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Edição 91 - Culinária e Aprendizagem
03/09/2013
 
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Jantar quinzenal ajuda a reduzir a evasão em turno da noite

Os pratos são preparados pelos professores, em sistema de rodízio

Os pratos são preparados pelos professores, em sistema de rodízio

Autor: Arquivo da escola


Um jantar, promovido nas noites de sexta-feira, a cada 15 dias, é o recurso adotado pela Escola Estadual Cândido Portinari, no município paulista de Batatais, para atrair os 120 alunos que estudam à noite, tanto na educação de jovens e adultos quanto no ensino médio regular. Com um cardápio variado e pratos preparados pelos próprios professores, em sistema de rodízio, o projeto Sexta-Feira é Dia de Jantar na Escola tem conseguido bons resultados.

"Estamos conseguindo diminuir a evasão e, ainda, revitalizar, de maneira simples, mas direta, nosso período noturno", avalia a idealizadora do projeto, Elizabete Fátima Caseta. Há 25 anos no magistério, a professora de língua inglesa teve a ideia do projeto ao constatar que um dos motivos da redução da frequência no período da noite, às sextas-feiras, era o fato de nesses dias não haver jantar na escola, somente lanche. "Muitos alunos vêm direto do emprego e não aguentam permanecer até o fim do período", diz.

Nas sextas-feiras em que há jantar, alguns professores cozinham enquanto outros ministram aulas diferentes, nas quais são discutidos temas transversais, exibidos filmes com teor pedagógico e simuladas situações de aprendizagem contextualizadas. Após a aula, os alunos são convidados a descer para o refeitório, envolvido por música ambiente. "Os jantares costumam ser bem animados" avalia a professora.

Os pratos são sugeridos pelos próprios alunos, e os ingredientes, adquiridos por meio de parceria entre professores, prefeitura, funcionários e estudantes. Para Elizabete, isso tem permitido maior entrosamento entre professores e alunos, além de criar elo de amizade.

O professor de história José Henrique Barbieri, que colaborou na implantação do projeto, constata que os alunos começaram a avaliar a unidade escolar de uma outra maneira e a perceber que a escola não os vê apenas como um número, mas como pessoas sempre em formação e dispostas a aprender. Para Barbieri, é necessário desenvolver ações pedagógicas que levem os estudantes a observar que são o alvo principal do trabalho da escola.

De acordo com Barbieri, o compartilhamento de atitudes coletivas resgata a importância que o ambiente e o trabalho realizado pela escola significam no cotidiano do aluno. "Não é apenas o jantar, mas a cada fase do projeto, os alunos têm atividades diferenciadas, como filmes, palestras, dinâmicas de grupo e outras de integração de toda a comunidade escolar do período noturno”, enfatiza o professor, com 25 anos de magistério. “Tão importante quanto fazer é fazer com carinho, dedicação e comprometimento."

Melhorias — Segundo a coordenadora pedagógica do ensino médio, Andréa Biagi, a implantação do projeto resultou em várias melhorias. "Além de fortalecer a relação entre professores e alunos, a expectativa por assistir a uma aula diferente, ministrada com a visão de mais de um educador, às vezes fora do ambiente da sala de aula, tem despertado a curiosidade dos educandos", salienta. Na análise da professora, o fato de os alunos serem atraídos à escola às sextas-feiras contribui para a diminuição da evasão.

O aumento significativo da presença dos alunos nesses dias foi observado também pela professora de biologia Maria Tereza Corrêa Garcia, 21 anos de magistério. Em um dos jantares, ela ajudou a preparar uma macarronada e também a organizar o local após a refeição.

"A escola é de todos e para todos, e é nossa função transformá-la num local onde aprendemos conosco mesmo", destaca a diretora, Solange Navarro Fabbri. Há 23 anos no magistério, sete dos quais na direção, ela reconhece que o projeto motiva os estudantes e faz aumentar a frequência, com resgate dos que estavam ausentes e retornaram à escola ao saber das atividades nas noites de sexta-feira. (Fátima Schenini)

Acesse o blogue da EE Cândido Portinari

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