20/10/2013
Graziela Beretta López
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Práticas de leitura |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Educação Infantil | Matemática | Espaço e forma |
Educação Infantil | Arte Visual | O fazer artístico |
Educação Infantil | Matemática | Grandezas e medidas |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar |
Educação Infantil | Linguagem oral e escrita | Falar e escutar |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Matemática | Números e sistemas de numeração (contagem; notação e escrita numéricas e operações) |
Educação Infantil | Natureza e sociedade | Objetos e processos de transformação |
A interação com crianças de outros grupos permite a ampliação do repertório de possibilidades de aprendizados das crianças, oportunizando que aprendam com os mais velhos, ensinem os mais novos e troquem experiências com as crianças de sua faixa etária. Buscar recursos para que as crianças toquem no amigo que não costuma se relacionar, sente-se ao lado, converse... são ações simples, mas fundamentais ao desenvolvimento das crianças. Deste modo, esta aula tem como objetivo principal possibilitar a interação entre crianças de diferentes faixas etárias, bem como o contato com a expressão artística e estética, a partir da apresentação pelas professoras da música Sopa, da banda Palavra Cantada (Ver Recursos Complementares), e, também, a ampliação do paladar das crianças, ao experimentar uma culinária japonesa. Poderá ser realizada num espaço da escola de educação infantil, que possua uma área ampla, onde as professoras possam organizar o cenário e as crianças possam sentar, como por exemplo: a quadra; a varanda; o solário, ou outro espaço disponível na escola que acomode os adultos e crianças envolvidos nesta atividade. Vale a pena destacar, a importância do papel do adulto nesta proposta, como aquele que vai mediar e ampliar as possibilidades de interação, de aprendizado e de desenvolvimento da criança, ao perceber e atuar no que a criança ainda não sabe e o que ela pode vir a conhecer. Como é uma atividade entre diversos grupos, deverá ser organizada com três a cinco grupos de crianças da escola, com idades entre 3 a 5 anos.
1º MOMENTO
Organizando o teatro
Material necessário
Como é uma atividade coletiva, ou seja, uma atividade entre vários grupos, sugere-se que as professoras organizem previamente os objetos e materiais a serem utilizados na apresentação da música. Cada professora poderá ficar responsável em trazer os ingredientes de um parágrafo da música, ou conforme a organização e avaliação das professoras, as famílias também poderão contribuir, trazendo de casa um ingrediente da sopa cantada na música.
2º MOMENTO
O que é que tem na sopa do neném?
Após este primeiro momento, organizar o espaço, colocando a panela sobre uma mesa, os utensílios e ingredientes necessários, além de reunir as crianças de forma que possam assistir ao teatro. As professoras devem colocar as toucas e os aventais, e iniciar a apresentação, cantando a música e girando ao redor da mesa, batendo as colheres de pau e colocando os ingredientes dentro da panela de acordo com a letra e o ritmo da música: Sopa, da banda Palavra Cantada (Ver Recursos Complementares).
Acervo Institucional NDI/CED/UFSC
Foto: Spinelli, 2013
3º MOMENTO
Vamos tomar uma sopa japonesa?
Material necessário
Modo de preparo
Para cada 500ml de água colocar uma colher de sopa e meia da pasta de soja. Assim, que a água começar a ferver colocar meio pacote de macarrão de arroz. Cozinhar o macarrão por cinco minutos, esperar esfriar e servir para as crianças colocando a cebolinha picada.
Obs.: Os ingredientes podem ser solicitados para as famílias, considerando-se a quantidade de crianças, por exemplo, cada turma trará para o seu grupo a quantidade necessária, ou as famílias poderão contribuir com um valor para que as professoras comprem os ingredientes.
Após o Teatro da Sopa do Neném, organizar uma mesa com uma panela grande, colher de pau e os ingredientes da sopa, para que as crianças possam auxiliar colocando o macarrão e a pasta de soja dentro da panela com água, misturando-a antes desta ir para o fogo. Assim, que a sopa esfriar, organizar as mesas para que as crianças possam sentar e provar o Missoshiro. Sugere-se que este momento seja organizado um pouco antes da saída das crianças da escola, para que as famílias possam participar provando o Missoshiro com as crianças. Esta é uma forma de ampliar os hábitos alimentares, introduzindo novos sabores e aromas de uma outra cultura.
Vídeo e letra da música Sopa, da banda Palavra Cantada:
http://letras.mus.br/palavra-cantada/283414/
CD Palavra Cantada 10 anos:
Receita da sopa japonesa Missoshiro:
http://www.tudogostoso.com.br/receita/30919-missoshiro.html
Sugestões de aulas sobre culinária na educação infantil
Com o intuito de avaliar a participação das crianças durante todo o desenvolvimento da aula, a professora deverá registrar e observar o comportamento, o relacionamento das crianças, o movimento, a comunicação, refletindo sobre as seguintes questões: Como se relacionaram com as outras crianças e adultos? Como se movimentaram pelo espaço: foram cuidadosas com as crianças das diversas faixas etárias envolvidas na atividade? Quais elementos chamaram mais atenção durante a apresentação do Teatro? Como reagiram ao experimentar a sopa? As crianças mostraram-se atentas ao assistirem o teatro? Relataram sobre o que passou após a atividade desenvolvida, sobretudo as crianças mais velhas? Este processo de avaliação é muito importante para que a professora possa refletir e planejar intencionalmente novas propostas para o desenvolvimento da sua prática pedagógica, levando em consideração o processo de desenvolvimento e aprendizagem da criança.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!