21/08/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | Sociologia | Estrutura e estratificação social: a questão das desigualdades sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Atividades produtivas e as relações sociais |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | História | Trabalho |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Fundamental Final | História | Relações de trabalho |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Trabalho e relações sociais |
Ensino Médio | Sociologia | Estudo das sociedades humanas |
O contexto que possibilitou a emergência do feudalismo na Europa medieval.
Estratégias:
Recursos:
Módulo 1 - O contexto que deu origem ao feudalismo na Europa |
O objetivo do módulo é fazer com que os alunos recapitulem estudos já realizados sobre o contexto que possibilitou a emergência do feudalismo na Europa. Para tanto, a proposta é que, divididos em grupos, desenvolvam atividades a partir de vídeos de curta duração sobre o assunto.
Atividade 1Projeção de vídeo, discussão em grupo e produção de mapa conceitual Dinâmica: Trabalho em Grupo |
Roteiro para a atividade
a. Divida a turma em quatro grupos. Os grupos 1 e 2 ficarão responsáveis pelo trabalho com o vídeo 1 e os grupos 3 e 4 com o vídeo 2. Os grupos devem desenvolver as atividades propostas conforme as orientações abaixo indicadas.
Grupo 1 e 2 - Vídeo 1 | Grupo 3 e 4 - Vídeo 2 |
![]() |
![]() |
Vídeo 1 disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=MjlFxl2csWE
Vídeo 2 disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=2mhNi_vlfOg
b. Utilizando computadores conectados à internet, cada grupo deve acessar, nos links indicados acima, o vídeo pelo qual ficou responsável. É importante que o grupo assista junto ao vídeo, para que possam pausar quando necessário, esclarecer dúvidas e discutir ideias centrais.
Os vídeos apresentam ideias relacionadas à formação e consolidação do feudalismo na Europa. Oriente os alunos a destacarem as ideias centrais através de palavras, expressões, títulos. Essa iniciativa será importante para a próxima etapa.
c. Após a projeção, o grupo deve produzir o mapa conceitual das ideias centrais do vídeo. As orientações para a produção de mapa conceitual podem ser encontradas na aula:
![]() |
Europeus e indígenas na conquista da América: a visão do outro Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49528 Imagem disponível em: http://blog.educastur.es/cuate/2006/06/29/mapas-conceptuales-con-cmap-tools/ |
Atividade 2Apresentação de mapa conceitual |
a. Os alunos devem reproduzir os mapas conceituais elaborados em Power Point ou outro programa, como o Cmap Tools, que é uma ferramenta específica para a criação de mapas conceituais, é gratuito e pode ser facilmente localizado na internet para download. Confira o tutorial para o Cmap Tools no link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (Acesso em 06/06/2013)
b. Após a produção dos mapas conceituais acerca das ideias centrais dos vídeos, conforme orientações apresentadas na atividade 1, os grupos devem fazer a apresentação dos mesmos. O professor deve orientar os alunos a observarem as semelhanças e diferenças entre os mapas conceituais produzidos para cada vídeo, verificando se os grupos destacaram conceitos semelhantes, se fizeram ligações parecidas entre os conceitos etc. Ao final, o professor deve propor uma discussão a respeito das diferenças ocorridas, chamando a atenção para os mapas que melhor representaram as ideias principais e secundárias de cada um dos vídeos trabalhados. Os mapas conceituais produzidos podem ser compartilhados entre os alunos, através da utilização de pendrives ou e-mail.
Módulo 2 - A sociedade feudal e a relação entre servos e senhores |
Algumas das questões acima foram discutidas a partir do trabalho com vídeos no módulo 1. No módulo 2, as estratégias e recursos utilizados visam o aprofundamento das questões.
Atividade 1Leitura e interpretação de textos, produção de esquema e discussão coletiva |
Orientações:
a. Divida os alunos da turma em quatro grupos. Os grupos ficarão responsáveis pelo trabalho com os textos relativos às fontes 1 e 2, abaixo indicadas.
Fonte 1Site: http://www.sohistoria.com.br Tema: Idade Média Textos disponíveis A origem do mundo feudal O feudo A organização do feudo A economia feudal Educação, artes e cultura na Idade Média. A Igreja no período medieval A sociedade medieval Servos – Os trabalhadores da terra Os cavaleiros O cotidiano, mentalidades e aspectos culturais no período medieval A vida como ela era Vestuário medieval Algumas peculiaridades sobre a sociedade feudal Link para acesso aos textos: http://www.sohistoria.com.br/ef2/medieval/ Acesso em 15/08/2013 |
Fonte 2Livro: História - Ensino Médio, disponível na internet, liberado p/ reprodução Tema: O mundo do trabalho na sociedade feudal Link para acesso aos textos: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/historia.pdf Acesso em 15/08/2013 |
b. Faça uma leitura atenta, silenciosa e individual dos textos.
c. Ainda individualmente, anotar as ideias e os conceitos centrais dos textos no caderno.
d. Em grupo, organizar as ideias e os conceitos centrais dos textos em um esquema.
Existem várias possibilidades de se esquematizar as ideias centrais de um texto, seja utilizando setas, chaves, mapa conceitual etc. No link: http://www.eb23-cmdt-conceicao-silva.rcts.pt/sev/lp/fazer_esquema.htm, os alunos poderão escolher uma das formas possíveis e encontrarão orientações de como fazer um esquema. |
e. Durante a elaboração do esquema pelo grupo, os alunos poderão verificar se anotaram as mesmas ideias centrais, comentando-as. Possíveis dúvidas devem ser esclarecidas.
f. Todos os grupos devem apresentar os esquemas produzidos, discutindo coletivamente as ideias centrais, sob a coordenação do professor.
Leitura, interpretação e debate de imagens Imagem 1 Imagem 2 Imagens 1 e 2 disponíveis em: http://fazendohistorianova.blogspot.com.br/2012/09/13-feudalismo.html Acesso em 15/08/2013 |
Orientações para o trabalho com as imagens
I. Analisando as duas imagens
Sobre a imagem 1 - Atividade em dupla
a. O título da imagem é "senhorio medieval". A partir das atividades já realizadas com vídeos e textos, os alunos devem responder, por escrito, qual o significado da expressão.
b. De acordo com a imagem, o "senhorio medieval" possuía basicamente três mansos: o senhorial, o comum e o servil. Nas legendas fica claro que as melhores terras, obviamente, estavam sob o poder dos senhores feudais. Peça aos alunos para destacarem no texto da imagem a atividade que, embora realizada em manso comum, era um privilégio apenas dos senhores.
c. Peça aos alunos para descreverem tudo que veem na imagem. É possível dizer, a partir dessa descrição, que a imagem revela desigualdades presentes na sociedade feudal? Cite-as, em caso afirmativo.
d. Oriente os alunos a buscarem em outras fontes (livros e internet) outras representações de um senhorio medieval (ou feudo). A partir de uma análise comparativa, os alunos devem dizer se as representações abordam os mesmos aspectos ou se trazem novos elementos (e quais seriam).
Sobre a imagem 2 - Atividade em dupla
a. A partir das leituras já realizadas e da observação atenta da imagem, os alunos devem dar um título à mesma, de acordo com a sua ideia central.
b. Os alunos devem explicar como se organizava, na sociedade feudal, o sistema representado na imagem e a qual ordem ele correspondia.
II. Conclusão do trabalho com imagens
Após a análise das imagens, conforme orientações acima, as duplas devem socializar as suas conclusões com os demais colegas da turma.
As obrigações feudais Entre as formas de domínio dos senhores sobre os camponeses, servos ou não, podem-se destacar algumas obrigações de trabalho que servem para ilustrar a exclusão e dependência a que estes camponeses estavam submetidos: • derrubada de árvores, limpeza dos campos, plantio e colheita nas terras dos senhores (corveia); • conserto de estradas, pontes e represas; • pagamento pelo uso dos moinhos, fornos, passagem por estradas e pontes das propriedades feudais; • pagamentos de dotes de casamento para as filhas do senhor; • indenização ao senhor pelo nascimento, morte ou casamento do servo; • indenização ao senhor pelo adultério cometido pela esposa do servo; • concessão ao senhor da esposa do servo na primeira noite do casal. Estas obrigações são ilustrativas porque não foram comuns a toda sociedade feudal. Ocorreram em algumas regiões e em diferentes épocas no contexto da organização da sociedade feudal europeia. |
Disponível em: http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/livro_didatico/historia.pdf p. 318/19
Acesso em 15/08/2013
Orientações para a atividade
a. Os alunos devem fazer uma leitura atenta do texto relativo às obrigações dos servos no feudalismo, acessando o link indicado.
b. Além da leitura sugerida, oriente os alunos a buscarem outras fontes que tratem do tema. Confira, por exemplo, o texto "As obrigações feudais", disponível em: http://www.brasilescola.com/historiag/as-obrigacoes-feudais.htm
c. A partir das fontes consultadas, em grupo, os alunos devem elaborar um quadro, em power point, com obrigações servis do período analisado (denominação e definição). Alguns exemplos: talha, corveia, banalidades, formariage, mão-morta, albergagem etc. Vincular uma imagem (ou desenho feito pelo grupo) correspondente a cada uma das obrigações feudais.
Obrigação feudal | Definição | Representação por imagem/desenho |
d. Os quadros deverão ser expostos na sala de aula, após a apresentação pelos grupos.
Módulo 3 - O feudalismo e a Europa medieval: trabalhando com jogos sobre a temática |
Jogo: ERA FEUDALObjetivoReconhecer os diferentes agentes sociais e os contextos envolvidos na produção do conhecimento histórico; problematizar a vida social, o passado e o presente, na dimensão individual e social; comparar problemáticas atuais e de outros momentos históricos. DescriçãoCaracteriza a época do Feudalismo, permitindo a compreensão e a interação de personagens e atividades similares ao período. Aborda aspectos do feudo como a estrutura, o clero, a nobreza e os servos AutorTerêncio, Régis Vinícius Colombo |
|
Informações e recurso disponíveis no Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=1325 Acesso em 15/08/2013 |
|
Orientações: a. Utilizando computadores conectados à internet, os alunos devem acessar o jogo no endereço web indicado. O jogo também pode ser acessado em: http://www.historiadigital.org/historia-geral/idade-media/feudalismo/game-era-feudal/ b. Antes de iniciar as atividades, consulte o "Guia do Professor" incluso no programa, o qual apresenta sugestões de aplicação do recurso em sala de aula. c. O jogo é bem simples e o objetivo maior é trazer algumas informações básicas sobre o funcionamento da sociedade feudal. d. A última etapa do jogo traz um conjunto de questões a respeito da sociedade feudal, as quais os alunos devem responder para obter pontos. As questões marcadas de forma incorreta devem ser esclarecidas coletivamente. e. Oriente os alunos a registrarem, por escrito, as ideias centrais do jogo "Era Feudal". |
O jogo de Xadrez e a analogia com o mundo medieval
I. Inicialmente, proponha aos alunos a leitura e interpretação de textos que discutam a relação entre o jogo de xadrez e o mundo medieval. Sugestões: Texto 1 Alunos aprendem História jogando xadrez"Quando o xadrez chegou à Europa Medieval, no século X, suas peças foram adaptadas para a realidade feudal. Popular, o jogo despertou a atenção de reis e membros do alto clero da Igreja Católica. Eles passaram então a criar tratados sobre o xadrez, na tentativa de difundir valores morais e políticos pela sociedade. Ao longo dos quatro séculos seguintes, o jogo ganhou a forma como é disputado hoje". Confira o texto completo em: http://epocasaopaulo.globo.com/vida-urbana/alunos-aprendem-historia-jogando-xadrez/
Texto 2 O xadrez e o mundo medieval"No xadrez, temos a reprodução de uma hierarquia que é ao mesmo tempo política, militar e social. As peças ligadas ao topo da sociedade medieval são as que possuem maior mobilidade e valor no interior do jogo. Em contrapartida, as peças mais comuns, como os peões, têm movimentos limitados e são as primeiras a serem descartadas ao longo da partida. Nessa distinção, podemos notar a reafirmação dos laços de fidelidade que ligavam o rei aos outros senhores feudais. Da mesma forma, a redução dessa mesma movimentação do jogo nos remete às obrigações que impunham aos servos a cumprirem as leis dos donos de terra e a própria impossibilidade do servo em procurar outro lugar para viver. Temos assim as convenções desta sociedade sendo postas nas formas simbólicas que dão funcionalidade ao jogo". O texto completo está disponível em: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/o-xadrez-mundo-medieval.htm
II. Proponha a discussão coletiva dos textos, chamando a atenção dos alunos para a relação, abordada nos mesmos, entre as peças do jogo (rei, rainha, bispo, torre, cavalo, peão) e a organização social na Idade Média.
III. Depois de realizadas as leituras, leve para a sala de aula um jogo de xadrez: http://www.mundoeducacao.com.br/historiageral/o-xadrez-mundo-medieval.htm IV. Se os alunos não tiverem conhecimento do jogo, o professor deverá expor como ele funciona, enfatizando o papel de cada uma das peças e as possibilidades de movimentação das mesmas no tabuleiro. Tal movimentação reproduz as relações políticas e sociais do mundo medieval. V. Proponha aos alunos que joguem xadrez, para que possam relacionar a ação do jogo às explicações apresentadas nos textos trabalhados. Organize um espaço na escola onde a atividade possa ser realizada. VI. Oriente os alunos a registrarem, por escrito, suas conclusões sobre a relação entre o jogo de xadrez e a sociedade feudal. |
Nome | Tipo |
---|---|
Era feudal | Vídeo |
Para alunos e professores:
O feudalismo. http://www.historianet.com.br/conteudo/default.aspx?codigo=295
Relações de servidão no mundo feudal. http://www.alunosonline.com.br/historia/relacoes-servidao-no-mundo-feudal.html
Idade Média. Imagens e Cotidiano. http://www.idademediaimagenscotidiano.com.br/
Para o professor:
Ensino médio em jogo: estratégias para a juventude e o ensino de História no tabuleiro de xadrez. http://www.sbec.org.br/evt2012/trab30.pdf
O mundo medieval. Coleção do Portal do Professor. http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=110
Todos os links foram acessados em 15/08/2013
A ação avaliativa deve permear toda a prática pedagógica do professor, oferecendo-lhe constantemente elementos que lhe possibilitem auxiliar o estudante em seu desenvolvimento. O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram efetivamente alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: interpretação de textos, vídeos e imagens; produção e apresentação de mapa conceitual e esquema; análise de jogos relacionados à temática da aula.
Cinco estrelas 2 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
19/04/2015
Cinco estrelasAmei ! Irei adaptar algumas coisas, mas estão muito bons!
03/10/2013
Cinco estrelasMuito boas estratégias. Farei algumas adaptações - minha escola não dispõe de alguns recursos - e trabalharei com meus alunos.