Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


O que é que tem na sopa do neném?

 

20/10/2013

Autor e Coautor(es)
Carolina Shimomura Spinelli
imagem do usuário

FLORIANOPOLIS - SC Universidade Federal de Santa Catarina

Graziela Beretta López

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Práticas de leitura
Educação Infantil Movimento Coordenação
Educação Infantil Matemática Espaço e forma
Educação Infantil Arte Visual O fazer artístico
Educação Infantil Matemática Grandezas e medidas
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Educação Infantil Movimento Expressividade
Educação Infantil Matemática Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações)
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Interagir com outras crianças e adultos da escola de educação infantil;
  • Explorar outros espaços da escola;
  • Possibilitar a criação artística das crianças;
  • Ampliar o repertório artístico e de leitura das crianças;
  • Combinar diferentes elementos na apresentação de uma peça de teatro;
  • Experimentar diferentes sabores e aromas na culinária;
  • Ampliar a percepção estética das crianças.
Duração das atividades
Para o 2º momento previsão de, aproximadamente, 30 minutos e para o 3º momento 60 minutos.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
  • Como se trata de uma aula inicial as crianças não precisarão de conhecimentos prévios para trabalhar.
Estratégias e recursos da aula

A interação com crianças de outros grupos permite a ampliação do repertório de possibilidades de aprendizados das crianças, oportunizando que aprendam com os mais velhos, ensinem os mais novos e troquem experiências com as crianças de sua faixa etária. Buscar recursos para que as crianças toquem no amigo que não costuma se relacionar, sente-se ao lado, converse... são ações simples, mas fundamentais ao desenvolvimento das crianças. Deste modo, esta aula tem como objetivo principal possibilitar a interação entre crianças de diferentes faixas etárias, bem como o contato com a expressão artística e estética, a partir da apresentação pelas professoras da música Sopa, da banda Palavra Cantada (Ver Recursos Complementares), e, também, a ampliação do paladar das crianças, ao experimentar uma culinária japonesa. Poderá ser realizada num espaço da escola de educação infantil, que possua uma área ampla, onde as professoras possam organizar o cenário e as crianças possam sentar, como por exemplo: a quadra; a varanda; o solário, ou outro espaço disponível na escola que acomode os adultos e crianças envolvidos nesta atividade. Vale a pena destacar, a importância do papel do adulto nesta proposta, como aquele que vai mediar e ampliar as possibilidades de interação, de aprendizado e de desenvolvimento da criança, ao perceber e atuar no que a criança ainda não sabe e o que ela pode vir a conhecer. Como é uma atividade entre diversos grupos, deverá ser organizada com três a cinco grupos de crianças da escola, com idades entre 3 a 5 anos. 

 

1º MOMENTO

Organizando o teatro

 

Material necessário

  • Panela grande;
  • Colheres de pau;
  • Ingredientes da sopa, que podem ser em forma de imagens ou o próprio material, como por exemplo, agrião, feijão, berinjela, etc;
  • Touca de cozinha;
  • Avental;
  • CD Palavra Cantada 10 anos (Ver Recursos Complementares).

 

Como é uma atividade coletiva, ou seja, uma atividade entre vários grupos, sugere-se que as professoras organizem previamente os objetos e materiais a serem utilizados na apresentação da música. Cada professora poderá ficar responsável em trazer os ingredientes de um parágrafo da música, ou conforme a organização e avaliação das professoras, as famílias também poderão contribuir, trazendo de casa um ingrediente da sopa cantada na música. 

 

2º MOMENTO

O que é que tem na sopa do neném?

 

Após este primeiro momento, organizar o espaço, colocando a panela sobre uma mesa, os utensílios e ingredientes necessários, além de reunir as crianças de forma que possam assistir ao teatro.  As professoras devem colocar as toucas e os aventais, e iniciar a apresentação, cantando a música e girando ao redor da mesa, batendo as colheres de pau e colocando os ingredientes dentro da panela de acordo com a letra e o ritmo da música: Sopa, da banda Palavra Cantada (Ver Recursos Complementares).

 

sopa 1sopa 2

Acervo Institucional NDI/CED/UFSC

Foto: Spinelli, 2013

 

3º MOMENTO

Vamos tomar uma sopa japonesa?

 

Material necessário

  • 1 pacote de Missô (Pasta de soja);
  • 1 pacote de macarrão de arroz;
  • Cebolinha;
  • Tijelas;
  • Colheres;
  • Mesas;
  • Colher de pau.

 

Modo de preparo

 

Para cada 500ml de água colocar uma colher de sopa e meia da pasta de soja. Assim, que a água começar a ferver colocar meio pacote de macarrão de arroz. Cozinhar o macarrão por cinco minutos, esperar esfriar e servir para as crianças colocando a cebolinha picada.

Obs.: Os ingredientes podem ser solicitados para as famílias, considerando-se a quantidade de crianças, por exemplo, cada turma trará para o seu grupo a quantidade necessária, ou as famílias poderão contribuir com um valor para que as professoras comprem os ingredientes.

 

Após o Teatro da Sopa do Neném, organizar uma mesa com uma panela grande, colher de pau e os ingredientes da sopa, para que as crianças possam auxiliar colocando o macarrão e a pasta de soja dentro da panela com água, misturando-a antes desta ir para o fogo. Assim, que a sopa esfriar, organizar as mesas para que as crianças possam sentar e provar o Missoshiro. Sugere-se que este momento seja organizado um pouco antes da saída das crianças da escola, para que as famílias possam participar provando o Missoshiro com as crianças. Esta é uma forma de ampliar os hábitos alimentares, introduzindo novos sabores e aromas de uma outra cultura.

Recursos Complementares

Vídeo e letra da música Sopa, da banda Palavra Cantada:

http://letras.mus.br/palavra-cantada/283414/

CD Palavra Cantada 10 anos:

http://www.alobebe.com.br/cd-palavra-cantada-10-anos.html,1033?o=7898060839226&portal=Adwords&adtype=pla&gclid=CL78_aH4kboCFevm7AodLwcA2w

Receita da sopa japonesa Missoshiro:

http://www.tudogostoso.com.br/receita/30919-missoshiro.html

Sugestões de aulas sobre culinária na educação infantil

  1. Qual a nossa receita favorita? Pizza - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51111
  2. A culinária da África e suas heranças no Brasil: compreendendo a nossa cultura - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=23814
  3. Culinária uma deliciosa experiência cultural - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28188
  4. Sabores, cores e cheiros dos nossos hábitos alimentares - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22733
  5. Vamos brincar de aniversário? - http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51104
Avaliação

Com o intuito de avaliar a participação das crianças durante todo o desenvolvimento da aula, a professora deverá registrar e observar o comportamento, o relacionamento das crianças, o movimento, a comunicação, refletindo sobre as seguintes questões: Como se relacionaram com as outras crianças e adultos? Como se movimentaram pelo espaço: foram cuidadosas com as crianças das diversas faixas etárias envolvidas na atividade? Quais elementos chamaram mais atenção durante a apresentação do Teatro? Como reagiram ao experimentar a sopa? As crianças mostraram-se atentas ao assistirem o teatro? Relataram sobre o que passou após a atividade desenvolvida, sobretudo as crianças mais velhas? Este processo de avaliação é muito importante para que a professora possa refletir e planejar intencionalmente novas propostas para o desenvolvimento da sua prática pedagógica, levando em consideração o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.