15/04/2011
O objetivo desta coleção é mostrar aos alunos que mesmo estigmatizada por muitos estudiosos como um período sem avanços culturais, artísticos e intelectuais, a história medieval é riquíssima. Na aula de número 1 será possível entender de que maneira começou a formação do feudalismo na Europa. Nas aulas de número 2 a 5 há uma descrição das principais características que marcaram este período. Já nas aulas de número 6 a 11 percebem-se as influências medievais por meio de textos, das artes e também dos jogos. E por fim, nas aulas de número 12 e 13 é possível conhecer as razões que levaram à crise deste sistema resultando em uma nova forma de sociedade, conforme registrada na aula de número 14.
Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG
europa, idade média, feudalismo
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Fim do Império Romano e a formação do feudalismo na Europa
Ensino Fundamental Final | História Localizar, no espaço, o Império Romano no século V; Descrever os processos que levaram ao fim do Império Romano; Conhecer os germanos que entraram no mundo romano; Relacionar o esvaziamento das cidades com a formação do colonato. 01/12/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 46581 acesso(s) |
Leila Floresta Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
2 |
Idade Média: relações de dependência e exploração social no feudo
Ensino Fundamental Final | História Localizar, no tempo e no espaço, organização do feudalismo na europa. Construir o conceito de feudalismo, feudo, servidão e senhorio. Identificar a hierarquia da sociedade feudal, as relações de dependência e a exploração social nos feudos. Compreender que explicação era dada... 07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17419 acesso(s) |
Leila Floresta Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
3 |
Economia feudal e suas transformações
Ensino Fundamental Final | História Caracterizar a unidade de produção senhorial. Entender o papel central da agricultura na economia da Idade Média. Descrever outras atividades econômicas (comércio e artesanato) na Idade Média. 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10414 acesso(s) |
Leila Floresta Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
4 |
A Igreja e as Cruzadas na Idade Média
Ensino Fundamental Final | História Entender o que foram as Cruzadas e sua relação com a Igreja na Idade Média. Compreender o papel da Igreja durante a Idade Média e sua interferência nos diversos aspectos da vida das pessoas. Identificar, em filmes, a sociedade medieval, suas diferenças e semelhanças em rela... 01/12/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 28350 acesso(s) |
Leila Floresta Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
5 |
Idade Média: "castelos, magias e aventuras de cavaleiros"
Ensino Fundamental Final | História Identificar os fundamentos históricos existentes nas associações da Idade Média com os castelos, magias e aventuras de cavaleiros. Pesquisar estas representações da Idade Média em jogos digitais sobre a temática. Analisar criticamente estes jogos, procurando identificar seus a... 01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8874 acesso(s) |
Leila Floresta Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
6 |
Produção de texto: noções de herói medieval e herói moderno
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Diferenciar o herói moderno do herói medieval; Pensar implicações contextuais que podem influenciar essas definições; Produzir um texto inserindo o herói medieval no contexto moderno; Diferenciar diferentes textos literários; Ampliar o universo literário e relacioná-lo ao cont... 04/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 19383 acesso(s) |
ANA GRAZIELA CABRAL ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
7 |
A cultura das lutas na Idade Média.
Ensino Fundamental Final | Educação Física Ensino Médio | Educação Física Pesquisar o contexto social, cultural, político e tecnológico existente na Idade Média; Identificar os tipos de lutas existentes na Idade Média, bem como, seus valores; Comparar as lutas praticadas na Idade Média com as lutas praticadas na atualidade. 14/01/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 23935 acesso(s) |
LEANDRO REZENDE ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Educação Física |
8 |
A luz e a cor na Idade Média
Ensino Fundamental Final | Artes Apresentar aos alunos como alguns artistas aplicavam a luz e a cor na Idade Média, período conhecido como “idade das trevas”. 19/01/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 39009 acesso(s) |
Juliana Gomes de Souza Dias SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO CURITIBA PR Artes |
9 |
Vitrais de celofane
Ensino Fundamental Final | Artes Visitar locais na cidade que tenham vitrais (igrejas, clubes e residências); Pesquisar sobre vitrais, na História da Arte; Compreender a técnica do vitral; Exercitar, com diferentes materiais, a elaboração de um desenho para futuro vitral; Construir vitrais, a partir do desenh... 14/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17944 acesso(s) |
Marileusa de Oliveira Reducino ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Artes |
10 |
As poesias palacianas e a música popular brasileira: as representações do cortejo em duas gerações
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa Ensino Médio | Língua Portuguesa Identificar as características do eu-lírico e o caminho percorrido por ele, durante os tempos. -Relacionar a vassalagem do século XVI ao cortejo e às representações desse gênero poético, nas canções modernas. - Saber relacionar as características dos textos modernos aos text... 01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 12996 acesso(s) |
Fabiane de OLiveira Braga Felício ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO BELO HORIZONTE MG Língua Portuguesa |
11 |
SISTEMA FEUDALE O XADREZ
Ensino Fundamental Final | História Desenvolver habilidades como: Cooperação, respeito a idéia do colega, organização, responsabilidade, participação para o bem comum; Criatividade, atenção, estratégia, expressão, exposição de idéias, consecutividade, processo de transição da idade média para moderna. 20/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5571 acesso(s) |
THAIS SOARES FABRETTI BOZZETTO COLEGIO ESTADUAL FRANCISCO A VIEIRA CALDAS JR PORTO ALEGRE RS História |
12 |
EPIDEMIAS NA HISTÓRIA – PESTE NEGRA (SÉC. XIV), GRIPE ESPANHOLA (1918-1919) E GRIPE A (2009 - ...)
Ensino Fundamental Final | História Ensino Fundamental Final | Saúde Ensino Médio | História Identificar o conceito de epidemia. Reconhecer a importância de entender a história da humanidade, os acontecimentos que movem a história e de como as pessoas são sujeitas e autores dela. Construir uma pesquisa em grupo com uso de TICs. Organizar e relacionar conhecimento. Con... 29/09/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15501 acesso(s) |
Deisi Trindade Maricato ESC EST ENS FUND CUSTODIO DE MELLO PORTO ALEGRE RS História |
13 |
Crise do feudalismo
Ensino Fundamental Final | História Relacionar o aprimoramento das técnicas agrícolas ao aumento populacional e ao revigoramento do comércio a partir do século X, na Europa. Compreender as novas relações de produção desenvolvidas a partir do século X na Europa. 01/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27677 acesso(s) |
Leila Floresta Universidade Federal de Uberlândia UBERLANDIA MG História |
14 |
Renascimento
Ensino Fundamental Final | Artes As transformações artísticas, científicas e literárias como produto de um tempo e das relações econômicas e sociais de um momento histórico. 14/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 43649 acesso(s) |
THAIS SOARES FABRETTI BOZZETTO COLEGIO ESTADUAL FRANCISCO A VIEIRA CALDAS JR PORTO ALEGRE RS História |
Sem estrelas 0 classificações - 20348 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!