Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 91 - Culinária e Aprendizagem
03/09/2013
 
ou

Abordagem de temas sociais torna aprendizado mais fácil

Michelle foca o ensino de química em temas sociais e ambientais

Michelle foca o ensino de química em temas sociais e ambientais

Autor:Arquivo pessoal


Há oito anos no magistério, a professora de química Michelle Coêlho Lima leciona no Centro Territorial de Educação Profissionalizante do Litoral Sul II (Cetep), em Itabuna, sul da Bahia. Apaixonada pela química, ela admite que nem sempre foi assim.

Quando Michelle cursava os anos finais do ensino fundamental, uma professora a deixou com medo tanto de química quanto de física. O trauma foi superado com a ajuda de outro professor. “Ele era excelente, e mostrava como os conteúdos químicos tinham importância e relação com o nosso cotidiano”, afirma. “Isso fez eu me apaixonar pela disciplina e querer aprender mais.”

Hoje, Michelle incentiva os alunos ao mostrar como a química está relacionada ao dia a dia. “Para melhorar o aprendizado, foco o ensino de química em temas sociais e ambientais, como água, lixo e alimentação, trabalhando bastante com leitura e interpretação de textos”, ressalta.

Segundo a professora, as maiores dificuldades dos estudantes, de modo geral, são relacionadas a cálculos, fórmulas e interpretação de textos. Eles também têm dificuldades em compreender a importância da química e a relação da disciplina com o cotidiano. Na sala de aula, Michelle procura promover atividades experimentais, com material simples e de fácil aquisição.

Com a professora Margarete Correia, antiga colega de trabalho, Michelle desenvolveu projeto que deu origem a duas cartilhas sobre o ensino de química. O material tem o lixo como tema. “Os resultados obtidos foram ótimos”, salienta. “A maioria dos alunos envolveu-se no projeto e apresentou melhor compreensão do conteúdo abordado.” (Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.