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JORNAL
Edição 127 - Alfabetização nos Anos Iniciais
27/07/2016
 
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Aposentada cria método próprio para ensinar a ler e escrever

Aposentada há dois anos, após 31 dedicados ao magistério, Maria Aparecida Ferreira Morais, de Santo Antônio do Rio Abaixo, Minas Gerais, continua a trabalhar. “Resolvi colocar em prática a experiência adquirida ao longo de minha carreira como alfabetizadora e professora de língua portuguesa, aliada à pós-graduação em psicopedagogia”, afirma.

O foco da professora é desenvolver estratégias pessoais de aprendizagem e autoconfiança a fim de tornar o aluno criativo e independente. “Percebo melhoria em todos os alunos atendidos, tanto na autoestima quanto na aprendizagem”, revela.

Entre as atividades que Maria Aparecida desenvolve estão o diagnóstico psicopedagógico de crianças, adolescentes e adultos que demonstram dificuldades para estudar e aprender e a avaliação das capacidades fundamentais para o desempenho escolar (mais especificamente da escrita, aritmética e leitura), de modo a indicar, de uma maneira abrangente, quais as áreas da aprendizagem que estão preservadas ou prejudicadas. Ela também promove oficinas de redação.

Aparecida sente que ainda pode contribuir com as duas escolas do município, de 1,8 mil habitantes, no interior mineiro. Muitas vezes, ela procura as instituições para dizer: “Seu aluno aprende, sim; ele precisa de autoestima; rótulos só vão deixá-lo mais arredio”. As coisas são simples para ela: “Todo aluno aprende; temos de ter paciência com seu tempo, percepção e cuidado para motivá-lo, em vez de desmotivá-lo.”

Em 2006, após ter trabalhado com alfabetização em quatro turmas diferentes, acompanhando métodos da época, ela resolveu criar o próprio projeto. “Sempre percebia que era necessário algo diferenciado, que não encontrava pronto”, justifica. Surgiu, então, o Ler e Escrever é só Começar, que recebeu menção honrosa no Prêmio Lúcia Casasanta, promovido pela Secretaria de Educação de Minas Gerais. “A professora deveria propiciar aos alunos interação com a escrita, fazê-los crescer e evoluir, criar conflitos para desestabilizar a hipótese deles, e eles, desde o início, deveriam estar em contato com todas as letras, qualquer palavra, texto, desde que tivessem uma ligação afetiva com aquilo”, explica Aparecida. Assim, o nome da criança seria a palavra geradora de outras palavras e textos para que a realidade dela fosse o ponto de partida na construção de novos conhecimentos. “Trabalhei, primeiramente, com as crianças que demonstravam desinteresse ou baixa autoestima e cujos nomes apresentassem mais sílabas simples”, revela.

Emoção — Aparecida acredita que a sala de aula deve ser um espaço de prazer, desenvolvimento, alegria. “Se conquistarmos o aluno pela emoção, poderemos ter alunos que nos respondam com interesse, força de vontade e potencialidade.”

Para ela, o alfabetizador tem de ser amante da leitura e criativo o tempo todo para que não haja monotonia. “Ser leitor é condição inerente ao professor”, diz. “O que eu usei com a turma A não significa que atingirá a turma B; o professor tem de ter a capacidade de criar a metodologia que melhor se adapte àquela turma, de modificar, de recriar, de parafrasear, de inserir o último acontecimento que tenha sido significante, quer seja local ou mundial, sem perder o fio da meada: a evolução linguística de seus alunos.”

Ela diz que já realizou muitos projetos, mas o que lhe trouxe mais realização foi o Janela Aberta, de leitura. “Só sei que não quero parar”, diz. “Tudo o que já fizemos pertence ao passado; por isso, temos de estar sempre criando, trabalhando; temos que alimentar nosso presente com novas realizações.” (Fátima Schenini)

Saiba mais no blogue Ler e Escrever é só Começar e no facebook, nas páginas Olimpíada de Língua Portuguesa/2012; Santo Antônio do Rio Abaixo e 2ª Mostra Latino-Americana e Hispânica

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