30/11/2011
Esta coleção de aulas tem como objetivo levar o aluno a reconhecer as características da linguagem literária em poemas. A aula 01 apresenta a diferença entre as linguagens conotativa e denotativa por meio de atividades que mostram a diferença entre uma notícia e um poema. As aulas 02 a 04 tratam dos aspectos estílisticos do poema como a rima, os versos e estrofes. Além disso, trazem atividades variadas de análise e escrita de poemas. As aulas 05 e 06 apresentam uma proposta de trabalho com poemas do poeta Olavo Bilac. Por meio de atividades lúdicas e uso de recursos didáticos variados, os alunos conhecerão um pouco da vida e obra do poeta brasileiro e alguns de seus poemas. As aulas 07 e 08 tratam da importância da entonação para a declamação de poemas e apresentam atividades que trabalham essa habilidade oral. A aula 09 apresenta atividades de comparação e análise de poemas, além de tratar da vida e obra de Roseana Murray. A aula 10 apresenta uma introdução à poesia de cordel e propõe atividades de análise e produção de texto.
Daniela Braga de Paula - ESC DE EDUCACAO BASICA - MG
literatura, poema, Olavo Bilac, Cecília Meireles, Roseana Murray
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua oral: gêneros discursivos |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Análise de dois gêneros de texto: notícia e poema
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades esperamos que o aluno: Identifique as características principais que compõem os gêneros textuais: poemas e notícias. Compare diferentes gêneros e perceba as características específicas de cada um. Apreenda estratégias de leitura que visam ampliar as ... 17/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 21290 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
2 |
Poesia: um gênero que encanta
Educação Escolar Indígena | Línguas Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Ampliar o repertório de poesias; refletir sobre poesias declamadas em vídeo ou áudio; preparar-se para a declamação de poesias. 19/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27957 acesso(s) |
WALLESKA BERNARDINO SILVA ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
3 |
PRODUÇÃO DE TEXTO: RELEITURA DE POESIAS
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Esta atividade possibilitará ao/a aluno/a a descoberta da linguagem poética e lúdica, através das rimas, da sonoridade, do formato da poesia em estrofes e versos, o enriquecimento do seu vocabulário por meio da linguagem oral, além de trabalhar a escrita das palavras utilizand... 24/09/2009 Quatro estrelas 12 comentário(s) 43090 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
4 |
Poema
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais do poema. Identificar a finalidade do gênero textual poema. Compreender a os elementos que compõem um poema (versos, estrofes, rimas, disposição gráfica). Conhecer as práticas sociais de produção e circulação do poema. Env... 05/01/2011 Quatro estrelas 8 comentário(s) 95290 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
5 |
Conhecendo Olavo Bilac
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização Ao final dessas atividades, esperamos que o aluno: Conheça poemas de Olavo Bilac e identifique as características centrais desse gênero textual. Compreenda e reflita sobre a estrutura e a função social do texto biográfico. 26/11/2010 Três estrelas 1 comentário(s) 16356 acesso(s) |
Fernanda Maurício Simões ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Alfabetização |
6 |
A borboleta – Olavo Bilac –poesia
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa a- Ler um poema identificando as ideias contidas no texto. b- Identificar as principais características desse gênero. c- Produzir um poema a partir das aprendizagens. 02/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 20763 acesso(s) |
Graça Regina Franco da Silva Reis COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Outros |
7 |
Trabalhando a oralidade: Recitando poemas
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Reconhecer a linguagem poética como uma das formas de significar o mundo. Descobrir a sonoridade existente na linguagem poética, através da leitura oral. Recitar um poema valorizando o seu ritmo e rimas. Interpretar ... 02/06/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 19537 acesso(s) |
ANA BEATRIZ GAMA DA MOTA COL DE APLICACAO JOAO XXIII JUIZ DE FORA MG Língua Portuguesa |
8 |
Poemas para brincar de liberdade
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Elaborar uma lista de brincadeiras infantis que envolvam liberdade. Identificar a palavra LIBERDADE dentro do seu contexto. Interagir com o grupo, através de brincadeiras propostas pela professora. Ler e interpretar o poema de Cecília Meireles. Escrever um poema relacionado... 31/08/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 11359 acesso(s) |
Verônica da Silva Fernandes Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Matemática |
9 |
Trabalhando delicadezas: vida e obra de Roseana Murray e seus poemas.
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Interpretar poemas de Roseana Murray; pesquisar a respeito da vida e obra da autora; analisar poemas; observar a presença das figuras de linguagem: comparação e metáfora nos poemas de Roseana Murray. 27/10/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16849 acesso(s) |
Daniela Braga de Paula ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Língua Portuguesa |
10 |
Cordel
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar os elementos organizacionais e estruturais do cordel. Identificar a finalidade do gênero textual cordel. Identificar a estrutura do cordel. Conhecer as práticas sociais de produção e circulação desse gênero textual. 05/01/2011 Três estrelas 5 comentário(s) 50452 acesso(s) |
Maria Carolina da Silva Universidade Federal de Minas Gerais BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
Sem estrelas 0 classificações - 5872 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!