16/07/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
• Laboratório de informática - Uso da internet;
• data-show e/ou xerocópias (opcional);
• atividades em duplas e grupos.
Professor, a todo instante nos deparamos com uma infinidade de propagandas, seja em outdoors, seja em panfletos espalhados pelas ruas ou através da mídia. Elas fazem parte dos chamados “gêneros textuais”, pois participam de uma situação sociocomunicativa entre as pessoas. o ANÚNCIO PUBLICITÁRIO É UM DESSES GÊNEROS. O Anúncio publicitário normalmente é criado em uma linguagem verbal ou em uma linguagem não verbal. Tendo como principal objetivo persuasão do leitor a consumir um produto e, maiormente aderir a uma ideia. A finalidade deste tipo de texto é de persuadir, ou seja, o anunciante (emissor) tem o objetivo de convencer o telespectador (receptor) sobre a boa qualidade de um determinado produto, convencendo-o a adquiri-lo. |
Imagem disponível em: http://www.iriacomunicacao.com.br/2012/02/texto-e-imagem-uma-relacao-de-complementacao-no-anuncio-publicitario/
Acesso em: 16 jul 2013.
Módulo 1- Levantamento dos conhecimentos prévios
ATIVIDADE 1
Professor, esta atividade deverá ser bem informal. Inicie com um diálogo, faça perguntas para fazer um levantamento prévio das informações que os alunos já têm sobre a temática da aula. Coloque seus alunos em grupos e, em círculo, entregue perguntas xerocadas para que cada um fale sobre ela.
Exemplos:
Você sabe o que é um anúncio publicitário? |
Você sabe o que é linguagem verbal e não-verbal? |
O que é persuadir alguém? |
O que é emissor e receptor? |
Você sabe o que é conotação? |
O que é slogan? |
Dentre outras.
Depois das tentativas de respostas. O professor deverá explicar aos alunos que estudarão o ANÚNCIO PUBLICITÁRIO e que algumas informações que eles não sabem serão apresentadas durante as aulas.
ATIVIDADE 2
Explorando slides sobre o tema
PROFESSOR, elabore informações importantes sob a forma de slides (powerpoint) e apresente a seus alunos no datashow.
SLIDE 1
Quanto à estrutura do texto em questão, ele compõe-se da seguinte forma:
Título - Geralmente é bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de atrair o consumidor.
Imagens - As mais inusitadas possíveis, dispostas de forma a chamar a atenção de acordo com as características do produto anunciado.
SLIDE 2
Corpo do texto - Nesta parte é desenvolvida a ideia sugerida no título, com frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabulário aos interlocutores destinados.
SLIDE 3
Identificação do produto ou marca - funciona como uma “assinatura” do anunciante. Ocorre também de aparecer o Slogan junto à marca anunciada, para dar mais ênfase à comunicação. Certos slogans são de nosso conhecimento. Como por exemplo:
Informações disponíveis em: http://www.brasilescola.com/redacao/anuncio-publicitario.htm Acesso em: 08 jul 2013.
ATIVIDADE 3
Professor, reproduza cópias das atividades abaixo para os alunos. Distribua-os em grupos para que depois que realizarem a atividade, apresentem as respostas aos colegas.
1. Veja o anúncio abaixo e responda as questões que se seguem:
1) A partir do anúncio publicitário acima, destaque:
A) slogan
B) Público alvo
c) Relação que predomina entre a imagem e o texto
D) Observe que o anúncio não dispõe de chamada, ou seja, o texto (que reforça o slogan) Então, elabore a chamada de acordo com o que se está anunciando.
Agora, responda:
Atividade adaptada de: http://heloizaportuguesmarques.blogspot.com.br/2012/03/atividade-para-o-7-ano-anuncio.html Acesso em: 09 jul 2013.
Módulo 2 - Produzindo um anúncio publicitário.
ATIVIDADE 1 - Conhecendo os passos para elaboração de um anúncio
O professor deverá levar os alunos ao laboratório de Informática e solicitar que acessem o site http://pt.wikihow.com/Criar-um-An%C3%BAncio-Publicit%C3%A1rio Acesso em: 09 jul 2013. Deverão ler todos os passos para depois criarem seus anúncios.
COMO CRIAR UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO
Depois de lidos os passos para se criar um anúncio, os alunos deverão criar seu próprio anúncio - Deverão ser criativos, podem anunciar qualquer produto que quiserem. Podem usar cartolinas, o tablet ou note, papéis recicláveis etc. Depois de prontos, os alunos apresentarão seus anúncios para a turma ou, ainda, eles podem ser inseridos no blog da escola.
AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR:
1. O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8174 Acesso em: 08 jul 2013.
2. ANÚNCIO PUBLICITÁRIO; FINALIDADE E SUPORTE TEXTUAL - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9907 Acesso EM 08 Jul 2013.
3. INTERPRETANDO E PRODUZINDO ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9913 Acesso em: 08 jul 2013.
Outros sites:
1. O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO - http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-anuncio-publicitario/71074/ Acesso em 08 jul 2013.
2. ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ANÚNCIO - http://www.brenobrito.com/files/Dir_Arte-Apostila06_-_Elementos_do_anuncio.pdf Acesso em: 08 jul 2013.
3. 28 ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS CRIATIVOS - http://www.criatives.com.br/2012/03/28-anuncios-publicitarios-criativos/ Acesso em: 08 jul 2013.
4.O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA - http://www.portugues.com.br/redacao/o-anuncio-publicitario---uma-analise-linguistica-.html Acesso em: 08 JUL 2013.
É interessante que o professor peça uma avaliação dos alunos sobre as atividades desenvolvidas. Nesse caso, a avaliação será feita com base nas aulas do professor.
Para tanto, algumas perguntas, tais como as sugeridas abaixo, podem ser feitas aos estudantes.
Conforme as respostas dos alunos, o professor poderá repensar sua prática pedagógica e criar novas atividades sobre o tema.
Em relação à avaliação dos alunos, essa deverá ser processual, ou seja, o professor deverá observar o interesse e a participação deles em todas as atividades.
Três estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
22/10/2013
Três estrelasAula boa. Só tenho uma observação: bem que você poderia ter exemplificado, apontado algumas sugestões de como executar as estratégias sugeridas, porque fiquei perdido nessa parte rsr.
26/09/2013
Três estrelasmuito bom