Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 114 - Ensino de Línguas
10/06/2015
 
ou

Centro juvenil oferece aulas de arte há 62 anos em Curitiba

Público e gratuito, o CJAP oferece oficinas variadas

Público e gratuito, o CJAP oferece oficinas variadas

Autor:Arquivo do CJAP


Em funcionamento há 62 anos, em Curitiba, o Centro Juvenil de Artes Plásticas (Cjap) da Secretaria da Cultura do Paraná, dedica-se ao ensino da arte para crianças e adolescentes de seis a 17 anos. Público e gratuito, oferece oficinas variadas, tais como pintura, desenho, modelagem, teatro e escultura, com novas matrículas a cada semestre. O Cjap tem, atualmente, 340 estudantes matriculados.

Diretora do centro desde 2012, Débora Maria Russo revela diversos relatos de pais sobre os benefícios percebidos ao longo dos anos com os filhos que frequentam as aulas de artes. “Isso é muito gratificante”, diz.

Segundo Débora, as artes representam uma parte essencial da experiência humana. E a produção plástica, artística e criadora é parte integrante e necessária para a evolução da criança. “Gostaria que todos os alunos estudassem artes para descobrir como os seres humanos usam símbolos não verbais e se comunicam, não apenas com palavras, mas por meio da música, dança e artes visuais”, ressalta.

Com graduação em artes visuais e pós-graduação em fundamentos estéticos da arte-educação, Débora atua na área da educação desde 1988. Antes de assumir a direção do Cjap, trabalhou como orientadora de oficinas durante 14 anos e atuou em cursos de capacitação para professores.

Desse período, a professora recorda-se de alguns alunos, hoje profissionais bem-sucedidos. Débora relata o caso de um rapaz que a chamou quando ela saía do Cjap. Surpresa, pois a princípio não o reconhecera, ouviu do rapaz que ele tinha sido seu aluno. Ao perguntar seu nome, lembrou-se que ele era muito travesso. “Hoje, é engenheiro e também dá aulas, e falou sobre lições e experiências de vida que eu costumava contar. Foi emocionante”, afirma.

De acordo com Débora, no início da criação do Cjap, as crianças não faziam matrícula e frequentavam as oficinas aleatoriamente. “Era um momento de livre expressão”, revela. (Fátima Schenini)

Saiba mais na página do Cjap na internet

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.