Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 103 - Esporte na Escola
05/08/2014
 
ou
NOTÍCIAS
 

Práticas ensinam estudante a seguir regras e ser responsável

Canoagem é uma das modalidades esportivas oferecidas no campus de Muzambinho

Canoagem é uma das modalidades esportivas oferecidas no campus de Muzambinho

Autor: Arquivo do professor


Ardoroso defensor do esporte na escola, o professor Thales Teixeira Bianchi, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sul de Minas Gerais, campus de Muzambinho, acredita que as atividades esportivas contribuem para o desenvolvimento físico, social e mental de crianças e adolescentes. “Os estudantes aprendem a seguir regras e a assumir responsabilidades dentro de uma equipe, a conviver em grupo, com formas diferentes de pensar, e a lidar com derrotas e vitórias, que são comuns no dia a dia”, destaca.

Com graduação em educação física e pós-graduação em treinamento esportivo, Thales está há 12 anos no magistério. Ele desenvolve as modalidades de atletismo, basquete, escalada indoor, futebol, futsal, handebol, natação e vôlei. Segundo ele, além das aulas oferecidas aos próprios alunos, o campus de Muzambinho participa de atividades de iniciação esportiva de crianças expostas a risco social, como os programas Segundo Tempo e Minas Olímpica Geração Esporte, subsidiados pelos governos federal e estadual. São atendidos alunos das escolas municipais e estaduais, três vezes por semanas, no turno escolar.

Técnico nível 2 de canoagem pela confederação brasileira da modalidade, a CBCa, Thales coordena o projeto Canoagem. Os atletas têm participado de diversas competições, como o 1º Festival Brasileiro de Canoagem da Juventude 2012 (conquistaram o segundo e o terceiro lugares na categoria caiaque velocidade); o Australian Youth Olympic Festival 2013 (33º lugar, também em caiaque velocidade); a seletiva nacional para os Jogos Sul-Americanos da Juventude 2013 (quarto e quinto lugares em caiaque velocidade).

Segundo Thales, o campus de Muzambinho mantém parceria com a CBCa e com o Ministério do Esporte, por meio da Secretaria Nacional de Esporte de Alto Rendimento (Snear), que mantém no local um núcleo de alto rendimento de canoagem de velocidade. “O objetivo é descobrir talentos para a prática da modalidade em nossa região”, revela. “É importante que os alunos participem de competições e outros eventos esportivos para que possam vivenciar uma nova realidade e conhecer uma nova cultura”, diz o professor. A seleção é feita de acordo com os níveis que o aluno alcança durante os treinamentos.

Entre os benefícios observados com os estudantes que participam dos eventos esportivos, Thales cita a conhecimento de uma nova cultura, a integração com pessoas e o respeito à hierarquia dentro de uma equipe de competição. “É possível verificar que o comportamento dos alunos que integram equipes e participam de treinamentos e competições é bem diferente frente a outros alunos”, analisa. De acordo com o professor, atitudes de respeito, responsabilidade e preocupação com a conservação de materiais ficam evidenciadas no dia a dia. (Fátima Schenini)

Saiba mais na página do IF Sul de Minas na internet

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.