22/08/2011
Este conjunto de aulas foi organizado com o propósito de ajudar os alunos na compreensão do tema “transformando a natureza: diferentes paisagens”. O título da coleção direciona o que deve ser ensinado e aprendido conforme o tema proposto. Desse modo, as aulas de 1 a 6 possibilitam a formação dos conceitos de lugar, paisagem, paisagem natural e paisagem construída. Devem ser dadas orientações aos alunos no sentido de observarem, analisarem as paisagens (espaço que a vista abrange), expressarem verbalmente as impressões das mesmas e das representações destas (fotos e desenhos). Em seguida, as aulas 7 e 8 são ótimas para construir a compreensão das mudanças nas paisagens naturais de acordo com o ritmo da própria natureza e das mudanças nas paisagens decorrentes da ação do ser humano. As aulas de números 9 e 10 dizem respeito à possibilidade de os alunos relacionarem os problemas ambientais e as transformações das paisagens nos diferentes espaços geográficos com as questões sociais, culturais, econômicas e políticas.
Raimunda Porfirio Ribeiro - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
paisagem, transformações, processos naturais, ações humanas
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Geografia | Transformando a natureza: diferentes paisagens |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
Conhecendo as Paisagens Humanizadas - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Identificar os elementos e as principais características da Paisagem Humanizada; Evidenciar a ação dos seres humanos no processo de construção e constante transformação da Paisagem Humanizada; Analisar as transformações e os impactos ambientais provocados pela ação dos seres... 24/05/2011 Cinco estrelas 2 comentário(s) 41246 acesso(s) |
INIA FRANCO DE NOVAES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Geografia |
2 |
As Paisagens do meu lugar - UCA
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Perceber que existem paisagens diferentes no lugar em que mora; Identificar os elementos existentes na paisagem do lugar em que mora e que interferem na sua configuração e diferenciação; Reconhecer que as paisagens dos lugares sofrem transformações, ao longo do tempo; Percebe... 19/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 12602 acesso(s) |
INIA FRANCO DE NOVAES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Geografia |
3 |
O LUGAR E A PAISAGEM. MEU BAIRO DE ONTEM E DE HOJE
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Aprender a comparar os acontecimentos no tempo, tendo como referência anterioridade, posterioridade e simultaneidade. Pesquisar , reconhecer e refletir sobre as transformações sociais, econômicas e culturais do bairro; Planejar coletivamente um texto; Produzir texto ... 31/01/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 8949 acesso(s) |
Soymara Vieira Emiliao E M LOURDES FERREIRA DE CAMPOS MESQUITA RJ Alfabetização |
4 |
Conhecendo as Paisagens Naturais – UCA
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Destacar os elementos que compõem a Paisagem Natural e as suas principais características; Refletir sobre os processos naturais e humanizados que interferem na modificação da Paisagem Natural; Reconhecer a ação dos seres humanos na transformação da Paisagem Natural; Analisar o... 24/05/2011 Sem estrelas 0 comentário(s) 10172 acesso(s) |
INIA FRANCO DE NOVAES ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Geografia |
5 |
CONSTRUINDO O CONCEITO DE PAISAGEM NATURAL E CONSTRUÍDA
Ensino Fundamental Inicial | Artes Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Representar por meio de desenhos os elementos das paisagens natural e construída. Diferenciar paisagem natural de paisagem construída. Elaborar o conceito de paisagem a partir de observações e discussões. 03/08/2010 Cinco estrelas 2 comentário(s) 32097 acesso(s) |
DENIZE DONIZETE CAMPOS RIZZOTTO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Alfabetização |
6 |
AS CATÁSTROFES AMBIENTAIS E OS SOBREVIVENTES
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Conhecer as consequências das catástrofes ambientais para a vida das pessoas. 2) Identificar ações assistenciais aos sobreviventes de desastres ambientais. 3) Informar sobre as obrigações dos países em relação às pessoas que sofrem com desastres ambientais 4) Adotar postura... 01/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 6695 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
7 |
INUNDAÇÕES: PROBLEMA VIVIDO PELA POPULAÇÃO BRASILEIRA
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Listar as cidades e regiões brasileiras que sofreram inundações durante o ano de 2010. Discutir sobre as causas das enchentes em cada região, localidade e cidade; Supor quais são as medidas necessárias para evitar que as forças da água tragam prejuízo à saúde humana, risco... 07/12/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 3673 acesso(s) |
Regia Maria NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI NATAL RN Alfabetização |
8 |
INTERFERÊNCIA DO HOMEM NA NATUREZA E OS PREJUÍZOS PARA AS COMUNIDADES LOCAIS
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | Ética 1) Conhecer os problemas ambientais causados por hidrelétricas e outras indústrias construídas pelo homem. 2) Discutir propostas para lidar com os problemas ambientais e sociais decorrentes da interferência do homem na natureza. 3) Conscientizar-se da importância da preservaçã... 05/10/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 22611 acesso(s) |
LILIANE DOS GUIMARAES ALVIM NUNES ARAUJO ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Outros |
9 |
As Paisagens e a Transformação do Espaço Geográfico
Ensino Fundamental Inicial | Geografia -Construir o conceito de paisagem; -Perceber diferenças entre os conceitos de paisagem natural e cultural; -Estimular o debate sobre relações entre a natureza/sociedade; 24/11/2008 Cinco estrelas 9 comentário(s) 34415 acesso(s) |
Nilton Goulart de Sousa Universidade de Brasília BRASILIA DF Geografia |
10 |
TRABALHANDO COM ESPAÇO E TEMPO URBANO
Ensino Fundamental Inicial | Geografia Ensino Fundamental Inicial | História Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa Identificar paisagens de sua cidade. Identificar na observação das paisagens que o homem altera o espaço onde vive. Reconhecer a importância da ação humana na transformação das paisagens. Reconhecer nas fotos de sua cidade o mesmo espaço em diferentes momentos. 31/01/2011 Quatro estrelas 2 comentário(s) 12835 acesso(s) |
Simone de Alencastre Rodrigues COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Alfabetização |
Sem estrelas 0 classificações - 4302 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!