21/07/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | História | Cultura |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | História | Processo histórico: nações e nacionalidades |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Estratégias:
Recursos:
Seleção, leitura e interpretação dos textos de referência para o estudo do tema e o desenvolvimento da proposta
O tema "Inconfidência Mineira" tem presença constante nos manuais didáticos de História para o Ensino Fundamental e Ensino Médio. Entretanto, em muitos casos, talvez na maioria deles, o tema recebe um tratamento superficial, reforçando uma dada interpretação oficial sobre o tema, ocultando conflitos, sujeitos e contradições. Desta forma, a presente proposta tem o objetivo de possibilitar aos alunos uma reflexão mais crítica do tema, a partir do trabalho com textos de autores que trazem novas possibilidades de discussão, ampliando aquelas colocadas pelos manuais didáticos.
Para subsidiar a proposta a sugestão é que os alunos trabalhem com textos de apoio sobre o tema, disponíveis na FAFICH - PEG/História, UFMG. São textos "produzidos pelos docentes do Departamento de História, pós-graduandos, bolsistas e demais alunos do curso de história da UFMG. Alguns textos destinam-se aos professores, enquanto outros estão numa linguagem e apresentam grau de complexidade que os tornam acessíveis a alunos de Ensino Médio."
Roteiro da atividade:
a. Utilizando computadores com internet, os alunos devem acessar o site da FAFICH - PEG/História, UFMG, no seguinte endereço web: http://www.fafich.ufmg.br/pae/colonia.htm (Acesso em 15/07/2013). Veja a imagem da página reproduzida abaixo:
b. Na página, clicar em Textos de apoio. São vários textos relativos à História do Brasil Colonial. Inicialmente, apresente aos alunos o verbete sobre a Inconfidência Mineira, de autoria de João Pinto Furtado:
VERBETE INCONFIDÊNCIA MINEIRA João Pinto Furtado Popularmente conhecida como Inconfidência Mineira, a sedição abortada entre os anos de 1788 e 1789 era um movimento, ao contrário do que comumente já se afirmou, bastante heterogêneo, tanto no que respeita à extração social dos agentes e suas motivações econômicas, quanto às ideias que alimentavam, quanto ao sentido último do projeto sedicioso. Se acompanhamos as modernas tendências da historiografia e ampliamos o campo de visão sobre os personagens presentes na trama de 1788-1789 e, ainda, pensamos no testemunho de seus contemporâneos, os principais protagonistas poderão apresentar muitas facetas interessantes e diversificadas. Tomados alternada e sucessivamente como idealistas, astutos, oportunistas ou loucos, os inconfidentes de 1789 e a Inconfidência Mineira foram um pouco marcados, em sua existência concreta, por cada uma destas características as quais são profundamente relevantes para análise de seus discursos e práticas. (...) Texto completo disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/pae/apoio/verbeteinconfidenciamineira.pdf |
c. Os alunos devem ler o texto completo do verbete e registrar, por escrito, as principais ideias apresentadas pelo autor acerca da Inconfidência Mineira.
d. Em seguida, os alunos devem acessar os textos sugeridos para a presente proposta, em seus respectivos endereços web indicados abaixo:
Texto 1: A Inconfidência Mineira de 1789 Raphael Rocha de Almeida A Inconfidência Mineira foi abordada por estudiosos de várias maneiras diferentes. Há quem a defina como um movimento que buscava a liberdade da colônia portuguesa frente à metrópole. Outros já esboçam contornos mais regionais atribuindo sua "quase" eclosão ao escontentamento da população de Minas para com o excesso da carga tributária imposta pelo governo português. Teremos ainda pesquisadores que tomam os interesses particulares como propulsores do movimento. É fácil perceber que o tema é, ainda hoje, polêmico, principalmente no que diz respeito ao papel de cada um dos envolvidos. (...) Texto completo disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/pae/apoio/ainconfidenciamineirade1789.pdf |
Texto 2: O outro lado da Inconfidência Mineira: Pacto Colonial e Elites locais. Júnia Ferreira Furtado (...) para compreender a Inconfidência Mineira faz-se necessário analisar uma conjuntura mais ampla, o que significa reavaliar as relações que se estabeleceram, de um lado, entre a Metrópole e a Colônia e, de outro, entre o aparelho estatal que se montou nas Minas e a população local. O historiador, ao voltar sua atenção para a análise da intricada teia de relações que se estabeleceram entre os dois apêndices do sistema colonial, amplia seu foco de análise, o que permite uma compreensão mais global do processo. (...) Texto completo disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/pae/apoio/ooutroladodainconfidenciamineirapactocolonialeeliteslocais.pdf |
Texto 3: Imaginando a nação: o ensino da história da inconfidência mineira na perspectiva da crítica historiográfica. João Pinto Furtado Marcada desde suas origens por uma série de vicissitudes a ela exteriores ou extemporâneas, a Inconfidência Mineira precisa, hoje, ser submetida a um “jogo de luz” que distinga e identifique com mais clareza o que é próprio do evento e – sem propriamente desprezar ou descartar – o que é fruto da ação do tempo e das práticas sociais em suas “leituras” e “releituras” sobre o evento. O que se procura fazer nesse trabalho, é recuar no tempo e retomar em sua historicidade alguns aspectos da natureza, sentido e alcance das fontes que nos informam sobre o evento, bem como investigar como se deu sua apropriação e exame pela historiografia ao longo do tempo, bem como sua disseminação no sistema escolar. Texto completo disponível em: http://www.fafich.ufmg.br/pae/apoio/imaginandoanacaooensinodahistoriadainconfidenciamineira.pdf |
Todos os textos foram acessados em 15/07/2013 |
e. Oriente os alunos a fazerem uma leitura atenta do texto, anotando no caderno:
f. O professor deve organizar as dúvidas encaminhadas pelos alunos para que aquelas que são comuns sejam agrupadas.
g. Promova o debate entre todos os alunos da turma, chamando a atenção para as ideias centrais e contribuindo para o esclarecimento das dúvidas que eles não conseguiram responder.
h. Finalmente, oriente os alunos a registrarem, por escrito, suas conclusões sobre o tema “Inconfidência Mineira”, registrando as contribuições dos autores trabalhados para uma perspectiva crítica do tema.
Projeção e debate do filme "Os inconfidentes".
a. Leve os alunos para sala de vídeo de sua escola ou prepare a sala de aula para que eles assistam ao filme indicado abaixo:
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Filme: Os Inconfidentes Ficha Técnica Título original: Os Inconfidentes Elenco José Wilker (Tiradentes), Luíz Linhares (Tomás António de Gonzaga), Paulo César Pereio (Bueno da Silveira), Fernando Torres (Cláudio Manuel da Costa), Carlos Kroeber (Alvarenga Peixoto), Nelson Dantas (Visconde), Carlos Gregório (Padre), Margarida Rey (Marília), Suzana Gonçalves (D. Maria I), Teresa Medina, Fábio Sabag, Wilson Grey, Roberto Maia, Lícia Magna, Isolda Cresta. Fonte: http://www.meucinemabrasileiro.com/filmes/inconfidentes/inconfidentes.asp Acesso em 15/07/2013 |
Dirigido por Joaquim Pedro de Andrade o filme Os Inconfidentes (1972), lançado em DVD em cópia restaurada (Vídeo Filmes), teve como fonte de inspiração os Autos da Devassa, a poesia dos inconfidentes - Alvarenga Peixoto, Cláudio Manuel da Costa e Tomás Antônio Gonzaga - e o Romanceiro da Inconfidência, de Cecília Meireles. O roteiro foi escrito por JPA em parceria com Eduardo Escorel. Ainda que um documento oficial como os Autos da Devassa seja a fonte inspiradora do filme, uma visão muito pessoal pode ser identificada. Seu diretor cuidou-se por não realizar um mero filme histórico, subserviente a uma ordem cronológica ou reprodutor de uma narrativa convencional oficialmente predominante. Se lembrarmos que em 1972, ano de comemoração dos 150 anos da independência do Brasil e de vivência do período ditatorial sob o governo de Emílio Garrastazu Médici (30/10/1969 a 15/03/1974), marcado pela intensificação da repressão política e da censura aos meios de comunicação, podemos valorizar ainda mais este filme que possibilita uma variedade de leituras e significados. Não se trata, pois, de um filme sobre a Inconfidência mineira propriamente dita, mas o diretor discute a posição dos intelectuais frente aos fatos políticos. Trata-se, pois, de um filme atual no sentido em que retrata questões como o poder e a política como meios para efetivação de interesses particulares. (...) Referência: O texto acima está disponível em: http://blogquemteviuquemteve.blogspot.com.br/2011/04/os-inconfidentes-joaquim-pedro-de.html |
b. O filme pode ser acessado pela internet, no site YOUTUBE, em http://www.youtube.com/watch?v=JyDiLUrLAqA (Acesso em 15/07/2013)
c. Após a projeção do filme, os alunos devem ler críticas/resenhas produzidas sobre a obra. Por exemplo, indique a eles a leitura das seguintes críticas:
Os Inconfidentes (1972). Márcio Ferrari. http://cinema.uol.com.br/resenha/os-inconfidentes-1972.jhtm
Cineasta revisita Inconfidência com ironia. José Geraldo Couto. http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0709200817.htm
d. A partir das resenhas lidas, questione os alunos: vocês conseguiram observar no filme questões semelhantes às apresentadas nas críticas? Como os inconfidentes foram representados?
e. d. Promova o debate do filme entre os alunos. Levante questões acerca da interpretação histórica apresentada no filme.
Subsídios ao professor para o desenvolvimento da atividade 1. Entrevista no Jornal do Professor Leia a entrevista concedida pelo professor Francis Wilker ao Jornal do Professor (Portal do Professor/MEC), relativa ao tema "Teatro na escola". Na entrevista o professor "defende a utilização do teatro na escola e diz que ele possibilita, entre outras coisas, que os estudantes se interessem mais pela escola, pelo conhecimento, por fazer parte e descubram que podem ir além do que pensavam ser capazes." O texto estimula os professores a lançarem o desafio, a si próprios e aos alunos, criando uma possibilidade muito rica de conhecimento e reflexão, pois como argumenta Francis Wilker:
Confira a entrevista na íntegra em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/noticias.html?idEdicao=52&idCategoria=8 (Acesso em 17/07/2013)
2. Aula no Portal do Professor Confira a aula intitulada "Sobre a estrutura do texto teatral", no Portal do Professor, disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25324 (Acesso em 17/07/2013). A aula possibilita "identificar o texto teatral como gênero; conhecer a estrutura composicional do texto teatral (...)", fornecendo subsídios aos professores para que os alunos sejam capazes de "ler, analisar e produzir uma peça teatral". |
Introdução
a. Inicialmente, como estímulo aos alunos para o desenvolvimento da atividade, reproduza em sala de aula o vídeo indicado abaixo:
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DescriçãoApresenta o programa recreio com história em que mostra a história da aluna Aline Sant'Ana Bortoluzzi. Aline descreve sua paixão pelo teatro e a dança. Aline também conta como o teatro a ajuda na criatividade e interpretação em sala de aula. .http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=27906 (Acesso em 17/07/2013) |
b. O vídeo traz o depoimento de uma aluna sobre suas experiências com teatro. Chame a atenção dos alunos para o fato de que a aluna relaciona o interesse pelo teatro com o gosto pela leitura. Proponha aos alunos que, ao final das atividades relacionadas à produção da peça teatral sobre a Inconfidência Mineira, eles também gravem em vídeo seus depoimentos acerca do trabalho realizado. As orientações sobre como fazer e editar as filmagens serão apresentadas na atividade 3.
Orientações para a produção e apresentação da peça teatral
a. A partir dos textos e atividades desenvolvidas no módulo 1, os alunos terão os subsídios necessários para a produção e encenação de uma peça teatral sobre o tema em foco na proposta.
Atenção! O objetivo é que os alunos tragam para a atividade os questionamentos e polêmicas que envolvem o tema "Inconfidência Mineira" na historiografia brasileira.
b. Indique aos alunos o software "Vamos escrever", o qual apresenta cinco atividades relacionadas à produção de texto. Para esta atividade, os alunos devem utilizar a opção "Escrever uma peça de teatro":
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DescriçãoApresenta um software de edição de texto, no qual o aluno poderá desenvolver variadas atividades de produção de textos. Neste editor de texto o aluno poderá desenvolver as seguintes atividades: oficina de textos, contar uma história, fazer uma revista, brincar com jogos de palavras e também criar uma peça teatral. Todas essas atividades no editor de textos possuem um aspecto gráfico cativante, onde o aluno interage com o texto que criou inserindo imagens, utilizando a sua criatividade para produzir textos dinâmicos. |
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Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=21490 O software também pode ser baixado em: http://www.dgidc.min-edu.pt/recursos_multimedia/ Acesso em 15/07/2013 |
c. Indique também o texto " Como fazer uma peça de teatro para a escola". Disponível em: http://blogdivertudo.blogspot.com.br/2010/02/como-fazer-uma-peca-de-teatro-pra.htm
d. Seguindo as orientações contidas nas fontes, com o auxílio do professor, os alunos devem produzir as peças, atentando para a criação de um roteiro que utilize as discussões realizadas no módulo 1.
Importante!Envolva outros professores da escola no projeto. Os professores de Artes e Português, por exemplo, poderão oferecer contribuições relevantes ao desenvolvimento da atividade pelos alunos. |
e. Em data previamente marcada a peça será encenada na escola. Providencie um espaço que permita a ampla participação da comunidade escolar.
f. Registre a atividade desenvolvida com fotos e filmagens. Além de guardar a memória histórica, o registro pode ser utilizado para que os alunos assistam posteriormente e analisem o trabalho realizado por eles, sendo, portanto, uma fonte para avaliação e aprendizagem.
Produção de vídeo pelos alunos
a. Incentive os alunos a produzirem vídeos com depoimentos sobre a experiência que tiveram com a produção e a apresentação da peça teatral. A referência para a atividade é o vídeo/depoimento trabalhado na atividade 1 desse módulo.
b. Professor, leia a notícia abaixo, disponível no Portal do Professor. Indique a leitura também para os alunos. No texto, Gonçalo Barbosa fala sobre os equipamentos básicos para a produção de vídeos na escola:
"Para produzir vídeos na escola não há necessidade de ferramentas sofisticadas. O professor pode utilizar equipamentos simples e acessíveis como câmeras fotográficas e telefones celulares. O que deve ser feito, em primeiro lugar, é despertar o interesse dos alunos. Mostrar-lhes as possibilidades de construírem algo que poderá ser visto na escola, participar de festivais escolares, ou ser publicado na internet, para o mundo inteiro assistir." Como fazer um vídeo. Jornal do Professor. Edição 15. Confira o texto na íntegra em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387 |
c. Confira também as orientações para produção de vídeo em: http://producaodevideonaescola.blogspot.com.br/2011/04/apostila-de-producao-de-video.html
d. Com as informações obtidas nas fontes indicadas, os alunos podem começar a organizar a produção dos vídeos.
e. Após a produção dos vídeos, o professor deve organizar um momento para que todos possam assistir juntos.
f. O professor pode estudar a possibilidade de que os vídeos sejam apresentados para outros alunos da escola e também para os demais membros da comunidade escolar. Para tanto, incentive os alunos a criarem um blog da turma, no qual os depoimentos em vídeo sejam postados.
Nome | Tipo |
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Vamos escrever!: projectos de escrita interactiva | Software Educacional |
Teatro: parte 1 [Recreio com história] | Vídeo |
Para alunos e professores:
Inconfidência Mineira: movimento foi resposta ao excesso de impostos. http://educacao.uol.com.br/disciplinas/historia-brasil/inconfidencia-mineira-movimento-foi-resposta-ao-excesso-de-impostos.htm
Inconfidência Mineira. http://www.brasilescola.com/historiab/inconfidencia-mineira.htm
Vamos escrever um roteiro de teatro? Aula do Portal do Professor. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=33379
Dramatização como instrumento de ensino. http://educador.brasilescola.com/orientacoes/dramatizacao-como-instrumento-ensino.htm
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: participação nos debates, conclusões anotadas no caderno sobre as fontes consultadas, análise e produção de vídeo, produção e encenação de peça teatral.
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01/08/2013
Quatro estrelasFoi uma aula de excelente qualidade,pois houve grande participação por parte dos alunos e eles tiveram oportunidade de mostrar seus conhecimentos ,através pesquisas e apresentação de peças teatrais.