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Anúncio publicitário: conceito, passos e produção.

 

16/07/2013

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Conceituar anúncio publicitário.
  • Identificar slogan e público alvo em um anúncio.
  • Conhecer os passos de criação de um anúncio.
  • Produzir um anúncio publicitário.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Habilidade de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula

• Laboratório de informática - Uso da internet;
data-show e/ou xerocópias (opcional);
• atividades em duplas e grupos.

Professor, a todo instante nos deparamos com uma infinidade de propagandas, seja em outdoors, seja em panfletos espalhados pelas ruas ou através da mídia. Elas fazem parte dos chamados “gêneros textuais”, pois participam de uma situação sociocomunicativa entre as pessoas. o ANÚNCIO PUBLICITÁRIO É UM DESSES GÊNEROS.

O Anúncio publicitário normalmente é criado em uma linguagem verbal ou em uma linguagem não verbal. Tendo como principal objetivo persuasão do leitor a consumir um produto e, maiormente aderir a uma ideia. A finalidade deste tipo de texto é de persuadir, ou seja, o anunciante (emissor) tem o objetivo de convencer o telespectador (receptor) sobre a boa qualidade de um determinado produto, convencendo-o a adquiri-lo.

 

 

imagem anúncio publ

 

Imagem disponível em: http://www.iriacomunicacao.com.br/2012/02/texto-e-imagem-uma-relacao-de-complementacao-no-anuncio-publicitario/

Acesso em: 16 jul 2013.

 

Módulo 1- Levantamento dos conhecimentos prévios

ATIVIDADE 1

 

Professor, esta atividade deverá ser bem informal. Inicie com um diálogo, faça perguntas para fazer um levantamento prévio das informações que os alunos já têm sobre a temática da aula. Coloque seus alunos em grupos e, em círculo, entregue perguntas xerocadas para que cada um fale sobre ela.

Exemplos:

Você sabe o que é um anúncio publicitário?
Você sabe o que é linguagem verbal e não-verbal?
O que é persuadir alguém?
O que é emissor e receptor?
Você sabe o que é conotação?
O que é slogan?

Dentre outras.

Depois das tentativas de respostas. O professor deverá explicar aos alunos que estudarão o ANÚNCIO PUBLICITÁRIO e que algumas informações que eles não sabem serão apresentadas durante as aulas.

 

ATIVIDADE 2

Explorando slides sobre o tema

PROFESSOR,  elabore informações importantes sob a forma de slides (powerpoint) e apresente a seus alunos no datashow.

 

SLIDE 1

Quanto à estrutura do texto em questão, ele compõe-se da seguinte forma:

Título - Geralmente é bastante criativo e atraente, baseado em um jogo de palavras carregadas de linguagem conotativa, justamente com o intento de atrair o consumidor.
Imagens - As mais inusitadas possíveis, dispostas de forma a chamar a atenção de acordo com as características do produto anunciado.

 
SLIDE 2

Corpo do texto - Nesta parte é desenvolvida a ideia sugerida no título, com frases curtas, claras e objetivas, adequando o vocabulário aos interlocutores destinados.

 
SLIDE 3

Identificação do produto ou marca - funciona como uma “assinatura” do anunciante. Ocorre também de aparecer o Slogan junto à marca anunciada, para dar mais ênfase à comunicação. Certos slogans são de nosso conhecimento. Como por exemplo:

“TIM - Viver sem Fronteiras”, RED BULL - Te dá Asas!
 

Informações disponíveis em: http://www.brasilescola.com/redacao/anuncio-publicitario.htm Acesso em: 08 jul 2013.

 

ATIVIDADE 3

 

  • Respondendo questões sobre anúncio.
     

Professor, reproduza cópias das atividades abaixo para os alunos. Distribua-os em grupos para que depois que realizarem a atividade, apresentem as respostas aos colegas.

1. Veja o anúncio abaixo e responda as questões que se seguem:

1) A partir do anúncio publicitário acima, destaque:

 

A) slogan

 
B) Público alvo

c) Relação que predomina entre a imagem e o texto

D) Observe que o anúncio não dispõe de chamada, ou seja, o texto (que reforça o slogan) Então, elabore a chamada de acordo com o que se está anunciando.
 

Agora, responda:

  • O QUE É UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO?

Atividade adaptada de: http://heloizaportuguesmarques.blogspot.com.br/2012/03/atividade-para-o-7-ano-anuncio.html Acesso em: 09 jul 2013.

 

Módulo 2  - Produzindo um anúncio publicitário.

 

ATIVIDADE 1 - Conhecendo os passos para elaboração de um anúncio

O professor deverá levar os alunos ao laboratório de Informática e solicitar que acessem o site  http://pt.wikihow.com/Criar-um-An%C3%BAncio-Publicit%C3%A1rio Acesso em: 09 jul 2013. Deverão ler todos os passos para depois criarem seus anúncios.

COMO CRIAR UM ANÚNCIO PUBLICITÁRIO

Passos

Primeira Parte: Redigindo o Anúncio

  1. 1
     
     
     
     
    Comece com um slogan cativante e memorável. Deixe-o curto e doce; o produto normal não precisa de mais do que seis ou sete palavras. Edite-o caso seja difícil de pronunciá-lo em voz alta. Independente do que for, o lema deve conquistar a atenção do consumidor e convencê-lo de que seu produto é diferente dos demais. Considere usar:
    • Rimas – “Tomou Doril, a dor sumiu”.
       
    • Humor – “Boca suja? Limpe-a com o chiclete Orbit!”
       
    • Uma jogada de palavras – “Ace todo branco fosse assim”.
       
    • Imaginário Criativo – Chinelos Rider – “Dê férias a seus pés”.
       
    • Metáforas – “Red Bull te dá asas!”
       
    • Aliterações – “Sorriso Saudável, Sorriso Colgate”.
       
    • Uma promessa pessoal – Motel 6: “Deixamos as luzes acesas para você”
       
    • Uma frase irônica – A cerveja Carlsberg possui uma grande placa em Copenhagen (sua cidade matriz) que diz: “Provavelmente a melhor cerveja da cida
    • 2
      Evite o mesmo de sempre. O segredo de um bom anúncio é torná-lo memorável. O segundo em que seu anúncio pega uma frase publicitária manjada (por exemplo: “novo e melhorado”, “garantido”, ou “vêm grátis com” – existe mais algum tipo?), ele se torna igual a milhares de outros. O pior é que os ouvintes estão tão acostumados com tais clichês que nem mais os escutam.
       
      • Fazer o ouvinte prestar atenção é especialmente útil para quem tem muito a dizer. Um anúncio não chamaria tanto a atenção se não possuísse um slogan forte e incomum: em longos anúncios, é este início que fará com que o público continue a ler.
         
      • Saiba manter-se no limiar entre controvérsias e entretenimento. Ultrapassar os limites do bom gosto o ajudará a conquistar atenção, mas não vá longe demais – você quer que seu produto seja reconhecido pelos seus méritos, e não por causa de uma propaganda de mau-gosto.
         
    • 3
      Use técnicas de persuasão. Existem métodos verdadeiros e comprovados que publicitários utilizam para fazer seus anúncios funcionarem. Estes incluem:
      • Senso comum: Desafiar o consumidor a pensar em um bom motivo para nãocomprar um produto ou serviço.
         
      • Humor: Fazer o consumidor rir, tornando o produto mais memorável e agradável. 
      •  
        • Isto funciona muito bem com um pouco de honestidade revigorante. Não faz parte do negócio mais vitorioso em sua classe? Anuncie que seus slogans são menores.
           
        • Repetição: Faça com que seu produto seja lembrado através da repetição de elementos-chave. Jingles são os meios mais óbvios de se fazer isso, mas eles podem ser irritantes caso não sejam muito bons. Caso siga este caminho, reflita sobre uma técnica de repetição mais criativa e menos óbvia – como a usada nos comerciais do chocolate Twix (“Biscoito! Caramelo! Chocolate! Biscoito! Caramelo! Chocolate!”)
           
        • Exigências: Convença o consumidor que o tempo é essencial. Ofertas limitadas, liquidações-relâmpago e coisas do gênero são meios comuns de se fazer isso. Ainda assim, evite frases sem significado que poderão ficar longe do interesse dos consumidores.
           
      • 4
        Conheça os consumidores. Mesmo o anúncio mais inteligente do mundo não funcionaria se não mirasse um público-alvo. Busca por certa faixa etária? Você quer pessoas com determinado nível econômico? Ou talvez esteja procurando por uma população com interesses especiais? Seja lá o que for, tente ter uma boa ideia de quem é o seu consumidor ideal e por que ele ou ela iria se interessar no seu anúncio.
         
        • Mantenha o consumidor-alvo em mente enquanto desenvolve o tom e a aparência de seu anúncio. Lembre-se: é preciso apelar à audiência o máximo possível e evitar ofendê-los ou minimizá-los. As crianças tendem a ser super-estimuladas, significando que você precisará conquistar a atenção delas em múltiplos níveis (cores, sons, imagens). Jovens adultos gostam de humor e tendem a responder às tendências e às influências. Os adultos discernirão melhor as coisas e responderão bem à qualidade, humor sofisticado e valores.
           
      • 5
         Encontre um meio de conectar o desejo dos consumidores com o que você está anunciando. Pense o seguinte: o anúncio deve ser a ponte que liga o que seu consumidor quer ou precisa ao seu produto.
        • Reflita sobre o que seu consumidor iria querer, assim como em algumas das sugestões abaixo. Não edite suas ideias imediatamente, apenas escreva-as – você terá bastante tempo para retornar a elas depois.
           
        • Pergunte-se se seu produto ou evento é inspirador. Você está vendendo algo que as pessoas comprariam com a intenção de se sentirem melhor com seus status sociais e econômicos? Por exemplo, você pode querer vender entradas para um baile beneficente designado que parecerá elegante e luxuoso, mesmo que o preço do ingresso esteja muito abaixo do que pessoas ricas poderiam pagar. Caso esteja vendendo um produto inspirador, tente fazer o anúncio emanar um ar de indulgência.
           
        • Determine se seu produto é ou não para fins práticos. Se estiver vendendo algo como um aspirador de pó, desenvolvido para realizar tarefas práticas ou para facilitar a vida do consumidor, foque em como o produto ou evento irá oferecer o relaxamento e paz mental a quem o compra.
           
        • Foque no aspecto mais apelativo de seu produto. Por que ele deveria cativar pessoas? O que o diferencia de produtos semelhantes? O que você mais prefere nele? Estas podem ser boas perguntas iniciais para o anúncio.
           
        • Existe um desejo não-realizado ou necessidade, qualquer frustração na mente de seu consumidor, que irá criar mercado para um produto em particular? Verifique essa necessidade que existe pelo produto ou serviço.
        • Disponível em:http://pt.wikihow.com/Criar-um-An%C3%BAncio-Publicit%C3%A1rio
        •  Acesso em 12 jul 2013.

Depois de lidos os passos para se criar um anúncio, os alunos deverão criar seu próprio anúncio - Deverão ser criativos, podem anunciar qualquer produto que quiserem. Podem usar cartolinas, o tablet ou note, papéis recicláveis etc.  Depois de prontos, os alunos apresentarão seus anúncios para a  turma ou, ainda, eles podem ser inseridos no blog da escola.

Recursos Complementares

AULAS DO PORTAL DO PROFESSOR:

1. O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8174 Acesso em: 08 jul 2013.

2. ANÚNCIO PUBLICITÁRIO; FINALIDADE E SUPORTE TEXTUAL - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9907 Acesso EM 08 Jul 2013.

3. INTERPRETANDO E PRODUZINDO ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9913 Acesso em: 08 jul 2013.

Outros sites:

1. O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO -  http://www.administradores.com.br/artigos/marketing/o-anuncio-publicitario/71074/  Acesso em 08 jul 2013.

2. ELEMENTOS QUE COMPÕEM O ANÚNCIO - http://www.brenobrito.com/files/Dir_Arte-Apostila06_-_Elementos_do_anuncio.pdf Acesso em: 08 jul 2013.

3. 28 ANÚNCIOS PUBLICITÁRIOS CRIATIVOS - http://www.criatives.com.br/2012/03/28-anuncios-publicitarios-criativos/ Acesso em: 08 jul 2013.

4.O ANÚNCIO PUBLICITÁRIO: UMA ANÁLISE LINGUÍSTICA - http://www.portugues.com.br/redacao/o-anuncio-publicitario---uma-analise-linguistica-.html Acesso em: 08 JUL 2013.

Avaliação

É interessante que o professor peça uma avaliação dos alunos sobre as atividades desenvolvidas. Nesse caso, a avaliação será feita com base nas aulas do professor.

Para tanto, algumas perguntas, tais como as sugeridas abaixo, podem ser feitas aos estudantes.

  • Você gostou das aulas?
  • Aprendeu a fazer um anúncio?
  • O que você acha que poderia ter sido melhor?
  • Você tem alguma sugestão que possa melhorar nossa aula?

Conforme as respostas dos alunos, o professor poderá repensar sua prática pedagógica e criar novas atividades sobre o tema.

Em relação à avaliação dos alunos, essa deverá ser processual, ou seja, o professor deverá observar o interesse e a participação deles em todas as atividades.

Opinião de quem acessou

Três estrelas 2 classificações

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Opiniões

  • THIAGO BARRETO, UESPI , Piauí - disse:
    jackscott45@gmail.com

    22/10/2013

    Três estrelas

    Aula boa. Só tenho uma observação: bem que você poderia ter exemplificado, apontado algumas sugestões de como executar as estratégias sugeridas, porque fiquei perdido nessa parte rsr.


  • joana soares, casimiro leite de oliveira , Ceará - disse:
    joanasoares.bds@hotmail.com

    26/09/2013

    Três estrelas

    muito bom


Sem classificação.
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