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No campo tem... Do campo vem...

 

03/12/2012

Autor y Coautor(es)
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alessandra arce

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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DEBORA ALFARO SAO MARTINHO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

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MICHELE VAROTTO

SAO CARLOS - SP

Universidade Federal de São Carlos

Alessandra Arce e Michele Varotto

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Educação Infantil Natureza e sociedade Os seres vivos
Educação Infantil Natureza e sociedade Organização dos grupos e seu modo de ser, viver e trabalhar
Educação Infantil Natureza e sociedade Objetos e processos de transformação
Educação Infantil Linguagem oral e escrita Falar e escutar
Datos de la Clase
O que o aluno poderá aprender com esta aula

1. Explorar os cinco passos de uma investigação científica: observação, registro, questionamento, experimentação e conclusão;

2. Compreender a relação entre o campo com a cidade;

3. Perceber, identificar, comparar e valorizar aspectos diferentes entre espaços, paisagens, profissões, meio de vida etc. rurais e urbanos;

3. Conhecer o processo envolvido na fabricação de produtos consumidos no cotidiano;

4. Reconhecer a importância do desenvolvimento de hábitos alimentares saudáveis para a saúde;

5. Desenvolver e ampliar o vocabulário.

Duração das atividades
7 dias, com 60 minutos, diários.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Não há a necessidade de conhecimentos prévios.

Estratégias e recursos da aula

ATIVIDADE 1: O CAMPO

1. O professor iniciará a aula fazendo uma receita de bolo com a classe, para lancharem no recreio. É interessante que esta seja de fruta ou legume, como por exemplo: cenoura, beterraba, laranja, banana, ou outra de preferência da turma.

* Como sugestão, indicamos algumas receitas:

a) Bolo de beterraba:

http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/bolo_divertido_de_beterraba_e_neston.aspx

b) Bolo de cenoura:

http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/bolo_de_cenoura_e_farinha_lactea.aspx

c) Bolo de laranja:

http://www.nestle.com.br/site/cozinha/receitas/bolo_facil_de_laranja.aspx

d) Bolo de banana com nozes:

http://tvg.globo.com/receitas/bolo-de-banana-com-nozes-4d50f2e552e0b252bc0097d3

 

2. Enquanto o bolo assa no forno, o professor disporá os produtos utilizados em uma mesa (ovos, leite, fruta/legume, cereal, farinha, margarina, óleo, açúcar etc.), e questionará à classe:

- De onde vêm os produtos que utilizamos no bolo?

- Onde são produzidos?

- A partir do que são fabricados?

- Da onde vem o açúcar, os ovos, o leite, as frutas/hortaliças, a farinha etc.?

- Quais produtos são naturais, ou seja, consumimos do mesma forma como encontramos na natureza?

- Quais são derivados de outros produtos, ou seja, que foram modificados pelo homem?

- Dos produtos derivados, quais são de origem animal ou de origem vegetal?

 

3. O professor apresentará à classe, o vídeo: Chico Bento: na roça é diferente.

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=X588TuX1Wv0

 

4. Ao término do vídeo o professor realizará um debate com a classe sobre as questões levantadas pela animação.

- Onde as pessoas que vivem no campo adquirem seus alimentos?

- Onde o Chico Bento obtém as laranjas para o suco?

- O primo do Chico pensa que os ovos vêm de onde?

- E o leite? Vem de caixinhas e saquinhos?

- Por que o primo do Chico pensa que os ovos vêm de caixinhas compradas no supermercado e o leite de caixinhas e de saquinhos?

- Como o primo do Chico pensa que se deve tirar o leite da vaca?

- Vocês já viram como se tira o leite da vaca?

- Onde o Chico Bento colhe as cenouras?

- Como são as moradias no campo? São próximas umas das outras, como na cidade?

- Como são os meios de transporte utilizados no campo?

- Quais animais apareceram na história?

- Que alimentos estes animais comem?

- Quais os locais construídos pelas pessoas que vivem no campo para abrigar esses animais? (curral, galinheiro, chiqueiro, estábulo etc.).

- Qual a utilidade destes animais para o ser humano?

- Quais as profissões das pessoas que vivem no campo? (apicultor, granjeiro, sitiante, agricultor, veterinário etc.).

- Que outros produtos vocês conhecem que são produzidos no campo?

 

5. De modo a sistematizar o conteúdo debatido, o professor proporá uma pesquisa acerca das questões debatidas. Dividirá a sala em grupos, no qual cada um se responsabilizará por um aspecto da pesquisa: meios transportes, profissões e ferramentas utilizadas, animais de produção, produtos cultivados, criações etc.

 

ATIVIDADE 2: ANIMAIS

1. O professor apresentará a música: O sítio de Seu Lobato.

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=nBmy90DikwQ&feature=related

 

2. Questionará a classe sobre os animais que aparecem na música e os sons que eles produzem. Proporá um jogo de imitação dos sons de animais.

 

3. Também poderá apresentar alguns sons de animais, de modo que os alunos, sem os verem, possam adivinhar quem o emite.

* Sons de animais estão disponíveis em:

http://www.youtube.com/watch?v=HU4C6QD36ug&feature=fvwrel

 

4. A partir da música, o professor elaborará com a classe um cartaz contendo alguns dos animais citados, os produtos que fornecem e os produtos derivados destes.  

 

NOME E IMAGEM DO ANIMAL

VACA

GALINHA/ PATOS

OVELHA

ABELHA

PORCO

 

 

FORNECEM

 

Carne

Couro

Leite

 

 

Carne

Ovos

Penas

 

 

Carne

Leite

 

Mel

Geleia Real

 

Carne

Couro

 

PRODUTOS DERIVADOS

 

Manteiga

Bolos

Iogurte

Queijo

Sapato

Roupas

Almôndegas

 

 

 

Salsichas

Bolos

Quindim

Travesseiros

 

 

 

 

Bolos

Iogurte

Queijo

Sapato

Roupas

 

 

Doces

Remédios

 

Linguiça

Salame

Presunto

 

 

 

5. Será, então, realizada uma pesquisa acerca da criação destes animais, alimentação, profissões envolvidas no cuidado dos animais, gestação, números de filhotes, locais construídos para abrigá-los etc..

 

6. O professor fará a leitura de livros e apresentação de vídeos mostrando o processo de produção de alguns produtos que consumimos.

 

a) VÍDEOS:

- De onde vem o ovo?

* Disponível em:

 

 

 

- De onde vem leite?

* Disponível em:

 

 

 

- De onde vem açúcar?

* Disponível em:

 

 

 

- Pontociência - O mistério do queijo minas

* Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=J_5vE549sNg&feature=related

 

b) LIVROS:

QUENTAL, Cristina e MAGUAHÃES, Mariana. Ciclo do ovo. Coleção Onde vamos hoje. Edições Gailivros

Fonte: Edições Gailivros

 

QUENTAL, Cristina e MAGUAHÃES, Mariana. Ciclo do leite. Coleção Onde vamos hoje. Edições Gailivros.

Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/35073277/Ciclo-do-Leite

http://multimedia.fnac.pt/multimedia/PT/images_produits/PT/ZoomPE/3/5/7/9789895576753.jpg?201104212014

Fonte: Edições Gailivros

 

QUENTAL, Cristina e MAGUAHÃES, Mariana. Ciclo do mel. Coleção Onde vamos hoje. Edições Gailivros

Disponível em: http://www.slideshare.net/bbcosta/ciclo-do-mel

http://multimedia.fnac.pt/multimedia/PT/images_produits/PT/ZoomPE/2/9/6/9789895576692.jpg?201104212014

Fonte: Edições Gailivros

 

7. Se possível, o professor organizará uma visita a alguma pecuária ou granja para que a classe possa conhecer e observar a criação de animais, os processos de produção e de conservação de leite, carne, ovos etc. no ambiente rural, a higienização e preparação destes produtos para o consumo, a importância desses alimentos na dieta humana, produtos derivados etc..

 

8. Ao final da visita, após os alunos relatarem e debatem sobre o que observaram, será produzida uma maquete do local visitado, contemplando os animais, plantações transportes, ferramentas, construções, profissões envolvidas etc. utilizados na criação destes animais e no processo de produção de produtos e derivados destes.

 

9. Outra sugestão é uma pesquisa acerca da importância destes alimentos para nossa saúde. Como, por exemplo, o leite: fonte de cálcio (mineral essencial para a formação e manutenção da saúde dos ossos de nosso corpo); fonte de energia para atividades cotidianas (como o leite integral); fonte de vitaminas (vitaminas: a) A: responsável pelo crescimento e combate a doenças; b) B1: importante na produção de energia; c) B2: regula a utilização de proteínas, gorduras e açucares); fonte de proteína (que auxiliam na formação e manutenção dos tecidos do corpo); fonte de minerais (fósforo: importante para a formação dos ossos; manganês: responsável pelo aproveitamento de gorduras e o desenvolvimento e funcionamento do sistema nervoso); recomendações (até os 10 anos de idade, deve-se tomar 3 copos de leite por dia).

* Informações adquiridas do site:

http://ebsalgueiromaia.blogspot.com.br/2011/06/festa-do-leite.html

 

10. Para finalizar esta etapa, o professor proporá a fabricação de um dos produtos derivado do leite, como por exemplo, a manteiga:

 

Experimento 1: Faça você mesmo a sua manteiga caseira!

Objetivo:

Compreender o processo de fabricação de manteiga a partir do leite.

 

Materiais:

- 1 litro de leite integral fresco;

- 1 colher grande ou concha;

- 1 vasilha;

- 1 recipiente de vidro grande com tampa;

- 1 peneira;

- Sal;

- 1 tigela.

 

Procedimentos:

1. Pegue 1 litro de leite, ferva-o e ponha na geladeira por 12h, para que a gordura possa se separar do leite;

2. Quando a gordura encontrar-se na superfície do leite, pegue uma colher grande e retire o creme formado por esta (nata);

3. Despeje a nata numa vasilha e deixe repousando fora da geladeira, até que atinja a temperatura ambiente;

4. Coloque a nata, já em temperatura ambiente, no recipiente de vidro, tomando o cuidado para que este não fique muito cheio. Tampe-o e agite-o, de maneira vigorosa, por uns 20 minutos;

5. Despeje o leite de manteiga da jarra na peneira, escorrendo-o;

6. Depois de escorrer o leite sobrado da jarra, lave a manteiga com água fria. Neste momento ela ficará despedaçada;

7. Coloque a manteiga numa tigela e, com as mãos lavadas, esprema a manteiga para que a água saia;

8. Lave a manteiga até a água ficar transparente, caso contrário, a manteiga ficará com um gosto ruim;

9. Coloque sal a gosto e bom apetite! Está pronta a sua manteiga.

 

O que acontece?

Existem minúsculas bolsas de gorduras no leite, protegidas por uma membrana, como se fossem balões cheios de gordura. Ao colocarmos a nata dentro do frasco e a agitarmos, estas membranas se rompem e libertam a gordura que começa a se aglomerar, formando a manteiga.

 

* Receitas e Experimentos similares estão disponíveis em:

- Como fazer manteiga?

http://videos.sapo.pt/bHF0TqwnKFTVWdU8pA2R

http://jornalescolaraeob.files.wordpress.com/2011/03/cic3aancia-viva-na-escola-na-escola-bc3a1sica-de-silveiro.pdf

 

 

ATIVIDADE 3: HORTA E POMAR

1. O professor realizará com a classe uma visita a uma feira ou quitanda, para que as crianças tenham a oportunidade de observarem, manusearem, sentirem o aroma e sabor das frutas, dos legumes e das verduras. Ao final desta aula passeio, o professor perguntará: De onde vêm as frutas, legumes e verduras que consumimos em nosso dia a dia? Será que vem da feira, da quitanda ou do supermercado? Pedirá, então, que os alunos registrem suas hipóteses iniciais em uma folha de papel, com um desenho.

 

2. Em seguida fará a leitura do livro: Saladinha de queixas, de Tatiana Belinky, Editora Moderna, realizando posteriormente um debate acerca das informações trazidas pelo livro e as hipóteses iniciais das crianças.

 

Fonte: Editora Moderna

 

 

* Outras atividades sobre livro estão disponível em:

http://www.modernaliteratura.com.br/lumis/portal/file/fileDownload.jsp?fileId=8A7A83CB30D6852A013194F999945015

 

* Outros livros que podem ser utilizados pelo professor:

BELINKY, Tatiana. Que horta. Editora Paulinas.

 

QUENTAL, Cristina e MAGUAHÃES, Mariana. Ciclo do arroz. Coleção Onde vamos hoje. Edições Gailivros.

http://multimedia.fnac.pt/multimedia/PT/images_produits/PT/ZoomPE/9/7/9/9789895578979.jpg?201106031710

Fonte: Edições Gailivros.

 

3. O professor apresentará à classe a música Pomar, da Palavra Cantada.

Pomar

Palavra Cantada

Banana, bananeira
Goiaba, goiabeira
Laranja, laranjeira
Maçã, macieira
Mamão, mamoeiro
Abacate, abacateiro
Limão, limoeiro
Tomate, tomateiro
Caju, cajueiro
Umbu, umbuzeiro
Manga, mangueira
Pera, pereira

Amora, amoreira
Pitanga, pitangueira
Figo, figueira
Mexerica, mexeriqueira
Açaí, açaizeiro
Sapoti, sapotizeiro
Mangaba, mangabeira
Uva, parreira
Coco, coqueiro
Ingá, ingazeiro
Jambo, jambuzeiro
Jabuticaba, jabuticabeira

*Disponível em: http://letras.mus.br/palavra-cantada/283411/

 

2. Em seguida, realizará um debate com a classe sobre a música. Para isso questionará a classe:

- Qual o nome da música? (Pomar)

- Sobre o que a música fala? (Frutas)

- Quais as frutas citadas na música?

- Qual o nome da planta ou árvore que nasce a amora? A banana? A maçã? A uva?

- O que é um pomar?

- Quem já teve a oportunidade de conhecer um pomar?

- Como ele é?

- Se as frutas são plantadas no pomar, como se chama o local onde são plantados os legumes e as verduras?

 

3. O professor solicitará que as crianças modelem, com massa de modelar, algumas das frutas e árvores para construírem a maquete de um pomar.

 

4. Apresentará, então, para a classe, alguns produtos, como: azeite e o pão, questionando se sabem de onde vem, a partir de que produtos são fabricados e como são produzidos. Após ouvir seus relatos, o professor fará a leitura dos seguintes livros:

 

QUENTAL, Cristina e MAGUAHÃES, Mariana. Ciclo do azeite. Coleção Onde vamos hoje. Edições Gailivros.

Disponível em: http://www.slideshare.net/bbcosta/ciclo-do-azeite

Fonte: Edições Gailivros.

 

QUENTAL, Cristina e MAGUAHÃES, Mariana. Ciclo do pão. Coleção Onde vamos hoje. Edições Gailivros.

Disponível em: http://www.slideshare.net/bbcosta/ciclo-do-po

http://multimedia.fnac.pt/multimedia/PT/images_produits/PT/ZoomPE/6/4/7/9789895576746.jpg?201104212014

Fonte: Edições Gailivros.

 

5. O professor organizará uma aula passeio em uma horta ou pomar. Para isso deverá visitá-la com antecedência, observando-a, conversando e entrevistando o hortelão, passando em revista os aspectos relevantes para a visita da classe e preparando-se como guia.

* No dia da aula passeio o professor deverá solicitar aos alunos que observem a paisagem e as transformações ocorridas no trajeto entre a escola e a horta ou pomar: as construções e suas disposições no espaço, meios de transporte, animais, pavimentação das ruas/estrada etc.. O professor deverá filmar ou fotografar a visita, para que mais tarde possa retomá-las com a classe e também, realizar uma exposição sobre esta.

* No local da visita, o professor deverá realizar com a classe as seguintes tarefas:

a) Entrevista com o hortelão: os alunos deverão questioná-lo sobre a história do local, como e porque escolheu este trabalho, o que lhe dá mais prazer na profissão, as dificuldades encontradas nela etc..

b) Observação da horta: a disposição e medições dos canteiros, os tipos de hortaliças plantadas, o trabalho nas sementeiras, preparação da terra, a adubação, a rega, calendário agrícola, a colheita, instrumentos agrícolas utilizados, as atividades desenvolvidas, as ocupações envolvidas, as construções e suas finalidades, produtos derivados, comercialização dos produtos, roupas utilizadas pelos trabalhadores (chapéu, botas, luvas etc.), problemas enfrentados (pragas, parasitas etc.) e soluções etc..

c) Plantio de mudas (se possível).

 

6. Em classe, deverão: a) organizar um livro sobre o que aprenderam na visita (sugestão: cada um dos tópicos levantados acima poderá servir como um tema a ser ilustrado pelos alunos); b) construir uma horta na escola.

 

7. Outras atividades que o professor poderá promover em sua classe é uma pesquisa acerca da importância dos alimentos (frutas e hortaliças) na saúde de nosso corpo, formas de higienização dos alimentos, doenças causadas de decorrência da falta de higienização com estes, trabalhar com poesias etc..

 

8. Para encerrar a aula, o professor poderá realizar a leitura dos livros abaixo, discutindo com a classe suas relações com o que foi aprendido até o momento:

- BELINKY, Tatiana. Que horta. Editora Paulus.

- ROCHA, Ruth. Rato do campo e rato da cidade. Editora Salamandra.

Recursos Educacionais
Nome Tipo
De onde vem o leite? Vídeo
De onde vem o ovo? Vídeo
De onde vem o açúcar? Vídeo
Recursos Complementares

LIVROS:

- LAROUSSE DO BRASIL. Meu primeiro Larousse do mundo. Editora Larousse Júnior.

- BAUMANN, Anne-Sophie. De onde as coisas vem? Coleção Criança Curiosa. Editora Salamandra.

- RAY, Hannah. Bichos da fazenda: vaca. Editora Girassol.

- RAY, Hannah. Bichos da fazenda: ovelha. Editora Girassol.

- RAY, Hannah. Bichos da fazenda: galo. Editora Girassol.

- RAY, Hannah. Bichos da fazenda: porco. Editora Girassol.

- FERREIRA, Marina Baird et al. Aurélio com a turma da Mônica. Ed. Nova Fronteira.

- PLANETA DEAGOSTINI. Coleção animais da fazenda. Planeta DeAgostini.

- LINS, Guto. Que fome! Chovendo na horta. Editora Prumo.

- CHILD, Lauren. Charles e Lola: eu nunca vou comer tomate. Editora Ática.

- LLEWELLYN, Claire e GORDON, Mike. Estou em forma? Aprendendo sobre nutrição e atividade física. Editora Scipione.

- LLEWELLYN, Claire e GORDON, Mike. Verdura? Não! Aprendendo sobre nutrição. Editora Scipione.

- JOSÉ, Elias. Poesia é fruta doce e gostosa. Editora FTD.

- OBEID, César. Rimas saborosas. Editora Moderna.

- BOCHECO, Eloi Elisabet. Pomar de brinquedo. Editora Larousse Júnior.

 

VÍDEOS:

Cocoricó: Aventuras na fazenda.Paramount.

Cocoricó: Julio na cidade 1 e 2. Paramount.

Cocoricó: Novas aventuras de João na fazenda.Paramount.

Cocoricó: A prima da cidade.Paramount.

O planeta de Pipsqueak: Pipsqueak e os animais de produção.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=15782

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21404

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28427

http://revistaescola.abril.com.br/educacao-infantil/0-a-3-anos/plantando-saber-467331.shtml

 

LIVROS SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL:

- ARCE, A.; SILVA, D. A. S. M.; VAROTTO, M. (2011). Ensinando ciências na educação infantil. Campinas: Editora Alínea.

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Ensinar ciências na escola. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http:// http://www.cdcc.usp.br/maomassa/livro/livro.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2009). Ensino de ciências por investigação. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte: http://cdcc.usp.br/maomassa/livro09/livro09.html

- CENTRO DE DIVULFAÇÃO CIENTÍFICA E CULTURA - CDCC (2005). Explorações em ciências na educação infantil. São Carlos.

*Este livro pode ser feito download pelo seguinte link: http://www.cdcc.usp.br/maomassa/Livros/livro10/livro10.html

Avaliação

A avaliação será realizada ao longo de todo o processo, e deverá ser considerado: o interesse, a participação, o envolvimento, a interação e reflexão em grupo, a comparação entre o resultado do experimento e das hipóteses iniciais, bem como as falas, as observações e as conclusões realizadas pelas crianças após cada uma das atividades.

*Obs: A avaliação encontra-se de acordo com Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil, vol 3. Natureza e Sociedade, consistindo em uma tarefa permanente, na qual o professor, mediante a investigação e reflexão acerca das manifestações das crianças: observa o que sabem fazer, o que pensam à respeito dos fenômenos que observam, o que ainda lhes é difícil entender, os interesses que possuem, as aquisições obtidas em vista de todo o processo vivido e em relação com os objetivos propostos. O que o auxilia na adequação dos conteúdos  propostos, no tempo e  no ritmo  de trabalho, para que assim, possa dar continuidade  ao seu planejamento e à apresentação de novos conteúdos e atividades, que visem a promoção de situações significativas na aprendizagem da criança, fazendo-a avançar em seu desenvolvimento e na interação com o meio.

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