Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 23 - Aperfeiçoamento de Professores
21/07/2009
 
ou
NOTÍCIAS
 

Bahia lidera oferta de vagas para licenciaturas de professores

Bahia oferece mais de 18 mil vagas para formação de professores.

Bahia oferece mais de 18 mil vagas para formação de professores.

Autor: Júlio César Paes


O Estado da Bahia é o que oferece o maior número de vagas em cursos de licenciatura para professores da rede pública. São 18.805 vagas geradas a partir da criação do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, somente para o segundo semestre de 2009. Elas estão distribuídas em três universidades federais, quatro estaduais e dois institutos federais de educação tecnológica.

De acordo com o presidente do Instituto Anísio Teixeira (IAT), Penildon Silva Filho, a grande oferta de vagas na Bahia é resultado de inúmeros fatores. Um deles é o processo de mobilização que vem ocorrendo no instituto, desde janeiro de 2007. “O instituto vem se reunindo com todas as universidades públicas da Bahia com o objetivo de fazer um plano estrutural de formação de profissionais da educação”, diz.”

A criação de um consórcio da Universidade Aberta do Brasil com todas as instituições públicas do estado é outro fator destacado por Penildon. “Isso foi muito importante, pois permitiu que as universidades dividissem o território baiano de acordo com suas localidades, para poder oferecer essas vagas”.

No Brasil inteiro, já passa de 50 mil o número de vagas destinadas exclusivamente ao atendimento de professores em exercício em escolas públicas, que não possuem formação de nível superior. A meta do plano é formar, até 2011, cerca de 330 mil professores. Na Bahia, a proposta é atingir a oferta de 54 mil vagas para a formação inicial e de 30 mil para a formação continuada. De acordo com os números do Educacenso, na Bahia, atualmente, 75% dos professores das redes municipais não têm graduação. Na rede estadual, esta situação atinge 15% dos docentes.

Na região Nordeste, sete dos nove estados aderiram ao plano. Além da Bahia, participam Ceará, Maranhão, Paraíba, Piauí, Pernambuco e Rio Grande do Norte. São mais de 47 mil vagas, até o momento, em 22 instituições públicas de ensino superior.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.