29/08/2011
Nesta coleção estão contempladas aulas que tratam do tema Fotossíntese. A fotossíntese é um processo realizado pelas plantas que serve como fonte de energia e que contribuem com a cadeia alimentar. Nas aulas de número 1 e 2 o aluno poderá aprender alguns conceitos sobre a fotossíntese, como se dá esse processo e a importância da mesma para os seres vivos. Na aula de número 3, o aluno poderá aprender sobre a importância da água para as plantas como também a importância desta para o ciclo da água. Na aula de número 4, o aluno poderá aprender para que serve um microscópio e observar algumas estruturas biológicas das plantas. Nas aulas de número 5, 6, 7 e 8, o aluno poderá entender sobre a importância da água e da terra para o desenvolvimento das plantas utilizando-se de algumas experiências. Nas aulas de número 9 e 10, o aluno poderá identificar substâncias que são encontradas no interior das plantas. Nas aulas de número 11 e 12, o aluno poderá aprender sobre a respiração das plantas, a produção de gás carbônico e oxigênio. Na aula de número 13, o aluno poderá conhecer algumas curiosidades sobre as plantas.
PATRICIA LUCIA GALVAO DA COSTA - NUCLEO EDUCACIONAL INFANTIL - NEI - RN
fotossíntese, plantas, cadeia alimentar
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais | Vida e ambiente |
# | Aula | Autoria |
---|---|---|
1 |
O processo de fotossíntese
Educação de Jovens e Adultos - 1º ciclo | Estudo da Sociedade e da Natureza Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Ensino Médio | Biologia 1.Caracterizar o processo de fotossíntese. 2.Identificar o local onde acontece na planta, bem como os produtos resultantes desse processo. 3.Mostrar a importância da fotossíntese para os seres vivos. 19/11/2010 Sem estrelas 0 comentário(s) 11612 acesso(s) |
SANDRO PRADO SANTOS ESC DE EDUCACAO BASICA UBERLANDIA MG Ciências |
2 |
Fotossíntese
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais O aluno deverá aprender como as plantas, por meio do processo da fotossíntese, podem transformar a luz, gás carbônico (CO2) e água em alimento. 02/03/2010 Quatro estrelas 2 comentário(s) 15339 acesso(s) |
Alisson Antonio Cantarini Universidade Federal de São Carlos SAO CARLOS SP Biologia |
3 |
A Água e as Plantas I : Condução e transpiração
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Esta aula é a segunda de uma seqüência de 12 aulas que têm como objetivo geral integrar os conteúdos sobre a água, o ar e o solo com a fisiologia vegetal no ensino fundamental. Assim os conceitos centrais desses conteúdos são trabalhados de forma que os alunos possam compreend... 02/12/2009 Cinco estrelas 3 comentário(s) 63075 acesso(s) |
João Paulo Sobral Dias Netto COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Ciências |
4 |
A Água e as plantas II- Aula Prática: Como a água sai das plantas?
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Esta aula é a terceira de uma seqüência de 12 aulas que têm como objetivo geral integrar os conteúdos sobre a água, o ar e o solo com a fisiologia vegetal no ensino fundamental. Assim os conceitos centrais desses conteúdos são trabalhados de forma que os alunos possam compreen... 25/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 19373 acesso(s) |
João Paulo Sobral Dias Netto COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Ciências |
5 |
História da ciência e desenvolvimento das plantas I – O experimento de Van Helmont
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Esta aula é a quarta de uma seqüência de 12 aulas que têm como objetivo geral integrar os conteúdos sobre a água, o ar e o solo com a fisiologia vegetal no ensino fundamental. Assim os conceitos centrais desses conteúdos são trabalhados de forma que os alunos possam compreendê... 02/12/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 22772 acesso(s) |
João Paulo Sobral Dias Netto COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Ciências |
6 |
História da ciência e desenvolvimento das plantas II – O experimento de John Woodward
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Esta aula é a quinta de uma seqüência de 12 aulas que têm como objetivo geral integrar os conteúdos sobre a água, o ar e o solo com a fisiologia vegetal no ensino fundamental. Assim os conceitos centrais desses conteúdos são trabalhados de forma que os alunos possam compreendê... 25/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 4819 acesso(s) |
João Paulo Sobral Dias Netto COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Ciências |
7 |
História da ciência e desenvolvimento das plantas III – O experimento de Joseph Priestley
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Esta aula é a sexta de uma seqüência de 12 aulas que têm como objetivo geral integrar os conteúdos sobre a água, o ar e o solo com a fisiologia vegetal no ensino fundamental. Assim os conceitos centrais desses conteúdos são trabalhados de forma que os alunos possam compreendê-... 27/11/2009 Cinco estrelas 1 comentário(s) 22052 acesso(s) |
Aline Silva Cancio Pereira Soares COLEGIO PH RIO DE JANEIRO RJ Ciências |
8 |
A Luz e as Plantas – prática de germinação.
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Esta aula é a sétima de uma seqüência de 12 aulas que têm como objetivo geral integrar os conteúdos sobre a água, o ar e o solo com a fisiologia vegetal no ensino fundamental. Assim os conceitos centrais desses conteúdos são trabalhados de forma que os alunos possam compreendê... 25/11/2009 Quatro estrelas 3 comentário(s) 22062 acesso(s) |
João Paulo Sobral Dias Netto COL DE APLIC DA UNIV FED DO RIO DE JANEIRO RIO DE JANEIRO RJ Ciências |
9 |
O que as plantas fazem com o que absorvem?
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Esta aula é a oitava de uma seqüência de 12 aulas que têm como objetivo geral integrar os conteúdos sobre a água, o ar e o solo com a fisiologia vegetal no ensino fundamental. Assim os conceitos centrais desses conteúdos são trabalhados de forma que os alunos possam compreendê... 27/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 8499 acesso(s) |
Aline Silva Cancio Pereira Soares COLEGIO PH RIO DE JANEIRO RJ Ciências |
10 |
Cromatografia de Pigmentos
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Esta aula é a nona de uma seqüência de 12 aulas que têm como objetivo geral integrar os conteúdos sobre a água, o ar e o solo com a fisiologia vegetal no ensino fundamental. Assim os conceitos centrais desses conteúdos são trabalhados de forma que os alunos possam compreendê-l... 27/11/2009 Quatro estrelas 1 comentário(s) 7326 acesso(s) |
Aline Silva Cancio Pereira Soares COLEGIO PH RIO DE JANEIRO RJ Ciências |
11 |
O Gás Carbônico na Fotossíntese e na Respiração
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Esta aula é a décima de uma seqüência de 12 aulas que têm como objetivo geral integrar os conteúdos sobre a água, o ar e o solo com a fisiologia vegetal no ensino fundamental. Assim os conceitos centrais desses conteúdos são trabalhados de forma que os alunos possam compreendê... 27/11/2009 Quatro estrelas 2 comentário(s) 9897 acesso(s) |
Aline Silva Cancio Pereira Soares COLEGIO PH RIO DE JANEIRO RJ Ciências |
12 |
Representando as Substâncias como Moléculas
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Esta aula é a décima primeira de uma seqüência de 12 aulas que têm como objetivo geral integrar os conteúdos sobre a água, o ar e o solo com a fisiologia vegetal no ensino fundamental. Assim os conceitos centrais desses conteúdos são trabalhados de forma que os alunos possam c... 27/11/2009 Cinco estrelas 2 comentário(s) 4086 acesso(s) |
Aline Silva Cancio Pereira Soares COLEGIO PH RIO DE JANEIRO RJ Ciências |
13 |
Curiosidades sobre as Plantas
Ensino Fundamental Final | Ciências Naturais Esta aula é a última de uma seqüência de 12 aulas que têm como objetivo geral integrar os conteúdos sobre a água, o ar e o solo com a fisiologia vegetal no ensino fundamental. Assim os conceitos centrais desses conteúdos são trabalhados de forma que os alunos possam compreendê... 27/11/2009 Sem estrelas 0 comentário(s) 4333 acesso(s) |
Aline Silva Cancio Pereira Soares COLEGIO PH RIO DE JANEIRO RJ Ciências |
Sem estrelas 0 classificações - 12538 acesso(s)
Denuncie opiniões ou materiais indevidos!