16/06/2014
Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Organização textual |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia |
Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira | Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos |
Identify and use the first, second and third conditionals (Identificar e usar o primeiro, o segundo e o terceiro condicionais)
Passado simples e passado perfeito dos verbos.
Esta aula tem como objetivo reforçar a aprendizagem dos condicionais tipos 1, 2 e 3, por meio de jogos e atividades divertidas. Recomendo, portanto, que esta não seja uma aula introdutória sobre esse ponto gramatical (condicionais). Para facilitar a didática e tornar a aprendizagem mais eficaz, sugiro que o professor introduza os condicionais um a um, separadamente. Para apresentar o condicional tipo zero, acesse a aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56025 (acesso em 12 de junho de 2014); para mostrar o condicional tipo 1, acesse a aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55905 (acesso em 12 de junho de 2014); para o condicional tipo 2, acesse a aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56102 (acesso em 12 de junho de 2014); e para fazer conhecer o condicional tipo 3, acesse a aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56179 (acesso em 12 de junho de 2014).
Esta atividade inicial objetiva lembrar aos alunos as estruturas do primeiro, segundo e terceiro condicionais. Com o auxílio de um projetor do tipo datashow, mostre a figura 1 aos alunos e verifique se todos compreendem as formas dos condicionais. Aproveite para explicar o uso dessas sentenças. O primeiro condicional expressa uma consequência futura, possível de acontecer, que decorre de uma condição presente. O segundo condicional refere-se a uma situação hipotética, improvável ou mesmo impossível de acontecer. Por fim, o terceiro condicional trata de uma especulação sobre algo que poderia ter ocorrido, mas que de fato não ocorreu.
Figura 1 - Conditionals
FIRST CONDITIONAL | |
IF + PRESENT | FUTURE |
If you ask me, | I'll tell you. |
SECOND CONDITIONAL | |
IF + PAST SIMPLE | WOULD + INFINITIVE |
If you asked me, | I'd tell you. |
THIRD CONDITIONAL | |
IF + PAST PERFECT | WOULD + HAVE + PAST PARTICIPLE |
If you had asked me, | I would have told you. |
Fonte: Arquivo da autora.
Após a explicação sobre os condicionais, os alunos serão capazes de completar as sentenças abaixo. Distribua cópias do exercício e peça a eles para escreverem o final de cada frase. Ao terminarem a tarefa, os alunos deverão ler suas frases para a classe. A correção poderá ser feita oralmente.
Complete the sentences below.
1) If I lived near the sea, _________________________________________________.
2) Will Emma cook dinner if _____________________________________________.
3) If my house was in New York, __________________________________________.
4) I would have died, if _________________________________________________.
5) She won't wake up early tomorrow, if ____________________________________.
6) If I were you, I ______________________________________________________.
7) If he had had more money, he _________________________________________.
8) They wouldn't have got so tired, if _______________________________________.
Esta atividade é um jogo de Bingo, com o objetivo de praticar o primeiro condicional. Faça uma cópia da figura 2 para cada seis alunos. Explique as regras do jogo - cada jogador receberá uma cartela contendo seis frases; o professor irá dizer o início de uma oração; o aluno deverá verificar se a frase que completa essa oração encontra-se em sua cartela. Em caso afirmativo, esta frase deverá ser marcada. O professor dirá outra frase e o procedimento deverá ser repetido até que um jogador tenha marcado todas as frases da cartela. Neste caso, o aluno deverá gritar BINGO e será o vencedor. A figura 2 contém os cartões do Bingo e a figura 3 apresenta uma tabela, cuja primeira coluna contém as frases que deverão ser ditas pelo professor e a segunda coluna contém as respectivas frases que deverão ser marcadas, nas cartelas, pelos alunos.
Figura 2 - Bingo cards
Fonte: https://shop.hueber.de/media/hueber_dateien/Internet_Muster/Red2/978-3-19-152979-9_Muster_1.pdf. Acesso em 12 de junho de 2014.
Figura 3 - Conditional Sentences
If I pass my exams, | I will go to university. |
I will drive to work | if it rains tomorrow. |
I will pass my exams | if I work very hard. |
If I win some money, | I will buy a new mp3 player. |
I will get married | if I meet the right person. |
If the weather is nice, | I will go to the beach. |
I will learn about new cultures | if I travel the world. |
I will swim in the sea | if I go to the beach. |
If I go to university, | I will work very hard. |
If I go to the cinema, | I will watch a horror film. |
I will feel scared | if I watch a horror film. |
If I go to London, | I will visit Buckingham Palace. |
If I cook dinner tonight, | I will make pizza and chips. |
If I stay up late, | I will be tired in class. |
My teacher will be angry | if I am tired in class. |
I will feel sick | if I eat too much chocolate. |
Fonte: https://shop.hueber.de/media/hueber_dateien/Internet_Muster/Red2/978-3-19-152979-9_Muster_1.pdf. Acesso em 12 de junho de 2014.
Esta atividade é chamada Would you do that for me? (Você faria isso por mim?) e tem a finalidade de praticar a leitura e a pronúncia de frases com o segundo condicional. Forme grupos de quatro alunos posicionados em círculos. Faça uma cópia da figura 4 para cada grupo, corte-a em tiras, embaralhe e distribua três tiras para cada membro do grupo. Um aluno começa a brincadeira fazendo a primeira pergunta, que se encontra em uma das tiras, para o aluno à sua direita na roda. Este aluno, então, responde Yes, I would (sim) ou No, I wouldn't (não), caso ele concorde ou discorde da proposta e, em seguida, ele faz a sua pergunta para o aluno à sua direita, e assim por diante, até que as perguntas acabem.
Fonte: Arquivo da autora.
Comentário: Esta brincadeira não é um jogo e, portanto, não tem ganhadores. É uma atividade divertida, devido às propostas inusitadas contidas nas perguntas, que levam os alunos a refletir se eles seriam capazes de atender a esses pedidos.
Esta é uma tarefa de associar as frases, que aborda principalmente o terceiro condicional e é chamada Nonsense (Tolice). Faça cópias do exercício abaixo para os alunos e conceda alguns minutos para que eles realizem a tarefa. É recomendável que os alunos trabalhem em duplas, para trocarem ideias e que utilizem dicionários, para solucionar qualquer dúvida quanto ao vocabulário.
Comentário: Padrão de respostas esperado, com tradução: 4 (Eu queria saber se aquele peixe estava estragado. Tolice! Se aquele peixe estivesse estragado, todos teríamos tido dor de estômago.); 5 (Eu estou certo de que vou ser demitido. Besteira! Se fosse ser demitido, você não teria ganhado um aumento de salário.); 7 (Eu acho que John viajou para o Japão. Besteira! Se ele tivesse viajado para o Japão, eu não o teria visto no cinema ontem.) ; 2 (Eu tenho certeza de que ela não roubou o dinheiro. Besteira! Se ela não tivesse roubado o dinheiro, ela não teria viajado para a Europa.); 6 (Eu estou quase certo de que Sam e Kelly compraram um carro novo. Besteira! Se eles tivessem comprado um carro novo, eles teriam vindo para o trabalho de ônibus.); 1 (Tenho certeza de que ele é apaixonado por ela. Besteira! Se ele fosse apaixonado por ela, ele não teria saído com a melhor amiga dela.) ; 3 (Eu acho que eles estavam tentando perder peso. Besteira! Se eles estivessem tentando perder peso, eles não teriam comido um cheeseburger duplo.)
Esta brincadeira é adaptada de programas de rádio e televisão e chama-se Panel Game (Jogo de Jurados). Este tipo de jogo foi exibido pela primeira vez em 1938 em uma emissora de rádio norte-americana, com o nome de Information Please. O primeiro programa de televisão a exibir um jogo deste tipo foi estreado em 1946, com o nome de Play the game (fonte dessas informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Panel_game, acesso em 12 de junho de 2014). A figura 5 mostra uma gravação de um programa de rádio, que foi ao ar em 22 de julho de 2010.
Figura 5 - Panel Game on radio
Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Panel_game#mediaviewer/File:Wait_Wait..._Don%27t_Tell_Me!_Live_Taping.jpg. Acesso em 12 de junho de 2014.
Divida a sala em dois ou três times. Para cada time, selecione um aluno para ser o competidor (contestant) e os demais, jurados (panel members). Os jurados de cada time devem sentar um ao lado do outro e o competidor deve ficar em frente a seu júri. O apresentador e marcador de pontos pode ser o professor. A figura 6 mostra a disposição da classe, caso sejam formados dois times.
Figura 6 - Panel Game layout
Fonte: Arquivo da autora.
Forneça pedaços de papel para os participantes escreverem suas respostas. O apresentador faz uma pergunta contendo uma sentença condicional. Os competidores escrevem suas respostas e as mantém em segredo. Os jurados escrevem as respostas que eles imaginam que o competidor de seu time irá escrever. Após o tempo limite de 10 segundos, os competidores mostram suas respostas e os jurados, um a um, também mostram o que escreveram. Para cada resposta dos jurados que forem coincidentes com a resposta de seu competidor, o time marca um ponto. Ao final do jogo, o time vencedor será o que obtiver mais pontos. A figura 7 traz sugestões para as perguntas.
Figura 7 - Questions for Panel Game.
Fonte: http://www.teach-this.com/images/resources/the-panel.pdf. Acesso em 12 de junho de 2014.
Para jogos interessantes abordando os condicionais, acesse:
1) http://eslgamesworld.com/members/games/ClassroomGames/Billionaire/Conditionals%20Billionaire%20Game/index.html?zoom_highlight=get. Acesso em 12 de junho de 2014;
2) http://eslgamesworld.com/members/games/grammar/fling%20the%20teacher/conditionals/conditionals%20practice.html. Acesso em 12 de junho de 2014;
3) http://www.eslgamesplus.com/conditionals-review-rally/. Acesso em 12 de junho de 2014.
A avaliação desta aula deverá ser feita ao longo da execução das atividades, principalmente no envolvimento dos alunos com os jogos. As quatro habilidades - produção oral, produção escrita, compreensão auditiva e compreensão leitora são exigidas dos alunos nos jogos e, portanto, devem ser avaliadas.
Sem estrelas 0 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!