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JORNAL
Edição 114 - Ensino de Línguas
10/06/2015
 
ou

Didática de Línguas Estrangeiras

Pierre Martinez – Editora Parábola – Brasil

“É tarefa exigente adquirir as competências necessárias para se exprimir em outra língua. As línguas representam meios tanto para a paz quanto para a guerra, e a gestão que fizermos do plurilinguismo de nosso mundo condicionará nosso futuro. Os avanços tecnológicos que reconstroem o espaço didático têm um impacto cultural que já é visível e as necessidades de comunicação entre pessoas que não falam a mesma língua nunca foram tão intensas. É o caso, por exemplo, da globalização dos fluxos turísticos e dos intercâmbios comerciais, das migrações populacionais e das políticas linguísticas que reagem a toda essa movimentação humana.”


Língua Estrangeira e Didática

Celso Antunes – Editora Vozes – Brasil – 2010

“Quando um adulto necessita guardar, por exemplo, que a palavra cavalo em sua língua, ao ser traduzida para outra se transforma em ‘horse’, está vivenciando um processo unicamente memorativo e, dessa maneira, sem significação. Descobrir palavras, associando-as a ‘coisas’, é tarefa simples a toda criança, porque é uma aventura plena de significações.” A obra faz parte da coleção Como Bem Ensinar.


Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas

José Carlos Paes de Almeida Filho – Editora Pontes – Brasil – 2013

“Acima dos métodos, a filosofia ou abordagem de ensinar é uma visão de trabalho combinada com um sentido de aprender os conteúdos importantes da língua que estamos ensinando ou que vamos ensinar. Ela serve para orientar o trabalho do professor caracterizando-o na qualidade obtida por sua natureza. Das duas grandes abordagens hoje frequentemente reconhecidas, a saber, a Gramatical ou formal / sistêmica / estrutural e a Comunicativa ou interativa / construcional, a segunda é a que tem merecido mais atenção no ensino e na pesquisa aplicada. É para mostrá-la como opção orientadora do trabalho de professores e aprendentes de idiomas que o livro 'Dimensões Comunicativas no Ensino de Línguas' foi composto”.


O Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras

Jack C. Richards – Editora SBS – Brasil – 2006

“O Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras examina a metodologia conhecida como Ensino Comunicativo de Línguas Estrangeiras ou ECLE e investiga as suposições que lhe servem de base, suas origens e evolução desde que foi primeiramente proposta nos anos 1970. O livro aborda também como essa metodologia tem influenciado as abordagens atuais de ensino de idiomas. Este material tem, portanto, a finalidade de servir como uma revisão do que aprendemos com o ECLE e definir sua relevância atual. Inclui, também, uma variedade de atividades práticas para ajudar os professores de idiomas a desenvolver um conhecimento mais aprofundado das questões relativas ao uso do ECLE em sala da aula.


Ensino da Compreensão Oral em Aulas de Idiomas

Christine C. M. Goh – Editora SBS – Brasil – 2003

“Este livro oferece aos professores uma maneira simples, porém abrangente, de desenvolver atividades de compreensão oral. Nele são também discutidas ideias para o uso de materiais autênticos, como textos literários, CD-ROMs, e a internet. Christine C. M. Goh organizou seu trabalho de forma que cada capítulo inclua tarefas que possibilitem aos leitores uma reflexão sobre os aspectos essenciais do ensino da compreensão oral.”


Guia para o Ensino de Língua Estrangeira

Louise Potter – Editora Disal – Brasil – 2012

“Destinado a professores de língua estrangeira, tem como objetivo proporcionar uma percepção mais abrangente sobre ensino e apontar aspectos importantes relacionados à profissão. Abrange os seguintes aspectos: Aquisição de L1 e L2; Qualidade de um bom ensino; Definição de autoeficácia e sua importância; O que é ser um bom professor de idiomas; Entendendo a sala de aula e suas etapas; Correção, erros e feedback; Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, As habilidades e competências comunicativas; Como preparar uma aula; Estratégias de aprendizagem e inteligências múltiplas; Ensino reflexivo; Usando vídeos e a web na sala de aula e Filmes interessantes para professores. Indicado tanto para os professores que estão iniciando quanto para os que querem rever sua prática.”


O Livro Didático de Língua Estrangeira - Múltiplas Perspectivas

Reinildes Dias, Vera Lúcia Lopes Cristóvão (Org.) – Editora Mercado de Letras – Brasil

“Esta coletânea reúne trabalhos na área de língua estrangeira voltados para formadores de professores e professores de língua estrangeira em educação continuada bem como alunos universitários do curso de Letras com habilitação nessa área. Com os objetivos de compartilhar conhecimento teórico-metodológico sobre o livro didático de língua estrangeira e apresentar argumentos para o desenvolvimento da postura crítica em relação ao material didático que o mercado oferece e/ou o que cada um produz, procuramos oferecer uma pluralidade de sentidos sobre o livro didático e material didático a fim de deflagrarem-se discussões, reflexões e ressignificações sobre eles.”


A Língua Estrangeira em Sala de Aula: Pesquisando o Processo e o Produto

Marília dos Santos Lima – Editora Sagra Luzzatto – Brasil – 2002

“Esta obra apresenta textos sobre a aquisição e o ensino de língua estrangeira produzidos por pesquisadores e professores atuando na Área de Linguística Aplicada. Estão reunidos aqui resultados de pesquisa que contribuem para a reflexão sobre o processo e o produto da aquisição de línguas.”


Materiais Didáticos para o Ensino de Língua Estrangeira

Ariovaldo Lopes Pereira, Liliana Gottheim – Editora Mercado de Letras – Brasil – 2013

“Este livro é o resultado do esforço por congregar profissionais que possuem larga experiência no ensino e na pesquisa e que, portanto, podem contribuir para uma reflexão coletiva quanto aos processos educativos e aos materiais neles envolvidos. Os textos neste volume trazem experiências de autores que atuam em diferentes contextos e com variados enfoques, porém com um objetivo comum: promover uma discussão fecunda e atual sobre as práticas de produção e uso de materiais didáticos para o ensino de língua estrangeira.”


Ensino de Língua Estrangeira para Crianças

Juliana Reichert Assunção Tonelli, Jonathas de Paula Chaguri (Orgs.) – Editora Appris – Brasil – 2013 – 2ª edição

“Esta obra busca cobrir uma demanda crescente em nosso país: a compilação de estudos empíricos acerca do ensino-aprendizagem e da formação docente de línguas estrangeiras para crianças. Os autores colaboradores trazem os resultados de pesquisas realizadas e de suas práticas enquanto professores que atuam nesse campo de ensino. A obra traz cerca de nove capítulos que problematizam o ensino de inglês, espanhol e português para estrangeiros para crianças, além de um trabalho que discute a falta de políticas públicas para o trabalho com crianças aprendizes de outras línguas. O grupo de autores e avaliadores é composto por grandes nomes da área da linguística aplicada no Brasil.”


Ensino de Línguas Estrangeiras

Neide Cesar Cruz, Josilene Pinheiro Mariz (Orgs.) – Editora Neide Cruz – Brasil – 2011 – 1ª edição

“Este livro reúne artigos voltados para o ensino de línguas estrangeiras, especificamente reflexões teóricas sobre ensino de língua inglesa e francesa e pesquisas que priorizam o ensino, seja no domínio da formação de professores, seja com foco no aluno. Os autores, pesquisadores do Brasil e do exterior, apresentam contribuições a respeito de - fatores do domínio afetivo que influenciam a aprendizagem de línguas estrangeiras; reformulações advindas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação para os cursos de Letras-Licenciatura; novas tecnologias para o ensino-aprendizagem de literaturas; funcionamento do discurso da formação de professores de inglês; conhecimento metacognitivo de professores em formação inicial sobre a compreensão oral; exercício da tradução francês-português de um conto literário; problematização em contextos de pesquisa; pesquisa crítico-colaborativa na formação docente; ensino precoce do francês nas escolas de educação infantil e teorias de entoação descritas por Halliday, Crystal e Brazil.”


Avaliação no Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras

Katia Bruginski Mulik, Miriam Sester Retorta (Orgs.) – Editora Pontes – Brasil – 2014 – 1ª edição

“Esta coletânea reúne trabalhos e entrevistas sobre avaliação em línguas estrangeiras, uma área da linguística aplicada que ainda é pouco investigada no cenário brasileiro. A temática que tratamos aqui vem nos acompanhando ao longo da nossa jornada acadêmica. Buscamos, desta forma, promover e ampliar discussões sobre a avaliação nos multifacetados contextos de ensino-aprendizagem de línguas estrangeiras. A materialização de muitas discussões e inquietudes estão aqui representadas por diferentes vozes de colegas oriundos de várias instituições brasileiras como USP, UNICAMP, UTFPR, UFPR, UnB, UFSC, UFSCar, UEL, UNICENTRO e Monash University.”


Ensino e Aprendizagem de Línguas

Lucia Rottawa, Sulany Silveira dos Santos (Orgs.) – Editora Unijuí – Brasil

Este livro traz discussões de docentes que atuam em universidades brasileiras formando profissionais do ensino de língua estrangeira. A obra focaliza questões relacionadas com a formação continuada desses profissionais e busca estabelecer um diálogo entre a universidade e os professores que atuam nessa área do conhecimento. Todas as questões abordadas procuram indicar alternativas para diversificar a prática docente, fundamentando-a nas mais recentes discussões sobre linguagem e ensino e aprendizagem de línguas. As reflexões alinham-se à área de Linguística Aplicada e oportunizam ao leitor interessado na formação de professores em-serviço e em pré-serviço entender de modo crítico esse processo e compreender como o ensino e a aprendizagem de língua estrangeira podem contemplar, por exemplo, tarefas colaborativas. Além disso, as reflexões apresentadas pelos autores contemplam contextos diversificados de ensino de língua estrangeira, focalizando o uso e papel dos dicionários bilíngues no ensino e na aprendizagem, descrevendo um breve histórico do ensino do vocabulário e pontuando a importância da avaliação na formação do professor nessa área.”


Metodologias em/de Linguística Aplicada para Ensino e Aprendizagem de Línguas

Darcília Marindir Pinto Simões, Francisco José Quaresma de Figueiredo (Orgs.) – Editora Pontes – Brasil – 2014

“Esta coletânea resultante das pesquisas desenvolvidas pelos membros do Grupo de Trabalho Ensino-aprendizagem na Perspectiva da Linguística Aplicada - GT EAPLA- criado em 2012, sob os auspícios da Associação Nacional de Pós-graduação em Letras e Linguística - ANPOLL. A principal meta desse grupo de estudiosos é refletir sobre as dificuldades vivenciadas na prática de ensino de línguas e buscar teorias e técnicas que possam minimizar os problemas enfrentados e aperfeiçoar os processos de ensino e de aprendizagem da leitura, da escrita, enfim, da comunicação linguística tanto no vernáculo quanto nas línguas estrangeiras modernas. Esperamos que os trabalhos reunidos neste livro possam auxiliar professores, alunos e outros pesquisadores interessados em questões relativas aos processos de ensino e aprendizagem de línguas.”


Aquisição de Segunda Língua

Vera Lúcia Menezes de Oliveira e Paiva – Editora Parábola Editorial – Brasil – 2014

“As principais teorias e modelos de aquisição foram desenvolvidos tendo como referência contextos muito diferentes do brasileiro. A maioria dessas pesquisas não leva em conta a aquisição em contextos nos quais o aprendiz tem pouca oportunidade de contato real e efetivo com a segunda língua. Exatamente por falta de teorias mais específicas, a autora resolveu trazer para o contexto brasileiro algumas teorias já existentes, com o propósito de, além de fornecer um panorama das teorias mais conhecidas nessa área de pesquisa, demonstrar que muitos dos pressupostos fazem sentido quando confrontados com histórias reais de aprendizagem de línguas. Este livro dá espaço à voz dos aprendizes por meio de narrativas de aprendizagem apresentadas ao longo de seus capítulos. Elas foram incluídas visando entender a percepção do fenômeno da aquisição pelos aprendizes. Essas narrativas contêm informações que legitimam a aquisição de segunda língua (ASL) como um sistema complexo, pois ao analisá-las, cada qual sob o prisma de uma teoria diferente, percebe-se que cada narrativa oferece evidência dos pressupostos da teoria descrita no capítulo no qual se encontra. Constata-se que nenhuma teoria por si só explica como aprendemos uma segunda língua, mas todas nos ajudam a entender o processo de aquisição. Isso significa que nenhuma das teorias de ASL deve ser descartada, pois cada uma delas explica um aspecto de um todo complexo que caracteriza o fenômeno da aquisição para começarmos a responder à pergunta de como se aprende uma nova língua.”


Diários Reflexivos de Professores de Línguas: Ensinar, Escrever, Refazer (se)

Carla L. Reichmann (Org.) – Editora Pontes – Brasil – 2014

“Diários de navegação registravam descobrimentos, apontavam rumos alternativos ante as contingências da natureza. Pode-se dizer que o mesmo ocorre quando o instrumento se situa no bojo da formação docente. É por meio de diários de aprendizagem hoje que se pode mapear etnograficamente as necessidades, emoções, dilemas, descobertas e alegrias da construção docente para que o educador tenha uma bússola a encaminhá-lo a questões pertinentes nas rotas inesperadas do desenvolvimento pessoal profissional. Podemos entender que, dentre as várias narrativas que induzem ao desenvolvimento crítico-reflexivo e a que cada vez mais se recorre na área de Linguística Aplicada e Educação, tais como autobiografias, estórias de vida, discussões reflexivas com base em gravação de áudio e vídeo, portfólios, webfolios, weblogs e autoconfrontação cruzada, o diário reflexivo ocupa lugar de destaque entre os que permitem maior acesso ao contexto real, ao pensamento do diarista.”


Estudos Críticos da Linguagem e Formação de Professores/as de Línguas

Elaine Mateus, Nilceia Bueno de Oliveira (Orgs.) – Editora Pontes – Brasil – 2014

“Os textos reunidos neste volume deixam ver alguns modos como a criatividade teórico-metodológica pode contribuir para pesquisas engajadas no contexto da educação. Além disso, confirmam a necessidade, nesse quadro, de reflexão epistemológica no desenho de cada projeto de pesquisa, posição que venho defendendo já há alguns anos. Acredito nas iniciativas coletivas - penso que a formação de redes de pesquisa congregando pesquisadores/as com interesses comuns amplifica nossa capacidade de ação sobre os problemas que investigamos. É o que mostra a relevante contribuição de Elaine Mateus e Nilceia Oliveira, materializada na organização deste livro.”


A Formação de Professores de Línguas: Novos Olhares

Kleber Aparecido da Silva e outros – Editora Pontes – Brasil – 2014

“Assim como os outros volumes, este traz trabalhos de colegas e ex-alunos da professora Maria Helena Vieira-Abrahão com temas que são muito caros à sua trajetória acadêmica, tais como: a formação inicial e continuada de professores de línguas estrangeiras no Brasil e os vários aspectos envolvidos nesse processo, tais como uso de diários de aprendizagem, a influência dos fatores contextuais na relação teoria-prática; o desenvolvimento profissional de docentes e prática docente de professores na escola pública, pesquisa colaborativa, interação na aula de LE, escola pública, material didático, interação e mediação no tandem. Esses são aspectos sobre os quais Maria Helena tem se debruçado em muitos de seus trabalhos e projetos e que têm contribuído para um aprofundamento maior dessas questões que são cruciais tanto na formação inicial quanto continuada de professores de LE no Brasil.”

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