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JORNAL
Edição 51 - Libras na Escola
22/02/2011
 
ou

Secretária com alma de educadora cria projeto para estimular leitura e escrita

Os alunos ficaram entusiasmados com o projeto

Os alunos ficaram entusiasmados com o projeto

Autor:Arquivo da escola


Nancy Oliveira Santana trabalha na Escola Estadual Gercina Borges Teixeira, de Jussara (GO). Com licenciatura plena em letras – português/inglês – e formação técnica em gestão escolar, ela ocupa o cargo de secretária geral da escola. E embora não exerça a função de professora, ela não deixa de se sentir uma educadora e de participar das atividades pedagógicas da instituição.

“Estou sempre criando e desenvolvendo projetos e dando sugestões à coordenação, uma vez que, entre uma folga e outra, navego em sites educativos, em busca de novidades que auxiliem as escolas”, diz Nancy, que está iniciando, neste semestre, curso de especialização em Mídias na Educação.

Ela explica que não consegue ficar parada em meio a tantos desafios educacionais. “Os desafios me estimulam, dando-me ânimo e inspirações novas”, salienta. Segundo Nancy, ela vê muitas situações em que as pessoas se limitam a fazer apenas o que é de sua função e, mesmo que tenham capacidade, não vão além. “Parecem ter medo de assumirem novas responsabilidades. Eu, definitivamente, não sou assim e, peço a Deus, que nunca venha a ser”, destaca.

Em 2010 ela criou o projeto O Carteiro Chegou, com o objetivo de estimular a prática da leitura e da escrita entre os estudantes, que teve a participação de mais de 200 pessoas, entre alunos, professores e funcionários da escola, funcionários do Correio, membros da comunidade virtual e do site de relacionamento Orkut, entre outros. De acordo com Nancy, os alunos ficaram entusiasmados com o projeto e todas as vezes que o carteiro chegava, “era uma festa”.

Entre as lições que ela acredita que pode tirar dessa experiência estão: educar é uma responsabilidade social e contínua, portanto, vai além dos muros das escolas; educar é um processo dinâmico, que requer inovação e aperfeiçoamento sempre; com persistência e objetivos coerentes, boas ações são realizadas e o sucesso é possível; todos somos educadores; toda escola precisa de bons e comprometidos parceiros.

“Os ganhos foram coletivos e o sucesso de todos. Valeu a pena. Foi surpreendente,” finaliza.

 

Projeto: O Carteiro Chegou!

Público Alvo: Alunos do 3º ano A e B; do 4º ano A, do 5º ano A e B e do Correção de Fluxo da Escola Estadual Gercina Borges Teixeira.

Criação e Coordenação: Nancy Oliveira Santana

Colaboradora: Rosa Maria Santana

Justificativa: Este projeto tem como público alvo o corpo discente da Escola Estadual Gercina Borges Teixeira, de Jussara (GO), tão carentes no que se refere à prática da leitura e da escrita.Sanar essas deficiências é um esforço constante de todo o corpo docente da escola. Como uma das ferramentas a mais é que o projeto foi pensado: buscando, através da internet, voluntários para o envio de correspondências para auxiliar, assim, a prática docente e, também, ser auxiliado por ela, vez que, os bons frutos serão colhidos, apenas, se houver a resposta das cartas, por parte dos alunos do 3º, 4º, 5º e Correção de Fluxo, da referida Escola.

Objetivos:

Estimular, nos educandos a prática da leitura e da escrita;

Propiciar a troca de correspondências (recebimento e envio de cartas);

Trabalhar com cartas, telegramas, cartões postais (textos epistolares);

Elevar a autoestima das crianças, através das correspondências e, ainda, explorar a interdisciplinaridade, quando isto for possível.

Metodologia: encontrar membros de uma comunidade de leitores, do Orkut, na Cidade de Goiás.

Apresentar o projeto; estabelecer parceria com membros do site de relacionamentos, o Orkut, como voluntários esparsos; criar a comunidade “O Carteiro Chegou!”; visitar o Correio para apresentar o projeto e estabelecer as metas com o carteiro – Rogério de Sousa; solicitar material de apoio no Correio (amostras de formulários de telegrama, cartão postal e manual de como se preenche um envelope); elaborar sequência didática sobre textos epistolares, sendo: carta, cartão postal e telegrama e, também, a forma de se preencher o envelope; estudar, com os alunos tudo sobre o profissional - carteiro e seu dia-a-dia; programar uma recepção festiva com poemas e músicas para recepcionar o carteiro, que entregará as cartas aos seus respectivos destinatários, na escola Gercina; efetivar a recepção; cuidar para que o aluno responda sua carta e, assim, receba outras; trabalhar a grafia e a ortografia; observar a coesão e coerência dos textos.

Cronograma: início em setembro e término em dezembro de 2010.

Recursos: computador; internet (e-mail e Orkut); comunidade; voluntários do Orkut; fichas de alunos (arquivo da secretaria da escola); material de apoio do correio; máquina digital; papel para carta; caneta, selos e envelopes.

Avaliação: a avaliação será de forma processual e gradativa, uma vez que acontecerá a partir da chegada das cartas, no momento em que o educador for trabalhando a leitura e a produção escrita com seu aluno, ou seja, a resposta da carta para, então, observar os avanços ocorridos na leitura e escrita.

Considerações Finais: As boas expectativas, o entusiasmo e os elogios, de todos os envolvidos, dão a certeza de que este projeto será favorável ao objetivo proposto e tomará uma dimensão surpreendente. Sensações como: surpresa, excitação, curiosidade farão com que o educando se interesse por ler e escrever sua carta. Há que se considerar, também, que este trabalho irá além da sala de aula, pois aquele que preferir pode escrever sua cartinha em casa e trazê-la para revisão, em sala de aula. Com isso, o aluno que se interessar poderá continuar no processo de correspondência, mesmo nas férias e também depois com o final do projeto.

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