15/07/2013
Eliana Dias e Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Qualidade de vida das populações humanas |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Controle Ambiental |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Visões de mundo |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Ciências Naturais | Terra como espaço para a vida |
Educação Escolar Indígena | Ciências | Seres humanos e o meio ambiente |
Educação Profissional | Ambiente, Saúde e Segurança | Técnico em Meio Ambiente |
Ensino Médio | Biologia | Ecologia e ciências ambientais |
Ensino Médio | Biologia | Identidade dos seres vivos |
Avaliar propostas de intervenção no ambiente, considerando a qualidade da vida humana ou medidas de conservação, recuperação ou utilização sustentável da
biodiversidade.
Avaliar impactos em ambientes naturais decorrentes de atividades sociais ou econômicas, considerando interesses contraditórios.
Relacionar informações apresentadas em diferentes formas de linguagem e representação usadas nas ciências biológicas, como texto discursivo, tabelas, relações matemáticas ou linguagem simbólica.
Avaliar propostas de alcance individual ou coletivo, identificando aquelas que visam à preservação e a implementação da saúde individual, coletiva ou do ambiente.
Não requer conhecimentos prévios específicos.
Estudos individuais e em grupos; discussão em pequenos e grandes grupos; pesquisa; tabulação e discussão de dados; produção de textos; montagem e apresentação de trabalhos; montagem e manutenção de blog.
Utilização de computadores com acesso à internet; vídeos e textos on line.
Imagem disponível em: http://www.brasilescola.com/upload/conteudo/images/88a9abd0096f378c2e0a11e9a6f4f4bb.jpg. Acessado em 11/07/2013.
Sugerimos que a introdução a este tema seja feita por meio de quatro vídeos diferentes que, à medida em que forem sendo vistos, na ordem proposta a seguir, irão promovendo sentimentos diversos nos alunos que, ao final, deverão estabelecer relações entre eles.
Vídeo 1- The Secret - Planet Earth HD (3:05 min.). Disponível em:http://www.youtube.com/watch?v=a_urxI9L5Ak. Acessado em 09/07/2013. Uma viagem pelo Planeta Terra mostrando a beleza estonteante em diversos ecossistemas.
Vídeo 2- Propaganda do Greenpeace - My Way (1:04 min.). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=wCmO3OCZX6Q. Acessado em 09/07/2013. Evidencia fenômenos naturais provocados pelas mudanças climáticas decorrentes do aquecimento global.
Vídeo 3 - Banco do Brasil - Sustentabilidade (2:44 min.). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=StTLavxzpac. Acessado em 09/07/2013. As decisões humanas influenciam no futuro do Planeta Terra.
Vídeo 4- Meio ambiente e sociedade de consumo (2:09 min). Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=DjMwE-rDyks. Acessado em 09/07/2013. Reportagem mostra que as novas gerações devem conhecer os efeitos devastadores que a compra exagerada de produtos desnecessários causa ao meio ambiente.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar os vídeos diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar os vídeos em seu computador e projetá-los utilizando o aparelho data show.
O professor deverá entregar a cada aluno uma cópia impressa de algumas questões para discussão, como as sugeridas a seguir.
A discussão dos vídeos deverá acontecer, tendo como ponto de partida as questões propostas pelo professor, primeiramente em grupos pequenos. Cada aluno deverá manter seus registros iniciais e socializá-los para os demais. Após a discussão no grupo, os alunos poderão reformular suas respostas e, havendo consenso, apresentá-las na discussão com toda a turma. Nesta discussão, o professor deverá organizar a sala, disponibilizando as carteiras/cadeiras em círculo, de modo que todos possam se ver e garantir que todos sejam ouvidos.
Para fechar a discussão da atividade 2, sugerimos que o professor utilize o vídeo: Akatu - Lançamento do Relatório Estado do Mundo. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=hEuitcwk0lQ. Acessado em 10/07/2013.
Cada aluno ou grupo de alunos deverá acessar o vídeo diretamente no computador individual ou compartilhado. Se as opções anteriores forem inviáveis, o professor deverá disponibilizá-los em rede para que os alunos tenham acesso em seu computador individual. O professor poderá ainda, salvar o vídeo em seu computador e projetá-lo utilizando o aparelho data show.
Alguns destaques a serem feitos pelo professor:
Imagem disponível em: http://1.bp.blogspot.com/-RkID5Y53ph0/TfpNyadZ2cI/AAAAAAAADPU/CYOMuXNzMMg/s1600/AKATU+CONSUMO+CONSCIENTE.jpg. Acessado em 11/07/2013.
Após o fechamento da atividade anterior e dos destaques, o professor deverá entregar aos alunos as seguintes questões impressas para que respondam por escrito. Os alunos não deverão se identificar. Essas respostas deverão ser recolhidas pelo professor, para uma posterior tabulação de dados e discussão.
Para você o que é felicidade?
Do que você precisa pra ser feliz?
O que você sente quando compra?
Já comprou por impulso? Qual foi a sensação depois desta compra?
Que tipo de consumidor você se considera?
Os dados coletados por meio deste pequeno questionário, os alunos deverão agrupar perguntas e respostas comuns, criando categorias e tabulando-os. Esse trabalho deverá envolver outros professores, como o de Matemática, em cujas aulas poderão ser construídas as tabelas e os gráficos no computador, utilizando um aplicativo específico para tal finalidade.
Para subsidiar a discussão dos dados, sugerimos um vídeo postado por uma empresa de cosméticos, que traz elementos pertinentes ao tema consumo e satisfação, a partir de uma pesquisa feita na rua, com consumidoras e o ponto de vista de um psicólogo a respeito do consumo.
Sugerimos também um texto sobre os resultados de uma pesquisa feita pelo Instituto Akatu que também buscou relações entre consumo e felicidade.
Há contrapontos interessantes a serem estabelecidos na análise dos dois tipos de pesquisa separadamente e em conjunto.
Vídeo - Consumo e satisfação. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=dTtTUcai570. Acessado em 11/07/2013.
Texto - Brasileiro associa felicidade mais a bem-estar do que a posse de bens, indica pesquisa do Akatu. Disponível em:
http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/Brasileiro-associa-felicidade-mais-a-bem-estar-do-que-a-posse-de-bens-indica-pesquisa-do-Akatu. Acessado em 11/07/2013. A pesquisa indica que brasileiro associa felicidade mais a bem-estar do que a posse de bens.
A pergunta final que deverá ser respondida por meio desta pesquisa é: qual é o perfil da turma ___ em relação ao consumo?
Os alunos deverão escrever um texto sobre o assunto discutido neste módulo, no qual deverá constar reflexões quanto à discussão e às considerações feitas a respeito da pesquisa. Esse trabalho deverá envolver professores de outras disciplinas como Língua Portuguesa, Filosofia e Sociologia, em cujas aulas poderão acontecer novas discussões e encaminhamentos.
O texto poderá ser redigido dentro dos parâmetros de redação para o ENEM e, neste caso, sugerimos o tema: Felicidade, Sociedade de Consumo e meio ambiente.
Imagem disponível em: http://3.bp.blogspot.com/_5f8TWVrIi64/SpmaWle9SuI/AAAAAAAACaI/TbZNDaD8uJg/s400/consumo.jpg
. Acessado em 11/07/2013.
Para reflexão sobre a revisão do padrão de consumo, sugerimos que os alunos assistam ao vídeo Consciente coletivo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=jL_13S1GmT0&list=PL48D36B34AB11860B. Acessado em 11/07/2013. O vídeo é composto por 10 episódios. Cada episódio enfatiza um produto de consumo diário, abordando a sua origem, os recursos naturais necessários para produzi-lo, o impacto ambiental de seu consumo, a necessidade de reduzir o consumo e como fazê-lo.
Todos os alunos deverão ler a introdução do texto on line Cuide do SEU meio ambiente o ano todo. Disponível em: http://www.akatu.org.br/Temas/Consumo-Consciente/Posts/SEMANA-DO-MEIO-AMBIENTE-2013. Acessado em 09/07/2013.
Consumo consciente. Imagem disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/akt.jpg. Acessado em 11/07/2013.
Após a leitura desta introdução, o professor deverá distribuir a turma em sete grupos, atribuindo a cada grupo a leitura de um texto especificado abaixo, que dá continuidade à matéria.
Cada grupo deverá ler uma das sugestões de atividades para sete dimensões da vida cotidiana que sejam promotoras de mudanças de comportamento para um estilo de vida mais sustentável – e que, sim, contribuem muito para a proteção do meio ambiente. Para isso, deverão clicar na imagem (como as apresentadas a seguir) que abrirá a página correspondente ao tema atribuído ao grupo.
O grupo deverá uma preparar uma socialização para o professor e demais colegas, ilustrando o conteúdo do texto e apresentando sugestões do que pode ser feito no cotidiano de cada um no sentido de colaborar para este aspecto da sustentabilidade.
Imagem disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/03_06%282%29.jpg. Acessado em 11/07/2013.
Imagem disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post02.jpg. Acessado em 11/07/2013.
Imagem disponível em: http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post03.jpg. Acessado em 11/07/2013.
Imagem disponível em: http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post04.jpg. Acessado em 11/07/2013.
Imagem disponível em: http://akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post05.jpg. Acessado em 11/07/2013.
Imagem disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post06.jpg. Acessado em 11/07/2013.
Imagem disponível em: http://www.akatu.org.br/Content/Akatu/Arquivos/image/Post07.jpg. Acessado em 11/07/2013.
Ao final das apresentações, cada aluno deverá responder, por escrito, à pergunta: O que você está fazendo para consumir de um jeito diferente em cada uma dessas dimensões da sua vida?
Após o término da atividade 2, toda a produção dos alunos, individuais e em grupo, deverá ser salva em um dispositivo de armazenamento de mídia (cd, dvd ou pendrive) e enviado ao professor para avaliação. Este material deverá ser postado pelo professor, com a ajuda de alunos, no blog ou site da escola. Caso a escola não possua um blog ou site, professor e alunos deverão criar o blog. Para criar o blog, basta acessar o endereço eletrônico https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=blogger<mpl=start&hl=pt-BR&passive=86400&continue=http://www.blogger.com/home#s01 (Acesso em 11/07/2013) e seguir as instruções. É rápido, prático e gratuito.
Postadas as produções, o professor deverá solicitar aos alunos que entrem no endereço eletrônico do blog e que façam comentários sobre os trabalhos desenvolvidos. Todos os alunos deverão seguir este procedimento e o professor, juntamente com os alunos, deverão divulgar o blog na escola, solicitando à comunidade escolar que também participe do blog, deixando seus comentários e opiniões. Para divulgar o blog, todos os recursos de comunicação disponíveis na escola deverão ser utilizados: site da escola, rádio da escola, cartazes, faixas, comunicados, redes sociais, entre outros.
O professor deverá manter o blog atrativo postando atualidades relacionadas ao tema da pesquisa desenvolvida pelos alunos.
Para os alunos
Consumo Consciente de Embalagem. Disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/consumo-consciente-de-embalagem/item/7581. Acessado em 11/07/2013.
Saco é um saco. Disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/saco-e-um-saco. Acessado em 11/07/2013.
Separe o lixo e acerte na lata. Disponível em: http://www.separeolixo.gov.br/. Acessado em 11/07/2013.
Vamos tirar o planeta do sufoco. Disponível em: http://www.mma.gov.br/responsabilidade-socioambiental/producao-e-consumo-sustentavel/saco-e-um-saco/vamos-tirar-o-planeta-do-sufoco. Acessado em 11/07/2013.
Sacolas. Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=D112guXYTZ0&feature=youtu.be. Acessado em 11/07/2013.
Para o professor.
A história das coisas (vídeo) Disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw. Acessado em 11/07/2013.
O consumo e os impactos socioambientais. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20704. Acessado em 11/07/2013.
Consumo e Consumismo: qual o papel do consumidor consciente? Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=25673. Acessado em 11/07/2013.
Consumidor, Consumo e Consumismo! Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=7332. Acessado em 11/07/2013.
Globalização – consumismo e alienação. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=30503. Acessado em 11/07/2013.
A avaliação deverá ser processual e abranger todas as etapas do processo. Deverão ser consideradas, além da participação dos alunos, as suas produções individuais e coletivas, orais e escritas.
Poderão ser utilizados como instrumentos de avaliação quantitativa as produções escritas individuais ou em grupo.
A tabulação dos dados e a produção de texto deverão ser avaliados quantitativamente, assim como a preparação e a socialização do trabalho em grupo na atividade 2 do módulo 3.
Sem estrelas 0 calificaciones
Denuncia opiniones o materiales indebidos!