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Edição 68 - Rádio na Escola
06/03/2012
 
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Professora e alunos do Pará criam encarte sobre informática

A Sala de Informática é o espaço preferido dos alunos

A Sala de Informática é o espaço preferido dos alunos

Autor:Arquivo da professora


Há 26 anos no magistério, Maria do Socorro Braga Reis trabalha na Escola Estadual de Ensino Médio Yolanda Chaves, no município paraense de Bragança, a 220 quilômetros de Belém. Pela manhã e à noite, ela dá aulas de língua portuguesa, literatura brasileira e informática educativa. À tarde, desenvolve atividades na sala de informática, onde atende alunos, servidores e membros da comunidade.

Licenciada em letras pela Universidade Federal do Pará, com especialização em Mídias na Educação, ela cursa licenciatura em Computação na Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) por meio do Plano Nacional de Formação Docente (Parfor).

Um dos resultados práticos do trabalho de Maria do Socorro é o encarte que produziu juntamente com os estudantes, como uma das etapas do projeto Informática Educativa na Construção dos Saberes. Esse encarte, que acaba de ser impresso, será distribuído a professores dos municípios de Bragança e de Augusto Corrêa.

“Como as redes sociais são as preferidas dos alunos, foquei especificamente no Facebook para desenvolver o projeto”, explica Maria do Socorro. Ela conta que criou um grupo chamado Informática Educativa Yolanda Chaves e adicionou os alunos objetivando, principalmente, o uso efetivo das redes sociais no ensino aprendizado e utilizando também as mídias sociais.

“Com o auxilio do projetor, mostrava a minha turma como fazer as pesquisas, testar links, e por último publicar dentro do grupo, depois comentar etc”, relembra a professora. Segundo ela, não foi uma tarefa fácil, pois muitos alunos não tinham email ou não lembravam da senha. “Foi necessário oferecer uma oficina de criação de email”, diz Maria do Socorro.

A segunda etapa do projeto consistia em criar um Facebook para a escola, onde criamos os grupos por disciplinas. Tudo que era encontrado era anotado pelos alunos, com ajuda do editor de textos, para que fizesse parte do encarte. “Esperamos que os professores possam fazer uso da internet ou dos softwares educativos livres como ferramentas de ensino-aprendizagem”, adianta a professora. Sua esperança é de que o projeto possa contribuir para o uso efetivo dos espaços informatizados das escolas. (Fátima Schenini)

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