Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 102 - Dificuldades de Aprendizagem
11/07/2014
 
ou
NOTÍCIAS
 

Poemas ajudam a superar desafios da escrita em escola de Cubatão

Os alunos aprenderam a produzir os próprios poemas

Os alunos aprenderam a produzir os próprios poemas

Autor: Arquivo da professora


A poesia foi o recurso adotado pela professora Milene Pinheiro para retomar desafios de aprendizagem não superados por seus alunos da Unidade Municipal de Ensino João Ramalho, em Cubatão, São Paulo. Para ajudar os estudantes do quarto ano do ensino fundamental que faziam recuperação paralela, em razão de dificuldades relacionadas ao processo inicial de alfabetização, Milene optou pelo limerique, estilo de poesia difundida no Brasil pela escritora russa Tatiana Belinky [1919-2013].

Com o projeto Oficina de Limeriques, desenvolvido de março a junho de 2012, a professora atendeu não só os alunos da turma de recuperação, mas também os da turma regular do segundo ano do ensino fundamental, onde também lecionava. Nesse período, os estudantes aprenderam a escrever poemas com cinco versos, com a mesma rima na primeira, segunda e quinta linhas, enquanto a terceira e quarta rimam entre si.

As dificuldades na escrita não impediram os alunos de produzir os próprios poemas. “Eles foram aprendendo esse estilo de escrever, engraçado, rimado e, ao mesmo tempo, desafiador, por exigir controle das palavras de cada verso, com contagem de sílabas poéticas”, diz a professora. Como incentivo, ela inscreveu os alunos das duas turmas em um concurso regional de poesias. “Fiquei surpresa ao ser informada que a escola estava concorrendo com 12 finalistas, oito deles da turma de recuperação paralela”, destaca. “Embora nenhum deles tenha vencido, esse tipo de reconhecimento foi muito importante para a autoestima de todos.”

O projeto foi concluído com a realização de um sarau na escola. O evento teve leitura de poemas autorais e de escritores como o inglês Edward Lear [1812-1888], a russa Tatiana Belinky e a paulista Viviane Veiga Távora, idealizadora do Prêmio Tatiana Belinky de Limeriques.

O projeto deu tão certo que Milene continuou a desenvolvê-lo. Este ano, ela ensinou os alunos do segundo ano a escrever limeriques. “Os alunos puderam se expressar através da escrita e leitura de poemas, além de observar algumas normas e fazer uso delas, como a identificação e seleção de rimas, perfeitas e imperfeitas.”

Pedagoga com pós-graduação em alfabetização e letramento, há 11 anos no magistério, Milene também é, em Cubatão, professora na Unidade Municipal de Ensino Estado do Espírito Santo. (Fátima Schenini)

Saiba mais no blogue da professora Milene Pinheiro

 

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.