Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 4 - Família na Escola
30/08/2008
 
ou
NOTÍCIAS
 

Trabalhando juntos: a força das associações de pais e mestres

Autor: João Bittar


De norte a sul e de leste a oeste do Brasil, o trabalho conjunto de pais e educadores, por meio das associações de pais e mestres (APM), consegue melhorar as condições das escolas e trazer benefícios também para o processo de ensino-aprendizagem. No bairro do Brooklim, em São Paulo (SP), a Escola Estadual Professor Ennio Voss é um exemplo de que o esforço conjunto pode trazer bons resultados.

Com 1.380 alunos e 68 professores distribuídos nos períodos da manhã e da tarde e aulas de ensino fundamental da 1ª a 8ª séries, a instituição é considerada uma escola diferenciada. Mas a situação já foi muito diferente. De acordo com Cleuza Pulice, diretora da Ennio Voss há 17 anos, quando ela começou a lecionar na instituição, há 26 anos, a escola era totalmente abandonada. “Vidros quebrados, pichações por todos os lados, enfim...um abandono”, conta.

Muito lentamente ela foi envolvendo a comunidade local, que era da favela das Águas Espraiadas, num trabalho de conscientização. A escola começou a emprestar seus espaços para serem usados pelos moradores vizinhos, nos finais de semana. Com isso, eles vinham participar e ajudar a escola, limpando terrenos e cuidando dos espaços.

Segundo Cleuza, montar a APM foi muito útil para reverter o quadro em que a escola se encontrava. Hoje a APM é atuante e conseguiu fazer várias benfeitorias. “Temos uma escola ajardinada, com cortinas e ventiladores em todas as salas de aulas e não gastamos mais dinheiro com trocas de vidros e pinturas excessivas, pois a conservação é feita pelos próprios alunos”, explica a diretora. Além disso, graças à APM, a Ennio Voss conta com inúmeros outros benefícios, como televisores, DVD e rádios em todas as salas de aula.

Ex-aluna do Ennio Voss e com uma filha estudando na escola, Neusa de Castro Sorrochi faz parte da diretoria da APM há quatro anos. “Com o apoio da APM, a escola mantém um padrão de funcionamento muito bom, pois o dinheiro arrecadado serve para cobrir eventuais necessidades e deficiências. Se sobrar verba, ela é investida em melhorias na escola”. A filha de Neusa termina o ensino fundamental neste ano e vai deixar a escola. Entusiasmada com o trabalho que realiza, Neusa já se ofereceu para continuar atuando na APM da Ennio Voss como voluntária.

(Fátima Schenini)

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.