Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Ontem, hoje e amanhã: contextualizando um trabalho interdisciplinar

 

24/03/2014

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Denize Donizete Campos Rizzotto

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Processos de leitura
Ensino Fundamental Inicial Matemática Números e operações
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Gêneros de texto
Ensino Fundamental Inicial Matemática Grandezas e medidas
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Evolução da escrita alfabética
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de produção de textos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Ampliar o vocabulário;
  • Levantar hipóteses sobre o tema estudado;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de expressão oral;
  • Localizar informações explícitas em textos de diferentes gêneros textuais;
  • Desenvolver habilidades de leitura e de escrita por meio de diferentes gêneros textuais: poesia, trava-língua, texto instrucional;
  • Valorizar os textos de tradição oral;
  • Segmentar palavras em textos;
  • Identificar instrumentos e marcadores de tempo (relógios, calendários);
  • Identificar unidades de tempo : dias, semana, ano e utilizar calendários;
  • Identificar as fases de desenvolvimento humano;
  • Reconhecer o tempo passado como parte de nossa história;
  • Desenvolver atitudes de interação, de colaboração e de troca de experiências em grupos;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto Um Computador por Aluno - UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 360 minutos – 6 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

É necessário que o aluno tenha habilidades básicas de leitura e de escrita, ou seja, que esteja inserido no processo de alfabetização. Deverá também ser capaz de reconhecer os números e de expor seu pensamento. Além disto, é preciso que seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas.

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

 

Esta aula visa contemplar ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Este é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e dos municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para outras informações acesse: BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional.  Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Brasília: MEC, SEB,  2012. Disponível em:  <http://pacto.mec.gov.br/2012-09-19-19-09-11>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

 

Professor, o conhecimento acerca do tempo cronológico é muito importante para que os alunos possam se colocar no tempo e no espaço, contudo, é comum fazerem confusão, e utilizarem nomenclaturas inadequadas e assim não se fazerem entender, principalmente os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. É importante a escola trabalhar estes conceitos de forma interdisciplinar e contextualizando o conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e os direitos de aprendizagem de acordo com as ações do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Professor, se em sua sala de aula tiver alunos que ainda não conseguem ler e escrever de forma autônoma, acompanhe de perto as atividades de leitura e de escrita, desafiando-os e utilizando estas atividades para que eles possam avançar em suas hipóteses.

 

 1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos. 

 

  ampulheta introduzindo o tema

Fonte da imagem: sítio "Frases da vida". Disponível em: <http://frasesdavida.wordpress.com/2013/11/06/palavra-do-dia-ampulheta/ >. Acesso em: 06 de mar. 2014.

Professor, a rodinha é um excelente momento para desencadear um tema, pois os alunos estão propícios a ouvir e a discutir, assim, para estimular a curiosidade deles, proponha uma discussão na rodinha e peça para contarem situações que aconteceram “ontem”. Depois peça para contarem o que farão “amanhã”.

Baseado nos relatos, pergunte-lhes como sabem que isto aconteceu ontem e que acontecerá amanhã.

Para situá-los no presente, pergunte:

  1. Quem veio à aula hoje?
  2. Quem quer falar o que é o tempo?
  3. Como podemos medir o tempo?

  

Poema 

CONTEXTUALIZANDO: O TRAVA-LÍNGUA COMO RECURSO

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

 

Professor ajude os alunos a pesquisarem no dicionário o significado de: tempo, ontem, hoje e amanhã. Peça a alguns alunos para lerem para os colegas e esclareça melhor os conceitos do dicionário, pois muitas vezes trazem uma linguagem, na qual não estão acostumados.

Entregue e leia com os alunos uma cópia impressa do trava-língua “Tempo”. Proponha leitura em forma de jogral, onde cada grupo de alunos lê um verso, depois, alternando meninos e meninas e por último, leia com eles lentamente e vá acelerando a leitura, além de você trabalhar a leitura oral eles vão se divertir com a atividade.

 

Tempo

O tempo perguntou pro tempo,

quanto tempo o tempo tem.

O tempo respondeu pro tempo,

que não tem tempo de ver ,

quanto tempo o tempo tem.

(Domínio   popular)                                                           
         relogio            

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Fonte da imagem: "Sítio Nanda Bezerra". Disponível em: <http://nandabezerra.com/index.php/2009/10/14/tic-tac-do-relogio-biologico/>. Acesso em: 10 de mar. 2014.

 

 Professor, após a exploração oral, proponha uma atividade escrita no caderno de Língua Portuguesa. Veja a seguir:

 

  • Consulte o trava-língua “Tempo” e responda:

 

  1. Qual palavra que mais se repete no texto:_________________
  2. Quantas vezes a palavra tempo aparece no texto:__________
  3. O que o tempo queria saber?__________________________
  4. Qual a resposta que o tempo deu:_________________________
  5. O tempo que se refere o trava-língua é o tempo medido em dias ou medido no relógio?
  6. A letra “t” aparece no texto:

(    ) 13 vezes   (    ) 12 vezes    (    ) 11 vezes    (    ) 10 vezes  

 

Professor, dê como atividade de casa um quadro e peça para a família ajudar, para que o aluno complete-o com a organização do seu  dia.

 

 Ortografia

 

Como seu tempo é organizado, da hora que se levanta, até a hora  que se deita?

Complete o quadro com as informações:

 

Aluno(a):____________________________     Data:_____/_____/_________

 

Manhã

Tarde

Noite

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  

2ª atividade: aproximadamente 60 minutos.

 

Profissoes 

UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR: CALENDÁRIO E DIÁRIO DA TURMA

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

 

Professor, este tema nos permite transitar entre diferentes áreas do conhecimento, como Língua Portuguesa, Matemática, História, dentre outras. Em algumas atividades vamos dialogar com conceitos destas diferentes áreas.

A noção do tempo em dias, como o ontem, o hoje e o amanhã precisa do suporte do calendário, assim, fica mais fácil para os alunos compreenderem.

Proponha um diário da turma, em que o aluno deve relatar o que aconteceu na escola naquele dia. Para isso, cada dia, um aluno levará para casa o caderno de relatórios/diário da turma. Neste diário o calendário será a parte inicial, sendo que cada aluno registra a data e ao ler na aula do dia seguinte, deverá situar se foi ontem, ou anteontem (final de semana), dia da semana e o relatório que fez em casa.

É comum nas salas de aula, os professores colocarem o calendário do mês na parede e todos os dias colorirem o dia da semana, mas é importante ao fazer isto, perguntar:

  1. Que dia foi ontem?
  2. Que dia é hoje?
  3. Que dia será amanhã?
  4. Quem se lembra o que fizemos ontem?
  5. Quem quer contar um fato interessante que lhe aconteceu ontem?
  6. Vocês querem saber o que faremos hoje?
  7. Vamos planejar nossa aula de amanhã?

 

São questionamentos que ajudam o aluno a compreender os conceitos de tempo, pois se referem a sua rotina.

Veja uma sugestão de calendário que você poderá utilizar para anexar no DIÁRIO DA TURMA:

calendario  

Fonte: Sítio: “Ensinar-Aprender”. Disponível em: <http://www.ensinar-aprender.com.br/2014/01/calendario-2014-tema-turma-da-monica-na.html>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

  

  • Reescreva o texto a seguir fazendo as correções necessárias:

 

Hojeestáacon tecendo. Ama nhãaindavaiaconte cer. Onteméotempoque passou.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

 

  

3ª atividade- aproximadamente 60 minutos.

 

Moradias 

MARCANDO O TEMPO: BRINCANDO E APRENDENDO

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

Professor leve seus alunos para um espaço fora da sala de aula, peça que fiquem em círculo e faça os combinados. À medida que o professor falar:

Ontem: Todos viram para trás.

Hoje: Ficam virados para o centro da roda.

Amanhã: Todos dão um passo à frente.

Quem errar e fizer o movimento errado sai da brincadeira e ajuda a professora a ver quem não está seguindo as orientações.

Quem ficar por último escolhe quem comanda a brincadeira.

  

SISTEMATIZANDO: PRODUZINDO TEXTO

 

Professor ao voltar para sala de aula com os alunos solicite que registrem em uma folha de papel.

 

  1. Como foi a brincadeira;
  2. A relação dos movimentos com as palavras: ontem, hoje, e amanhã;
  3. O que achou da brincadeira.

   

4ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

 

 Jogotrilhas

A POESIA E O TEMPO

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

Professor, a poesia possui uma linguagem lúdica, por isso representa um gênero textual muito rico e bastante utilizado na fase de alfabetização e em outras etapas da escolarização também. Ela tem como finalidade provocar sentimentos e emoções o que torna o aprendizado mais dinâmico e significativo, por isso sugerimos a poesia de Olavo Bilac para que você provoque nos alunos uma reflexão sobre o “tempo” a partir das fases de vida de um ser humano.

Prepare o ambiente, lembre-se! Uma poesia deve ser lida com emoção poética, por isso, faça você a primeira leitura e solicite que os alunos observem a sua entonação de voz.

Distribua uma cópia da poesia para que eles possam colar no caderno de Língua Portuguesa ou de História e posteriormente realizar as atividades escritas, registre na lousa ou então escreva em um cartaz.

 

O Tempo

            Olavo Bilac

bebe      jovem     senhora  

Sou o tempo que passa, que passa                                                      
Sem princípio, sem fim, sem medida
Vou levando a Ventura e a Desgraça,
Vou levando as vaidades da Vida

A correr, de segundo em segundo
Vou formando os minutos que correm...
Formo as horas que passam no mundo,
Formo os anos que nascem e morrem.

Ninguém pode evitar os meus danos...
Vou correndo sereno e constante:
Desse modo, de cem em cem anos,
Formo um século e passo adiante.

Trabalhai, porque a vida é pequena
E não há para o tempo demora!
Não gasteis os minutos sem pena!
Não façais pouco caso das horas!

 

Fonte -Imagem 1- Bebê. Sítio: “Tá legal”. Disponível em: <http://talegal.com/wp-content/uploads/2012/07/fotos-de-bebes-sorrindo-2.jpg >. Acesso em: 06 de mar. 2014.

 

Fonte _Imagem 2- Adolescente. Sítio: “Menina Estranha”. Disponível em: <http://www.meninaestranha.com/cortes-de-cabelo-para-adolescentes/cortes-de-cabelo-para-adolescentes-4/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

 

Fonte -Imagem 3- Senhora. Sítio: “Passo a Passo”. Disponível em: <http://passoapasso.com/maquiagem-em-senhoras-fique-20-anos-mais-nova/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

 

Professor, faça a leitura da poesia com os alunos e realize as atividades abaixo, mas antes de trabalhar com o registro escrito explore os conceitos que aparecem no texto e que não fazem parte do cotidiano dos alunos, tais como: sem medida, ventura, século, dentre outros, aproveite para esclarecer o sentido da palavra “desgraça”, pois ela é considerada “palavra feia” ou palavrão e isso pode causar polêmica.

Compreendendo melhor a poesia:

Nome do autor:____________________________________________

Assunto da poesia:____________________________________

Segundo o autor, para formar um século precisamos de _________anos.

 

No verso: “Vou correndo sereno e constante” as palavras destacadas significam:

(    ) rápido e sempre.      (    ) devagar e sempre

(    ) devagar e as vezes   (    ) as vezes  e lentamente

 

O que o autor quis dizer com o verso “Formo os anos que nascem e morrem”?

(    ) Que os anos começam em janeiro e terminam em dezembro.

(    ) Que os anos nascem como bebês e morrem doentes.

(    ) Que os anos nascem das mães como uma criança e morrem como velhos. 

 

Você conhece os meses do ano? Escreva-os na frente dos números, se precisar consulte um calendário anual.

 

01

 

07

 

02

 

08

 

03

 

09

 

04

 

10

 

05

 

11

 

06

 

12

 

 

 

5ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

FLORAEMEXTINÇÃO 

UMA ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR: PAINEL COM A LINHA DO TEMPO: SOCIALIZANDO

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

 

Professor, resgate a poesia “O Tempo” de Olavo Bilac, para que possa trabalhar com conceitos históricos (tempo cronológico) e com conceitos da Ciências (fases do desenvolvimento), pois ela  trás uma trajetória de vida no tempo o que nos possibilita um trabalho que resgate a história de vida dos alunos. Para isso, proponha que tragam para escola fotos deles (as fotos podem ser reproduzidas e não serem originais, para não correr o risco de sumir) quando:

  • Estavam na barriga da mamãe;
  • Eram bebês;
  • E na fase atual.

Outra possibilidade também é fazer um painel incluindo fotos dos pais e avós. Este trabalho é importante para que os alunos possam visualizar todas as fases do desenvolvimento humano. Ao montar o painel, explore as diferentes fases e resgate a importância de cada uma em nossa história, como éramos e como estamos hoje.

Professor, se quiser poderá sugerir a elaboração de álbuns no lugar do painel, a diferença é que os álbuns têm uma visualização restrita, enquanto que o painel oferece melhor exposição.

Depois que montar o painel, que deverá ficar bem grande, coloque-o no corredor da escola, para que os pais possam ver quando forem buscar seus filhos. Lembre-se de identificar o painel com o titulo e os autores.

Se preferir poderá guardar o painel e convidar os pais para uma exposição, assim os alunos terão a oportunidade de expor o que aprenderam e o que gerou este trabalho. A socialização é uma importante etapa do processo de ensino e de aprendizagem.

 

6ª atividade – aproximadamente 60 minutos.

 

Conto Latino-Americano 

O RELÓGIO E O TEMPO

Fonte da imagem: Sítio: “Desenhos de carinhas de menino e menina”. Disponível em: <http://www.painelcriativo.com.br/2010/04/07/desenhos-de-carinhas-de-menino-e-menina/>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

Professor, falar em tempo pressupõe necessariamente trabalhar com horas e relógio.

Você pode usar a estratégia de construir um relógio com seus alunos utilizando sucatas e aproveitar para explorar o texto injuntivo ou instrucional. Uma boa opção é dar o texto instrucional para eles levarem para casa e solicitar aos pais que auxiliem os filhos na confecção do relógio. Segue abaixo uma sugestão:

 

                            Sucata: Super Relógio

 

construindo relogio   

 

Material para fazer o relógio de sucata:

  • Caixa de sapato de papelão;
  • Papel;
  • Canetinhas  coloridas;
  • Grampo bailarina;
  • Tesoura sem ponta.

 

Como montar:

 

1. Desenhe os ponteiros na tampa da caixa de sapato e recorte.

ponteiros  

 

 2. Pegue o papel e corte um círculo, vai ser o fundo do reloginho. Depois escreva os números de 1 a 12 com as canetas coloridas.

  painel relogio

 

3. Agora você pode pegar o grampo bailarina e com ele fechado, furar os dois ponteiros juntos. Passe pelo centro do relógio e abra-o, os ponteiros vão ficar bem presos na caixa.

 grampo aberto

4. Você pode decorá-lo de um jeito bem criativo! Nossa sugestão: desenhe um pêndulo e você vai ter um relógio antigo! Solte a imaginação!

  relogio pronto

Fonte: Sítio: “Jogos Educativos Infantis”. Disponível em: <http://jogoseducativosinfantis.blogspot.com.br/2011/04/sucata-super-relogio.html>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

 

Utilizando, o relógio construído com os alunos, crie situações em que possam marcar horas importantes de sua rotina diária:

Hora que se levanta:______________

Hora que almoça:________________

Hora que termina as aulas:_________

Hora que vai dormir:_______________

Recursos Complementares

Sugestões de links para os professores:

Aula de minha autoria, publicada no Portal do Professor MEC: “De olho no Dicionário”. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52859  >. Acesso em: 06 de mar. 2014. 

Aula “Quantas Horas são? O uso do relógio em nosso dia a dia”> Disponível no Sítio do Portal do Professor MEC: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51214>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

Aula “Medida de Tempo: Que horas são? Disponível no Sítio do Portal do Professor MEC:  <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=52298>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

Sugestões de links para o aluno:

Sugestão de sítio que ensina o passo a passo, para fazer um relógio. Disponível em: <http://br.hellokids.com/c_23319/artes-manuais-para-criancas/videos-de-como-fazer/videos-de-como-fazer-tema-volta-as-aulas/como-fazer-um-relogio-para-apre>. Acesso em: 06 de mar. 2014.

Joguinho sobre horas e minutos, sítio “Discoverykids”. Disponível  em: <http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/jogos/hora-e-minuto/>. Acesso em: 06 de mar.  2014.

Jogo sobre as horas. Sítio: “escolagames”. Disponível em: <http://www.escolagames.com.br/jogos/aprendendoHoras/>. Acesso em: 06 de mar.  2014.

Jogo sobre as horas. Sitio: “Smartkids”. Disponível em: <http://www.smartkids.com.br/especiais/horas.html­>. Acesso em: 06 de mar.  2014.

Avaliação

A avaliação deve ser processual, pois assim, seu feedback ficará mais próximo e pontual.

Quando utilizamos diferentes gêneros textuais, como poesia, texto injuntivo, trava- língua é preciso que as atividades sejam diversificadas e nos possibilitem perceber o nível de compreensão em cada aluno, pois os alunos apresentam características próprias e muitas vezes as suas dificuldades em assimilação podem variar conforme o gênero utilizado.

Nas brincadeiras a avaliação é visual e auditiva e cabe a você professor estar atento às interações dos alunos e suas reações, focando no tema e no envolvimento deles mediante a proposta.

Opinião de quem acessou

Cinco estrelas 2 classificações

  • Cinco estrelas 2/2 - 100%
  • Quatro estrelas 0/2 - 0%
  • Três estrelas 0/2 - 0%
  • Duas estrelas 0/2 - 0%
  • Uma estrela 0/2 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

  • Portal Educação, puc conagem , Minas Gerais - disse:
    valdenir.dp321@gmail.com

    04/12/2018

    Cinco estrelas

    Professor, o conhecimento acerca do tempo cronológico é muito importante para que os alunos possam se colocar no tempo e no espaço, contudo, é comum fazerem confusão, e utilizarem nomenclaturas inadequadas e assim não se fazerem entender, principalmente os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental. É importante a escola trabalhar estes conceitos de forma interdisciplinar e contextualizando o conhecimento, favorecendo o desenvolvimento da autonomia e os direitos de aprendizagem de acordo


  • Delize Aparecida Campos Oliveira, E. M. Amanda Carneiro Teixeira , Minas Gerais - disse:
    delizecampos@gmail.com

    04/05/2014

    Cinco estrelas

    É muito bom ter estas sugestões, pois as crianças tem muita dificuldade em assimilar o conceito de tempo e identificar horas,


Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.