Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 99 - Física no Ensino Médio
04/04/2014
 
ou

Física mais que Divertida

Eduardo de Campos Valadares – Editora UFMG – Brasil – 2012 – 3ª Edição

“Temas atuais, como fontes alternativas de energia, meio ambiente e nanotecnologia, além de inúmeros fenômenos do dia a dia são abordados em mais de 150 experimentos eletrizantes que demandam apenas ferramentas de uso doméstico e materiais recicláveis e de baixo custo. Traduzido para cinco idiomas (inglês, alemão, espanhol, basco e turco), Física mais que divertida associa a ciência ao lúdico e o aprendizado à criatividade e à descoberta.”


Experimentos Fáceis de Física

Fabio Sales, Raisa Marya Souza, Luciana Pontes – Editora – Brasil

“Experimentos fáceis de fazer, reproduzir, trabalhar, a fim de preencher algumas lacunas, como a quase inexistência de roteiros experimentais para escolas não equipadas com laboratório ou com laboratórios incompletos e a falta de tempo dos professores para elaborar tais roteiros.”


A Física no Ensino Médio

Márcio Barreto – Editora Papirus – Brasil – 2012 – 1ª edição

Livro do Professor – “Esse livro se propõe a analisar o conteúdo da física no ensino médio. O autor tece comentários sobre os conceitos dessa disciplina e sobre a prática do professor na escola. Da física clássica à física moderna, a sequência dos tópicos apresentada tem o objetivo de incentivar a realização de atividades interdisciplinares para que os significados dos conceitos científicos possam se revelar. Com a intenção de intensificar o diálogo com o leitor, foram ainda selecionados e distribuídos ao longo do texto exercícios e questões de vestibulares.”


Física Moderna para Iniciados, Interessados e Aficionados – Volume 1

Ivan S. Oliveira – Editora Livraria da Física – Brasil – 2005

“Este livro faz parte de uma série de dois volumes sobre a física do Século 20, cobrindo a Teoria da Relatividade Especial, a Mecânica Quântica, o modelo atômico, a Física Nuclear, a Teoria da Relatividade Geral e a Física de Partículas. Ao contrário dos livros usuais de divulgação científica, o autor não "esconde" a matemática por trás dos argumentos, mas a destaca como ferramenta de trabalho do físico teórico, ao mesmo tempo em que enfatiza a importância da verificação experimental dos modelos e teorias físicas. Uma característica importante do livro é o seu estilo bem humorado, informal e, às vezes, irônico, o que torna a sua leitura mais leve e interessante. O livro é destinado aos alunos e professores do Ensino Médio, alunos dos cursos de graduação na área de Exatas e qualquer pessoa que se interesse por física e pelas maravilhas científicas produzidas no século 20. No volume 2 teremos: Matéria Condensada, o Magnetismo, a Supercondutividade, a Computação Quântica.”


Experimentos de Física Básica

Jucimar Peruzzo – Editora Livraria da Física – Brasil – 2013 – 1ª edição

“Este livro foi desenvolvido com cerca de 140 experimentos propostos de eletromagnetismo, física moderna e ciências espaciais e é destinado a estudantes de física (em nível médio e superior) e principalmente aos professores de ciências e física. Os experimentos aqui apresentados utilizam materiais, em sua maioria simples e de fácil obtenção. Além disso, eles não necessitam de um ambiente próprio para serem realizadas, podendo serem efetuados na própria sala.”


Física Divertida

Carlos Fiolhais - Editora Gradiva – Portugal

“O título Física Divertida parece paradoxal. Não é a física uma ciência maçadora e repulsiva, capaz de fazer meter as mãos pelos pés o mais inocente dos alunos e os pés pelas mãos o mais convencido dos professores? Este livrinho é a resposta - negativa! - do autor a essa pergunta. Ele está convencido de que a física pode ser interessante, atraente e até divertida. Não pretende convencer ninguém deste facto, mas acha que o carácter lúdico da física não se encontra ainda suficientemente divulgado.”


Nova Física Divertida

Carlos Fiolhais – Editora Gradiva – Portugal – 2007

“Começando onde o livro anterior, Física Divertida, findara - no início do século XX - a Nova Física Divertida aborda a paradoxal teoria quântica e a extraordinária teoria da relatividade, revelando os avanços da física até aos nossos dias.”


O Grande Circo da Física

Jearl Walker – Editora LTC – Brasil – 2008

Edição brasileira do livro publicado pela editora Gradiva, de Portugal.

“Criado para ‘traduzir’ a física à realidade e ao dia-a-dia, O Circo Voador da Física está prestes a começar. E este livro é o seu ingresso para este espetáculo. Perguntas e respostas inesperadas aguçam a curiosidade do leitor com relação à física na vida cotidiana. Por que é possível ver dois arco-íris mas não três? Como os lagartos andam na água e as cobras planam no ar? São centenas de exemplos, todos baseados em pesquisas publicadas em revistas científicas.“


Tirinhas de Física 2

Luisa Daou e Francisco Caruso – Editora CBPF – Brasil

“As tirinhas de física apresentam de forma lúdica alguns fundamentos da física que nem sempre temos facilidade de entender por meio de fórmulas ou postulados. Essa conjugação entre humor e educação é uma das grandes qualidades deste trabalho.”


Guia Mangá de Física Mecânica Clássica

Hideo Nitta e Trend - Pro CO. LTD. Editora Novatec – Brasil – 2010

“Megumi é uma superatleta, mas é um fracasso quando se trata da aula de física. Ela não consegue se concentrar nas partidas de tênis, pois está preocupada com as questões que errou na prova! Felizmente, ela faz amizade com Ryota, um físico paciente e jovem que usa exemplos da vida real para ajudar a entender a mecânica clássica - e melhorar o jogo de tênis nesse processo!

No Guia Mangá de Física Mecânica Clássica, você vai acompanhar o aprendizado de Megumi sobre a física de objetos cotidianos como patins, estilingues, freios de carros e saques de tênis. Em pouco tempo você vai dominar conceitos difíceis como deslocamento e impulso, movimento parabólico e a relação entre força, massa e aceleração.”


Física do Dia a Dia 1

Regina Pinto de Carvalho – Editora Autêntica – Brasil – 2011 – 3ª edição

105 perguntas e respostas sobre a física fora da sala de aula

“Esta obra traz ao leitor situações encontradas no cotidiano que podem ser explicadas por meio de princípios físicos conhecidos. Neste volume, a autora responde às dúvidas que já lhes foram feitas por colegas, amigos e familiares. A autora também oferece referências ao leitor, para que ele possa se aprofundar nos conceitos apresentados na obra.”


Física do Dia a Dia 2

Regina Pinto de Carvalho – Editora Autêntica – Brasil – 1ª Edição – 2011

Mais 104 perguntas e respostas sobre a física fora da sala de aula... e uma na sala de aula!

“Neste segundo volume do Física do Dia a Dia, Regina Pinto de Carvalho traz ao leitor novas situações encontradas em nosso cotidiano que podem ser explicadas por meio de princípios físicos conhecidos. Desta vez, a autora responde às dúvidas e sugestões de leitores sobre diversos assuntos do nosso dia a dia. Algumas das questões mostradas aqui estão relacionadas também a outras disciplinas, como química, matemática e biologia, e fornecem respostas claras e objetivas e ilustrações sobre os diversos fenômenos abordados aqui.”


A Física na Música

Maria Lúcia Grillo e Luiz Roberto Perez (Org.) – Editora UERJ – Brasil – 2013

“O livro reúne alguns trabalhos de diferentes autores nas diversas áreas de expressão sobre a relação entre ciência e música; desde a física do violão à psicoterapia, passando pela descrição acústica em salas de concerto, entre outras. Este estudo aborda, de maneira preliminar e suave, a música, analisando-a como fenômeno físico, que se explica pela matemática e pela própria física. Com uma abordagem teórica acessível, os capítulos apontam para as aplicações dos conhecimentos no dia a dia e também para as possibilidades pedagógicas. Com isto, observa o papel da música nos campos da arte e da ciência, sem menosprezar sua importância social, oferecendo um conhecimento interdisciplinar para aqueles que acreditam em uma educação mais ampla e não aquela baseada apenas em especialidades.”


Da Física do Faraó ao Fóton

Alberto Tufaile e Adriana Pedrosa Biscaia Tufaile – Editora Livraria da Física – Brasil – 2013

“Este livro se destina aos educadores das áreas de Ciências da Natureza e a todos que gostam de apreciar os fenômenos naturais com um olhar científico. Ele não é um manual de experimentos de física nem um manual de demonstrações, apesar de conter vários experimentos e atividades práticas prontos para serem usados. Aqui compartilhamos nossos momentos de prazer no ensino utilizando atividades práticas e usando situações do cotidiano, nas quais podemos, por exemplo, nos maravilhar olhando a deformação da superfície da água quando coloca uma tachinha sobre ela. Também compartilhamos um pouco da nossa percepção de físicos em várias situações, por exemplo, visitando um museu, brincando com um pião, ou estudando assuntos de pesquisa, como ferrofluidos.”


Física – Einstein para o Ensino Médio

Marcio Barreto – Editora Papirus – Brasil – 2009

“A física moderna tem neste livro uma abordagem interdisciplinar, revelando como a ciência e a tecnologia não se desenvolvem isoladas da política e da economia. A imersão nas teorias da luz, do espaço-tempo e da gravitação é feita por meio de suas ressonâncias e de seus desencontros com a filosofia, as artes, a matemática, a história e a literatura, envolvendo contribuições das diversas disciplinas que compõem a grade curricular do ensino médio.”


Física – Newton para o Ensino Médio

Marcio Barreto – Editora Papirus – Brasil – 2002

Em sua primeira parte, a obra apresenta, entre outros, os seguintes tópicos: A Inércia; Ombros de gigantes; Galileu e Copérnico; Kepler e Tycho Brahe; Descartes; Resumindo; As três leis de Newton; Primeira lei; Segunda lei; Terceira lei; O discurso de Deus; A Síntese newtoniana; A Lua e a maçã; As causas da gravidade; Céu e Terra; Magia e ciência; Alquimia e hermetismo; Herança árabe; Newton e a alquimia; O Deus de Newton; O Deus de Newton e o Deus de Descartes; Deus, Pai; As profecias de Daniel; A data do Natal; O Livro da Natureza. Na segunda parte, aparecem tópicos como: Sobre a energia; Breve histórico; O carvão mineral e a máquina a vapor; A indústria; O Romantismo; O conceito de energia; O conceito de potência; O teorema do impulso; O petróleo e o motor a explosão; Sobre o tempo; A entropia; A ação do tempo; Tempo absoluto e tempo relativo.


Física para Leigos

Steven Holzner – Editora Alta Books – Brasil

Cheio de fatos legais da física e exemplos reais, o modo divertido e fácil de ficar por dentro dos conceitos básicos da física.

A termodinâmica deixa-o indiferente? Você fica zangado com os vetores? O eletromagnetismo parece muito com a estática? Relaxe! Este guia amistoso coloca a diversão de volta nos fundamentos da física. O autor Steven Holzner percorre todos os tópicos geralmente tratados na Física 101 - e inclui alguns fatos extraordinários da física sobre a relatividade, viagem no tempo, teoria dos quanta e mais.”


Física Moderna Experimental

Marisa de Almeida Cavalcante e Cristiane R. C. Tavolaro – Editora Manole – Brasil – 2007 – 2ª edição

“O livro Física Moderna Experimental proporciona o entendimento mais profundo dessa linguagem contemporânea decorrente do desenvolvimento da ciência e da tecnologia por meio da realização de diversas atividades. Os experimentos propostos utilizam materiais simples, de baixo custo, fácil acesso e presentes no cotidiano dos alunos. Representam, portanto, um apoio pedagógico para a inserção de física moderna experimental no ensino médio.”


A Física de James Bond

Metin Tolan, Joachim Stolze – Editora Cultrix – Brasil – 2013

Há alguns anos, o professor de física Metin Tolan analisa a fundo os malabarismos técnicos dos clássicos de James Bond e disseca os inventos do superespecialista Q. Segundo o autor, o fato de 007 nunca quebrar o pescoço em suas manobras de tirar o fôlego não é sorte. É física aplicada! Tolan, juntamente com alunos da Universidade Técnica de Dortmund, pode dizer isso com certeza, pois calcula a velocidade alcançada em algumas perseguições e explica como funcionam os óculos de raios X e os relógios magnéticos, entre outros projetos encontrados nas histórias clássicas e modernas do maior agente secreto de todos os tempos.”


Ensino de Física

Anna Maria Pessoa de Carvalho, Elio Carlos Ricardo, Lúcia Helena Sasseron, Maria Lúcia Vital dos Santos Abib e Maurício Pietrocolo – Editora Cengage Learning – Brasil – 2010 – 1ª edição

“Neste livro, trazemos algumas considerações sobre pontos que acreditamos necessários para os futuros professores de física e mesmo para aqueles já em exercício, de modo que a disciplina possa ser apresentada aos alunos do ensino médio como uma área de conhecimento em constante construção e cujos conhecimentos propostos fazem parte do dia a dia.

Nosso objetivo é preparar os professores para que trabalhem nas salas de aula do ensino médio uma visão de física contextualizada, ao mesmo tempo que seja possível considerar os aspectos que regulam a construção e a proposição de novos conhecimentos, sua prática como uma atividade científica e o exercício desta.”


Física Sem Mistério

Stan Gibilisco – Editora Alta Books – Brasil – 2013 – 2ª edição

“Perplexo tentando dar um sentido à física? Aqui está a solução! Física Sem Mistério ajuda você a compreender os conceitos essenciais com facilidade. Escrito em um formato passo-a-passo, este guia prático começa cobrindo a física clássica, incluindo massa, força, movimento, momento, trabalho, energia e potência, assim como a temperatura e os estados da matéria. São discutidos eletricidade, magnetismo e eletrônica, além de ondas, partículas, espaço e tempo.

-Exemplos detalhados, explicações concisas e problemas resolvidos tornam o material fácil de entender.

-Testes no final de cada capítulo e um teste final ajudam a reforçar a aprendizagem.“

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.