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JORNAL
Edição 22 - História no Ensino Fundamental
01/07/2009
 
ou

Professores da Bahia aprovam Monitor Educacional

Professores participam de oficina sobre o uso do Monitor Educacional.

Professores participam de oficina sobre o uso do Monitor Educacional.

Autor:Arquivo pessoal


Mestra em botânica, especialista em sistema e gestão em educação a distância (EaD) e em informática educativa, Catarina Alves Sousa é professora multiplicadora do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) 05, em Itabuna, na Bahia. Ela participa do Espaço do Professor, com um relato sobre o Monitor Educacional.

O Monitor Educacional e o Professor

Catarina Alves Sousa

O Monitor Educacional, também conhecido como TV Pendrive, chegou despertando a vontade dos professores em produzir aulas de qualidade e liberando as habilidades dos alunos com a tecnologia.

Por ser uma TV, leva vantagem de interação e intimidade no uso pedagógico pelo professor. Suas funções são claramente percebidas e resumidas no controle, onde o professor escolhe sua melhor opção de cartão, DVD, e o pendrive, logo a ação desejada é ativada. Lembramos do potencial de fascinação e sedução que a TV causou no seu surgimento e depois com sua hegemonia massiva de comunicação. Agora temos a cara da TV, ou seja, TV Pendrive seduzindo professores e alunos.

Conceituada por muitos como ferramenta de ensino aprendizagem, tem avaliação positiva, mesmo com algumas limitações técnicas. O mais importante é ouvir os relatos dos professores dizendo que suas aulas estão diferentes, prazerosas, já sabem como otimizar e ilustrar conteúdos de: literatura, artes, ciências, matemática, história e outros. Ressaltam também que esse recurso reduz a dificuldade de encontrar alguns materiais didáticos para ilustrar determinado conteúdo.

No NTE 05, em Itabuna, na Bahia, professores receberam treinamento. Ocorreram oficinas e ocorrem plantões, nos três turnos, para atender os professores no uso pedagógico do Monitor Educacional. Atualmente, está acontecendo um curso em Educação a Distância, em todos os NTEs, para um melhor aproveitamento pedagógico do Monitor Educacional.

Segundo o professor Genivaldo Santos, há um divisor entre os momentos antes e depois do Monitor Educacional, na sua prática escolar. Ele já desenvolve trabalhos com os alunos e um exemplo é a filmagem pelo celular feita por um dos estudantes e apresentada no Monitor Educacional.

O Monitor Educacional tem a propriedade de promover a interação e ligar as outras tecnologias, possibilitando levar para dentro da sala de aula a realidade produzida pelos alunos. O professor media e articula o conteúdo. No Monitor Educacional são apresentados os programas de rádio na Escola, apresentações à comunidade, como alerta sobre a dengue, dentre outros.

Tudo pode começar gravando, filmando com celular, filmadora, mp3, computador, porém seu produto final é exibido na sala de aula, onde agora cada professor tem o seu recurso. Os professores comentam que ficou melhor assim, pois fugiram da agenda de material, que geralmente não estava disponível na data propícia a sua necessidade. Muitos adotaram na sala de aula e se apropriam bem carinhosamente.

Alunos aprendem em outros espaços de maneira e formas diferentes, buscam novos conhecimentos e aprendem. Chegam na sala de aula com a tecnologia internalizada, parecendo que as crianças já nascem com o DNA de bits. E quando os professores se enrolam na sala de aula com o Monitor Educacional, é só entregar o controle do Monitor Educacional aos alunos e tudo fica sob controle. Eles têm uma facilidade natural de administrar o controle e resolver as pendências.

É a tecnologia através do Monitor Educacional, possibilitando uma maior interação entre alunos e professores. A mudança de paradigma no papel do professor é bem nítida, agora é somada com as habilidades tecnológicas dos alunos.

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