Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 122 - Educação Financeira
24/02/2016
 
ou

Formação Integral – Educação Financeira como Tema Transversal

Gabriel Perissé – Editora – Brasil – 2014

“Educar para a integralidade é uma exigência especialmente importante para o nosso tempo. Não bastam, porém, os discursos bem-intencionados e os aplausos de entusiasmo. A fim de realizar um adequado e atualizado projeto de formação integral, nos diferentes contextos sociais, é necessário aprimorar nossa visão de mundo, repensar nossas concepções pedagógicas e renovar nossa prática escolar.”


Matemática Financeira para Educadores Críticos

Ilydio Pereira de Sá – Editora Ciência Moderna – Brasil – 2011

“Sabemos da necessidade de contextualização nas aulas da Educação Básica. Ocorre que a Matemática Financeira, tão presente no dia-a-dia de todos, ausenta-se dos livros didáticos, da formação dos docentes e, por conseguinte, das salas de aula.

O texto prioriza o contato com temas práticos como inflação, perdas e ganhos salariais, imposto de renda, financiamentos, cheques especiais, empréstimos e outros. Todos esses temas são relacionados com os conteúdos clássicos da Matemática Escolar, como progressões, logaritmos, proporções, médias, funções, equações polinomiais, etc.

Respaldado pelo referencial da Educação Matemática e da Educação Crítica de autores como Ubiratan D'Ambrósio, Paulo Freire e Ole Skovsmose, o autor não pretende trazer mais um livro com conceitos e fórmulas prontas, mas priorizar a abordagem conceitual e crítica da Matemática Financeira, ressaltando sua importância na construção da cidadania.”


Meu Cofrinho, Meu Futuro

Murilo Bastos da Cunha – Editora Caramelo (Grupo Saraiva) – Brasil – 2015

“Abordar a educação financeira sob a perspectiva da cidadania, de educação para o consumo e poupança, de planejamento e mudanças de atitude. Destinado às crianças de 8 a 10 anos, estudantes do Ensino Fundamental I Anos iniciais. O conteúdo é introdutório e relevante às crianças que estão aprendendo a entender o que é e como lidar com dinheiro. E aos pais e adultos que desejam que as crianças tenham uma ideia de como é a economia de uma forma geral, como os adultos ganham dinheiro (e por quê), a importância de planejar o consumo, de pensar no que é necessário de verdade.• Breve história do comércio • Importância de aprender a lidar com dinheiro • Consumo: coisas de que precisamos x coisas que queremos • O que é poupar e a importância de guardar uma parte do que se recebe (atividades com problemas matemáticos) • Os 5 Rs: reduzir, reutilizar, reciclar, recusar e recriar (atividades com Ciências e Matemática) • Como fazer uma poupança/abrir caderneta de poupança, como acompanhar quanto rendeu, quanto tem na poupança (atividades com problemas matemáticos) • Planejamento, orçamento, lista de compras e pesquisa de preço • Sustentabilidade (ambiental, financeira, social) • Impostos e contribuições + nota fiscal (atividades com problemas matemáticos) • Manuseio responsável do dinheiro (atividades com problemas matemáticos, explorando cidadania e sustentabilidade) • Respostas das perguntas e atividades • Jogo de memória • Jogo de percurso”


Educar para o Consumo

Cássia D’Aquino, Maria Tereza Maldonado – Editora Papirus 7 Mares – Brasil – 2012

“Na programação da TV, nas páginas de revistas, na ida ao cinema - o consumo está praticamente em todos os lugares. Em meio a tanta oferta, como se comportam crianças e jovens? Quando o 'ter' parece prevalecer ao 'ser' torna-se necessário estabelecer a diferença entre o 'querer' e o 'precisar'. Neste livro, as autoras buscam tratar de escolhas e renúncias, das consequências na vida adulta da falta de limites e do papel dos pais e da escola na educação financeira, entre outros importantes tópicos, tendo em vista o consumo consciente.”


Lições de Valor – Educação Financeira Escolar

Andyara de Santis Outeiro – Editora Moderna – Brasil

“Consideramos que a gestão financeira pessoal é uma prática que materializa o comportamento do indivíduo. Por essa razão, Lições de Valor aprofunda as reflexões, propondo atividades que provocam os jovens a percorrer e a construir um caminho de ampliação e de autoconhecimento com base nas situações concretas apresentadas e discutidas em classe, procurando identificar as questões subjacentes à maneira de lidar com o dinheiro.”


Educação Financeira das Crianças e Adolescentes

Ricardo Ferreira – Escolar Editora – Brasil – 2013

“A promoção dos valores e a construção de conhecimentos financeiros junto das crianças terá reflexos a prazo, nomeadamente uma melhor adaptação de comportamentos e a compreensão de múltiplos elementos: normas, papeis sociais, crenças, valores, decisões de consumo e poupança? Mediante a sucessiva redução da poupança realizada por parte das famílias nacionais, ao longo das últimas décadas, é salutar dedicar uma atenção especial à promoção e valorização desta temática junto das crianças. É primordial que a poupança volte a ser considerada uma prioridade. A educação financeira das crianças e adolescentes abarca componentes que vão para além dos conceitos econômicos, nomeadamente os fundamentos de uma formação educativa sustentada em valores, a promoção do trabalho, dos estágios e do voluntariado. Procurando sempre sustentar a visão teórica com evidências práticas. Na educação das crianças, existem diversos intervenientes, com responsabilidades distintas, mas operando em complementaridade: pais, avós e professores. O manual tem seções específicas para cada grupo.”


Descobrindo o Valor das Coisas

Gustavo Cerbasi, Maurício de Souza – Editora Gente – Brasil

“Ensinar sobre dinheiro, valores e finanças para crianças é importante, e fazer isso em casa e na sala de aula é de grande valor. As influências do meio familiar e escolar são fundamentais para a formação desses indivíduos em desenvolvimento e, por isso, pais e educadores precisam estar preparados.

É com esse intuito que um dos maiores especialistas em finanças pessoais da atualidade, Gustavo Cerbasi, junta-se a um dos expoentes em publicações infantis com renome mundial, Maurício de Sousa, para ajudar pais e professores na tarefa fundamental de ensinar às crianças o valor das coisas e outros temas da educação financeira. De maneira lúdica e muito divertida, as crianças aprenderão, com a ajuda dos adultos, os tópicos envolvidos no tema das finanças por meio de brincadeiras, jogos e atividades ligadas ao cotidiano, que ajudam a fixar e a entender melhor os conceitos ensinados. Para isso, este material contém: 1 livro de conceitos para orientação dos adultos; 1 livro de atividades para adultos e crianças brincarem juntos; 5 cartazes educativos e divertidos; 1 vídeo com os autores; 1 Jogo do Milionário contendo: 1 tabuleiro, 4 peões coloridos, 2 dados, 250 notas de dinheirinho de brinquedo.”


Educação Financeira ao Alcance de Todos

Prof. José Pio Martins – Editora Fundamento – Brasil – 2004

“Você já fez alguma vez seu balanço patrimonial, já analisou seu fluxo de caixa? Ao menos sabe distinguir ativo bom do ruim? Se você é daqueles que se considera um zero à esquerda em Economia - ou, no que é pior, na gestão de suas próprias finanças - pode repensar e começar a aprender conceitos como geração de renda, passivo circulante, patrimônio líquido e muitos outros necessários para aplicar no dia a dia. Se a resposta é negativa, uma boa solução é o livro 'Educação Financeira ao Alcance de Todos', do economista José Pio Martins. O livro é um guia prático que traz o bê-a-bá da Economia e formas de gerir suas próprias finanças. Nele, o leitor encontra um Programa de Dez Passos que ensina a entender a Educação Financeira e alguns termos da economia, fundamentais para fazer a diferença entre o déficit e o superávit no seu patrimônio.”


Educação Financeira – Como Educar seus Filhos

Cássia D’Aquino – Editora Elsevier – Brasil – 2007

“Este livro apresenta o passo a passo do processo de educar as crianças para lidar com dinheiro, abrangendo quatro grandes áreas: como ensinar a ganhar, poupar, gastar e doar. A autora discute ainda como os pais podem ensinar que o ganho e o uso do dinheiro devem ser obrigatoriamente regulados pelos preceitos da ética e da responsabilidade social. E alerta que, sem essa condição essencial, nada mais do que seja ensinado às crianças em relação ao dinheiro faz qualquer sentido ou vale realmente a pena.”


Dinheiro não dá em Árvore

Neale S. Godfrey, Carolina Edwards – Editora Jardim dos Livros – Brasil – 2007

"Dinheiro Não Dá em Árvores é o livro ao qual os pais recorrem quando chega o momento de ensinar aos filhos sobre administração financeira. Com número cada vez maior de jovens adultos pedindo falência, Neale S. Godfrey é a especialista no assunto, e seu já provado conselho está mais atual e importante que nunca.

Dinheiro Não Dá em Árvores oferece exercícios e exemplos concretos sobre tudo, desde como desenvolver um planejamento financeiro responsável até compreender as diferenças entre 'querer' e 'precisar' para jovens de todas as idades. Esta edição inclui temas que discutem: O poder da internet; A tática dos anunciantes de TV; O mundo do eBay (um dos maiores sites de comércio eletrônico)."


Como Assim, Dinheiro não Dá em Árvore?

Waldir Leôncio Netto – Editora Nobel – Brasil

"Questionando uma série de afirmações, tais como ‘dinheiro não dá em árvore’, ‘investir é arriscado’, ‘ter casa própria é melhor que pagar aluguel’, ‘fuja do cartão de crédito’, o autor mostra, em um texto claro e divertido, que o mundo dos financeiramente bem-sucedidos não funciona bem assim. Para lidar com as finanças, é fundamental ter disciplina, planejamento e, o mais importante, objetivos. Ao contrário de quem trabalha para ter dinheiro e não tem tempo para nada (nem para ganhar dinheiro), quem faz bons investimentos pode optar por um trabalho prazeroso ou ter uma ocupação para se distrair.”

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.