Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
VISUALIZAR COLECCIONES DE CLASES
 


Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais – pratos, programas televisivos, esportes, demais hábitos e costumes em geral típicos de países falantes da Língua Inglesa

 

19/12/2011

Ficha Técnica
Descripción

Esta coleção apresenta aulas que tratam dos hábitos e costumes dos países falantes do inglês. As aulas 1, 2 e 3 buscam sensibilizar o aluno quanto ao tema, a partir de debates sobre os significados das cores nas bandeiras dos países, eleições e pobreza ao redor do mundo. As aulas 4 e 5 enfocam hábitos americanos ao tratar do estilo de vida dos personagens do seriado Os Simpsons e ao propor a preparação de um prato típico americano. Em continuidade, nas aulas 6, 7, 8 e 9 o aluno terá a oportunidade de conhecer e refletir sobre as características das diversas culturas e sobre a necessidade de respeitá-las. Finalizando, na aula 10 o aluno desenvolverá compreensão e uso de expressões idiomáticas em inglês, tendo em vista que conhecer aspectos culturais facilita muito o entendimento das mesmas.

Autoría

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - SP

Palabras clave

inglês, cultura, língua estrangeira

Estructura Curricular
Modalidad / Nivel de Enseñanza Disciplina Tema
Ensino Médio Língua Estrangeira Competência pluricultural: língua como meio de acesso às manifestações culturais
Lista de clases de la colección (10 clases)
# Clase Autoría
1 The Flags’ Colors: o que as cores das bandeiras representam?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com estas aulas o aluno poderá desenvolver vocabulário relacionado a cores, países e nacionalidades.

27/10/2009 Quatro estrelas 3 comentario(s) 35432 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

2 Elections around the world – todos os países têm presidente?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Apresentar e explicar as diferentes formas de organização política dos países    Reconhecer a forma e utilizar os pronomes interrogativos: what, which, who, whom, whose, when,  where, why, how, how often, how much, how many, what time

19/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 7428 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

3 Poverty in the World: como podemos solucionar a pobreza no mundo?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1.      Debater o tema pobreza no mundo e suas possíveis soluções    2.      Conceituar o que e como são comparativos e superlativos em Inglês    3.      Reconhecer a forma e o uso do tempo verbal Presente Contínuo em textos simples    4.      Utilizar as estratégias de leitur...

12/10/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 6871 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

4 The Simpsons – Será que os Americanos são muito diferentes dos brasileiros?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1.      Conscientizar-se quanto aos diferentes estilos de vida como reflexo da cultura    2.      Reconhecer a forma e uso dos verbos TO BE, TO HAVE and TO WEAR no presente simples e no presente contínuo    3.      Desenvolver vocabulário relacionado a atividades diárias, desc...

16/12/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 56801 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

5 How to make a Peanut Butter Sandwich! - Preparando um prato típico americano

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Com esta aula o aluno poderá desenvolver, a partir da preparação de um prato típico dos EUA, a habilidade de compreender a organização textual como parte integrante de seu significado.

02/09/2009 Cinco estrelas 1 comentario(s) 8268 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

6 All the same? Discutindo estereótipos.

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Discutir acerca de generalizações e opiniões Falar sobre estereótipos Consolidar o uso de “some”, “any” e seus derivados Rever vocabulário de nacionalidades

08/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 3323 visita(s)

Aline Lucian Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

7 Where is the LOVE? Discutindo racismo e xenofobia através da música

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno aprenderá a identificar, na música Where is the love?, situações que indicam preocupação com o racismo e xenofobia ao redor do mundo.

31/08/2010 Cinco estrelas 1 comentario(s) 18872 visita(s)

Luana Vieira de Assis

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

8 Living Abroad – você já pensou em morar no exterior?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

Discutir sobre os desafios de se viver em um país estrangeiro e sobre a necessidade de adaptar-se culturalmente    Usar os advérbios e adjetivos na produção de textos simples em Língua Inglesa    (referências: ·         http://www.teachingenglish.org.uk/try/lesson-plans/openci...

19/11/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 5584 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

9 Rural vs. Urban Living – É melhor morar no interior ou em uma metrópole?

Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Estrangeira

Ensino Fundamental Final | Língua Estrangeira

Ensino Médio | Língua Estrangeira

1. Avaliar os pontos positivos e negativos da vida no interior de um estado e nas grandes metrópoles    2. Desenvolver vocabulário relacionado a descrição de localidades (ex: traffic, pollution, houses, buildings)  através da leitura e produção de textos

23/12/2010 Sem estrelas 0 comentario(s) 4615 visita(s)

JULIANA MARIA CRISTIANO GENSE

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

SAO PAULO SP

Língua Estrangeira

10 Working with Idioms - a piece of cake!

Ensino Médio | Língua Estrangeira

O aluno desenvolverá habilidades orais e escritas referentes ao uso de Idioms.

02/12/2009 Sem estrelas 0 comentario(s) 5007 visita(s)

Danilo Duarte Costa

ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

BELO HORIZONTE MG

Língua Estrangeira

Opinión de quien visitó

Sem estrelas 0 calificaciones - 2789 visita(s)

  • Cinco estrelas 0/0 - 0%
  • Quatro estrelas 0/0 - 0%
  • Três estrelas 0/0 - 0%
  • Duas estrelas 0/0 - 0%
  • Uma estrela 0/0 - 0%

Denuncia opiniones o materiales indebidos!

Sem classificação.
INFORMAR ERRORES
¿Encontraste algún error? Descríbelo aquí y colabora para que las informaciones del Portal estén siempre correctas.
CONTACTO
Deja tu mensaje al Portal. Dudas, críticas y sugerencias siempre son bienvenidas.