Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


A sociedade feudal e a relação entre servos e senhores

 

21/08/2013

Autor e Coautor(es)
LEIDE DIVINA ALVARENGA TURINI
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG Universidade Federal de Uberlândia

Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio História Poder
Ensino Médio Sociologia Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo Estudo da Sociedade e da Natureza Atividades produtivas e as relações sociais
Ensino Médio História Sujeito histórico
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Ensino Médio História Trabalho
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Relações de poder e conflitos sociais
Ensino Fundamental Final História Relações de trabalho
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo História Trabalho e relações sociais
Ensino Médio Sociologia Estudo das sociedades humanas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Compreender os aspectos centrais que marcaram o feudalismo na Europa medieval.
  • Identificar e analisar as obrigações devidas pelos servos aos senhores na sociedade feudal.
  • Apontar as principais características da relação entre servos e senhores no feudalismo. 
Duração das atividades
06 aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

O contexto que possibilitou a emergência do feudalismo na Europa medieval.

Estratégias e recursos da aula

Estratégias:

  • Leitura e interpretação de textos e imagens.
  • Projeção e debate de vídeos.
  • Produção de mapa conceitual.
  • Produção de esquema.
  • Atividades individuais, em dupla e em grupo.
  • Análise de jogos relacionados à temática da aula.

 

Recursos:

  • Computador e internet.
  • Data Show ou TV/DVD.
  • Programa Cmap Tools.
  • Jogo de Xadrez.

 

Módulo 1 - O contexto que deu origem ao feudalismo na Europa

 

O objetivo do módulo é fazer com que os alunos recapitulem estudos já realizados sobre o contexto que possibilitou a emergência do feudalismo na Europa. Para tanto, a proposta é que, divididos em grupos, desenvolvam atividades a partir de vídeos de curta duração sobre o assunto.

 

Atividade 1

Projeção de vídeo, discussão em grupo e produção de mapa conceitual

Dinâmica: Trabalho em Grupo

 

Roteiro para a atividade

a. Divida a turma em quatro grupos. Os grupos 1 e 2 ficarão responsáveis pelo trabalho com o vídeo 1 e os grupos 3 e 4 com o vídeo 2.  Os grupos devem desenvolver as atividades propostas conforme as orientações abaixo indicadas.

 

Grupo 1 e 2  - Vídeo 1 Grupo  3 e 4 - Vídeo 2                            
Video 1 Video 2

Vídeo 1 disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=MjlFxl2csWE

Vídeo 2 disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2mhNi_vlfOg

 

b. Utilizando computadores conectados à internet, cada grupo deve acessar,  nos links indicados acima, o vídeo pelo qual ficou responsável. É importante que o grupo assista junto ao vídeo, para que possam pausar quando necessário, esclarecer dúvidas e discutir ideias centrais.

Os vídeos apresentam ideias relacionadas à formação e consolidação do feudalismo na Europa. Oriente os alunos a destacarem as ideias centrais através de palavras, expressões, títulos. Essa iniciativa será importante para a próxima etapa.

c. Após a projeção, o grupo deve produzir o mapa conceitual das ideias centrais do vídeo. As orientações para a produção de mapa conceitual podem ser encontradas na aula:

Europeus e indígenas na conquista da América: a visão do outro

Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49528

 Imagem disponível em: http://blog.educastur.es/cuate/2006/06/29/mapas-conceptuales-con-cmap-tools/

 

Atividade 2

Apresentação de mapa conceitual

a.  Os alunos devem reproduzir os mapas conceituais elaborados em Power Point ou outro programa, como o Cmap Tools, que é uma ferramenta específica para a criação de mapas conceituais, é gratuito e pode ser facilmente localizado na internet para download. Confira o tutorial para o Cmap Tools no link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (Acesso em 06/06/2013)

b. Após a produção dos mapas conceituais acerca das ideias centrais dos vídeos, conforme orientações apresentadas na atividade 1, os grupos devem fazer a apresentação dos mesmos. O professor deve orientar os alunos a observarem as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais produzidos para cada vídeo, verificando se os grupos destacaram conceitos semelhantes, se fizeram ligações parecidas entre os conceitos etc. Ao final, o professor deve propor uma discussão a respeito das diferenças ocorridas, chamando a atenção para os mapas que melhor representaram as ideias principais e secundárias de cada um dos vídeos trabalhados. Os mapas conceituais produzidos podem ser compartilhados entre os alunos, através da utilização de pendrives ou e-mail.

 

Módulo 2 - A sociedade feudal e a relação entre servos e senhores

 

O que era o feudo? Como era viver na sociedade feudal? Como era a relação entre servos e senhores na sociedade feudal?

Algumas das questões acima foram discutidas a partir do trabalho com vídeos no módulo 1. No módulo 2, as estratégias e recursos utilizados visam o aprofundamento das questões.

Atividade 1

Leitura e interpretação de textos, produção de esquema e discussão coletiva

Orientações:

a. Divida os alunos da turma em quatro grupos. Os grupos ficarão responsáveis pelo trabalho com os textos relativos às fontes 1 e 2, abaixo indicadas.

Fonte 1

Site: http://www.sohistoria.com.br

Tema: Idade Média

Textos disponíveis

A origem do mundo feudal

O feudo

A organização do feudo

A economia feudal

Educação, artes e cultura na Idade Média.

A Igreja no período medieval

A sociedade medieval

Servos – Os trabalhadores da terra

Os cavaleiros

O cotidiano, mentalidades e aspectos culturais no período medieval

A vida como ela era

Vestuário medieval

Algumas peculiaridades sobre a sociedade feudal

Link para acesso aos textos:

http://www.sohistoria.com.br/ef2/medieval/

Acesso em 15/08/2013

Fonte 2  

Livro: História - Ensino Médio, disponível na internet, liberado p/ reprodução

Tema: O mundo do trabalho na sociedade feudal

Link para acesso aos textos:

http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/historia.pdf

Acesso em 15/08/2013

b. Faça uma leitura atenta, silenciosa e individual dos textos.

c. Ainda individualmente, anotar as ideias e os conceitos centrais dos textos no caderno.

d. Em grupo, organizar as ideias e os conceitos centrais dos textos em um esquema

Esquema

Existem várias possibilidades de se esquematizar as ideias centrais de um texto, seja utilizando setas, chaves, mapa conceitual etc.

No link: http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/fazer_esquema.htm, os alunos poderão escolher uma das formas possíveis e encontrarão orientações de como fazer um esquema.

e. Durante a elaboração do esquema pelo grupo, os alunos poderão verificar se anotaram as mesmas ideias centrais, comentando-as. Possíveis dúvidas devem ser esclarecidas.   

f. Todos os grupos devem apresentar os esquemas produzidos, discutindo coletivamente as ideias centrais, sob a coordenação do professor.

 

Atividade 2

Leitura, interpretação e debate de imagens

Imagem 1

Imagem 2

Imagens 1 e 2 disponíveis em:

http://fazendohistorianova.blogspot.com.br/2012/09/13-feudalismo.html

Acesso em 15/08/2013

 

Orientações para o trabalho com as imagens

I. Analisando as duas imagens

 

Sobre a imagem 1 - Atividade em dupla

a. O título da imagem é "senhorio medieval". A partir das atividades já realizadas com vídeos e textos, os alunos devem responder, por escrito, qual o significado da expressão.

b. De acordo com a imagem, o "senhorio medieval" possuía basicamente três mansos: o senhorial, o comum e o servil. Nas legendas fica claro que as melhores terras, obviamente, estavam sob o poder dos senhores feudais. Peça aos alunos para destacarem no texto da imagem a atividade que, embora realizada em manso comum, era um privilégio apenas dos senhores.

c. Peça aos alunos para descreverem tudo que veem na imagem. É possível dizer, a partir dessa descrição, que a imagem revela desigualdades presentes na sociedade feudal? Cite-as, em caso afirmativo.

d. Oriente os alunos a buscarem em outras fontes (livros e internet) outras representações de um senhorio medieval (ou feudo). A partir de uma análise comparativa, os alunos devem dizer se as representações abordam os mesmos aspectos ou se trazem novos elementos (e quais seriam).

Sobre a imagem 2 - Atividade em dupla

a. A partir das leituras já realizadas e da observação atenta da imagem, os alunos devem dar um título à mesma, de acordo com a sua ideia central.

b. Os alunos devem explicar como se organizava, na sociedade feudal, o sistema representado na imagem e a qual ordem ele correspondia.

 

II. Conclusão do trabalho com imagens

Após a análise das imagens, conforme orientações acima, as duplas devem socializar as suas conclusões com os demais colegas da turma.

 

Atividade 3

As obrigações feudais

Entre as formas de domínio dos senhores sobre os camponeses, servos ou não, podem-se destacar algumas obrigações de trabalho que servem para ilustrar a exclusão e dependência a que estes camponeses estavam submetidos:

• derrubada de árvores, limpeza dos campos, plantio e colheita nas terras dos senhores (corveia);

• conserto de estradas, pontes e represas;

• pagamento pelo uso dos moinhos, fornos, passagem por estradas e pontes das propriedades feudais;

• pagamentos de dotes de casamento para as filhas do senhor;

• indenização ao senhor pelo nascimento, morte ou casamento do servo;

• indenização ao senhor pelo adultério cometido pela esposa do servo;

• concessão ao senhor da esposa do servo na primeira noite do casal.

Estas obrigações são ilustrativas porque não foram comuns a toda sociedade feudal. Ocorreram em algumas regiões e em diferentes épocas no contexto da organização da sociedade feudal europeia.

Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/historia.pdf p. 318/19

Acesso em 15/08/2013

Orientações para a atividade

a. Os alunos devem fazer uma leitura atenta do texto relativo às obrigações dos servos no feudalismo, acessando o link indicado.

b. Além da leitura sugerida, oriente os alunos a buscarem outras fontes que tratem do tema. Confira, por exemplo, o texto "As obrigações feudais", disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/as-obrigacoes-feudais.htm

c. A partir das fontes consultadas, em grupo, os alunos devem elaborar um quadro, em power point, com obrigações servis do período analisado (denominação e definição). Alguns exemplos:  talha, corveia, banalidades, formariage, mão-morta, albergagem etc. Vincular uma imagem (ou desenho feito pelo grupo) correspondente a cada uma das obrigações feudais.

Obrigação feudal Definição Representação por imagem/desenho

d. Os quadros deverão ser expostos na sala de aula, após a apresentação pelos grupos.

 

 

Módulo 3 - O feudalismo  e a Europa medieval: trabalhando com jogos sobre a temática

 

Atividade 1

Jogo: ERA FEUDAL
Objetivo

Reconhecer os diferentes agentes sociais e os contextos envolvidos na produção do conhecimento histórico; problematizar a vida social, o passado e o presente, na dimensão individual e social; comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos.

Descrição

Caracteriza a época do Feudalismo, permitindo a compreensão e a interação de personagens e atividades similares ao período. Aborda aspectos do feudo como a estrutura, o clero, a nobreza e os servos

Autor

Terêncio, Régis Vinícius Colombo

 

Era feudal

 

Informações e recurso disponíveis no Portal do Professor:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1325 Acesso em 15/08/2013

Orientações:

a. Utilizando computadores conectados à internet, os alunos devem acessar o jogo no endereço web indicado. O jogo também pode ser acessado em: http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-media/feudalismo/game-era-feudal/

b. Antes de iniciar as atividades, consulte o "Guia do Professor" incluso no programa, o qual apresenta sugestões de aplicação do recurso em sala de aula.

c. O jogo é bem simples e o objetivo maior é trazer algumas informações básicas sobre o funcionamento da sociedade feudal.

d. A última etapa do jogo traz um conjunto de questões a respeito da sociedade feudal, as quais os alunos devem responder para obter pontos. As questões marcadas de forma incorreta devem ser esclarecidas coletivamente.

e. Oriente os alunos a registrarem, por escrito, as ideias centrais do jogo "Era Feudal".

 

 

Atividade 2

O jogo de Xadrez e a analogia com o mundo medieval

 

I. Inicialmente, proponha aos alunos a leitura e interpretação de textos que discutam a relação entre o jogo de xadrez e o mundo medieval.

Sugestões:

Texto 1

Alunos aprendem História jogando xadrez

"Quando o xadrez chegou à Europa Medieval, no século X, suas peças foram adaptadas para a realidade feudal. Popular, o jogo despertou a atenção de reis e membros do alto clero da Igreja Católica. Eles passaram então a criar tratados sobre o xadrez, na tentativa de difundir valores morais e políticos pela sociedade. Ao longo dos quatro séculos seguintes, o jogo ganhou a forma como é disputado hoje".

Confira o texto completo em: http://epocasaopaulo.globo.com/vida-urbana/alunos-aprendem-historia-jogando-xadrez/

 

Texto 2

O xadrez e o mundo medieval

"No xadrez, temos a reprodução de uma hierarquia que é ao mesmo tempo política, militar e social. As peças ligadas ao topo da sociedade medieval são as que possuem maior mobilidade e valor no interior do jogo. Em contrapartida, as peças mais comuns, como os peões, têm movimentos limitados e são as primeiras a serem descartadas ao longo da partida. Nessa distinção, podemos notar a reafirmação dos laços de fidelidade que ligavam o rei aos outros senhores feudais. Da mesma forma, a redução dessa mesma movimentação do jogo nos remete às obrigações que impunham aos servos a cumprirem as leis dos donos de terra e a própria impossibilidade do servo em procurar outro lugar para viver.  Temos assim as convenções desta sociedade sendo postas nas formas simbólicas que dão funcionalidade ao jogo".

O texto completo está disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/o-xadrez-mundo-medieval.htm

 

II. Proponha a discussão coletiva dos textos, chamando a atenção dos alunos para a relação, abordada nos mesmos, entre as peças do jogo (rei, rainha, bispo, torre, cavalo, peão) e a organização social na Idade Média.

 

III. Depois de realizadas as leituras, leve para a sala de aula um jogo de xadrez:

O xadrez e o mundo medieval

http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/o-xadrez-mundo-medieval.htm

IV. Se os alunos não tiverem conhecimento do jogo, o professor deverá expor como ele funciona, enfatizando o papel de cada uma das peças e as possibilidades de movimentação das mesmas no tabuleiro. Tal movimentação reproduz as relações políticas e sociais do mundo medieval.

V. Proponha aos alunos que joguem xadrez, para que possam relacionar a ação do jogo às explicações apresentadas nos textos trabalhados. Organize um espaço na escola onde a atividade possa ser realizada.

VI. Oriente os alunos a registrarem, por escrito, suas conclusões sobre a relação entre o jogo de xadrez e a sociedade feudal.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
Era feudal Vídeo
Recursos Complementares

Para alunos e professores:

O feudalismo. http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=295

Relações de servidão no mundo feudal. http://www.alunosonline.com.br/historia/relacoes-servidao-no-mundo-feudal.html

Idade Média. Imagens e Cotidiano. http://www.idademediaimagenscotidiano.com.br/

Para o professor:

Ensino médio em jogo: estratégias para a juventude e o ensino de História no tabuleiro de xadrez. http://www.sbec.org.br/evt2012/trab30.pdf

O mundo medieval. Coleção do Portal do Professor. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=110

Todos os links foram acessados em 15/08/2013

Avaliação

A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor, oferecendo-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante em seu desenvolvimento. O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: interpretação de textos, vídeos e imagens; produção e apresentação de mapa conceitual e esquema; análise de jogos relacionados à temática da aula.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • renata, ciep 117 carlos drummond de andrade , Rio de Janeiro - disse:
    renata.chiossi@gmail.com

    19/04/2015

    Cinco estrelas

    Amei ! Irei adaptar algumas coisas, mas estão muito bons!


  • Marisa Silva , CERPV , Bahia - disse:
    asiramgomes@hotmail.com

    03/10/2013

    Cinco estrelas

    Muito boas estratégias. Farei algumas adaptações - minha escola não dispõe de alguns recursos - e trabalharei com meus alunos.


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.