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“Vamos fazer um passeio ciclístico e de “motoquinhas” com as crianças e refletir sobre o trânsito!”.

 

12/09/2013

Autor e Coautor(es)
GILBERTO LOPES LERINA
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Dalânea Cristina Flôr

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Artes Arte Visual: Produção do aluno em arte visual
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Ensino Fundamental Inicial Meio Ambiente Sociedade e meio ambiente
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Interagir com crianças de diferentes idades;

- Identificar o papel da sociedade na organização e reorganização do trânsito;

- Conscientizar-se da importância do desenvolvimento de atitudes para a melhoria do trânsito e compreender que ciclistas, motoristas e pedestres podem ter uma convivência harmoniosa com relação ao trânsito.

Duração das atividades
A atividade será dividida em três etapas e, cada uma delas, durará aproximadamente uma hora. A proposta deverá ser realizada em dias alternados.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta atividade poderá ser desenvolvida com crianças a partir de 04 anos de idade e com a intervenção de adultos suficientes para a segurança no percurso e para ajudar as crianças, caso elas precisem.

Sugerimos o registro fotográfico dos momentos da aula.

Estratégias e recursos da aula

PRIMEIRA ETAPA: “Que loucura está o transito, não é mesmo?”.

Duração: Aproximadamente uma hora.

Material: Equipamento para reprodução de áudio e som, uma máquina fotográfica,

Proposta: O professor reunirá o grupo formando um grande círculo. Iniciará solicitando que as crianças se alonguem e se estiquem sendo que ele puxará os movimentos e as crianças o imitarão.

Sugestão de alongamento com crianças:

http://www.youtube.com/watch?v=mt4jsXPcMts

Previamente o professor deverá verificar o percurso para este passeio escolhendo um local próximo a Instituição. Caso não haja esta possibilidade, o professor poderá organizar no pátio da escola mesmo.

Na sequência ele proporá que as crianças imitem alguns animais, como por exemplo, um cavalo, pássaros voando, elefante, etc. Depois solicitará que o sigam e imitem o barulho de um carro no trânsito, depois de um caminhão e um trem. Solicitará então que as crianças imitem um barco navegando em um mar calmo e depois em um mar revolto. Após, pedirá que as crianças imitem um avião. Depois desta dinâmica o professor organizará as crianças em uma roda e iniciará uma conversa sobre os diferentes transportes com os quais o homem se locomove. Identificará, perguntando às crianças sobre o que elas conhecem a respeito dos diferentes tipos de transportes terrestre, marítimo e aéreo. 

Finalmente, perguntará às crianças com qual meio de transporte elas vem para a escola e como é a vinda, chegam rápido? tem muitos carros na rua? passam por bicicletas? veem pessoas caminhando etc.

Prosseguindo, o professor reproduzirá dois filmes que mostram como os animais se locomovem e os meios de transporte com os quais as pessoas se locomovem, mostrando  uma situação caótica do trânsito de carros, ônibus e caminhões em uma cidade e a problemática que a locomoção caótica acarreta,

Filmes disponíveis em:

http://www.youtube.com/watch?v=bVv3fB80uGY

http://www.youtube.com/watch?v=MCNJDKDwL0s

Buscando identificar o que as crianças entenderam do assunto o professor poderá solicitar que expliquem, com base no filme, qual a diferença entre a forma de locomoção dos animais e das pessoas, comentando que tem alternativas do ser humano se locomover pelo planeta que poderiam ser menos estressantes e ecologicamente corretas. Para ampliação do conhecimento do professor sobre o assunto sugerimos o site abaixo:

imagem transito 3

Fonte: http://www.ecologiaurbana.com.br/ecologia-urbana/sustentabilidade-no-transito-assumindo-posturas/

 

Ao final das conversas o professor convidará as crianças a planejarem um passeio ciclístico, de motoquinhas, de patinete, patins, entre outros. Este convite terá que ser pensado para que as crianças se sintam motivadas a participar.

Convite aceito, o professor organizará com as crianças uma cartinha aos pais, explicando sobre o passeio e solicitando que providenciem os equipamentos necessários.

É importante salientar que toda atividade que exige que a família traga algum tipo de material precisa ser pensada com cuidado de modo que nenhuma criança fique sem o material, caso não tenham a disponibilidade de trazer é preciso que o professor providencie de alguma forma. 

 

SEGUNDA ETAPA: “Onde podemos fazer o nosso passeio?”.

Percurso deverá ser pensado e estruturado de forma que não traga risco à integridade física das crianças. O professor deverá organizar a atividade de tal forma que as bicicletas não transitem no mesmo momento que as motoquinhas e/ou outros meios de transporte que as crianças trouxerem, evitando-se possíveis acidentes.

Deverá, também, ter feito contato com a Guarda Municipal ou a Polícia Militar de sua cidade, pois estes órgãos têm, geralmente, equipes que desenvolvem ótimos trabalhos de educação no trânsito e que poderão contribuir para o desenvolvimento da atividade.

O professor poderá pensar no uso de garrafas PET para a divisão de pistas, caso seja necessário, e neste caso as crianças ajudarão a encher as garrafas com areia ou água para ficarem firmes em pé.

Duração: Em torno de uma hora, em dias alternados.

Local: No local escolhido para o passeio e depois na instituição, podendo ser na sala de aula.

Material: Pedaços de papelão, canetas hidrocor, giz de cera, pranchetas, lápis preto, borracha.

PropostaO professor deverá reunir o grupo na sala e organizar uma saída da Instituição para as crianças percorrerem o local onde será o passeio ciclístico. Esta saída tem o intuito das crianças caminharem pelo espaço e refletirem sobre a confecção de placas de sinalização, do tipo: não jogue lixo pela janela, coloque o cinto de segurança, não estacione aqui, estacionamento privado para cadeirantes ou idosos, enfim, o professor deverá questionar as crianças sobre o que elas conhecem e pensam sobre estas e outras questões relacionadas ao trânsito, como também contribuir para a ampliação do conhecimento dos meninos e meninas. Para esta caminhada as crianças deverão levar consigo papel e lápis para fazerem suas anotações. Após, retornarão para a sala de aula para confeccionar as placas que serão distribuídas posteriormente pelo percurso.

                                                                                     passeio ciclistico 1

                                                   Foto 1:  Passeio Ciclístico e de motoquinhas realizado no NDI/ 2010

                                                              Autoria professor Gilberto Lerina/ NDI 

 

TERCEIRA ETAPA: “O grande dia do passeio chegou!”.

O professor deverá solicitar aos pais que tragam os equipamentos de transporte das crianças revisados e em bom estado para o uso, bem como, equipamento de segurança, como, por exemplo, capacete, joelheira etc. O professor deverá fazer o convite para os pais participarem desta atividade, inclusive algum que tenha habilidade em encher pneus, apertar bancos, esticar correntes etc.

Para esta atividade será necessário um número de adultos suficiente para garantir a segurança das crianças, o que vai depender do número de crianças participantes. Os adultos deverão ser distribuídos ao longo do percurso para fazerem a segurança em pontos estratégicos, bem como, ajudarem as crianças que necessitarem de apoio, tanto nas bicicletas, como também em outros “meios de transporte” que porventura aparecerem.

Duração: Em torno de uma hora.

Local: Local anteriormente escolhido pelo professor.

Material: Placas anteriormente confeccionadas, apito, máquina fotográfica, bicicletas, motoquinhas e outros,

Proposta: O professor organizará as crianças em uma roda e disponibilizará as placas para serem distribuídas e fixadas nos seus devidos locais.

Na sequência, reunirá as crianças com as motoquinhas para “largarem” na frente e fazerem seu passeio. As crianças ciclistas poderão ajudar as crianças das motoquinhas fazendo de conta que são os guardas de trânsito, e os adultos deverão ficar atentos para intervirem caso seja necessário.

Depois as crianças ciclistas irão fazer o seu passeio, devendo o professor ter feito uma rodada de combinações para a segurança da atividade, como por exemplo, limite de velocidade, não brincarem de dar batidas intencionais na bicicleta do amigo. Para o início, poderá liberar um ciclista de cada vez, para eles se ambientarem com o percurso e o equipamento.

Todos a postos!

Bom passeio!

 

                                    Conversa com os guardas

Foto 2 : Palestra sobre o trânsito com articulação com a Guarda Municipal

Acervo Istitucional, autoria professor Gilberto/ NDI

Recursos Complementares
Avaliação

O professor organizará o grupo em uma roda a fim de tecer e de ouvir comentários acerca da proposta, de forma que todos tenham a possibilidade de se pronunciar sobre a atividade e sobre a importância do tema sob a ótica das crianças.

O professor deverá fazer reflexão sobre como o grupo reagiu à proposta, se percebeu que as crianças puderam identificar a importância de todos para a melhoria do trânsito e se compreenderam que atitudes de harmonia entre as pessoas podem modificar o trânsito. É importante ter um olhar para as crianças individualmente e para o grupo como um todo.

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