20/08/2013
Suely Aparecida Gomes Moreira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | Geografia | Desenvolvimento da geografia urbana mundial |
- Levantar dados e organizá-los em tabelas e gráficos de barras;
- Ler e interpretar informações de tabelas e gráficos;
- Realizar estudos comparativos a partir das informações das tabelas e gráficos.
É importante que os estudantes consigam resolver situações-problemas envolvendo conhecimentos numéricos.
Nesta proposta de aula, a intenção é propiciar situações nas quais os alunos sejam instigados a compreenderem informações expressas por meio da linguagem dos gráficos e tabelas, em conformidade com a proposta curricular do ENEM: "Matriz de Referência de Matemática e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Interpretar informações de natureza científica e social obtidas da leitura de gráficos e tabelas, realizando previsão de tendência, extrapolação, interpolação e interpretação.
Sugerimos que algumas destas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de escolas onde projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA) são desenvolvidos, ou em um laboratório de informática, quando existir na escola. Dependendo da realidade da escola, é possível realizar a aula até mesmo utilizando um computador apenas conectado a uma TV.
Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:
Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos. |
Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre" localizado na área de trabalho (Desktop). |
KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade. |
Atividade 01
Professor (a),
- Inicie a aula comentando com os estudantes sobre os alimentos naturais (que foram cultivados em um processo de agricultura natural) e industrializados (que resultam da transformação dos alimentos naturais por meio de processos industriais) consumidos por cada um diariamente. Mostre imagens desses alimentos, conforme Figuras 1 e 2:
Figura 01: Alimentos industrializados
Fonte: Imagem disponível em: <http://www.campoverdenews.net.br/cienciaesaude/alimentos-industrializados-sao-os-viloes-do-consumo-exagerado-de-acucar/>. Acesso em 15/08/2013.
Figura 02: Alimentos naturais
Fonte: Imagem disponível em: <http://maisequilibrio.terra.com.br/alimentos-naturais-reduzem-riscos-da-obesidade-5-1-4-439.html>. Acesso em 15/08/2013.
- Problematize:
- Solicite aos alunos que façam uma lista dos principais alimentos que consomem em seu dia a dia. Em seguinte, questione:
- Peça que anotem os alimentos mais consumidos cotidianamente, bem como a quantidade de porções que consomem. Solicite que cada um socialize verbalmente suas anotações, enquanto você lista no quadro os alimentos citados pelos alunos e marcar aqueles mais citados (e em que quantidade) pelo grupo.
- Após fazer as anotações no quadro, pergunte aos estudantes:
- Permita que expressem suas opiniões, registre-as no quadro e, a partir da "sementeira de ideias", convide-os para construírem uma tabela registrando os alimentos mais citados e as quantidades consumidas, como o exemplo da Figura 03 a seguir:
Figura 03: Quadro de alimentos e quantidades consumidas
Alimentos |
Natural |
Industrializado |
Quantidade / Porções |
Refrigerantes |
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Guloseimas |
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Frutas |
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Pães / Cereais |
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Embutidos / Queijos |
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Kit Lanche |
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Lanches caseiros |
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Salgados |
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Salgados industrializados |
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Bebidas lácteas |
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Sucos |
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Biscoito doce |
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Fonte: Arquivo do autor
- Agora, organize os estudantes em grupos e oriente-os a organizarem as informações em forma de gráficos de barras. Os gráficos podem ser construídos em papel milimetrado ou utilizando programa de computador específico para tal finalidade. Auxilie-os a escolher a forma de elaboração de acordo com os recursos disponíveis na escola.
- Para facilitar a compreensão, apresente aos estudantes alguns modelos de gráficos publicados em jornais e revistas e permita que alunos utilizem o material como modelo.
- Comentário: É importante explicar aos grupos que existem critérios que devem ser considerados para se elaborar as diferentes formas cartográficas (gráficos, tabelas, plantas, mapas...). Em caso de gráficos e tabelas, deve-se informar o título (nome) do gráfico ou tabela, selecionar informações, decidir o intervalo dos números que serão tabulados, dentre outros. Nesse momento é importante realizar um trabalho interdisciplinar com a área de Matemática.
- Faça uma breve explanação sobre as características de cada tipo de gráfico ou sugira que os alunos façam uma busca na Internet sobre as características dos diferentes tipos de gráficos. Caso julgue necessário, pode-se ainda, sugerir o site: <http://office.microsoft.com/pt-br/excel-help/tipos-de-graficos-disponiveis-HA001233737.aspx#BMscattercharts>. Acesso em 16/08/2013.. Nesse endereço, há a caracterização de diferentes tipos de gráficos,
- Após todos os grupos finalizarem a elaboração dos gráficos, solicite que socializem o material produzido, destacando os títulos, os diferentes intervalos e os critérios utilizados. Em seguida, questione:
- Medie um debate a fim de que entendam que a sistematização das informações em forma de tabelas e gráficos facilita a visualização dos alimentos mais consumidos, a frequência de consumo, se esses são naturais ou industrializados. Nesse momento é importante realizar um trabalho interdisciplinar com a área de Ciências.
Atividade 02
- Apresente aos estudantes as seguintes formas cartográficas: um gráfico de barras demonstrando os alimentos mais consumidos no recreio de uma escola durante três dias (figura 4) e uma tabela sobre a quantidade alguns alimentos sugerida por especialistas para consumo durante uma semana (figura 5).
- Primeiramente, apresente o gráfico (Figura 4):
Figura 4: Frequência dos alimentos consumidos no recreio durante três dias
Fonte: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/lendo-criando-graficos-tabelas-681890.shtml?page=all>. Acesso em 15/08/2013.
- A partir do gráfico, problematize:
- Solicite aos estudantes que produzam um pequeno texto que contemple as respostas das questões formuladas acima.
- Posteriormente, apresente a tabela (Figura 5) a seguir:
Figura 5: Porções liberadas por especialistas para uma semana
Fonte: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/lendo-criando-graficos-tabelas-681890.shtml?page=all>. Acesso em 15/08/2013.
- A partir desta tabela, problematize:
- Cada grupo deve entregar um texto produzido, que contemple as questões formuladas acima, além de apresentá-los oralmente. Simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes e destacando-os. Faça complementações e, se necessário, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas promovendo a troca de informações e mediando a construção de conhecimentos de maneira colaborativa. Nesse momento é importante realizar um trabalho interdisciplinar com a área de Ciências.
- Oriente-os a lerem o texto "Alimentos e nutrição" disponível na plataforma Britannica Escola Online <http://escola.britannica.com.br/article-481301>, que dispõe de informações relevantes para entender a importância do consumo de alimentos saudáveis para uma boa saúde.
Atividade 03
- Após cada grupo produzir e apresentar seus textos, solicite-lhes que comparem as informações da tabela que construíram (que representa o consumo da sala) e do gráfico produzidos por eles, com o material analisado na segunda parte. Problematize:
- Cada grupo deverá expor suas análises verbalmente.
Comentário: Promova um debate a com vistas a promover reflexões sobre os hábitos alimentares e seus reflexos na qualidade da saúde das pessoas.
- Por fim, mostre a imagem do o gráfico a seguir (figura 6), disponível na plataforma Britannica Escola Online, com sugestões de alimentos que contribuem para se ter uma boa saúde:
Figura 6: Alimentos que contribuem para se ter uma boa saúde
Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/assembly-180462>. Acesso em 16/08/2013.
- Solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.
- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que planejem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia pode-se fazer um estudo sobre como as mudanças nos hábitos alimentares ao longo dos tempos; em Ciências podem-se fazer estudos sobre as os problemas de saúde decorrentes do consumo exagerado de alimentos muito calóricos; em Artes, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabular dados quantitativos e construir gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.
É importante orientar para que pesquisem em sites específicos para pesquisas escolares, que dispõem de informações confiáveis, como por exemplo:
Plataforma Multimídia Britannica Escola Online disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>, reconhecida pelo MEC/CAPES, de acesso fácil e gratuito para pesquisas Gráfico. In Britannica Escola Online.
Enciclopédia Escolar Britannica, 2013. Web, 2013. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/article-481401>. Acesso em: 16 de agosto de 2013.
Leitura e criação de gráficos e tabelas. Disponível em: <http://revistaescola.abril.com.br/fundamental-1/lendo-criando-graficos-tabelas-681890.shtml?page=all>. Acesso em 16/08/2013.
Propostas didáticas disponíveis no Portal do Professor:
Tabelas e gráficos: organizando e representando dados. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20654>. Acesso em 16/08/2013.
Medidas do Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos: subsídio para a construção de gráficos de setor – parte 1. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50410>. Acesso em 18/08/2013.
Medidas do Índice de Massa Corporal (IMC) dos alunos: subsídio para a construção de gráficos de setor – parte 2. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50446>. Acesso em 18/08/2013.
Como construir, interpretar e elaborar gráficos e tabelas a partir da contextualização do ambiente alfabetizador? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=35581>. Acesso em 16/08/2013.
Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo, e deve considerar entre outros, a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, é relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:
É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Observando o desenvolvimento das atividades o professor poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos do desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.
Cinco estrelas 1 classificações
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03/09/2013
Cinco estrelassua proposta de trabalhofora fora de grande valia, bem participativa e de grande interresse dos alunos , envolveram com muita dedicação, fiz uma espécie de gincana tendo resultado produtivo