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Edição 37 - Inglês no Fundamental
09/04/2010
 
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Programas de formação continuada podem ajudar a melhorar o nível dos professores de inglês

Antonieta Celani coordena o Programa Formação Contínua do Professor de Inglês, na PUC-SP

Antonieta Celani coordena o Programa Formação Contínua do Professor de Inglês, na PUC-SP

Autor: Arquivo pessoal


O método mais apropriado para ensinar inglês no ensino fundamental é sempre aquele que leva em conta a situação de aprendizagem, as necessidades e os interesses dos alunos e a função social da língua que está sendo ensinada-aprendida. A opinião é da professora titular emérita da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Maria Antonieta Alba Celani, que coordena o Programa Formação Contínua do Professor de Inglês, realizado em parceria entre a PUC-SP, a Secretaria Estadual da Educação e a Associação Cultura Inglesa de São Paulo.

De acordo com ela, que é licenciada em letras anglo germânicas, com doutorado na mesma área, especialização na Universidade de Londres e na Universidade de Michigan, e pós-doutorado na Universidade de Liverpool, o conceito de método está sendo muito questionado por especialistas em ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras, que acreditam que estamos em uma fase “pós-método”.

Para Antonieta Celani, que começou sua carreira no magistério lecionando inglês em escolas de ensino básico, qualquer método ou mesmo material nas mãos de um professor que tenha objetivos claros, formação eficiente, atitude reflexiva e engajamento em algum programa de educação continuada, pode obter bons resultados.

Com relação ao nível dos professores de língua inglesa que estão sendo formados, ela é enfática: “quem trabalha com programas de educação continuada para professores de inglês sabe que as instituições de ensino superior, salvo as exceções de praxe, não estão formando professores de inglês preparados para desempenhar sua função, nem do ponto de vista educacional, nem do ponto de vista pragmático”. As causas, segundo ela, são várias e abrangem desde carga horária insuficiente até currículos voltados para outros aspectos que não a formação do professor de inglês.

Em sua visão, só programas de formação continuada podem ajudar a melhorar o nível, pois seminários, palestras avulsas, ou cursos rápidos de atualização não favorecem uma formação reflexiva. “A troca de ideias e a vivência com colegas e com pessoas com os mesmos objetivos e com mais experiência é fundamental para melhorar o nível dos professores de inglês”, defende Antonieta Celani.

(Fátima Schenini)

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