Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


O mundo medieval

 

15/04/2011

Ficha Técnica
Descrição

O objetivo desta coleção é mostrar aos alunos que mesmo estigmatizada por muitos estudiosos como um período sem avanços culturais, artísticos e intelectuais, a história medieval é riquíssima. Na aula de número 1 será possível entender de que maneira começou a formação do feudalismo na Europa. Nas aulas de número 2 a 5 há uma descrição das principais características que marcaram este período. Já nas aulas de número 6 a 11 percebem-se as influências medievais por meio de textos, das artes e também dos jogos. E por fim, nas aulas de número 12 e 13 é possível conhecer as razões que levaram à crise deste sistema resultando em uma nova forma de sociedade, conforme registrada na aula de número 14.

Autoria

Leila Floresta - Universidade Federal de Uberlândia - MG

Palavras-chave

europa, idade média, feudalismo

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final História Cidadania e cultura no mundo contemporâneo
Ensino Fundamental Final História Nações, povos, lutas, guerras e revoluções
Lista de aulas da coleção (14 aulas)
# Aula Autoria
1 Fim do Império Romano e a formação do feudalismo na Europa

Ensino Fundamental Final | História

Localizar, no espaço, o Império Romano no século V; Descrever os processos que levaram ao fim do Império Romano; Conhecer os germanos que entraram no mundo romano; Relacionar o esvaziamento das cidades com a formação do colonato.

01/12/2010 Quatro estrelas 3 comentário(s) 46351 acesso(s)

Leila Floresta

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

2 Idade Média: relações de dependência e exploração social no feudo

Ensino Fundamental Final | História

Localizar, no tempo e no espaço, organização do feudalismo na europa. Construir o conceito de feudalismo, feudo, servidão e senhorio.  Identificar a hierarquia da sociedade feudal, as relações de dependência e a exploração social nos feudos. Compreender que explicação era dada...

07/10/2010 Cinco estrelas 1 comentário(s) 17299 acesso(s)

Leila Floresta

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

3 Economia feudal e suas transformações

Ensino Fundamental Final | História

 Caracterizar a unidade de produção senhorial.  Entender o papel central da agricultura na economia da Idade Média.    Descrever outras atividades econômicas (comércio e artesanato) na Idade Média.

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 10298 acesso(s)

Leila Floresta

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

4 A Igreja e as Cruzadas na Idade Média

Ensino Fundamental Final | História

 Entender o que foram as Cruzadas e sua relação com a Igreja na Idade Média.  Compreender o papel da Igreja durante a Idade Média e sua interferência nos diversos aspectos da vida das pessoas.  Identificar, em filmes, a sociedade medieval, suas diferenças e semelhanças em rela...

01/12/2010 Três estrelas 3 comentário(s) 28102 acesso(s)

Leila Floresta

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

5 Idade Média: "castelos, magias e aventuras de cavaleiros"

Ensino Fundamental Final | História

Identificar os fundamentos históricos existentes nas associações da Idade Média com os castelos, magias e aventuras de cavaleiros. Pesquisar estas representações da Idade Média em jogos digitais sobre a temática. Analisar criticamente estes jogos, procurando identificar seus a...

01/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 8760 acesso(s)

Leila Floresta

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

6 Produção de texto: noções de herói medieval e herói moderno

Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Língua Portuguesa

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Diferenciar o herói moderno do herói medieval; Pensar implicações contextuais que podem influenciar essas definições; Produzir um texto inserindo o herói medieval no contexto moderno; Diferenciar diferentes textos literários; Ampliar o universo literário e relacioná-lo ao cont...

04/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 19184 acesso(s)

ANA GRAZIELA CABRAL

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

7 A cultura das lutas na Idade Média.

Ensino Fundamental Final | Educação Física

Ensino Médio | Educação Física

Pesquisar o contexto social, cultural, político e tecnológico existente na Idade Média; Identificar os tipos de lutas existentes na Idade Média, bem como, seus valores; Comparar as lutas praticadas na Idade Média com as lutas praticadas na atualidade.

14/01/2011 Três estrelas 2 comentário(s) 23805 acesso(s)

LEANDRO REZENDE

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Educação Física

8 A luz e a cor na Idade Média

Ensino Fundamental Final | Artes

Apresentar aos alunos como alguns artistas aplicavam a luz e a cor na Idade Média, período conhecido como “idade das trevas”.

19/01/2009 Quatro estrelas 5 comentário(s) 38815 acesso(s)

Juliana Gomes de Souza Dias

SECRETARIA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO

CURITIBA PR

Artes

9 Vitrais de celofane

Ensino Fundamental Final | Artes

Visitar locais na cidade que tenham vitrais (igrejas, clubes e residências); Pesquisar sobre vitrais, na História da Arte; Compreender a técnica do vitral; Exercitar, com diferentes materiais, a elaboração de um desenho para futuro vitral; Construir vitrais, a partir do desenh...

14/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 17753 acesso(s)

Marileusa de Oliveira Reducino

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Artes

10 As poesias palacianas e a música popular brasileira: as representações do cortejo em duas gerações

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa

Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa

Ensino Médio | Língua Portuguesa

Identificar as características do eu-lírico e o caminho percorrido por ele, durante os tempos. -Relacionar a vassalagem do século XVI ao cortejo e às representações  desse gênero poético, nas canções modernas. - Saber relacionar as características dos textos  modernos aos text...

01/12/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 12893 acesso(s)

Fabiane de OLiveira Braga Felício

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Portuguesa

11 SISTEMA FEUDAL E O XADREZ

Ensino Fundamental Final | História

Desenvolver habilidades como: Cooperação, respeito a idéia do colega, organização, responsabilidade, participação para o bem comum; Criatividade, atenção, estratégia, expressão, exposição de idéias, consecutividade, processo de transição da idade média para moderna.

20/12/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 5441 acesso(s)

THAIS SOARES FABRETTI BOZZETTO

COLEGIO ESTADUAL FRANCISCO A VIEIRA CALDAS JR

PORTO ALEGRE RS

História

12 EPIDEMIAS NA HISTÓRIA – PESTE NEGRA (SÉC. XIV), GRIPE ESPANHOLA (1918-1919) E GRIPE A (2009 - ...)

Ensino Fundamental Final | História

Ensino Fundamental Final | Saúde

Ensino Médio | História

Identificar o conceito de epidemia. Reconhecer a importância de entender a história da humanidade, os acontecimentos que movem a história e de como as pessoas são sujeitas e autores dela. Construir uma pesquisa em grupo com uso de TICs. Organizar e relacionar conhecimento. Con...

29/09/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 15370 acesso(s)

Deisi Trindade Maricato

ESC EST ENS FUND CUSTODIO DE MELLO

PORTO ALEGRE RS

História

13 Crise do feudalismo

Ensino Fundamental Final | História

Relacionar o aprimoramento das técnicas agrícolas ao aumento populacional e ao revigoramento do comércio a partir do século X, na Europa.   Compreender as novas relações de produção desenvolvidas a partir do século X na Europa.

01/12/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 27448 acesso(s)

Leila Floresta

Universidade Federal de Uberlândia

UBERLANDIA MG

História

14 Renascimento

Ensino Fundamental Final | Artes

As transformações artísticas, científicas e literárias como produto de um tempo e das relações econômicas e sociais de um momento histórico.

14/12/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 43400 acesso(s)

THAIS SOARES FABRETTI BOZZETTO

COLEGIO ESTADUAL FRANCISCO A VIEIRA CALDAS JR

PORTO ALEGRE RS

História

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 20276 acesso(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.