Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR AULA
 


Crise de água: além de torneiras secas

 

24/11/2014

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Antomar Araújo Ferreira e Angela Cristina dos Santos

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Geografia Ambientalismo: pensar e agir
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Esta proposta didática está orientada pela Matriz Curricular para o ENEM, dentro do eixo "Matriz de Referência de Ciências Humanas e suas Tecnologias", Competência de área 6 - Compreender a sociedade e a natureza, reconhecendo suas interações no espaço em diferentes contextos históricos e geográficos.

 

Para o desenvolvimento desta competência será necessário propiciar aos estudantes atividades que lhes possibilitem:

- Entender o que caracteriza a crise hídrica no Brasil.

- Saber quais são os principais problemas decorrentes da escassez de água.

- Reconhecer a importância da água para a nossa vida .

Duração das atividades
05 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Conhecer o ciclo da água na natureza.

Estratégias e recursos da aula

Esta proposta didática busca apresentar situações que instiguem os alunos a compreenderem a importância da água para a manutenção da vida no planeta Terra. Espera-se que as atividades propostas, por meio da observação, descrição, explicação, interação, comparação e análise, promovam a construção de conhecimentos significativos sobre as relações entre as ações da sociedade e suas consequências para o ambiente.

imagem 1.1

 

Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em um laboratório de informática. No entanto, em escolas onde há projetos como, por exemplo, "Um Computador por Aluno" (UCA), as atividades podem ser desenvolvidas em sala de aula. Dependendo da realidade da escola, a aula também pode ser aplicada utilizando-se um computador conectado a uma TV.

Para a aula, quando o computador contar apenas com o Linux, os alunos terão contato com os seguintes softwares:

 

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade.

 

hh

 

Atividade 01

 

O abastecimento de água e eletricidade no Brasil

PASSO A PASSO

 

 

Professor(a),

 

- Inicie a aula resgatando os conhecimentos prévios dos estudantes sobre a atual crise que o nosso país enfrenta em relação à disponibilidade de água, muito frequentemente veiculada pela mídia. Preferencialmente, entregue uma cópia de alguma reportagem atual sobre a esta questão como, por exemplo, a reportagem "Demissões e alta de preços: crise hídrica vai além de torneiras secas", disponível no endereço web <http://migre.me/mFTUC> (acesso em 07/11/2014), e faça a leitura com os estudantes. Problematize:

  • Qual é o problema tratado nessa reportagem?
  • Quais são os usos cotidianos da água que você conhece?
  • O consumo de água vem aumentando ou diminuindo nos últimos cinco anos?

 

- Permita que os estudantes expressem suas opiniões e anote no quadro as principais ideias trazidas pelos mesmos. Sobre esse assunto, entregue uma cópia do artigo "Água", disponível na plataforma multimídia BRINTANNICA ESCOLA ONLINE,  cujo endereço Web é <http://escola.britannica.com.br/article/482837/agua>, (acesso em 08/07/2014), que é uma plataforma multimídia reconhecida pelo MEC/CAPES, que dispõe de informações confiáveis, de acesso fácil e gratuito para pesquisas escolares.

 

- Recorde com os alunos algumas atividades diárias em que a água é indispensável, como na ilustração a seguir:

 

Figura 01: Usos cotidianos da água.

Fonte: Disponível em: <https://www.poupedisicredi.com.br/files/cache/4963f89599409a9268e4e263419d0106.jpg>. Acesso em 09/07/2014.

 

- Em seguida, informe que o tema "Crise no abastecimento de água" será estudado nas próximas aulas, com vistas a promover uma melhor compreensão sobre os usos da água, os limites e as disponibilidades desse recurso em nosso país.

 

 

Atividade 02

 

Água... por quê economizar?

 

PASSO A PASSO

hhh  

 

- Agora, divida a classe em grupos de 4 ou 5 alunos e solicite uma pesquisa bibliográfica sobre o tema, com o objetivo de compreenderem a importância do uso da água em nosso cotidiano que gera, muitas vezes, o desperdício e afeta direta ou indiretamente a nossa vida. Apresente algumas questões-problema para orientar a pesquisa, que poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola.

 

- Questões:

  • A falta de água é um problema apenas doméstico? Por quê?
  • Que outros impactos a escassez de água pode causar, direta ou indiretamente?
  • Explique quais seriam os principais problemas decorrentes da escassez de água.

 

- Para responder a estas e/ou outras questões, e indique fontes de pesquisa consideradas confiáveis, como atlas e livros didáticos de História e Geografia, revistas científicas, site como a BRITANNICA ESCOLA ONLINE, dentre outras que você conheça. A pesquisa poderá ser realizada em casa ou na biblioteca da escola. Neste caso, pode-se, também, procurar o órgão público responsável pelo abastecimento de água de seu município para auxiliar no levantamento de dados e informações a respeito destas e de outras questões que possam surgir. Entregue uma cópia do artigo "Demissões e alta de preços: crise hídrica vai além de torneiras secas", divulgado no endereço web <http://migre.me/mFTUC>, acesso em 08/01/2014.

 

- Informe aos estudantes que cada grupo deve organizar um relatório com um quadro-síntese com o registro dos resultados da pesquisa em seus cadernos. O quadro dever ser apresentado oralmente, na forma de seminário e, se necessário, com o auxílio de painéis ou recursos audiovisuais (computador, TV com DVD, dentre outros que escolherem). Na apresentação, devem expor suas reflexões sobre as questões anteriores. Esta atividade é importante, pois promove a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos.

 

 

hh

Fonte: Clip-Art.

 

Cartografando...

 

- Evidencie a importância do uso mapas e outras formas cartográficas, além de imagens e documentários, como fontes de representação visual, para propiciar a compreensão e a apresentação das informações.

 

 

Atividade 03

 

Socialização dos resultados e considerações finais

 

PASSO A PASSO

 

 

- Após sistematizarem as informações levantadas, converse previamente com as equipes para saber quais recursos serão usados e qual é o tempo do planejamento da aula que deverá ser destinado à apresentação.

 

- Fique atendo às apresentações dos grupos, observando se contemplam as questões apresentadas anteriormente e, simultaneamente, transcreva no quadro os aspectos mais relevantes, destacando-os. Além disso, faça as complementações que se fizerem necessárias, incentive a troca de informações e medie as discussões, de modo a favorecer a construção de conhecimentos de maneira colaborativa.

 

- Comente os resultados das pesquisas de acordo com as fontes consultadas, esclareça eventuais equívocos e/ou lacunas e, ao final, auxilie-os a organizarem um quadro-síntese com as informações mais relevantes, veiculadas por todos os grupos.

 

- Professor(a), algumas informações são relevantes e, caso não surjam durante as apresentações, devem ser apontadas. Dentre outras, destacam-se:

 

  • A crise hídrica no Brasil não está somente criando os transtornos domésticos do dia a dia. Economicamente, o país também deve ter prejuízos com a situação do abastecimento de água, em especial, o estado de São Paulo, que tem uma participação expressiva no PIB nacional.

 

Figura 02Imagem da seca do Sistema Cantareira (Foto: Estadão Conteúdo)

 

Imagem da seca do Sistema Cantareira (Foto: Estadão Conteúdo)

 

Fonte: Disponível em <http://migre.me/mFTUC>. Acesso em 11/11/2014.

 

  • Segundo economistas, a queda do PIB impacta diretamente na taxa de juros, impedindo que os preços caiam e iniciando, assim, uma reação em cadeia, que atinge desde o empresariado até o consumidor final. 

  • Com os preços altos a inflação também aumenta, e recai sobre a taxa de câmbio e compromete a produção e, consequentemente, afeta a oferta no mercado interno. Ao importar produtos para abastecer o país com uma alta taxa de câmbio, decisivamente, impacta o poder de compra do consumidor.

  • As produções agrícolas também diminuem em consequência da escassez de água. Em conformidade com o Wall Street Journal, as colheitas de café e cana de açúcar podem ser drasticamente afetadas, fazendo com que a estiagem tenha impacto negativo na balança comercial (relação entre importação e exportação de bens e serviços entre países).

  • Se o preço de exportação for mais atrativo que o do mercado doméstico, é natural que os produtores orientem ainda mais sua produção para o mercado externo, provocando aumentos de preços no mercado interno.

  • Se a seca continuar, os estados podem precisar recorrer ao racionamento de energia, pelo fato de não haverá água suficiente para alimentar as usinas hidrelétricas que fornecem a maior parte da eletricidade do país.

  • A crise hídrica denuncia um problema estrutural: as cidades brasileiras não estão preparadas para suportar a escassez de água.

  • Vivenciamos uma combinação de falta de preparo dos centros urbanos para os baixos níveis de chuva e a falta de educação ambiental da população brasileira para o uso sustentável da água no cotidiano.

 

 

- Após as apresentações dos grupos, promova um debate sobre as questões apontadas pelos mesmos, ressaltando os aspectos mais importantes. Posteriormente, proponha que, em grupo, organizem um pequeno encarte de jornal sobre importância do uso sustentável da água. Sugerimos que o jornal seja composto por textos que abordem resumidamente temas como:

  • Importância da água para a manutenção da vida no planeta Terra;
  • Os problemas decorrentes do mau uso da água;
  • Medidas para um aproveitamento sustentável da água.

- Se houver recursos financeiros, peça para imprimirem encartes em número suficiente para distribuir a todos os estudantes da escola. Em caso negativo, auxilie os alunos a organizarem uma exposição dos encartes de jornais em murais distribuídos pela escola.

 

- Por fim, solicite que promovam debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet. Para saber mais sobre o assunto, acesse o artigo "Uso pedagógico dos fóruns" no endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>, acesso em 06/07/2013. O uso desse recurso é importante, pois possibilita trocar experiências, refletir sobre as questões levantadas, apresentar sugestões e produzir coletivamente, de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

 

Professor, trabalhe a temática em conjunto com outras áreas!

 

- Aproveite a relevância dessa temática e realize um trabalho em conjunto com professores de outras áreas. Sugira aos professores que elaborem um projeto interdisciplinar para trabalharem de forma integrada, a fim de que os alunos entendam os conceitos estudados e suas aplicações no cotidiano. Em Português, os alunos podem trabalhar com produção e interpretação de textos sobre a temática; com História e Sociologia podem fazer um estudo sobre como os diferentes grupos sociais se apropriam da água nas diferentes regiões do planeta; em Ciências podem fazer estudos sobre as os problemas socioambientais decorrentes dos usos da água nas atividades econômicas; em Arte, podem confeccionar painéis temáticos; em Matemática, tabularem dados quantitativos e construírem gráficos, tabelas, dentre outras inúmeras possibilidades.

Recursos Complementares

Agência Nacional de Águas. Disponível em: <http://www.ana.gov.br/>. Acesso em 07/11/2014.

Água: uso consciente X desperdício<http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/sequencia-atividades-agua-uso-consciente-x-desperdicio-679622.shtml?page=all. Acesso em 07/11/2014.

Britânnica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 07/11/2014.

Caderno do professor - Caminho das águas: conhecimento, uso e gestão. MMA/ANA/Fundação Roberto Marinho (2006). Disponível em:

<http://www.ana.gov.br/bibliotecavirtual/arquivos/20070315111151_Caminho%20das%20águas%20-%20caderno%20do%20professor%201.pdf>. Acesso em 07/11/2014.

Crise de abastecimento de água e energia hidrelétrica no Brasil: quais são os motivos? Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=56633>. Acesso em 07/11/2014.

E eu com isso? Parte 1 - água. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1440>. Acesso em 07/11/2014.

Os ciclos da água. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=433>. Acesso em 0711/2014.

Sabendo utilizar a água. Disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=665>. Acesso em 07/11/2014.

Avaliação

A avaliação deve acontecer durante todo o processo e considerar, entre outros, o envolvimento e a participação propositiva em todas as atividades, além do desempenho e da colaboração dos alunos em todas as etapas propostas. A compreensão sobre o tema também deve ser considerada no processo avaliativo. Essa compreensão pode ser avaliada por meio dos debates, da elaboração do relatório e da produção do encarte de jornal.

É importante destacar, ainda, que o significado desta proposta didática não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. A partir daí poderá, por meio da análise das discussões e dos trabalhos escritos, avaliar se o processo possibilitou aos alunos o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

Opinião de quem acessou

Quatro estrelas 3 classificações

  • Cinco estrelas 1/3 - 33.33%
  • Quatro estrelas 2/3 - 66.67%
  • Três estrelas 0/3 - 0%
  • Duas estrelas 0/3 - 0%
  • Uma estrela 0/3 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Opiniões

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.