16/02/2009
Erwin Doescher, Andréa Marques Leão Doescher
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | História | Organização histórica e temporal |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Sociedade e meio ambiente |
As estratégias utilizadas serão:
- Aula interativa;
- Uso do Laboratório de Informática.
Antes da efetuação da aula:
O professor deverá, no dia que antecede estas aulas, pedir aos alunos que verifiquem o lixo de suas casas e que façam uma lista dos componentes que lá estão. Ressaltamos que, neste momento o professor estará trabalhando com a escrita de palavras (língua portuguesa), adotando assim um tipo de metodologia interdisciplinar.
Motivação:
Estando os alunos organizados no Laboratório de Informática, o professor deverá passar o vídeo (Fig.1), postado abaixo. Observamos que este vídeo é lúdico e divertido, tem duração de 0'30 segundos e versa sobre a vida dos animais marinhos que está ameaçada pelo fato de que muitas pessoas jogam lixos em lugares inapropriados (como o mar, por exemplo).
Depois de apresentar o vídeo, o professor deverá questionar os alunos sobre o que eles entenderam sobre o mesmo.
http://www.discoverybrasil.com/descubraoverde/animais_salvam_planeta/_home/index02.shtml
Figura 1 – Imagem do vídeo "Alga Marinha"
É importante que, após a apresentação do vídeo acima, o professor converse com os alunos sobre o assunto que ele aborda, isto é, a atitude do ser humano em jogar sacolas plásticas, resto de alimentos, garrafas entre outros materiais em ambientes inadequados como, no exemplo do vídeo, nos mares e rios. O professor deverá ressaltar que tais atitudes, como a mostrada no vídeo, causam danos aos animais, e de certa forma, a todos nós que precisamos do meio ambiente para sobreviver.
Atividade 1
Feito isto, o professor deverá apresentar aos alunos o recurso (Fig. 2) postado abaixo. Observamos que o recurso é uma animação/simulação em que os alunos podem aprender brincando quanto tempo os materiais que utlizamos costumeiramente demoram a se decompor na natureza, por isso é importante que sejam destinados no lixo correto. Poderão aprender também sobre a importância da reciclagem.
Recurso:
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo
Link do Recurso no Site do Portal do Professor: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/recursos/10812/quantotempoviveumlixo.swf
Figura 2- Imagem do Recurso
Ao apresentar o recurso aos alunos, sugerimos que o professor diga que eles aprenderão qual é o tempo que cada material demora a se decompor na natureza. É importante que conheçam tal assunto para que possam ser cidadãos conscientes em relação às questões da natureza.
Atividade 2
Depois de terem estudado quanto tempo perdura na natureza (se decompõe) diversos materiais utilizados pelo ser humano, o professor deverá pedir para que os alunos peguem suas listas (do que havia nas lixeiras de suas casas) e façam a relação do tempo de vida de cada componente levará para se decompor, usando para isto as informações do recurso anteriormente apresentado (Fig. 2).
Sugere-se que cada aluno leve suas listas, já com os cálculos do tempo de decomposição de cada material (neste momento trabalharão com a matemática), para suas casas, visando com isso apresentá-las aos seus pais e divulgar o que aprenderam sobre a importância de não jogar materiais já utilizados na natureza (Fig. 3).
Figura 3 – Imagem de uma pessoa jogando lixo na lixeira correta.
Disponível em: http://www.buenaonda.com.br/falandonisso/assets/images/lixo.jpg Acesso em: 02. Fev. 2009.
Com o objetivo de finalizar a aula, o professor deverá conversar com os alunos e os fazer refletir sobre suas atitudes em relação à maneira como lidam com o lixo, se jogam, por exemplo, latinhas de vidro, metal ou plástico na natureza (parque, praias, rios e etc.) ou se os colocam no lixo (seco) sempre . Será importante que os alunos adotem uma postura responsável e consciente sobre a natureza e sua importância para nossas vidas e, que divulguem estes fatos em suas casas.
Outra atitude muito importante é separar o lixo para a reciclagem. Existem aulas no Portal do Professor que versam sobre este tema, como abaixo apresentamos.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1200
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=251
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1040
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=905
Sugestões:
1) O texto “Lixo e Meio Ambiente”, apresentado abaixo, poderá ser trabalhado com os alunos pelo professor:
Figura 4 – Imagem de um lixo sem coleta seletiva
Disponível em: http://www.norterecicla.com.br/lixo/pilhas_e_lixo_comum.jpg Acesso em: 19. Dez. 2008.
Texto: Lixo e Meio Ambiente
No mundo contemporâneo as pessoas produzem toneladas de Lixo diariamente, é o lixo doméstico (de nossas casas), produzido por nós diariamente em nossas tarefas cotidianas, no trabalho, em casa, ao preparar as refeições, ao ir ao mercado, ao ir ao banheiro, parece que estamos sempre a produzir mais e mais lixo, e esse lixo muitas vezes é jogado sem qualquer tratamento no meio ambiente, causando um grande impacto ambiental.
Os governos do mundo inteiro têm se reunido para discutir e buscar soluções em conjunto para os problemas ambientais que afligem o planeta e, entre eles, o efeito do lixo sobre o ambiente é um dos assuntos mais discutidos, suas causas e seus efeitos. A sociedade civil também tem se organizado na busca de soluções e alternativas para minimizar esses problemas e muito já se evoluiu na ultima década, e hoje já existe uma consciência coletiva da nossa co-responsabilidade com a produção de lixo e o ambiente em que vivemos.
Com a redução do volume de lixo e o reaproveitamento do lixo não só o volume de lixo diminui e a reciclagem do que pode ser aproveitado poupa energia e recursos naturais, retornando ao ciclo produtivo algo antes considerado “lixo”. Como exemplos podem falar do vidro que é 100% reciclável, sendo incorporado como matéria prima na fabricação de novos produtos. Porém para produzir 1 Kg de vidro, são necessários 1,4 Kg de areia, calcário, barrilha e feldspato, além da energia elétrica, água e mão-de-obra. Já na reciclagem, substitui-se a areia, barrilha e minerais por vidro. Economiza-se energia, devido à baixa temperatura na fundição do caco de vidro, diminui-se a poluição e faz-se a Conservação da Natureza e do solo.
Esse é um pequeno exemplo da importância da reciclagem e de evitar jogar Lixo No Ambiente, pois esse mesmo 1kg de vidro jogado ao meio ambiente levaria milhares de anos para se decompor. No mundo contemporâneo, reciclar é uma questão de sobrevivência, faz-se necessária a Preservação da Natureza.
Referência:
Disponível em: http://www.meioambiente1.com/lixo-ambiente.php Acesso em 03. Nov.2008.
2) Os alunos poderão participar de um jogo virtual (Fig. 5) em que ajudarão a recolher lixos que estão poluindo os rios.
O objetivo do jogo, que é lúdico e interativo, é favorecer que as crianças possam aprender sobre a importância de não se jogar lixo na natureza. Eles terão a missão de limpar toda a sujeira que há no rio e com a ajuda dos personagens do jogo vão separar os componentes jogados no rio para a reciclagem.
http://www.gripmania.com.br/pop_watergrip.htm
Figura 5 - Imagem do jogo virtual
Dicas:
Conforme foi possível perceber com estas aulas, as sacolas de plástico podem fazer “mal” à natureza, por isso algumas campanhas têm sido feitas para que seja feita a substituição, nos supermercados, por exemplo, das sacolas plásticas por sacolas de pano.
Se o professor achar interessante poderá apresentá-la aos alunos e poderá incentivá-los a adotar esta idéia, já que na maioria dos supermercados há destas sacolas para vender!
Nome | Tipo |
---|---|
Aprenda brincando quanto tempo vive um lixo | Animação/simulação |
Quatro estrelas 56 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!
12/06/2013
Cinco estrelasgostei pela ajuda q esse site mi Deu
25/03/2013
Cinco estrelaseu acho muito interesante porque todos presisão saber
19/03/2012
Cinco estrelasgostei muito da aula,acho que deveria ter mais acesso em todas as escolas do brasil,pois melhora as aulas dos professores,e o aprendizado dos alunos.
14/05/2011
Cinco estrelasADOREI OS RECURSOS
25/01/2011
Duas estrelasAula interessante e motivadora. Parabéns!
10/01/2011
Quatro estrelasÓTIMA.
17/11/2010
Cinco estrelasVocê foi muito feliz em propor e executar esse tema que é super atual sempre. Parabéns!
27/10/2010
Cinco estrelasTrabalhar a questão do lixo e natureza é de importancia fundamental, pois o mundo passa por um momento de grande desafio na questão ambiental e o lixo lançado na natureza de forma inadequada e regular provoca grandes danos ao meio ambiente. Por tanto, a forma de trabalho apresentada favorece, além do prazer em aprender, à conscientização das crianças e dos alunos de forma geral em como podemos proteger nosso planeta de catástrofes piores no futuro.
26/10/2010
Cinco estrelasoi Lívia gostei muito de sua aula ,como você trabalha com o tema usando varias formas.
26/10/2010
Duas estrelasParabéns! ficou muito bom o seu trabalho ,e percebi que o seu trabalho era para falar da natureza e do lixo .que não devemos destruir o planeta terra
20/10/2010
Cinco estrelasADOREI A SUGESTÃO DE SUA AULA. MARAVILHA, SUCESSO!!!
24/09/2010
Quatro estrelasParabéns pelo contexto do assunto.Muito interessante o visual. Gostei !
24/09/2010
Três estrelasmuito boa + pode ser aprimorado
24/09/2010
Cinco estrelasum texto maravilhoso e bom pacaraba deslobrate e fala tudo sobre o lixo dadetati como a decoposiçao do lixo.beijo tiago.
13/09/2010
Cinco estrelasachei excelente, estava procurando algo parecido.
06/09/2010
Quatro estrelasOlá Lívia, Parabéns pela sugestão! Percebi que o objetivo de sua aula é levar os alunos a repensar o modelo de consumo que nossa sociedade está inserida e a necessidade urgente de mudança de mentalidade e atitudes. As estratégias que usou irão motivar os alunos a uma conduta consciente e mais responsável na busca de ações que visem à conservação do espaço onde vivem e por onde andam. Refletirão sobre os diferentes papéis que cabem aos cidadãos, ao poder público e às empresas.
06/09/2010
Quatro estrelasOlá Lívia, Parabéns pela sugestão! Percebo que o objetivo de sua aula é promover uma conduta consciente e responsável de seus alunos. Você usou estratégias que vão motivar o aluno a repensar o modelo de consumo que vivemos e a destinação do lixo produzido por todos nós. Estamos mesmo necessitando mudar nossas mentalidades e atitudes na busca de ações que visem à conservação do nosso espaço.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns Lívia. Você é criativa e utiliza muito bem as mídias! Tenho a assinatura do Animal Planet, mas nunca tinha cessado o site. acessei e achei ótimo, obrigada pela contribuição.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns, Lívia! Adorei tua sugestão de aula. Penso apenas que poderias ampliar os componentes curriculares abrangidos neste trabalho, pois uma aula com esta qualidade abraça todos os componentes, de L.Port e Matem. a Ética e Cidadania. Obrigada pela dica do site.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns Lívia, o assunto abordado é atual e extremamente necessário, se trabalhado de forma criativa, lúdica e coerente, que é o que você propõe, os alunos vão gostar e aprender realmente, gostei muito!!!
24/03/2010
Cinco estrelasmaravilhosa!!
24/03/2010
Quatro estrelasPor se tratar de um tema abrangente sugiro um tempo maior para trabalhar, principalmente porque vai ser trabalhado com alunos das series iniciais e eles são mais lentos. A aula é ótima muito atrativa e interessante. O uso da tecnologia nesta aula faz o diferencial onde os alunos aprendem vendo as animações. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei a forma como a temática foi abordada e entrei no site da 1ª e da 2ª atividade e pretendo repassar para os professores da minha escola.
24/03/2010
Cinco estrelasO plano de aula é ótimo e nos faz querer ter mais criativdade em nossas aulas
24/03/2010
Cinco estrelasAchei sua aula muito interessante e criativa.Adorei a sugestão.Estamos com um projeto que trata sobre a preservação do meio ambiente e vamos utilizar esses recursos oferecidos por vocês para enriquecer nosso material.
24/03/2010
Cinco estrelasO lixo pode ser jogado no lugar adequado, por isso temos que orientar e incentivar aos nossos alunos. O nosso meio ambiente tem que ser preservado, tudo que é da natureza são doadas por Deus para o bem de todos os seres humanos existente do Planeta Terra. Se o ser destruir tudo o que é do meio ambiente logo nós sofreremos consequentemente,pois precisamos pensar,questionar, refletir e lutar diantes dessas situações gigantesca no mundo em que vivemos.
24/03/2010
Cinco estrelasexcelente
24/03/2010
Cinco estrelasEssa sugestão de aula é excelente, pois contem recursos que com certeza chamará a tenção dos alunos e despertarão a sensibilidade para a problemática do lixo, que tanto preocupa a sociedade consciente.
24/03/2010
Cinco estrelasNossa, essa atividade além de explorar muito bem o conteúdo, deixa as crianças motivadas a continuar buscando informações. Muito lúdica e abusa de recursos didáticos estimulantes.
24/03/2010
Quatro estrelasÓtimo tema a ser abordado e extremamente necessário nos dias atuais, a utilização das tecnologias na abordagem de qualquer tema o torna bem mais interessante, parabéns!!!!!
24/03/2010
Cinco estrelasVocê é criativa e utiliza muito bem as mídias! Sabe como estimular os alunos a refletirem e que atitudes tomarem diante de um problema tão sério que é o "lixo que produzimos a cada dia" Gostei muito de sua aula.
24/03/2010
Quatro estrelasparabens colega pela iniciativa em relção a escolha do tema supracitado, pois o nosso planeta precisa com urgencia que iniciativa dessa naturaza seja tomada o quanto antes para que este problema seja amenizado.
24/03/2010
Cinco estrelasLívia, sua aula é bem atrativa, e estimula os alunos a refletirem e que atitudes toma diante de um problema tão sério que é o "lixo nosso de cada dia" Contine plubicando essas aulas que podem servir de espelho para outros professores. Abraços! Miriam!
24/03/2010
Cinco estrelasLívia sua aula é um espetáculo maravilhoso, gostei muito, e estou aprendendo muito com as experiências de vocês!
24/03/2010
Quatro estrelasOi Lívia, Gostei muito de sua aula, como voce trabalha o tema, principalmente a utilização dos recursos tecnólogico, de forma lúdica.também adorei os vídeos. Parabéns!!
24/03/2010
Cinco estrelasOlha gostei demais tanto da sugestão de aula, quanto dos recursos utilizados. a ÚNICA coisa que nãso apreciei foi o fato de não dar para visualizar omunicipio no registro da opinião
24/03/2010
Três estrelasFoi um tema bem pensado e que todos nos deveriamos esta preocupado com a situação em que se encontra o nosso planeta daqui a alguns anos, nada melhor do que conscientizar as criança no sentido de ajudar a conservar a natureza, orientar e mostrar os danos causados pelo lixo , , E uma aula interdiscilinar com abrangencia em muitas areas, portuguesa, matemática, geografia etc.
24/03/2010
Cinco estrelasOlá Lívia, observo que as atividades são criativas e estão coerentes com o tema abordado, a exploração da mídia é feita de forma prazerosa, o vídeo selecionado atinge a faixa etária inicial, assim como o jogo virtual permite as crianças aprender brincando. Parabéns!
24/03/2010
Quatro estrelasLívia parabéns pela elaboração desta aula pois nossas cianças precisam ser bem orientadas para acessrem atividades educativas e esta aula está fantástica
24/03/2010
Cinco estrelasA Aula foi genial é uma boa maneira de ensinar brincando. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasEssa proposta é, realmente excelente que acrescentar ao projeto, a confecção de sacolas de pano pelos alunos, que seria uma atividade artísticas (através de oficina), que poderia contar com a participação de algumas mães.
24/03/2010
Cinco estrelasAdorei esta aula, muito criativa e ampla.Servirão de recursos para nós professores, repassar aos nossos alunos.Você está de Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns Professora, excelente sua aula.
24/03/2010
Cinco estrelasParabéns professora!!! Maravilhosa sua aula!
24/03/2010
Cinco estrelasmuito interessante,é mesmo preciso trabalhar a realidade dos educandos
24/03/2010
Cinco estrelasGostei demais desse assunto e como é atualidade, é sempre muito interessante trabalhar com aula interativa, pois assim pode-se motivar aos alunos de todas as idades e, conseguiremos maior participação e interesse por parte de todos, inclusive da família que se vê obrigada a participar. A autora organizou suas atividades e questionamentos de maneira a levar seus alunos a repensarem as atitudes que normalmente temos com nosso meio, como jogar lixo em locais inadequados.
24/03/2010
Cinco estrelasDevidamente a degradação ambiental e o desrespeito a natureza, é muito rico este material para trabalhar com os alunos do ensino fundamental, para concientizar sobre suas responsabilidades no futuro proximo, e tornar cidadaos mais responsaveis.
24/03/2010
Cinco estrelasAchei sua aula o máximo, bem direcionada com a utilização de uma boa variedade de recursos. Parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasExcelente! Adorei todas as sujestões dadas aqui. O portal do Professor está de parabéns.
24/03/2010
Cinco estrelasmuito boa essa aula... me deu sede de passar aos meus alunos.. obrigada!
24/03/2010
Quatro estrelasAchei sua aula muito interessante, pois partiu da realidade dos alunos estimulando a participação geral, usou recursos motivadores possibilitando aprendizagem de forma lúdica e fez com que refletissem sobre o destino que cada um dá ao seu lixo de todo dia. Parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasLivia, você utilizou muito bem os recursos tecnológicos, porém, não esquecendo da didática. Com certeza essa aula prenderá a atenção e o interesse dos alunos. Um abraço e parabéns!
24/03/2010
Cinco estrelasEssa aula com certeza irá despertar o interesse do aluno para apreservação do meio ambiente.
24/03/2010
Cinco estrelasEssa aula é muito interessante.Parabens.
24/03/2010
Cinco estrelasLivia, você foi ótima na criatividade e na didática usada para atingir o objetivo proposto. Poderia haver também visitas às casas de alguns moradores nos arredores da escola, verificando como eles selecionam o lixo de suas casas e onde ele é jogado. Parabéns Livia! Abraços.
24/03/2010
Quatro estrelasMuito boa esta proposta de aula sobre lixo e reciclagem. Conheço e já tive diferentes oprtunidades de trabalhar o tema. Mas o formato destas aulas é bem elaborado e uma vez desenvolvido pode surtir efeito educativo... Parabéns!