Portuguesa

10 Cordel

Educação Infantil | Linguagem oral e escrita

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar os elementos organizacionais e estruturais do cordel. Identificar a finalidade do gênero textual cordel. Identificar a estrutura do cordel. Conhecer as práticas sociais de produção e circulação desse gênero textual.

05/01/2011 Três estrelas 5 comentário(s) 50452 acesso(s)

Maria Carolina da Silva

Universidade Federal de Minas Gerais

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 5872 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.