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Descobrindo as características da NOTÍCIA

 

19/08/2013

Autor e Coautor(es)
MARTA PONTES PINTO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Eliana Dias e Lazuíta Goretti Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Língua Portuguesa Leitura e escrita de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: modos de organização dos discursos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Médio Língua Portuguesa Aspectos cognitivo-conceituais: mundo, objetos, seres, fatos, fenômenos e suas inter-relações
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • conhecer a história dos primeiros jornais do Brasil
  • conhecer definições diferentes de notícias
  • conhecer vários suportes de notícias
  • produzir definições de notícias
  • reconhecer as partes de uma notícia.
Duração das atividades
3 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • habilidade de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
  • Uso da internet no Laboratório da escola.

  • Pesquisa na internet sobre notícias

  • Vídeo

  • Produção de definições.

 

MÓDULO 1

Professor, a notícia é um texto de caráter informativo. Caracteriza-se por informações atuais, breves e de interesse geral. É redigida em 3ª pessoa.

Imagem de um jornal

Imagem disponível em: http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.10jardas.com/wp-content/uploads/2012/06/ltimas-noticias.gif&imgrefurl=http://www.10jardas.com/10-jardas-no-ar-48-voltamos-mais-uma-vez/&h=536&w=564&sz=66&tbnid=qpAQTwKSjMs1hM:&tbnh=67&tbnw=70&zoom=1&usg=__rAUOcbk08nO_5KDReTKXlUrlMXo=&docid=iC8BQS4Z8WJXFM&sa=X&ei=v0kNUpHTGoqC8gSUm4GwCg&ved=0CDkQ9QEwAw&dur=538 Acesso em: 15 agosto 2013.

ATIVIDADE 1

SENSIBILIZAÇÃO PARA O CONTEÚDO

 

  • Professor, peça a seus alunos para acessarem de seus notes, tablets ou dos computadores da escola, o site  http://olavosaldanha.wordpress.com/os-primeiros-jornas-do-brasil Acesso em: 18 agosto 2013, com o objetivo de lerem as informações sobre os primeiros jornais do Brasil.  O texto está transcrito abaixo. O professor deverá ler e conversar com os estudantes  apenas o que considerar mais importante para que conheçam a história do Jornal no Brasil. Por isso, antes deve selecionar o mais importante para essa aula.

Os Primeiros Jornais do Brasil

Por causa da censura e da proibição de tipografias na colônia, impostas pela Coroa Portuguesa, o Brasil tardou a conhecer a imprensa. Data de 10 de Maio de 1747 a ordem régia de D. João V, executando o seqüestro de todas as letras de imprensa que se encontrassem no Brasil. Somente em 1808 é que surgem os dois primeiros jornais brasileiros. Em junho, o Correio Braziliense, editado e impresso em Londres pelo exilado Hipólito da Costa e em setembro do mesmo ano, a Gazeta do Rio de Janeiro.

A ironia da história é que, nem o Correio Braziliense é propriamente brasileiro e nem a Gazeta do Rio de Janeiro é propriamente imprensa. O Correio Braziliense foi fundado em Londres, e ali editado durante todos os 14 anos de sua existência, pelo brasileiro exilado Hipólito da Costa, que fazia praticamente sozinho uma publicação de até 150 páginas. Através desse veículo, remetido clandestinamente para o Brasil, Hipólito defendia idéias liberais como o fim da escravidão, dando ampla cobertura à Revolução Pernambucana de 1817 e aos acontecimentos de 1821 e de 1822 que originaram a Independência do Brasil. Para fazer oposição a  este periódico, a coroa portuguesa, ainda no Rio de Janeiro, patrocinou o Investigador Portuguez , em Londres, com a intenção de enfraquecer as idéias propagadas pelo Correio Braziliense.

A Gazeta do Rio de Janeiro era um jornal oficial, dedicado aos comunicados de governo e aos louvores à família real. Dos equipamentos que serviu para criar a Imprensa Régia, primeira editora plantada em terras brasileiras, saiu depois a Gazeta.

O Farol Paulistano foi o primeiro jornal impresso na então Província de São Paulo, era seu editor José da Costa Carvalho. De linha editorial liberal, foi fundado em7 de fevereiro de 1827.

No nordeste, em maio de 1811, a província da Bahia passou também a produzir seu periódico, o Idade D’Ouro do Brazil, impresso na Tipografia de Manoel Antônio da Silva Serva. A partir dos anos 1920 surgiram publicações como o Diário do Governo do Ceará em Abril de 1824 e em setembro de 1832 o primeiro número de O Natalense, o primeiro jornal do Rio Grande do Norte, que era impresso no Maranhão, pernambuco ou Ceará, porque não havia prelo na provincia.

Na área de jornais específicos, por exemplo, O Patriota, redigido por Manuel Ferreira Araújo Guimarães na capital, foi o primeiro periódico brasileiro a publicar artigos literários, políticos e mercantis.  O sexo feminino foi um dos primeiros periódicos a advogar pelo sufrágio feminino.

Começo a  exposição com  a imagem do primeiro jornal do mundo, denominado  Aller Fürnemmen und Gedenckwürdigen Historien (Algo como “A Coleção de todas as Histórias”), reconhecido pela Associação Mundial de Jornais como o primeiro jornal do mundo,  e a imagem do decreto de instalação da “Impressão Régia”,  de 13 de maio de 1808. Ainda, no final,  A Gazeta,  o primeiro jornal em português,  fundado em 1641, em Lisboa.


.

Referências de pesquisa: Arquivo Público do estado de São Paulo. Fundação Biblioteca Nacional. Livro “História da imprensa no Brasil” , págs. 105 a 109, Por Nelson Werneck Sodré. Museu da Comunicação.  Livro “História da cidade do Natal”, págs. 300 e 317, de Luiz da Câmara Cascudo.Site da Biblioteca Nacional.  Site tipografos. Annaes da Bibliotheca Nacional do Rio de Janeiro, págs 437 e 438. Correio braziliense, ou, Armazém literário, Volume 1 Por Hipólito José da Costa. Biblioteca Nacional de Portugal.

Informações e imagens disponíveis em: http://olavosaldanha.wordpress.com/os-primeiros-jornas-do-brasil/ Acesso em 18 agosto 2013.

ATIVIDADE 2

 Depois de terem esse primeiro contato com o assunto, o professor deverá solicitar aos estudantes que, de frente de seus computadores, ou no Laboratório de Informática, ou ainda no datashow, assistam ao vídeo. É importante explicar aos alunos que esse vídeo foi feito por estudantes e que eles também são capazes de fazer um, se lhes for solicitado.

 

  1. Gêneros Textuais : Notícia - grupo Anna Carolina - YouTube

    www.youtube.com/watch?v=pWHNqLoELco
    07/12/2012 - Vídeo enviado por LETRAS PITÁGORAS
    Trabalho sobre o gênero textual notícia , de alunos Faculdade Pitágoras de BH ! Grupo: ... You need ...

Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=pWHNqLoELco Acesso em: 16 agosto 2013.

 

ATIVIDADE 3

Depois de assistirem o vídeo, o professor poderá iniciar uma conversa sobre o assunto e sobre os suportes das notícias.

Sugestão:

Por exemplo:

  • Onde encontramos notícias?

 - nos jornais escritos, revistas, em sites, jornal virtual, na TV, etc.

  • Para que servem as notícias?

- para nos informar, trazer novas perspectivas de informações, etc. 

 

ATIVIDADE 4

DIFERENTES DEFINIÇÕES DE NOTÍCIAS

  • Professor, distribua as informações abaixo em slides e apresente aos alunos no datashow da escola.

Definições de notícias.

"Notícia é tudo que alguém, em algum lugar, está tentando esconder, e que outras pessoas desejam e têm o direito de saber."


"Notícia é aquilo que atraí as pessoas e afeta a sua vida de alguma forma, mesmo que elas ainda não saibam."

"Notícia é o que as pessoas gostariam de contar a outras, desde que ficassem sabendo antes do jornal publicar."

"Notícia é tudo aquilo que o jornal publica."


(Disponíveis em: André Carvalho Sebastião Martins. Jornalismo. 2. ed. Belo Horizonte: Lê, 1991. p 16.)

Veja mais esta definição, dada por um editor de um jornal de Nova Iorque, The Sun, há mais de cem anos:

"Quando um cachorro morde um homem, isso não é notícia. Mas, quando um homem morde um cachorro, isso é notícia".

 

(Disponível em: Chris e Ray Harris. Faça o seu próprio jornal. Campinas: Papirus, 1991. p. 10)

 

ATIVIDADE 5

 

PRODUZINDO DEFINIÇÕES

 

  •  O professor deverá solicitar aos alunos que escrevam sua própria definição de notícia. Os alunos podem brincar com as palavras, mas cada um, depois de escrever sua definição, deverá lê-la para os colegas. Depois, o professor poderá afixar as definições na sala de aula ou em um mural dos corredores da escola.

 

MÓDULO 2

 

ATIVIDADE 1

O professor deverá solicitar aos alunos que acessem, no laboratório de Informática, o site com as informações transcritas abaixo. Após a leitura, alguns alunos serão escolhidos ou sorteados para resumir as informações lidas para os colegas.

 

Notícia
MARINHEIROS TENTAM ACABAR COM TERCEIRA MANCHA DE ÓLEO

Os marinheiros espanhóis tentavam ontem evitar a chegada de uma terceira mancha de óleo à costa da Galícia, no noroeste do país, causada por um vazamento do petroleiro Prestige.
“Os navios grandes não podem recolher essas manchas pequenas e estamos tentando contratar armadores e tripulantes da área com a assistência de uma empresa especialista na luta anticontaminação", explicou o vice-presidente do governo espanhol, Mariano Rajoy. "Temos certamente dificuldades porque não é uma operação tecnicamente fácil", disse Rajoy, referindo-se à contratação de marinheiros e pescadores locais e ao fato de que as manchas estão muito fragmentadas e diluídas, dispersadas ao longo de nove quilômetros.
Os marinheiros galegos, em alerta permanente, saíram mais uma vez ontem com seus barcos para a região de Rias Bajas (sudeste da Galícia) e das Ilhas Cíes, Sálvora e Ons, para recolher manchas de óleo dispersas.
O Prestige se partiu em dois e afundou no dia 19 de novembro com mais de 60 mil toneladas de óleo em seus tanques. A 3,6 mil metros de profundidade, ele perde 125 toneladas diárias de combustível por 14 rachaduras que tem em seu casco. Segundo uma comissão científica criada pelo governo espanhol, a situação pode se prolongar até 2006.
Desde 13 de novembro, o Prestige derramou mais de 20 toneladas de óleo no oceano Atlântico, as quais atingiram o litoral da Galícia e em menor parte as costas das regiões de Astúrias, Cantabria e País Basco. A limpeza das praias custará mais de 33 milhões, segundo o ministro espanhol do meio ambiente, Jaime Matas. (AF)
(Tribuna Impressa, 13/12/2002.)


 O texto lido é uma notícia. Notícia é a expressão de um fato novo, que desperta o interesse do público a que o jornal se destina. A notícia é um gênero textual tipicamente jornalístico e pode ser veiculada em jornais, escritos e falados, e em revistas.

Na notícia, predomina a narração. Mas os jornais não se limitam a contar o que aconteceu. Eles vão além, contando também como e por que aconteceu determinado fato. Com base no texto em estudo, observe os elementos que normalmente compõem a notícia:

• o quê (fatos): tentativa de evitar que uma terceira mancha de óleo chegue à costa;
• quem (personagens/pessoas): os marinheiros espanhóis;
• quando (tempo): 12/12/2002;
• onde: Costa da Galícia, Espanha;
• como: recolhendo-se manchas de óleo dispersas;
• por quê: vazamento de óleo do petroleiro Prestige, que se partiu ao meio e afundou em 19/11/2002.

A notícia apresenta uma estrutura própria, composta de duas partes: o lead e o corpo.

Lead é um resumo do fato em poucas linhas e compreende, normalmente, o primeiro parágrafo da notícia. Contém as informações mais importantes e deve fornecer ao leitor a maior parte das respostas às seis perguntas básicas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê.

Corpo são os demais parágrafos da notícia, nos quais se faz o detalhamento do exposto no lead, por meio da apresentação ao leitor de novas informações, em ordem cronológica ou de importância. Na notícia em estudo, o segundo e terceiro parágrafos constituem o corpo.

Toda notícia é encabeçada por um título, que anuncia o assunto a ser desenvolvido. No título, devem-se empregar, com objetividade, palavras curtas e de uso comum.

Uma notícia deve ser imparcial e objetiva, ou seja, deve expor fatos e não opiniões. A linguagem deve ser impessoal, clara, direta e precisa. Observe, na notícia em estudo, que os verbos e pronomes estão na 3ª pessoa; não aparece a opinião do jornalista; e a linguagem é direta e concisa, resumindo-se ao essencial.

Características da notícia

• predomínio da narração, com a presença dos elementos essenciais de um texto narrativo: fato, pessoas envolvidas, tempo em que ocorreu o fato, o lugar onde ocorreu, como e por que ocorreu o fato;
• estrutura-padrão composta de lead e corpo; no lead normalmente se encontram as respostas às seis perguntas básicas: o quê, quem, quando, onde, como e por quê;
• título;
• linguagem impessoal, clara, precisa, objetiva, direta, de acordo com a variedade padrão da língua.

 

Texto disponível em: http://saladeestudoscentrodecursos.blogspot.com.br/2011/09/genero-textual-noticia.html Acesso em: 18 agosto 2013.


 

ATIVIDADE 2

 

APRESENTANDO AS PARTES DA NOTÍCIA

 

A) No laboratório de informática, o professor solicitará aos alunos que, em duplas, entrem nos seguintes sites e escolham uma notícia. Um dos estudantes deverá ser o responsável por ler a notícia em voz alta e o outro por apresentar aos colegas as partes da notícia.

 

http://g1.globo.com/

http://noticias.uol.com.br/

http://news.google.com.br/

http://www.correiodeuberlandia.com.br/

http://br.noticias.yahoo.com/

http://www.folha.uol.com.br/

dentre outros.

  • Quem fez a ação?

  • Onde ele fez a ação?

  • Quando?

  • Como? etc

Recursos Complementares

PARA O PROFESSOR:

Aulas do portal sobre o assunto:

Avaliação

Professor, uma primeira avaliação deverá ser feita durante as aulas, por meio da observação da participação dos alunos nas atividades propostas.

Num segundo momento, retome os objetivos propostos para a aula, quais sejam:

  • conhecer a história dos primeiros jornais do Brasil
  • conhecer definições diferentes de notícias
  • conhecer vários suportes de notícias
  • produzir definições de notícias
  • reconhecer as partes de uma notícia e converse com seus alunos a respeito. Será que conseguiram alcançá-los? Depois da conversa informal, mas ... cheia de intenções, você, professor, poderá repensar sua prática pedagógica e, se necessário, criar novas estratégias para ensinar.
Opinião de quem acessou

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