07/07/2011
Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Eliana Aparecida Carleto, Luciana Soares Muniz e Mariane Éllen da Silva.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Alfabetização | Processos de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: usos e formas |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Arte Visual: Produção do aluno em arte visual |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Alfabetização |
Para a realização desta aula é necessário que já tenham sido trabalhadas com os alunos noções de: letras do alfabeto, leitura e escrita e a utilização de recursos do laptop Classmate como: o uso dos programas KWord, Tux Paint e Mozilla Firefox do sistema operacional Linux.
Informação ao professor
Professor, para essa aula é necessário providenciar letras móveis do nosso alfabeto, para os alunos utilizarem durante algumas atividades. As letras podem ser confeccionadas de papel, EVA ou até mesmo de madeira em MDF, da forma que você preferir.
1ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para motivar os alunos, para isso organize-os em um círculo, afaste as carteiras da sala de aula, assim o espaço será suficiente para que todos possam assentar um ao lado do outro. Neste momento, leve uma caixa com a história: “Alfabeto dos Pingos” dos autores: Eliardo França e Mary França.
Essa história trabalha de uma forma divertida proporcionando aos alunos conhecer e familiarizar-se com as letras do alfabeto. Os Pingos são sete criaturinhas nascidas de uma gota de tinta, que fazem um passeio pelo alfabeto, mostrando as crianças como é divertido aprender cada letra. Apresentando palavras e nomes próprios retirados do universo infantil, escritos com letras maiúsculas e ilustrados por imagens coloridas, a história “Alfabeto dos Pingos” propõe um agradável ingresso no mundo da leitura e da escrita.
Fonte:http://www.livrofacil.com/paradidaticos/alfabeto-dos-pingos.html
Professor, dê oportunidade para todos os alunos falarem.
Questione os alunos:
1) Quem conhece essas letras?
2) Para que vocês acham que existem as letras?
3) Qual a importância das letras do alfabeto para o nosso dia a dia?
4) Quais são as letras do nosso alfabeto? Quantas são?
5) Tem alguma letra que você gosta mais? Justifique sua resposta.
6) Quais são as vogais? E as consoantes?
Professor, utilize as letras móveis, que você confeccionou, para apresentar o alfabeto aos alunos. Deixe os alunos pegarem e manusearem com tranquilidade.
Na história os Pingos descobrem que utilizamos uma mesma letra para escrever várias palavras. Agora é a sua vez. Que tal brincar com as letras do alfabeto de uma maneira divertida?
Faça o registro das letras do nosso alfabeto no programa KolourPaint (Metasys > Aplicativos > Aplicações Gráficas > Ferramenta de Pintura) do laptop Classmate. Desafie os alunos a escreverem algumas palavras.
Convide alguns membros de sua família para assistirem um vídeo sobre o nosso alfabeto. Antes de começar a apresentação do vídeo, pergunte a seus convidados quais são as letras do nosso alfabeto, se for necessário diga a eles quais são as letras.
Apresente o vídeo e no final pergunte a eles o que acharam da atividade.
Em seguida registre no seu caderno de Atividade de Casa sua opinião sobre a atividade e também a opinião de seus familiares. Escreva ainda uma palavra para cada letra do alfabeto, se necessário, peça ajuda a seus familiares.
Veja abaixo as orientações para acessarem o sítio, utilizando os seus laptops:
http://letras.terra.com.br/trem-da-alegria/75247/
2ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, utilize o espaço da “rodinha” para que cada aluno socialize com os colegas as palavras registradas no caderno de Atividade de Casa. Faça o registro na lousa ou em um cartaz das palavras apresentadas de cada letra. Depois, que todos falarem proponha a construção de um “Alfabetário”, contendo as palavras conhecidas pelos alunos.
Se preferir leve alguns modelos de Alfabetários para a visualização e compreensão por parte dos alunos. Segue abaixo alguns sítios para serem pesquisados ou solicite que os alunos utilizem seu laptop por meio do programa Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) acessando os sítios:
http://cantinhoemrq.blogspot.com/2011/04/alfabeto.html
https://picasaweb.google.com/guidomari76/Alfabetarios#5327319743030678354
https://picasaweb.google.com/guidomari76/Alfabetarios#5327319701637219426
Professor, organize os alunos em grupos para montarem um “Alfabetário” utilizando o progaramaTux Paint seguindo os seguintes passos: ( Metasys > Edusyst > Arte e Música > Pintura Digital ) do laptop Classmate. Esse programa trabalha com pintura digital e oferece vários recursos, como: imagens prontas, letras dentre outros. Veja um exemplo:
Fonte: Acervo da autora
Professor, em seguida, salve os “Alfabetários” em um pendrive e imprima para colocar no mural da sala de aula, desta forma, toda a turma poderá apreciar as produções artísticas dos colegas.
3ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Para escrever, utilize as letras que compõem o alfabeto. Combinando as letras entre si, é possível escrever qualquer palavra ou texto na Língua Portuguesa. As letras abaixo estão colocadas em ordem alfabética. Observe que cada letra do alfabeto pode ser representada por diferentes tipos de letras.
Professor, providencie com antecedência, um cartaz com as letras do alfabeto em ordem alfabética e em letras maiúscula e minúscula. Veja abaixo um exemplo:
Fonte: http://oprazeremaprender.zip.net/arch2010-01-03_2010-01-09.html
Professor/a dialogue com a turma questionando:
Professor, oriente os alunos para criarem uma tabela e em dupla, escreverem em ordem alfabética, os nomes dos colegas da sua turma. Utilize o programa KWord ( Área de Trabalho > Processador de Textos).
Solicite que criem uma tabela com 5 linhas e 4 colunas. Os alunos terão que digitar o nome do colega que inicie com as letras em ordem alfabética em cada quadrinho. Quando todos terminarem imprima as tabelas e monte cartelas onde cada aluno deverá desenhar o colega no mesmo quadrinho que escreveu o seu nome.
Para finalizar a atividade peça aos alunos que acessem o sítio seguindo as instruções:Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para assistirem a um vídeo sobre as letras cursivas maiúsculas e minúsculas.
http://www.youtube.com/watch?v=-aM4_jxT0VQ&feature=related
4ª Atividade: aproximadamente 60 minutos.
Professor, peça aos alunos que acessem a internet, seguindo os passos: Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) para aprenderem brincando com o sítio:
Fonte: http://www.smartkids.com.br/jogos-educativos/alfabeto-jogo-do-alfabeto-em-portugues-I.html
Fonte: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=5004
Fonte: http://www.atividadeseducativas.com.br/index.php?id=4906
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12898
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12899
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=12918
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=28564
EDUAR, Gilles.Alfabeto de Histórias.1ª ed. São Paulo: Ed. Ática, 2008.
NICOLAS, José de. Alfabetário. 2 ed. São Paulo: Ed. Moderna, 2002.
Professor, é de suma importância observar se os alunos estão participando e realizando as atividades propostas, a fim de poder auxiliá-los no processo de aprendizagem. A avaliação poderá ser feita em todos os momentos da aula, nos quais deverá verificar se os alunos conseguiram: conhecer as letras do alfabeto; desenhar letras do alfabeto utilizando o programa KolourPaint; trabalhar leitura e escrita a partir de história; conhecer a ordem alfabética e a sua função como elemento organizador; montar um “Alfabetário”, contendo as principais palavras que usa no seu dia a dia, e os seus significados e utilizar os recursos existentes no seu laptop para as pesquisas e resoluções das atividades propostas. É também importante considerar as avaliações individuais ou grupais dos alunos.
Cinco estrelas 1 classificações
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!
08/07/2011
Cinco estrelasDe acordo com a aula observada, chequei a conclusão de a mesma deve ser bem desenvolvida. Portanto, a autora da aula tem um planejamento realmente voltado para o ensino aprendizagem dos educandos. Ela valoriza muito bem a importância de como conhecer o alfabeto, desenhar as letras, montagem do alfabeto e principalmente desenvolver a leitura e a escrita dos alunos. A duração do tempo da aula, também é importante como também as atividades que ela trabalha onde os alunos tem a oportunidade positiv