Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 91 - Culinária e Aprendizagem
03/09/2013
 
ou

Vamos pra Cozinha?

Betty Kövesi e Gabriela Martinoli – Editora DBA – Brasil – 2011

“Macarrão combina com molho de tomate, sorvete com calda de chocolate. E criança, combina com o quê? Com alegria, brincadeira e cozinha, é claro! É o que mostra este livro, que convida adultos e crianças a cozinharem juntos. E se divertirem. Afinal, cozinhar é brincar com a vida real. É só colocar um avental e se aventurar. Com um cardápio completo , do café da manhã ao jantar, o livro traz receitas saborosíssimas que vão desde a limonada suíça até sobremesas como panquecas e bolos, passando por sucos, petiscos, aperitivos, saladas e pratos principais; além de dicas de higiene e segurança e o passo a passo no manejo dos ingredientes. Receitas pensadas e elaboradas para crianças de todas as idades , sem complicação.

E então ... vamos pra cozinha?”


A Cozinha das Crianças (Espertas)

This Hervé – Editora Degustar – Brasil – 2006

“Ao preparar sozinhas o jantar das quartas-feiras, duas crianças vão descobrindo as bases da química e da física. Ao manusear os ingredientes, a diversão está formada - assar um suflê, bater creme chantili ou fazer uma musse de chocolate transformam-se em divertidas oportunidades para explorar o mundo fascinante das moléculas e suas transformações. Este criativo livro de Hervé This bem que poderia ser uma publicação científica se não fosse tão gostosa. Sem dúvida, uma verdadeira aula de culinária e de observação para crianças de todas as idades."


O Cozinheiro Cientista

Diego Golombek e Pablo Schwarzbaum – Editora Civilização Brasileira – Brasil – 2009

“Nesta obra, os autores nos convidam para uma brincadeira, que irá revelar a ciência por trás da mágica que se opera quando cozinhamos, dando forma e sabor às comidas do nosso dia a dia. De lácteos, pães, verduras, ovos e sopas aos diferentes tipos de carnes, massas e especiarias.“


Cozinha Geek – Ciência Real, Ótimos Truques e Boa Comida

Jeff Potter – Editora Alta Books – 2012

“Mais do que apenas um livro de receitas, Cozinha Geek incita a sua curiosidade para a descoberta, inspiração e invenção na cozinha. Por que o bife ao ponto é tão popular? Por que nós assamos algumas coisas a 175 ºC e outras a 190 ºC? E o quão rápido uma pizza assa se a colocarmos no forno a 540 ºC? Autor e cozinheiro geek, Jeff Potter fornece as respostas e oferece uma visão única sobre receitas.“


Receitas Saudáveis para o Pequeno Mestre Cuca

Vivian Zollar Ferreira, Gisele Bizon Benetti – Editora Porto de Ideias – Brasil – 2009

“Este livro é destinado a crianças a partir de cinco anos e traz, de forma divertida, receitas simples e práticas, além de muito saborosas e saudáveis. Nele, o pequeno mestre cuca vai aprender muito mais do que receitas, vai conhecer mais sobre nutrição e como se alimentar de forma saudável”.


Um Cientista na Cozinha

This Hervé – Editora Ática – Brasil – 1996

“Como transformar, em poucos segundos, uma mistura quente num sorvete saboroso? Por que o leite derrama quando ferve e a água não? Como fazer 24 litros de maionese com uma única gema de ovo? Por trás dos muitos truques e segredos passados de mãe para filha, que dão um 'toque especial' em determinadas receitas, existem explicações científicas. É o que mostra o autor - redator-chefe da revista francesa Pour la Science e exímio mestre-cuca - neste livro inovador que revela os segredos da química culinária através de muita criatividade, humor e conhecimento."


Alquimia dos Alimentos

Wilma Maria Coelho Araújo, Nancy Di Pilla Montebello, Raquel B A Botelho, Luiz Antônio Borgo (Org.) – Editora Senac SP – Brasil – 2011

“A obra mostra que a ciência dos alimentos é surpreendente e que conhecê-la e entendê-la é fundamental para quem deseja desenvolver técnicas e habilidades ligadas às transformações físico-químicas dos alimentos na sua preparação."


Comida & Cozinha – Ciência e Cultura da Culinária

Harold McGee – Editora WMF Martins Fontes – Brasil – 2011

“É uma obra que pretende ajudar os leitores a compreenderem de onde vêm os alimentos, de que são feitos e como a culinária os transforma. O livro é um compêndio que traz informações sobre ingredientes, métodos de cocção e prazeres da mesa.”


A Ciência da Culinária

Peter Barham – Editora Roca – Brasil

Uma cozinha não é diferente da maioria dos laboratórios científicos e a arte culinária pode ser considerada uma ciência experimental. A preparação dos alimentos e a arte de cozinhar compreendem muitos processos que são bem descritos por princípios físicos. Entender a química e a física da culinária levaria a progressos no desempenho numa cozinha. Aqueles que desejam saber por que algumas receitas funcionam ou, melhor, por que outras falham, apreciarão os processos ocultos da física e, com certeza, serão auxiliados na descoberta dos mistérios da arte da boa culinária.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.