Portal do Governo Brasileiro
Início do Conteúdo
JORNAL
Edição 69 - Geografia Criativa
27/03/2012
 
ou

A Geografia na Sala de Aula

Ana Fani Alessandri Carlos (Org.) – Editora Contexto – Brasil

Como ensinar geografia para alunos cercados de estímulos virtuais que subvertem as relações professor/aluno? Nove dos mais destacados geógrafos brasileiros aceitam o desafio e discutem como ensinar a geografia na sala de aula, abordando temas tão variados como cartografia, cidadania, cinema, televisão, metrópole, educação e compromissos.


Por uma Geografia Nova

Milton Santos – Editora da USP (Edusp) – Brasil

Reedição do primeiro volume das obras completas de Milton Santos, um dos mais importantes geógrafos brasileiros. O livro apresenta uma revisão crítica da evolução da geografia, propondo uma análise acurada de seu objeto (o espaço) e relacionando-o com outras disciplinas afins.


Ensino de Geografia

Jerusa Vilhena, Sonia Castellar, Anna Maria Pessoa de Carvalho – Editora Cengage Learning – Brasil – 2009 – 1ª edição

É um livro de metodologia do ensino que se caracteriza pela tônica de mudanças nos posicionamentos em relação às atuais concepções teórico-metodológicas da ciência geográfica e das relativas à aprendizagem. Nesse sentido, a obra tem como um dos seus objetivos propor situações de aprendizagem que superem o senso comum e que ainda perduram no ensino de geografia. As autoras sugerem a construção de ideias em outra perspectiva, o que significa ressaltar um processo de aprendizagem que seja construído com base no conhecimento prévio, nos conceitos científicos e na realidade, proporcionando um novo olhar sobre a geografia escolar.


A Sala de Aula de Geografia e História

Celso Antunes – Editora Papirus – Brasil – 2002

O autor aborda a questão da aprendizagem significativa, das inteligências múltiplas e das competências de duas perspectivas correlatas: seu uso prático no cotidiano do professor em sala de aula e sua relação com os conteúdos e saberes inerentes aos novos conceitos de geografia e de história. Analisando as obras de Ausubel, Gardner e Perrenoud, e apoiado nas linhas pedagógicas de Freinet e de Piaget, o autor estabelece, com base nos Parâmetros Curriculares Nacionais, estruturas de relacionamento entre teorias e sugestões práticas desses educadores.


Geografia em Perspectiva

Nadia Nacib Pontuschka , Ariovaldo Umbelino de Oliveira – Editora Contexto – Brasil

A ciência que estuda o espaço geográfico está em plena mudança. As metodologias de pesquisa se ampliam e os temas tradicionais são agora revisitados pelos olhos do nosso tempo, uma exigência da modernidade. Escrito por um conjunto de especialistas, este livro tem o intuito de incentivar ações pedagógicas dirigidas à melhor formação dos estudantes e proporcionar àqueles que ensinam a geografia, a continuidade e o aprofundamento da aquisição do conhecimento.


Para Ensinar Geografia

João Rua et al. – Editora Access – Brasil – 2005

É um livro destinado a professores que queiram “fazer geografia” em co-participação com os alunos. Não se apresenta uma sequência rígida de conteúdos programáticos. Procura-se enfatizar a metodologia. Entende-se que não basta sugerir programas novos. É necessário apontar para formas eficazes de execução desses programas.


Geografia em Sala de Aula: práticas e reflexões

Antônio Castrogiovanni et al. – Editora da UFRGS – Brasil – 2010

A paixão de profissionais pela sala de aula de geografia é a fonte desta coletânea. Um registro dos desafios que encontram em seu cotidiano. Um convite para que o ensino e a aprendizagem em geografia se refaçam, aproximando-se das transformações que estão presentes na sociedade.


O Espaço do Cidadão

Milton Santos – Editora Edusp – Brasil

A atividade econômica e a herança social distribuem os homens desigualmente no espaço fazendo com que noções como rede urbana ou sistema de cidades não tenham validade para a maioria das pessoas. O acesso efetivo delas aos bens e serviços depende de seu lugar socioeconômico e também do lugar geográfico, tema que Milton Santos explorou anteriormente em O Espaço Dividido. Aprofundando a discussão, o autor se propõe aqui a tratar a questão da cidadania pelo ângulo geográfico, mostrando como a mobilidade ou o imobilismo tornam-se assim categorias de análise. Com a pretensão de contribuir para o debate da redemocratização brasileira, as análises são feitas a partir da realidade do país, mas tentam abarcar também a de outros países subdesenvolvidos.


O Pensamento Geográfico Brasileiro

Ruy Moreira – Editora Contexto – Brasil – 2008 – 1ª edição

Quais são os autores que estabeleceram as matrizes do pensamento geográfico brasileiro? Neste trabalho de fôlego, Ruy Moreira se propõe a arrolar e explicar os autores que estão na base das pesquisas e das aulas de geografia do nosso país. Dividida em três volumes - as matrizes clássicas, as matrizes da renovação e as matrizes brasileiras-, a obra oferece alternativas que sanam a dificuldade de acesso à bibliografia procurada e dá subsídios à sua leitura crítica.


Geografia, Escola e Construção de Conhecimentos

L. S Cavalcanti – Editora Papirus – Brasil – 2006

Esse livro sugere aos professores de geografia que direcionem sua ação docente para o desenvolvimento de um pensar geográfico pelos alunos. A geografia ocupa, no currículo escolar, um lugar privilegiado na formação da cidadania participativa e da crítica. Ela ajuda os alunos a pensar na realidade e atuar nela do ponto de vista da espacialidade, dimensão cada vez mais valorizada pela ciência geográfica dada a complexidade do mundo atual.


Ensino de Geografia: práticas e textualizações no cotidiano

Helena Copetti Callai, Antonio Carlos Castrogiovanni, Nestor André Kaercher – Editora Mediação – Brasil - 2001

Os autores deste livro fazem a crítica sobre a memorização de dados, as nomenclaturas difíceis, as maçantes reproduções de mapas em aulas de geografia. Contribuem para um ensino mais envolvente e significativo, que leve em conta o cotidiano de crianças e jovens, em relação a temas como pontos cardeais, construção de maquetes, localização geográfica e outros, trazendo ricas sugestões de atividades.


Para Ensinar e Aprender Geografia

Nídia Nacib Pontuschka, Tomoko Lyda Paganelli, Nuria Cacete – Editora Cortez – Brasil – 2007 – 1ª edição

A preocupação deste livro é a discussão da atual realidade da formação docente para o ensino e a aprendizagem da geografia com componente curricular. A razão maior desta obra é pôr em questão como a geografia, componente curricular, pode construir, no processo de formação docente, um saber escolar com base nos conhecimentos geográficos produzidos na academia, nos conhecimentos prévios trazidos pelos alunos para a escola mediante sua vivência com o espaço geográfico e nos métodos, linguagens e técnicas articuladores de todos esses conhecimentos. Saber esse que, construído, ajude a orientar o aluno nas várias dimensões de sua vida.


Ensinar Geografia – O Desafio da Totalidade-Mundo nas Séries Iniciais

Rafael Straforini – Editora Annablume – Brasil

A possibilidade de fazer do ensino de geografia nos anos iniciais um caminho para compreender a realidade em que se vive, é bastante concreta, e o autor, mostra através desse estudo que também neste nível de ensino é possível ensinar geografia e torná-la interessante e viva, e talvez, criando nas crianças um interesse maior de procurar entender o mundo em que vivemos.


O Ensino de Geografia no Século XXI

José William Vesentini (Org.) – Editora Papirus – Brasil – 2007

Esse livro traça um panorama do ensino da geografia em cinco países (França, Estados Unidos, Portugal, Espanha e México), além do Brasil, examinando as rápidas transformações na atividade educativa, a fim de estimular a reflexão sobre por que e para que ensinar geografia hoje.


Geografia e Educação: geração de ambiências

Nelson Rego, Dirce Suertegaray, e Álvaro Heindrich (Orgs) – Editora da Universidade/UFRGS – Brasil – 2000

Reflexões e propostas para o ensino de geografia nos níveis fundamental e médio, estendendo-se também a situações suplementares do ensino formal. Aborda temas como: reflexões e experiência em educação ambiental e comunitária, a música como recurso didático e formador do conceito de territorialidade, a geografia como instrumento para a inclusão em salas de aula regulares de alunos cegos.

ENQUETE

Ajude-nos a escolher o tema da próxima edição do Jornal do Professor. É só clicar em uma das opções abaixo!

Fim do Conteúdo
REPORTAR ERROS
Encontrou algum erro? Descreva-o aqui e contribua para que as informações do Portal estejam sempre corretas.
CONTATO
Deixe sua mensagem para o Portal. Dúvidas, críticas e sugestões são sempre bem-vindas.