Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 23 - Aperfeiçoamento de Professores
21/07/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

Plano oferece mais de 50 mil vagas em cursos de licenciatura

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica pretende formar 330 mil professores

Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica pretende formar 330 mil professores

Autor: Arquivo do MEC


Professores em exercício nas redes públicas estaduais e municipais de ensino que não têm formação superior poderão fazer o curso de licenciatura que desejarem, gratuitamente, a partir de agosto próximo. O Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica lançado pelo MEC, em maio deste ano, oferece até o momento mais de 50 mil vagas, apenas em 2009, para a graduação exclusiva desses professores.

A meta é formar, até 2011, cerca de 330 mil professores que hoje dão aulas na educação básica e não têm a formação prevista na Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB). Os cursos serão oferecidos por 90 instituições públicas de ensino superior – universidades federais, estaduais, e comunitárias, além de institutos federais de educação, ciência e tecnologia, que oferecem graduação – nos 18 estados que já aderiram ao plano. Do total de vagas, 52% são em cursos presenciais e 48% em cursos a distância.

Além de atender o professor que não tem curso superior (primeira licenciatura), o plano também inclui o atendimento do docente que tem curso de graduação mas leciona em área diferente daquela em que se formou (segunda licenciatura). Também atende o professor que é bacharel sem licenciatura e precisa de estudos complementares que o habilitem a lecionar.

As inscrições estão abertas até 9 de agosto na Plataforma Freire. No mesmo local, o professor da escola pública faz o cadastro de seu currículo e escolhe o curso que deseja fazer. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES/MEC) coordena todas as atividades do plano, desenvolvido em parceria com secretarias estaduais e municipais de educação e instituições públicas de ensino superior.

Para que os professores possam receber orientações e esclarecimentos a respeito da matrícula nos cursos de licenciatura, o MEC preparou um documento. É a Cartilha do Professor, que começou a ser distribuída às escolas públicas, nesta semana.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.