19/08/2014
Eliana Dias, Lazuíta Goretti de Oliveira
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Ensino Médio | História | Poder |
Ensino Médio | História | Memória |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Médio | Sociologia | Poder, política e Estado Moderno |
Ensino Fundamental Final | História | Nações, povos, lutas, guerras e revoluções |
Ensino Médio | Sociologia | Mudança e transformação social |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | História | Tempo: transformações e mentalidades |
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza | Cidadania e participação |
Ensino Médio | História | Sujeito histórico |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
O golpe de Estado de 1964 e a instauração da ditadura no Brasil.
Estratégias:
Recursos:
Módulo 1 - O Movimento Estudantil na Ditadura |
Leitura e interpretação de textos Dinâmica: Trabalho em dupla, esquema e discussão coletiva |
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Orientações para a atividade:
a. Cada aluno da dupla deve fazer uma leitura atenta e individual de cada texto. Uma segunda leitura deverá ser feita pela dupla, para que as ideias centrais dos textos sejam destacadas e comentadas.
b. Em seguida, as duplas devem esquematizar as ideias centrais dos dois textos.
No link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=48914, os alunos encontrarão orientações de como fazer um esquema, seja utilizando setas, chaves, mapa conceitual ou outros formatos.(Acesso em: 17/08/2014) |
c. Após a elaboração dos esquemas, os alunos estarão preparados para debater as ideias centrais dos textos, em discussão coletiva, coordenada pelo professor. Promova a socialização dos esquemas produzidos pelas duplas.
d. Na discussão coletiva, as ideias centrais devem ser apresentadas pelas duplas e debatidas por toda a turma. A partir do trabalho de leitura, será possível refletir, entre outras questões, sobre:
e. Os esquemas produzidos pelas duplas devem ser recolhidos para avaliação.
Reprodução, análise e debate de vídeos Dinâmica: Trabalho em grupo, produção e apresentação de mapa conceitual |
Vídeo 1 - Grupo 1
Descrição (Disponível no link abaixo) Apresenta documentário produzido pela TV Câmara sobre o movimento estudantil secundarista no Brasil. O vídeo começa acompanhando a caravana da UBES (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) pelo país em março de 2007 para divulgar o direito ao passe livre. Fala sobre a atuação dos estudantes dentro de suas próprias escolas e do papel do grêmio estudantil na defesa dos seus interesses. Apresenta também alguns momentos históricos do movimento estudantil brasileiro, como a campanha pela nacionalização do petróleo nos anos de 1940, o fechamento da UNE (União dos Estudantes do Brasil) e da UBES em 1964, a situação do movimento dos estudantes durante a ditadura militar, a campanha Diretas Já e o impeachment do presidente Collor.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28436 (Acesso em: 17/08/2014) |
Vídeo 2 - Grupo 2
Descrição (Disponível no link abaixo) Apresenta primeira parte do vídeo produzido pela a TV Câmara sobre a atuação dos estudantes e da Igreja no combate à ditadura militar. Mostra o relato de algumas vítimas do regime contando a perseguição que sofreram.
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=28784 (Acesso em: 17/08/2014) |
Vídeo 3 - Grupo 3
Ano: 2007
Sinopse Memória do Movimento Estudantil http://www.videotecas.armazemmemoria.com.br/Video.aspx?videoteca=Mg==&v=NDA= (Acesso em: 17/08/2014) |
Vídeo 4 - Grupo 4
" Desde a sua criação no final dos anos 30, não houve movimento político no país que não tenha tido a participação da União Nacional dos Estudantes. Do fim da ditadura do estado novo de Getúlio, à campanha pelo petróleo é nosso, da legalidade da posse de João Goulart ao fora Collor, a UNE foi voz ativa e agente de muitas transformações. Um dos momentos mais marcantes da entidade aconteceu em outubro de 1968, na cidade de Ibiuna, interior de São Paulo. Ali quase mil estudantes celebravam o seu 30º congresso, ainda na clandestinidade. O final violento do encontro marcou não só seus personagens, como a história do país.
https://www.youtube.com/watch?v=Al2DUX_VUy0 (Acesso em: 17/08/2014) |
Orientações para a atividade:
a. Divida a turma em quatro grupos. Cada grupo ficará responsável pelo trabalho de análise e apresentação das ideias centrais de um vídeo.
b. Utilizando computadores conectados à internet, cada grupo deve acessar, nos links indicados acima, o vídeo pelo qual ficou responsável. É importante que os alunos do grupo assistam ao vídeo juntos, para que possam pausar quando necessário, esclarecer dúvidas e discutir ideias centrais.
c. Todos os vídeos apresentam ideias relacionadas ao movimento estudantil durante a ditadura. Alguns deles também abordam o movimento estudantil em outros momentos da história do Brasil. Oriente os alunos a destacarem as ideias centrais, por escrito, através de palavras, expressões, títulos. Essa iniciativa será importante para a próxima etapa.
d. Após a reprodução do vídeo, o grupo deve produzir o mapa conceitual das ideias centrais do vídeo.
Imagem disponível em: http://blog.educastur.es/cuate/2006/06/29/mapas-conceptuales-con-cmap-tools/
(Acesso em: 17/08/2014)
Produção e apresentação dos mapas conceituais dos vídeos
I. As orientações para a produção do mapa conceitual podem ser encontradas em aula disponível no link: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=49528(Acesso em: 17/08/2014)
II. Os alunos devem reproduzir os mapas conceituais elaborados em PowerPoint ou outro programa, como o Cmap Tools, que é uma ferramenta específica para a criação de mapas conceituais, é gratuito e pode ser facilmente localizado na internet para download. Confira o tutorial para o Cmap Tools no link: http://penta2.ufrgs.br/edutools/tutcmaps/tutindicecmap.htm (Acesso em: 17/08/2014)
III. Após a produção dos mapas conceituais acerca das ideias centrais dos vídeos, os grupos devem apresentá-los. O professor deve orientar os alunos a observarem se os grupos destacaram ideias semelhantes e/ou se os vídeos trazem abordagens diferentes sobre o tema. Ao final, o professor deve propor uma discussão coletiva das ideias centrais apresentadas pelos grupos.
IV. Os mapas conceituais produzidos podem ser compartilhados entre os alunos, através da utilização de pendrives ou e-mail.
Entrevista Dinâmica: Trabalho em grupo |
Orientações para a atividade:
a. Proponha aos alunos a realização de uma entrevista com diferentes pessoas, sobre o tema "O Movimento Estudantil durante a ditadura (1964-1985)". Eles podem conversar com parentes, vizinhos, pessoas que trabalham na escola, pessoas do bairro onde moram etc.
b. Divida os alunos em grupos. Juntamente com o professor, os grupos definirão o número de pessoas que vão entrevistar e onde vão buscá-las (na escola, no bairro, no centro da cidade, na família, etc.).
c. É importante que os grupos entendam a relevância da entrevista (como fonte histórica) para a produção da memória. Neste sentido, indique a eles a seguinte leitura:
Oficina - Como realizar entrevista/história oral? Disponível em: http://www.ufvjm.edu.br/cursos/procampo/documentos/doc_view/14-oficina-como-realizar-entrevistahistoria-oral.html. ( Acesso em: 17/08/2014) |
No texto, os alunos encontrarão boas orientações sobre a importância da entrevista e os procedimentos para realizá-la.
d. É importante que os alunos organizem com antecedência um conjunto de questões a serem formuladas aos entrevistados, tais como:
e. O grupo deverá definir com os entrevistados se poderão gravar, fotografar, filmar a entrevista. Caso não haja autorização do entrevistado, a entrevista deverá ser manuscrita. Os nomes dos entrevistados aparecerão somente se houver autorização prévia; caso contrário, os alunos utilizarão nomes fictícios.
f. Em data previamente marcada pelo professor, os grupos apresentarão as entrevistas realizadas. Se elas foram gravadas ou filmadas, os alunos poderão assistir a essas entrevistas juntos, utilizando o data show. Se elas foram manuscritas, o grupo fará a leitura para o restante da turma.
g. Após as apresentações, os grupos devem debater as informações obtidas.
h. Finalmente, cada grupo registrará por escrito as suas conclusões sobre o trabalho realizado.
Movimento Estudantil no passado e no presente |
Produção de Texto Argumentativo Trabalho Individual |
É possível falar em um movimento estudantil forte na atualidade? Você acredita que o passado trouxe ensinamentos e deixou marcas para esse movimento? As causas atuais do movimento são distintas ou semelhantes às do passado? Como você analisa a sua própria participação como estudante, neste contexto?
Orientações para a atividade:
a. A proposta da atividade é que cada aluno elabore um texto argumentativo, colocando o seu ponto de vista a respeito da questão formulada acima. Os estudos realizados nas atividades anteriores serão referências importantes para a construção dos argumentos que nortearão o desenvolvimento do texto. Entretanto, é importante, também, que os alunos, antes da elaboração do texto, façam leituras relacionadas ao movimento estudantil na atualidade, consultando, entre outras fontes, o site da UNE. Confira os links abaixo:
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Site da UNE. http://www.une.org.br/ Link sobre o Movimento Estudantil. http://www.une.org.br/movimento-estudantil/ Link sobre a Estrutura do Movimento Estudantil. http://www.une.org.br/2011/09/estrutura-do-movimento-estudantil/ Links acessados em: 17/08/2014 |
É importante ressaltar que, além das fontes, as próprias experiências dos alunos são fundamentais para a elaboração do texto argumentativo.
b. Para orientar os alunos em relação às características de um texto argumentativo, consulte a aula "Os tipos textuais - leitura e reflexão", publicada no Portal do Professor, no link http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=50179 (Acesso em: 17/08/2014)
c. O conteúdo dos textos deve ser socializado entre os alunos. Caso existam pontos de vista diferentes a respeito das questões formuladas, grupos com distintas posições serão formados na sala. Os grupos devem apresentar os argumentos que construíram para defender os seus pontos de vista.
d. O professor, como mediador da atividade, também deve colocar o seu ponto de vista, expondo a sua argumentação acerca do tema.
e. Os textos produzidos pelos alunos devem ser recolhidos pelo professor para leitura e avaliação.
Produção de Vídeo Dinâmica: Trabalho em Grupo |
Orientações para a atividade:
a. Incentive os alunos a produzirem vídeos que tragam as suas perspectivas sobre o movimento estudantil no Brasil, tanto no passado, quanto no presente. As referências para o desenvolvimento da atividade são as fontes estudadas no Módulo 1 e as próprias experiências dos alunos como estudantes na atualidade. Os alunos podem inserir, nos vídeos, as entrevistas realizadas na Atividade 3 do primeiro módulo, ou trechos delas, desde que tenham a autorização dos entrevistados. Oriente-os a inserir, também, imagens, músicas e os seus próprios depoimentos sobre o assunto, baseados nos textos argumentativos que elaboraram na atividade anterior.
b. Professor, leia a notícia abaixo, disponível no Portal do Professor. Indique a leitura também para os alunos. No texto, Gonçalo Barbosa fala sobre os equipamentos básicos para a produção de vídeos na escola:
"Para produzir vídeos na escola não há necessidade de ferramentas sofisticadas. O professor pode utilizar equipamentos simples e acessíveis como câmeras fotográficas e telefones celulares. O que deve ser feito, em primeiro lugar, é despertar o interesse dos alunos. Mostrar-lhes as possibilidades de construírem algo que poderá ser visto na escola, participar de festivais escolares, ou ser publicado na internet, para o mundo inteiro assistir." Como fazer um vídeo. Jornal do Professor. Edição 15. Confira o texto na íntegra em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/conteudoJornal.html?idConteudo=387 Confira também as orientações para produção de vídeo em: http://producaodevideonaescola.blogspot.com.br/2011/04/apostila-de-producao-de-video.html Links acessados em:17/08/2014 |
c. Com as informações obtidas nas fontes indicadas, os alunos podem começar a organizar a produção dos vídeos.
d. Após a produção dos vídeos, o professor deve organizar um momento para que todos os grupos possam apresentá-los. Posteriormente, promova um debate sobre as principais ideias abordadas pelos estudantes nos vídeos produzidos.
e. O professor pode estudar a possibilidade de que os vídeos sejam apresentados para outros alunos da escola e também para os demais membros da comunidade escolar. Para tanto, incentive os alunos a criarem um blog da turma, no qual os depoimentos em vídeo sejam postados.
Nome | Tipo |
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Estudantes e Igreja [Contos da resistência] | Vídeo |
Megafone [Documentários] | Vídeo |
Para alunos e professores:
Confira bibliografia sobre o Movimento Estudantil, no Brasil e na América Latina, entre outras temáticas, no site da UNE (União Nacional dos Estudantes).
Disponível em: http://www.une.org.br/2011/08/bibliografia/
A Repressão ao movimento estudantil na ditadura militar. Jordana de Souza Santos.
Disponível em: http://www.marilia.unesp.br/Home/RevistasEletronicas/Aurora/SANTOS.pdf
Links acessados em:17/08/2014
O professor deve observar se os objetivos propostos na aula foram alcançados pelos alunos, tendo em vista as estratégias desenvolvidas e os recursos utilizados. Assim, poderá avaliar os alunos nas atividades trabalhadas em cada módulo, como: leitura e interpretação de fontes escritas, reprodução e análise de vídeos, produção e apresentação de mapa conceitual, entrevista, produção de vídeo, produção de texto argumentativo, debate.
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