Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 35 - Escolas Multisseriadas
01/03/2010
 
ou
NOTÍCIAS
 

Programa eleva autoestima de professores de escolas multisseriadas

No Brasil, mais de um milhão de alunos estudam em escolas multisseriadas.

No Brasil, mais de um milhão de alunos estudam em escolas multisseriadas.

Autor: Arquivo do MEC


As escolas multisseriadas, que reúnem na mesma sala de aula alunos de diferentes séries do ensino fundamental, representam 56,45% das escolas existentes na área rural brasileira. Segundo dados do Censo Escolar de 2008 existem 48.875 instituições desse tipo, em nosso país, com 70 mil professores e 1,3 milhão de alunos. Essa organização heterogênea, com estudantes de diferentes idades e níveis de conhecimento, ocorre principalmente devido às grandes distâncias existentes nas áreas rurais e à baixa densidade da população nesses locais.

Em Marabá, no sudeste do Pará, a 485 Km da capital Belém, a Secretaria Municipal de Educação trabalha com a formação continuada dos professores das escolas do campo, que são atendidos em cinco pólos de formação. “É um momento muito rico, porque todos os educadores das escolas pequenas e que ficam isoladas se encontram para uma troca de experiências, socialização, e planejamento”, diz a pedagoga Aurelice Lopes. A ação faz parte do programa Escola Ativa, do Ministério da Educação, criado em 2008 para melhorar a qualidade do desempenho escolar em turmas multisseriadas e que tem a capacitação de professores e a implantação de recursos pedagógicos entre suas principais estratégias. O programa, coordenado pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC), é desenvolvido em 39.732 escolas, em 3.106 municípios.

“A metodologia da Escola Ativa traz visibilidade para os educadores das classes multisseriadas”, garante a pedagoga Aurelice Lopes Queiroz, onde o programa é adotado em 116 escolas. Para ela, que é coordenadora pedagógiga nas escolas do campo, a autoestima desses professores agora está elevada porque existe um programa voltado para eles e suas necessidades. Segundo Aurelice, outros resultados positivos têm sido constatados no processo de ensino-aprendizagem e no envolvimento da comunidade com a escola. “Onde o educador realmente se compromete e trabalha a metodologia, os resultados têm sido consideráveis”, assegura. No entanto, a pedagoga faz uma ressalva: eles têm enfrentando uma grande dificuldade em desenvolver a metodologia porque não conseguem fazer o acompanhamento necessário. “Se o nosso acompanhamento fosse mais frequente e sistematizado, nossos resultados seriam melhores”, acredita.

Entre os elementos utilizados pelo programa Escola Ativa em sua metodologia estão os Cadernos de Ensino e Aprendizagem. Específicos por disciplina, eles estimulam os alunos a estudarem por conta própria. Em 2009, o MEC encaminhou 820 mil desses Cadernos, que beneficiaram 694.237 alunos. Em 2010, serão distribuídos 7.379.395 Cadernos para atender 1.321.833 alunos. O programa também utiliza os chamados Cantinhos de Aprendizagem: locais que reúnem materiais de pesquisa e subsídios para aprendizagem e que podem conter livros, plantas, e objetos ligados à cultura local e às áreas do conhecimento.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.