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JORNAL
Edição 127 - Alfabetização nos Anos Iniciais
27/07/2016
 
ou

Reflexões sobre Alfabetização

Emília Ferreiro – Editora Cortez – Brasil – 2010 – 25ª edição

“A autora desloca a investigação do 'como se ensina' para 'o que se aprende. A criança constrói seu sistema interpretativo, pensa, raciocina e inventa buscando compreender esse objeto social complexo que é a escrita.”


Alfabetização e Letramento

Magda Soares – Editora Contexto – Brasil

“O analfabetismo no Brasil permanece um tema de dolorosa atualidade. Mas quais as verdadeiras causas do fracasso do processo de alfabetização no Brasil? Por que nossas estatísticas sobre o analfabetismo - e sobre o baixo desempenho escolar nos primeiros ciclos do ensino fundamental - insistem em nos revelar números tão incômodos? Qual a verdadeira responsabilidade que cabe ao educador, aos métodos, aos materiais didáticos, à escola e à própria sociedade em relação a isso? Magda Soares, uma das maiores especialistas brasileiras em alfabetização, nos propõe algumas possibilidades de resposta para tais perguntas e nos impõe novas provocações.”


Letramento – Um Tema em Três Gêneros

Magda Soares – Editora Autêntica – Brasil

“O leitor pretendido para este livro é, assim, aquele que se interessa por letramento e alfabetização, por habilidades e práticas sociais de leitura e escrita, e que também se interessa por uma análise discursiva das práticas de produção de texto e de leitura, e busca compreender as relações autor - texto - leitor, e suas consequências nas produção de diferentes práticas discursivas e diferentes gêneros discursivos.”


Pedagogia do Alfabetizar Letrando

Eglê Pontes Franchi – Editora Cortez – Brasil – 2012 – 9ª edição

“Com uma proposta que envolve (literalmente) a alfabetização na atividade dialógica das crianças, o livro mostra como servir-se de sua oralidade, tomando-a como base e mediação inicial da alfabetização. Estabelece uma forte correlação entre oralidade e escrita, sem considerá-la como mera transcrição de expressões orais. A obra apresenta uma alfabetização trabalhada simultaneamente, mas de modo diferenciado, em duas frentes: a preocupação com o conhecimento do código grafofônico, o domínio da codificação e decodificação (alfabetização), e a atenção com eventos que promovem a participação das crianças em ocorrências variadas de uso de leitura e escrita nas práticas sociais (letramento).”


Oralidade e Alfabetização

Claudemir Belintane – Editora Cortez – Brasil – 2014

“Qual o potencial da cultura oral na alfabetização? Por que este autor critica com veemência o uso dos chamados gêneros discursivos do cotidiano (receitas, bulas, logomarcas, bilhetes etc.) e tanto insiste na força da função poética e das narrativas? Há espaços hoje para uma metodologia de alfabetização e de ensino da escrita que cultive desde cedo a 'palavra esperta', as ambiguidades da língua e das linguagens e que enfrente as dificuldades de aprendizagem e a heterogeneidade das turmas? Que condições essa metodologia exigiria do sistema escolar, da escola e do grupo de professores? Estas e outras questões são respondidas ou polemizadas neste livro.”


Alfabetização em Processo

Emília Ferreiro – Editora Cortez – Brasil – 2015 – 21ª edição

“Emília Ferreiro aprofunda um aspecto importante no processo de construção da leitura e escrita- problema cognitivo envolvido no estabelecimento da relação entre o todo e as partes que o constituem. A autora nos mostra que a criança elabora uma séria de hipóteses produzidas por meio da construção de princípios organizadores, resultados não só de vivências externas mas também por um processo interno. Mostra também como a criança assimila seletivamente as informações disponíveis e como interpreta textos escritos antes de compreender a relação entre as letras e os sons da linguagem.”


Alfabetização – Compartilhando Teorias e Práticas

Josele Teixeira, Liliane Nunes – Editora Wak – Brasil – 2015

“A questão do esvaziamento das experiências do cotidiano docente e o processo "alienador" que isso acarreta é indubitavelmente algo que merece atenção especial por parte de inúmeros pesquisadores. Diante disto, é de nossa responsabilidade, enquanto profissionais da área da educação, nos assumirmos enquanto professores pesquisadores, conscientes de que a nossa prática pedagógica deve permitir a construção de significados para a reflexão e a ação. Neste sentido, o presente livro foi tecido a partir dos saberes e das práticas advindos de situações presentes no nosso cotidiano escolar, ao longo de nossa jornada enquanto professoras.

Em movimento de estudo e pesquisa, esta obra tratou de levantar como problema central a seguinte pergunta: Como o conhecimento de determinadas teorias pode contribuir nas práticas de um professor alfabetizador?

Partindo dessas premissas, pretendemos instigar você, leitor, a se aventurar nas reflexões que serão travadas nesta coletânea de textos sobre alfabetização.”


Alfabetizar e Letrar – Um Diálogo entre a Teoria e a Prática

Marlene Carvalho – Editora Vozes – Brasil – 2005

“Neste livro, dirigido a professores e alunos de cursos de pedagogia e institutos superiores de formação de professores, a autora argumenta que é possível alfabetizar crianças e adultos, isto é, ensinar-lhes o código alfabético, e, ao mesmo tempo, com a mesma ênfase, convidá-los a participar da aventura do conhecimento implícita no ato de ler.”


Jogos para Alfabetização e Letramento

Maria José Freitas de Oliveira – Editora Imeph – Brasil

“O livro contém 50 propostas de jogos, construídos com material de sucata, trazendo sugestões de atividades de leitura e escrita capazes de subsidiar a prática pedagógica dos professores, contribuindo de maneira lúdica para o desenvolvimento da leitura, da escrita e da oralidade das crianças.”


Alfabetização e Letramento na Sala de Aula

Maria Lúcia Castanheira, Francisca Izabel Pereira Maciel, Raquel Márcia Fontes Martins (Orgs.) – Editora Autêntica – Brasil – 2008

“Alfabetização e letramento são atualmente temas recorrentes na produção acadêmica e na produção editorial voltada para a área da Educação. Entretanto, vale questionar: quais têm sido os diálogos possíveis entre esses temas e as práticas de professores alfabetizadores? Foi esse o mote que nos levou a propor esta nova coleção do Ceale, Alfabetização e Letramento na Sala de Aula, a qual aborda temáticas que tangenciam o cotidiano dos professores. Assim, este primeiro volume da coleção trata de assuntos como: planejamento escolar, avaliação diagnóstica, interação na sala de aula e letramento literário.

A produção deste livro mostrou-nos que escrever para professores exige muito mais do que reflexão e disciplina: vimos que é necessário compartilhar, no sentido de ter parte e também de tomar parte. Dessa forma, o desafio foi fazer o exercício de compartilhar o conhecimento acadêmico que temos e, ao mesmo tempo, apoderar, tomar parte do cotidiano da sala de aula. A proposta deste livro é que ele não apenas se aproxime do leitor-professor, mas que possibilite intensificar o diálogo entre a produção acadêmica e o fazer docente.”


Dificuldades de Aprendizagem na Alfabetização

Maria de Fátima Cardoso Gomes, Maria das Graças de Castro Sena (Orgs.) – Editora Autêntica – Brasil –

“Este livro destina-se a professores, pais, alunos e educadores em geral, pois discute o processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita de alunos que estão em fase de aquisição dessas habilidades e as dificuldades advindas desse processo. Dificuldades escolares, familiares e pessoais que se articulam formando uma rede que leva os aprendizes ao sucesso e/ou ao fracasso na leitura e na escrita são abordadas nesta obra.”


Alfabetizar Letrando na Biblioteca Escolar

Fabiano Moraes, Eduardo Valadares, Marcela Mendonça Amorim – Editora Cortez – Brasil – 2013

“Este livro tem como foco a proposta de alfabetizar letrando na biblioteca escolar e nas salas de leitura, os autores defendem que as diversas vozes se façam ouvir nesses importantes ambientes de leitura, destacando sua função crítica, educacional e pública. Traçam ainda relações entre a arte e o livro infantil e fundamentam a importância de se ler em voz alta e contar histórias para favorecer a construção de sentido e despertar o prazer da leitura nas crianças. No livro, são propostas atividades com poesias, canções, periódicos, livros informativos, placas, anúncios, cartazes, quadrinhos, livros sem texto, livros informativos sobre arte e narrativas curtas.”


Alfabetização e Letramento – O que muda quando muda o nome?

Edwiges Zaccur – Editora Rovelle – Brasil

Nosso objetivo é ampliar o diálogo, entendendo com Bakhtin, que este livro – “Alfabetização e letramento: o que muda o nome? – faz parte de uma discussão em larga escala, refutando, buscando apoios, antecipando respostas a possíveis objeções, respondendo e problematizando intervenções anteriores. Ao fazê-lo, conjugamos dois movimentos que se interpenetram: num primeiro, alguns entre nós discutem os conceitos a partir do lugar de onde deriva a teoria do letramento; num segundo, outros de nós exploram o diálogo prática-teoria-prática, narrando experiências de professoras pesquisadoras que fazem diferença, justamente, por não reduzirem a alfabetização ao código.

Estamos assumindo o desafio de estar na contramão de um pensamento que se tornou hegemônico a ponto de inviabilizar o pensamento divergente. Assim o fazendo, pensamos contribuir para tornar possível alfabetizar, não na língua do colonizador, mas na linguagem emancipatória de uma educação popular, freireanamente dialógica e capaz de transformar destinos.”


Os Segredos da Alfabetização

Maria Fernandes – Editora Cortez – Brasília

“A criança descobre o mundo letrado pensando, formulando hipóteses, expressando ideias e sentimentos, enfim, apropriando-se de conhecimentos que permitem a comunicação com seus semelhantes na realidade em que vive. A proposta deste livro fundamenta-se em discussões e pesquisas atuais que direcionam para um trabalho de construção da linguagem. O objetivo é o letramento, ou seja, desenvolver vivências de leitura e escrita de diferentes gêneros textuais e reflexão sobre o funcionamento do sistema linguístico.”


Alfabetização e Letramento – O desvelar de dois caminhos possíveis

Maria Eurácia Barreto de Andrade – Paco Editorial – Brasil

“Esta obra traz uma relevante abordagem conceitual e metodológica de aspectos que contribuem para o bom desenvolvimento do processo de alfabetização e letramento em todos os tempos humanos. Proporciona ao leitor uma reflexão sobre o atual contexto da alfabetização e as possibilidades para uma prática mais rica e significativa, voltada não apenas para a codificação e decodificação do sistema de escrita, mas para o uso social desta leitura e escrita nos diferentes espaços e práticas de letramento. Destina-se a todos os profissionais da Educação que se interessam nas questões relacionadas à alfabetização e ao letramento. Com certeza esta obra representa uma grande contribuição para as práticas pedagógicas dos educadores no seu importante papel de mediador e articulador democrático na formação dos estudantes, assim como para os profissionais que militam nos caminhos do processo de alfabetizar e letrar.”


Propostas de Atividades para Alfabetização e Letramento

Viviane Martins B. de Faria – Editora Mercado de Letras – Brasil

“O principal objetivo deste trabalho é orientar a prática pedagógica de futuros educadores e docentes recém formados com sugestões de atividades que contribuem para formação de cidadãos letrados e alfabetizados.”


Sistema de Escrita Alfabética

Artur Gomes de Morais – Editora Melhoramentos – Brasil – 2012

"A coleção Como Eu Ensino, organizada por Maria José Nóbrega e Ricardo Prado, busca aproximar do trabalho em sala de aula as pesquisas mais recentes sobre temas que interessam à educação básica. Os autores, especialistas na área, apresentam sugestões de como o assunto pode ser tratado, descrevendo as condições didáticas necessárias para uma aprendizagem significativa.

Neste volume da coleção, Artur Gomes de Morais identifica as especificidades e inter-relações dos processos de alfabetização e letramento, propondo o ensino sistemático da notação alfabética aliado à vivência cotidiana de práticas de leitura e escrita."


Práticas Pedagógicas em Alfabetização: espaço, tempo e corporeidade

Luciana Piccolli, Patrícia Camini – Editora Edelbra – Brasil – 2012

O livro discute a alfabetização na escola contemporânea, considerando as variadas culturas escritas pelas quais as crianças transitam. Sugere práticas pedagógicas que possibilitam aliar oralidade, leitura e escrita à compreensão das estruturas linguísticas e às funções sociais da língua para ensinar a ler e produzir diferentes gêneros textuais.


Alfabetização e Letramento – Pontos e Contrapontos

Sérgio Antônio da Silva Leite, Sílvia M. Gasparian Collelo – Valéria Amorim Arantes (Org.) – Editora Summus – Brasil – 2011 – 2ª edição

“Sérgio A. da Silva Leite, professor e diretor da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas, e Silvia M. Gasparian Colello, professora da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, estabelecem um diálogo que, para além de conceitos, princípios pedagógicos e práticas escolares, são apresentados e analisados com profundidade, fazendo emergir questões polêmicas da maior relevância para os educadores e, em especial, para aqueles que ensinam a ler e a escrever. Entre pontos e contrapontos, e vislumbrando a erradicação do analfabetismo no Brasil, os autores apontam novos caminhos para os processos de alfabetização e letramento.”

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