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CONDITIONALS - TYPES 1, 2 AND 3

 

16/06/2014

Autor e Coautor(es)
ILMA MONTEIRO RESENDE CARRIJO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos.

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Organização textual
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Textos orais com marcas entonacionais e pronúncia
Ensino Fundamental Final Língua Estrangeira Aspectos morfológicos, sintáticos e fonológicos
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Identify and use the first, second and third conditionals (Identificar e usar o primeiro, o segundo e o terceiro condicionais)

Duração das atividades
2 módulos/aulas de 50 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Passado simples e passado perfeito dos verbos.

Estratégias e recursos da aula

Esta aula tem como objetivo reforçar a aprendizagem dos condicionais tipos 1, 2 e 3, por meio de jogos e atividades divertidas. Recomendo, portanto, que esta não seja uma aula introdutória sobre esse ponto gramatical (condicionais). Para facilitar a didática e tornar a aprendizagem mais eficaz, sugiro que o professor introduza os condicionais um a um, separadamente. Para apresentar o condicional tipo zero, acesse a aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56025 (acesso em 12 de junho de 2014); para mostrar o condicional tipo 1, acesse a aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=55905 (acesso em 12 de junho de 2014); para o condicional tipo 2, acesse a aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56102 (acesso em 12 de junho de 2014); e para fazer conhecer o condicional tipo 3, acesse a aula http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56179 (acesso em 12 de junho de 2014).

 

Módulo 1

 

ATIVIDADE 1

Esta atividade inicial objetiva lembrar aos alunos as estruturas do primeiro, segundo e terceiro condicionais. Com o auxílio de um projetor do tipo datashow, mostre a figura 1 aos alunos e verifique se todos compreendem as formas dos condicionais. Aproveite para explicar o uso dessas sentenças. O primeiro condicional expressa uma consequência futura, possível de acontecer, que decorre de uma condição presente. O segundo condicional refere-se a uma situação hipotética, improvável ou mesmo impossível de acontecer. Por fim, o terceiro condicional trata de uma especulação sobre algo que poderia ter ocorrido, mas que de fato não ocorreu.

 

Figura 1 - Conditionals

 

FIRST CONDITIONAL
IF + PRESENT FUTURE
If you ask me, I'll tell you.
SECOND CONDITIONAL
IF + PAST SIMPLE WOULD + INFINITIVE
If you asked me, I'd tell you.
THIRD CONDITIONAL
IF + PAST PERFECT WOULD + HAVE + PAST PARTICIPLE
                  If you had asked me,                I would have told you.

Fonte: Arquivo da autora.

 

Após a explicação sobre os condicionais, os alunos serão capazes de completar as sentenças abaixo. Distribua cópias do exercício e peça a eles para escreverem o final de cada frase. Ao terminarem a tarefa, os alunos deverão ler suas frases para a classe. A correção poderá ser feita oralmente.

 

Complete the sentences below.

1) If I lived near the sea, _________________________________________________.

2) Will Emma cook dinner if _____________________________________________.

3) If my house was in New York, __________________________________________. 

4) I would have died, if _________________________________________________.

5) She won't wake up early tomorrow, if ____________________________________.

6) If I were you, I ______________________________________________________.

7) If he had had more money, he _________________________________________.

8) They wouldn't have got so tired, if _______________________________________.

 

ATIVIDADE 2

 

Esta atividade é um jogo de Bingo, com o objetivo de praticar o primeiro condicional. Faça uma cópia da figura 2 para cada seis alunos. Explique as regras do jogo - cada jogador receberá uma cartela contendo seis frases; o professor irá dizer o início de uma oração; o aluno deverá verificar se a frase que completa essa oração encontra-se em sua cartela. Em caso afirmativo, esta frase deverá ser marcada. O professor dirá outra frase e o procedimento deverá ser repetido até que um jogador tenha marcado todas as frases da cartela. Neste caso, o aluno deverá gritar BINGO e será o vencedor. A figura 2 contém os cartões do Bingo e a figura 3 apresenta uma tabela, cuja primeira coluna contém as frases que deverão ser ditas pelo professor e a segunda coluna contém as respectivas frases que deverão ser marcadas, nas cartelas, pelos alunos.

 

Figura 2 - Bingo cards

Bingo cards

Fonte: https://shop.hueber.de/media/hueber_dateien/Internet_Muster/Red2/978-3-19-152979-9_Muster_1.pdf. Acesso em 12 de junho de 2014.

 

 

Figura 3 - Conditional Sentences

 

If I pass my exams, I will go to university.
I will drive to work if it rains tomorrow.
I will pass my exams  if I work very hard.
If I win some money,  I will buy a new mp3 player.
I will get married  if I meet the right person.
If the weather is nice,  I will go to the beach.
I will learn about new cultures  if I travel the world.
I will swim in the sea  if I go to the beach.
If I go to university, I will work very hard.
If I go to the cinema,  I will watch a horror film.
I will feel scared  if I watch a horror film.
If I go to London,  I will visit Buckingham Palace.
If I cook dinner tonight,  I will make pizza and chips.
If I stay up late,  I will be tired in class.
My teacher will be angry  if I am tired in class.
I will feel sick  if I eat too much chocolate.

Fonte: https://shop.hueber.de/media/hueber_dateien/Internet_Muster/Red2/978-3-19-152979-9_Muster_1.pdf. Acesso em 12 de junho de 2014.

 

ATIVIDADE 3

 

Esta atividade é chamada Would you do that for me? (Você faria isso por mim?) e tem a finalidade de praticar a leitura e a pronúncia de frases com o segundo condicional. Forme grupos de quatro alunos posicionados em círculos. Faça uma cópia da figura 4 para cada grupo, corte-a em tiras, embaralhe e distribua três tiras para cada membro do grupo. Um aluno começa a brincadeira fazendo a primeira pergunta, que se encontra em uma das tiras, para o aluno à sua direita na roda. Este aluno, então, responde Yes, I would (sim) ou No, I wouldn't (não), caso ele concorde ou discorde da proposta e, em seguida, ele faz a sua pergunta para o aluno à sua direita, e assim por diante, até que as perguntas acabem.

 

Figura 4 - Would you do that for me?
 

Would you do that

Fonte: Arquivo da autora.

 

Comentário: Esta brincadeira não é um jogo e, portanto, não tem ganhadores. É uma atividade divertida, devido às propostas inusitadas contidas nas perguntas, que levam os alunos a refletir se eles seriam capazes de atender a esses pedidos.

 

Módulo 2

 

ATIVIDADE 1

 

Esta é uma tarefa de associar as frases, que aborda principalmente o terceiro condicional e é chamada Nonsense (Tolice). Faça cópias do exercício abaixo para os alunos e conceda alguns minutos para que eles realizem a tarefa. É recomendável que os alunos trabalhem em duplas, para trocarem ideias e que utilizem dicionários, para solucionar qualquer dúvida quanto ao vocabulário. 

 

Match the beginnings to the endings of the sentences.

1) I'm sure he is in love with her. NONSENSE! If he had been in love with her, 

2) I'm sure she didn't steal the money. NONSENSE! If she hadn't stolen the money,

3) I think they were trying to lose weight. NONSENSE! If they had been trying to lose weight,

4) I wonder if that fish was off. NONSENSE! If that fish had been off, 

5) I'm sure I'm going to get the sack. NONSENSE! If you were going to get the sack,

6) I'm quite sure Sam and Kelly bought a new car. NONSENSE! If they had bought a new car,

7) I think John has travelled to Japan. NONSENSE! If he had travelled to Japan,

 

(    ) everyone would have had a stomachache.

(    ) you wouldn't have got a pay rise.

(    ) I wouldn't have seen him at the cinema yesterday.

(    ) she wouldn't have travelled to Europe.

(    ) they wouldn't have come to work by bus.

(    ) he wouldn't have gone out with her best friend.

(    ) they wouldn't have eaten double cheeseburgers.

 

Comentário: Padrão de respostas esperado, com tradução: 4 (Eu queria saber se aquele peixe estava estragado. Tolice! Se aquele peixe estivesse estragado, todos teríamos tido dor de estômago.); 5 (Eu estou certo de que vou ser demitido. Besteira! Se fosse ser demitido, você não teria ganhado um aumento de salário.); 7 (Eu acho que John viajou para o Japão. Besteira! Se ele tivesse viajado para o Japão, eu não o teria visto no cinema ontem.) ; 2 (Eu tenho certeza de que ela não roubou o dinheiro. Besteira! Se ela não tivesse roubado o dinheiro, ela não teria viajado para a Europa.); 6 (Eu estou quase certo de que Sam e Kelly compraram um carro novo. Besteira! Se eles tivessem comprado um carro novo, eles teriam vindo para o trabalho de ônibus.); 1 (Tenho certeza de que ele é apaixonado por ela. Besteira! Se ele fosse apaixonado por ela, ele não teria saído com a melhor amiga dela.) ; 3 (Eu acho que eles estavam tentando perder peso. Besteira! Se eles estivessem tentando perder peso, eles não teriam comido um cheeseburger duplo.)

 

ATIVIDADE 2

 

Esta brincadeira é adaptada de programas de rádio e televisão e chama-se Panel Game (Jogo de Jurados). Este tipo de jogo foi exibido pela primeira vez em 1938 em uma emissora de rádio norte-americana, com o nome de Information Please. O primeiro programa de televisão a exibir um jogo deste tipo foi estreado em 1946, com o nome de Play the game (fonte dessas informações: http://en.wikipedia.org/wiki/Panel_game, acesso em 12 de junho de 2014). A figura 5 mostra uma gravação de um programa de rádio, que foi ao ar em 22 de julho de 2010.

 

Figura 5 - Panel Game on radio

 

Panel Game on radio

Fonte: http://en.wikipedia.org/wiki/Panel_game#mediaviewer/File:Wait_Wait..._Don%27t_Tell_Me!_Live_Taping.jpg. Acesso em 12 de junho de 2014.

 

Divida a sala em dois ou três times. Para cada time, selecione um aluno para ser o competidor (contestant) e os demais, jurados (panel members). Os jurados de cada time devem sentar um ao lado do outro e o competidor deve ficar em frente a seu júri. O apresentador e marcador de pontos pode ser o professor. A figura 6 mostra a disposição da classe, caso sejam formados dois times.

 

Figura 6 - Panel Game layout

 

Panel layout

Fonte: Arquivo da autora.

 

Forneça pedaços de papel para os participantes escreverem suas respostas. O apresentador faz uma pergunta contendo uma sentença condicional. Os competidores escrevem suas respostas e as mantém em segredo. Os jurados escrevem as respostas que eles imaginam que o competidor de seu time irá escrever. Após o tempo limite de 10 segundos, os competidores mostram suas respostas e os jurados, um a um, também mostram o que escreveram. Para cada resposta dos jurados que forem coincidentes com a resposta de seu competidor, o time marca um ponto. Ao final do jogo, o time vencedor será o que obtiver mais pontos. A figura 7 traz sugestões para as perguntas.

 

Figura 7 - Questions for Panel Game.

 

Questions for Panel Game

Fonte: http://www.teach-this.com/images/resources/the-panel.pdf. Acesso em 12 de junho de 2014.

 

 

 

 

Recursos Complementares
Avaliação

A avaliação desta aula deverá ser feita ao longo da execução das atividades, principalmente no envolvimento dos alunos com os jogos. As quatro habilidades - produção oral, produção escrita, compreensão auditiva e compreensão leitora são exigidas dos alunos nos jogos e, portanto, devem ser avaliadas. 

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