Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLEÇÃO DE AULAS
 


Como justificar as transformações das paisagens de uma época para outra?

 

22/08/2011

Ficha Técnica
Descrição

Este conjunto de aulas foi organizado com o propósito de ajudar os alunos na compreensão do tema “transformando a natureza: diferentes paisagens”. O título da coleção direciona o que deve ser ensinado e aprendido conforme o tema proposto. Desse modo, as aulas de 1 a 6 possibilitam a formação dos conceitos de lugar, paisagem, paisagem natural e paisagem construída. Devem ser dadas orientações aos alunos no sentido de observarem, analisarem as paisagens (espaço que a vista abrange), expressarem verbalmente as impressões das mesmas e das representações destas (fotos e desenhos). Em seguida, as aulas 7 e 8 são ótimas para construir a compreensão das mudanças nas paisagens naturais de acordo com o ritmo da própria natureza e das mudanças nas paisagens decorrentes da ação do ser humano. As aulas de números 9 e 10 dizem respeito à possibilidade de os alunos relacionarem os problemas ambientais e as transformações das paisagens nos diferentes espaços geográficos com as questões sociais, culturais, econômicas e políticas.

Autoria

Raimunda Porfirio Ribeiro - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN

Palavras-chave

paisagem, transformações, processos naturais, ações humanas

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Geografia Transformando a natureza: diferentes paisagens
Lista de Aulas da Coleção (10 aulas)
# Aula Autoria
1 Conhecendo as Paisagens Humanizadas - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Identificar os elementos e as principais características da Paisagem Humanizada;   Evidenciar a ação dos seres humanos no processo de construção e constante transformação da Paisagem Humanizada; Analisar as transformações e os impactos ambientais provocados pela ação dos seres...

24/05/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 16664 acessos

INIA FRANCO DE NOVAES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Geografia

2 As Paisagens do meu lugar - UCA

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Perceber que existem paisagens diferentes no lugar em que mora; Identificar os elementos existentes na paisagem do lugar em que mora e que interferem na sua configuração e diferenciação;  Reconhecer que as paisagens dos lugares sofrem transformações, ao longo do tempo; Percebe...

19/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3081 acessos

INIA FRANCO DE NOVAES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Geografia

3 O LUGAR E A PAISAGEM. MEU BAIRO DE ONTEM E DE HOJE

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

  Aprender a comparar os acontecimentos no tempo, tendo como referência anterioridade, posterioridade e simultaneidade.   Pesquisar , reconhecer e refletir sobre as transformações sociais, econômicas e culturais do bairro;    Planejar coletivamente um texto;    Produzir texto ...

31/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3498 acessos

Soymara Vieira Emiliao

E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS

MESQUITA RJ

Alfabetização

4 Conhecendo as Paisagens Naturais – UCA

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Destacar os elementos que compõem a Paisagem Natural e as suas principais características; Refletir sobre os processos naturais e humanizados que interferem na modificação da Paisagem Natural; Reconhecer a ação dos seres humanos na transformação da Paisagem Natural; Analisar o...

24/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 3873 acessos

INIA FRANCO DE NOVAES

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Geografia

5 CONSTRUINDO O CONCEITO DE PAISAGEM NATURAL E CONSTRUÍDA

Ensino Fundamental Inicial | Artes

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Representar por meio de desenhos os elementos das paisagens natural e construída. Diferenciar paisagem natural de paisagem construída. Elaborar o conceito de paisagem a partir de observações e discussões.

03/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 12735 acessos

DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Alfabetização

6 AS CATÁSTROFES AMBIENTAIS E OS SOBREVIVENTES

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Conhecer as consequências das catástrofes ambientais para a vida das pessoas. 2) Identificar ações assistenciais aos sobreviventes de desastres ambientais. 3) Informar sobre as obrigações dos países em relação às pessoas que sofrem com desastres ambientais 4) Adotar postura...

01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1943 acessos

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

7 INUNDAÇÕES: PROBLEMA VIVIDO PELA POPULAÇÃO BRASILEIRA

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Listar as cidades e regiões brasileiras que sofreram inundações durante o ano de 2010.  Discutir sobre as causas das enchentes em cada região, localidade e cidade;    Supor quais são as medidas necessárias para evitar que as forças da água tragam prejuízo à saúde humana, risco...

07/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 1228 acessos

Regia Maria

NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI

NATAL RN

Alfabetização

8 INTERFERÊNCIA DO HOMEM NA NATUREZA E OS PREJUÍZOS PARA AS COMUNIDADES LOCAIS

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | Ética

1) Conhecer os problemas ambientais causados por hidrelétricas e outras indústrias construídas pelo homem. 2) Discutir propostas para lidar com os problemas ambientais e sociais decorrentes da interferência do homem na natureza. 3) Conscientizar-se da importância da preservaçã...

05/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3289 acessos

LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO

ESC DE EDUCACAO BASICA

UBERLANDIA MG

Outros

9 As Paisagens e a Transformação do Espaço Geográfico

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

-Construir o conceito de paisagem; -Perceber diferenças entre os conceitos de paisagem natural e cultural; -Estimular o debate sobre relações entre a natureza/sociedade;

24/11/2008 Cinco estrelas 9 comentário(s) 15084 acessos

Nilton Goulart de Sousa

Universidade de Brasília

BRASILIA DF

Geografia

10 TRABALHANDO COM ESPAÇO E TEMPO URBANO

Ensino Fundamental Inicial | Geografia

Ensino Fundamental Inicial | História

Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa

Identificar paisagens de sua cidade. Identificar na observação das paisagens que o homem altera o espaço onde vive.            Reconhecer  a importância da ação humana na transformação das paisagens. Reconhecer nas fotos de sua cidade o mesmo espaço em diferentes momentos.

31/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 3362 acessos

Simone de Alencastre Rodrigues

COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO

RIO DE JANEIRO RJ

Alfabetização

Opinião de quem acessou

Sem estrelas 0 classificações - 1597 acessos

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncie opiniões ou materiais indevidos!

Sem classificação.
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.