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O TEMPO NÃO PARA! APRENDENDO E REFLETINDO SOBRE AS VARIAÇÕES DO TEMPO

 

24/11/2014

Autor e Coautor(es)
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Elizabet Rezende de Faria; Leandro Rezende; Cristiane dos Guimarães Alvim Nunes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial História Tempo cronológico
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Alfabetização Concepção de texto
Ensino Fundamental Inicial História Ritmos de tempo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Identificar as divisões presente-passado-futuro e manhã-tarde-noite.
  • Conhecer as etapas da vida.
  • Analisar como estão aproveitando seu tempo livre.
  • Desenvolver linguagem oral e escrita.
Duração das atividades
3 Aulas de uma hora.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Esta aula destina-se a alunos do primeiro ano do ensino fundamental, para crianças entre 6 e 7 anos, devido a forma da abordagem sobre o tema tempo. É importante que o aluno esteja inserido no processo de alfabetização e letramento.

Estratégias e recursos da aula

AULA 1

 

 

1° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “Musical a Arca de Noé - "O Relógio" Walter Franco”, postado por garotabr. Duração: 1min29seg. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kpjn6SRFts0. Acesso em 04 de novembro de 2014.

 

Figura 1- Imagem, obtida pela autora, do vídeo “Musical a Arca de Noé - "O Relógio" Walter Franco”. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=kpjn6SRFts0. Acesso em 04 de novembro de 2014.

 

A letra da música “O Relógio”, de Vinícius de Moraes, apresentada no vídeo, está disponível em: http://letras.mus.br/vinicius-de-moraes/87218/. Acesso em 04 de novembro de 2014.

 

 

2° momento: A partir da música “O Relógio”, converse com os alunos sobre o tempo e as formas de medir o tempo. Pergunte:

 

  • O que vocês entendem por tempo?
  • Quem acredita que medir o tempo é importante para o homem?
  • O relógio mede o tempo de que forma?
  • Quem conhece outras formas de medir o tempo?

 

 

3° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo da TV Escola, da Série De onde vem? “De onde vem o dia e a noite?”. Duração: 4min36seg. Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=331&. Acesso em 04 de novembro de 2014.

 

Figura 2- Imagem, obtida pela autora, do vídeo “De onde vem o dia e a noite?” Disponível em: http://tvescola.mec.gov.br/tve/video?idItem=331&. Acesso em 04 de novembro de 2014.

 

 

4° momento: Para dar continuidade à reflexão sobre o TEMPO, a partir do vídeo apresentado, pergunte aos alunos:

 

  • Qual o tempo gasto para a Terra realizar o movimento chamado rotação, ou seja, dar uma volta em torno do seu próprio eixo? (24 horas)
  • Qual o nome do período de 24 horas? (um dia)
  • Qual o tempo gasto para a Terra realizar o movimento chamado translação, ou seja, dar uma volta em torno do Sol? (1 ano)

 

 

5° momento: Explique aos alunos que no dia a dia temos hábitos, que podem ser comuns ou diferentes de uma família para outra. Dê alguns exemplos comuns realizados de manhã (escovar os dentes, tomar café da manhã, ir para a escola ou brincar etc.), tarde (almoçar, escovar os dentes, estudar, brincar em casa ou na casa de algum amigo, levar o cachorro para passear etc.) e noite (ler um livro, jantar, tomar banho, dormir etc.).

 

Em seguida, convide os alunos a elaborarem um painel onde deverão ser inseridas imagens ou palavras que estão relacionadas a cada período do dia, conforme os hábitos de cada um: MANHÃ, TARDE, NOITE.

 

 

6° momento: Distribua aos alunos 3 cartolinas brancas, uma para cada período do dia: manhã, tarde e noite; revistas; tesoura sem ponta e cola.

 

Solicite que procurem na revista por imagens e/ou palavras que ilustrem ou sejam exemplos de hábitos ou atividades que realizam em cada período. Oriente-os para que as palavras sejam grandes para facilitar a leitura. Cada período – manhã, tarde e noite – deverá ser identificado em cada cartolina também com recortes de revista. Caso os alunos não encontrem as palavras inteiras, tanto para os períodos quanto para os hábitos/atividades, poderão montar as palavras através da junção de letras isoladas, sílabas ou palavras derivadas.

 

 

7° momento: Após a confecção do painel, convide os alunos a fazerem uma reflexão das atividades lembradas por eles. Solicite que os alunos leiam em voz alta o painel e aproveite para fazer algumas considerações caso não surjam atividades importantes como estudar, ler, entre outros bons hábitos.

 

 

Sugestão ao professor

 

Para conhecer algumas atividades de medição do tempo, acesse os links abaixo:

 

BARROS, Jussara de. Medindo o Tempo. Disponível em: http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/medindo-tempo.htm. Acesso em 04 de novembro de 2014.

CARLETO, Eliana Aparecida. Medindo o tempo em horas. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=58050. Acesso em 04 de novembro de 2014.

 

 

TAREFA DE CASA

 

Solicite que cada aluno traga de casa, para a próxima aula, uma foto de quando era bebê e uma foto atual para trabalharem em sala de aula.

 

 

 

AULA 2

 

 

1° momento: Convide os alunos para assistirem ao vídeo “Cascão e Franjinha Máquina do tempo de novo”, postado por animemasterdreamer16. Duração: 7min56seg. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=X934ouhcId0. Acesso em 04 de novembro de 2014.

 

Figura 3- Imagem, obtida pela autora, do vídeo “Cascão e Franjinha Máquina do tempo de novo”. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=X934ouhcId0. Acesso em 04 de novembro de 2014.

 

 

2° momento: Para iniciar um diálogo sobre passado, presente e futuro, com base no vídeo apresentado, pergunte aos alunos:

 

  • Qual a intenção do Franjinha com sua nova invenção?
  • Por que o Cascão não acreditou na nova invenção do Franjinha?
  • Quem sabe dizer o que é passado, presente e futuro?
  • Será que é possível “viajar” no tempo, como queria o Franjinha?
  • Alguém poderia dizer algumas palavras ou expressões que indicam o tempo que passou? (ontem, na semana passada, no ano passado etc.). Dê alguns exemplos: (Ontem, eu dormi cedo porque estava com muito sono. Na semana passada, eu fui à casa da minha avó. No ano passado, minha família e eu viajamos para a praia.)
  • Quem saberia dizer algumas palavras ou expressões que indicam o tempo que ainda virá? (amanhã, na próxima semana, no ano que vem etc.). Dê alguns exemplos: (Amanhã, eu e minha mãe iremos ao médico. Na próxima semana, receberemos a visita da minha avó. No ano que vem, eu farei aula de natação.)
  • Alguns anos atrás, ou seja, no passado, vocês eram bebês. Hoje, ou seja, no presente, vocês são crianças. Daqui a alguns anos, ou seja, no futuro, o que vocês serão?

 

 

3° momento: Explique aos alunos que a nossa vida vai mudando de acordo com o tempo. Passamos por algumas fases, desde que nascemos até morrermos, que são: infância, adolescência, idade adulta e velhice. Apresente algumas imagens referentes à cada fase e pergunte:

 

  • O que vocês acreditam ser próprio da criança, do adolescente, do adulto e do idoso?
  • Será que existem coisas que podem ou não ser feitas em cada uma das fases da vida? Deem alguns exemplos.
  • Atualmente, o que vocês gostariam de fazer, mas não podem? Por quê?

 

Figura 4- Imagem obtida pela autora. Disponível em: http://www.herniadedisco.com.br/wp-content/uploads/2013/11/dor-na-coluna-fases-da-vida.jpg. Acesso em 04 de novembro de 2014.

 

Figura 5- Imagem obtida pela autora. Disponível em: http://not1.xpg.uol.com.br/wp-content/uploads/2010/06/infancia-bebe-aos-4-meses.jpg. Acesso em 04 de novembro de 2014.

 

Figura 6- Imagem obtida pela autora. Disponível em: http://www.lavras.mg.gov.br/wp-content/uploads/2014/10/Dia-das-Crian%C3%A7as-2.jpg. Acesso em 04 de novembro de 2014.

 

Figura 7- Imagem obtida pela autora. Disponível em: http://robertocooper.files.wordpress.com/2012/03/adolescentes.jpg. Acesso em 04 de novembro de 2014.

 

Figura 8- Imagem obtida pela autora. Disponível em: http://not1.xpg.uol.com.br/wp-content/uploads/2010/06/a-fase-adulta.gif. Acesso em 04 de novembro de 2014.

 

Figura 9- Imagem obtida pela autora. Disponível em: http://not1.xpg.uol.com.br/wp-content/uploads/2010/06/velhice.jpg. Acesso em 04 de novembro de 2014.

 

 

Sugestão ao professor

 

Para conhecer algumas atividades sobre “as fases da vida”, consulte os links abaixo:

 

DORNELLAS, Vaneide Correa. As Etapas do Desenvolvimento dos Seres Humanos. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50611. Acesso em 04 de novembro de 2014.

 

MUNIZ, Luciana Soares. O ser humano: etapas da vida – UCA/Metodologia Científica. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=44180. Acesso em 04 de novembro de 2014.

 

PORTO, Amélia Pereira Batista. Fases da vida. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22388. Acesso em 04 de novembro de 2014.

 

 

4° momento: Convide os alunos para fazerem um registro das fases de sua vida. Com as fotos trazidas de casa, solicite que elaborem um cartaz “As fases da minha vida” e, para cada fase, escrevam três palavras que os fazem lembrar-se daquela fase. Para a fase “passada”, deverão colar a foto de quando eram bebês. Para a fase “presente”, deverão colar a foto atual. Para a fase “futura”, cada aluno deverá fazer um desenho de como imagina que ele seria na fase adulta.

 

 

5° momento: Disponibilize cartolina branca, tesoura sem ponta (caso queiram recortar a foto), cola, caneta hidrográfica etc. para que os alunos desenvolvam o trabalho. Apresente um esquema, conforme sugerido abaixo, para que os alunos possam seguir como guia para a elaboração do cartaz “As fases da minha vida”.

 

Figura 10- Esquema elaborado pela autora, através do programa Microsoft PowerPoint 2010, utilizando figuras do recurso Clip-Art do referido programa.

 

 

6° momento: Solicite que cada aluno apresente as fases de suas vidas e explique porque representou sua fase adulta daquela forma.

 

 

 

AULA 3

 

 

1° momento: Convide os alunos para uma roda de conversa. Solicite que se sentem em círculo e pergunte:

 

  • O que vocês entendem por “tempo livre”?
  • Quem acredita que aproveita seu tempo livre da melhor forma? Por quê?
  • Vocês gostariam de ter mais tempo livre?
  • E o que vocês fariam se tivessem mais tempo livre?

 

 

2° momento: Convide o professor de música de sua escola para apresentar aos alunos a música “Só TV? Não!”, de Thelma Chan. Solicite que o professor cante com os alunos algumas vezes até que fixem a melodia da música. A partitura com a melodia da música “Só TV? Não!”, segue no link apresentado junto à figura abaixo.

 

Figura 11- Imagem obtida pela autora a partir do Google Books. Disponível em: http://books.google.com.br/books?id=51ZrB6bw5N0C&pg=PA11&lpg=PA11&dq=s%C3%B3+TV?+n%C3%A3o+thelma+chan&source=bl&ots=MBnB4y8SzV&sig=5JySI1t0402DF_S55SqCjLKRtnM&hl=pt-BR&sa=X&ei=5TxcVMb3M7eTsQTOhoDYDg&ved=0CDoQ6AEwBg#v=onepage&q=s%C3%B3%20TV%3F%20n%C3%A3o%20thelma%20chan&f=false. Acesso em 06 de novembro de 2014.

 

 

Sugestão ao professor

 

Para ampliar seus conhecimentos sobre o trabalho desenvolvido por Thelma Chan, acesse: http://www.thelmachan.com.br/. Acesso em 07 de novembro de 2014.

 

A música sugerida para atividade – “Só TV? Não!” – faz parte de “Coralito”, de Thelma Chan. Um livro de partituras, acompanhado de um CD com 21 músicas cantadas e playbacks, com abordagem de alguns temas como mãe, pai, cores, bichos, índio, Páscoa etc. Fonte: THELMA CHAN. Disponível em: http://www.thelmachan.com.br/materiaisPedagogicos_coralito.htm. Acesso em 06 de novembro de 2014.

 

 

3° momento: Solicite que os alunos continuem sentados em círculo e convide-os a participarem de uma brincadeira tipo “batata quente”. Utilize uma bola para circular entre os alunos durante a brincadeira. Convide-os a cantarem a música “Só TV? Não!”. À medida que cantarem a música, a bola deverá circular pela roda de alunos e quando chegar ao final da música, quem estiver com a bola na mão deverá dizer o que para ele é melhor do que ver televisão e com quem, normalmente, ele desenvolve aquela atividade. Repita a música algumas vezes até que pelo menos um terço dos alunos tenha se manifestado.

 

 

4° momento: Convide os alunos para criarem um cartão para convidarem seus pais (ou responsáveis), primos ou amigos etc. para fazerem algo diferente – que não faziam há algum tempo ou que nunca fizeram, mas gostariam muito de fazer – no tempo livre no final de semana.

 

Distribua um cartão pré-elaborado, em papel branco, com gramatura mínima de 120g/m⊃2;, no tamanho 20x10cm, com os dizeres “Queridos ______________________, gostaria de convidá-los para aproveitarmos nosso tempo livre no próximo final de semana com...”, conforme modelo apresentado abaixo. Cada aluno deverá escrever na linha os nomes dos pais, responsáveis etc. e, no verso do cartão, deverá desenhar a atividade que gostaria de propor para aproveitar o tempo livre no final de semana. Após a elaboração do desenho, oriente os alunos a dobrarem o cartão na linha tracejada (obs.: a linha tracejada é imaginária e apenas uma guia para a dobradura).

 

Figura 12– Sugestão de anverso do cartão elaborado pela autora.

 

 

5° momento: Solicite que cada aluno apresente seu cartão-convite para o restante da turma. Aproveite para conversar sobre as formas que cada aluno espera aproveitar o tempo livre e as pessoas que escolheram para curtir esse tempo juntos.

Recursos Complementares

ARAUJO, Liliane dos Guimarães Alvim Nunes. Aventura no tempo: faça o tempo bom pra viver!! Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=51379. Acesso em 06 de novembro de 2014.

 

PINHEIRO, Angela. E o tempo passa... Observando e registrando com os alunos - Medidas de Tempo. Disponível em: http://professoraangelapinheiro.blogspot.com.br/2014/04/e-o-tempo-passa.html. Acesso em 04 de novembro de 2014.

Avaliação

A avaliação deverá ser processual e contínua. Procure perceber, no decorrer das atividades, se os alunos foram capazes de identificar as divisões presente-passado-futuro e manhã-tarde-noite. E, ainda, se foram capazes de identificar diferenciar as principais etapas da vida. Verifique se os alunos conseguiram perceber se estão aproveitando seu tempo livre da melhor forma ou se poderiam fazer diferente. Avalie o desenvolvimento da linguagem oral e escrita nas atividades e participações individuais e coletivas dos alunos. Por fim, observe o envolvimento com o assunto nas rodas de conversa realizadas ao longo de todas as aulas.

Opinião de quem acessou

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