17/08/2010
Claudia Helena Azevedo Alvarenga
Modalidad / Nivel de Enseñanza | Disciplina | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Apreciação significativa em música: escuta, envolvimento e compreensão da linguagem musical |
Ensino Fundamental Inicial | Artes | Música: Expressão e comunicação em música: improvisação, composição e interpretação |
Educação Infantil | Movimento | Expressividade |
Educação Infantil | Movimento | Coordenação |
Ensino Fundamental Inicial | Educação Física | Atividades rítmicas e expressivas |
Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos
Desenvolver a percepção rítmica por meio de jogos com ênfase na imitação e criação
Adaptar jogos tradicionais para jogos com baquetas de madeira
Realizar as atividades propostas em aula
Associação do estímulo sonoro ao movimento corporal livre ou não.
Conhecimento de brincadeiras de roda tradicionais.
Caro(a) professor (a), a coleção de aulas "Jogos musicais com percussão" tem o objetivo de apresentar diversas atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção da pulsação e de ostinatos rítmicos, utilizando baquetas de madeira (ver imagem abaixo) como recurso sonoro. Tais atividades foram pensadas para alunos do 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, apresentando níveis de dificuldade compatíveis com a faixa etária. No entanto, tal direcionamento não impede que este planejamento seja adaptado para séries mais adiantadas.
As atividades propostas também podem ser realizadas com clavas, caso seja mais acessível para a sua escola. Veja como confeccionar as clavas de madeira na aula abaixo:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21543
Nessa aula os alunos realizarão jogos musicais tradicionais adaptados para jogos com baquetas de madeira.
http://www.jet.com.br/Design/guitarmusic/Produto/baquetamaster_med.jpg
Observação:
"Ostinato" - motivo ou frase musical que se repete insistentemente (veja mais em Recursos Complementares).
Organize os alunos em uma roda, sentados no chão. A música da brincadeira se inicia e os alunos marcam a pulsação com as baquetas de madeira no chão. Ao chegar à sílaba “ção”, da palavra “coração”, ninguém poderá bater as baquetas. Quem tocar, deverá sair da roda.
"Corre Cotia"
Corre cotia
Na casa da tia
Corre cipó
Na casa da vó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moça bonita do meu coração
Jogo tradicional "Corre Cotia":
http://www.tvcultura.com.br/aloescola/infantis/brincarebom/brincadeiras-correcotia.htm
Transcrição de Débora Ferreira Santos Braga
Dicas
1) Proponha mudanças na forma de tocar as baquetas. Sugerimos, como ponto de partida que nos tempos 1 e 2, cada aluno bata sua baqueta no chão de forma alternada, ou seja, primeiro bata a baqueta que está na mão direita, depois a que está na mão esquerda. Nos tempos 3 e 4, as baquetas são batidas umas nas outras, de forma cruzada. O movimento de baquetas é repetido a cada compasso até o fim da música. Ao chegar à sílaba “ção”, de “coração”, ninguém poderá bater as baquetas. Quem tocar, deverá sair da roda.
2) Após algumas rodadas, aumente o número de palavras “proibidas” – nessas palavras, os alunos não poderão tocar suas baquetas. Faça isso de maneira cumulativa, por exemplo:
Rodada 1 – os alunos não poderão tocar na sílaba “ção”, de “coração”;
Rodada 2 – os alunos não poderão tocar na sílaba “ção”, de “coração” e na palavra “vó”;
Rodada 3 – os alunos não poderão tocar na sílaba “ção”, de “coração” e nas palavras “vó” e “chão”;
Rodada 4 – os alunos não poderão tocar na sílaba “ção”, de “coração” e nas palavras “vó”, “chão” e “mão”.
Observação:
Cabe a você estabelecer intervalos regulares ou não entre as palavras que são suprimidas.
Organize os alunos em uma roda, sentados no chão. Todos devem possuir duas baquetas de madeira. A música se inicia e você apresenta o jogo rítmico de baquetas (sublinhamos as sílabas em que há percussão com baquetas):
Es-cra-vos de Jó – os alunos batem as baquetas no chão, paralelamente e ao mesmo tempo (marcam o primeiro tempo dos dois primeiros compassos).
Jo-ga-vam ca-xan-gá - os alunos batem as baquetas no chão, paralelamente e ao mesmo tempo (marcando a pulsação).
Ti-ra, bo-ta – os alunos levantam as baquetas e batem no chão, paralelamente e ao mesmo tempo.
Dei-xa o Zé Pe-rei-ra fi-car – os alunos batem as baquetas no chão, paralelamente e ao mesmo tempo (marcando a pulsação).
Guer-rei-ros com guer-rei-ros fa-zem - os alunos batem as baquetas no chão, alternadamente, marcando a pulsação.
Zi-gue zi-gue zá – os alunos arrastam as baquetas no chão, inclinadas e paralelas, de um lado para o outro, marcando a pulsação.
Descrição da brincadeira - Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Escravos_de_J%C3%B3
Partitura de Escravos de Jó - Wikipédia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Escravos_de_j%C3%B3.JPG
Após algumas rodadas, estabeleça uma nova regra para a brincadeira: cada aluno deverá criar uma nova forma de tocar as baquetas no trecho “Zigue zigue zá” e os demais devem imitá-lo.
Dicas
1) Proponha que outros trechos do jogo rítmico de baquetas apresentado inicialmente sejam substituídos por criações dos alunos.
2) Em determinado momento, sugira que a música seja entoada com a vogal “u”, no lugar das palavras. Mais adiante, proponha que a letra e a melodia sejam suprimidas, permanecendo apenas o jogo rítmico de baquetas.
Observação:
É bastante provável que o ritmo inicial se mantenha a cada nova criação, ou seja, que cada aluno continue marcando a pulsação, mas com uma nova forma de bater as baquetas – no chão, simultaneamente; batendo umas nas outras; batendo alternadamente no chão; utilizando as pontas etc. Com alunos de séries mais adiantadas, você pode sugerir que haja mudança no ritmo a ser executado.
Organize os alunos em uma roda, sentados no chão. Cada aluno deverá possuir duas baquetas de madeira. A música e o jogo rítmico com baquetas iniciam-se (mais abaixo, sublinhamos as sílabas em que há percussão com baquetas):
Lo-ca Ma-lo-ca – Seguem os movimentos nessa ordem, para cada sílaba sublinhada: baquetas paralelas batendo no chão e baquetas batendo umas nas outras, de forma cruzada (bater no tempo 1 de cada compasso binário).
Le-tu-ca Le-re-ta-ca – Seguem os movimentos nessa ordem, para cada sílaba sublinhada: baquetas paralelas batendo no chão e baquetas batendo umas nas outras, de forma cruzada (bater no tempo 1 de cada compasso binário).
Ma-ru-e-ra Le-re-ua-ma – Baquetas batendo no chão, alternadamente, nos tempos 1 e 2 de cada compasso.
Ma-ru-e-ra Le-re-ua-ma – Baquetas batendo no chão, alternadamente, nos tempos 1 e 2 de cada compasso.
Transcrição de Débora Ferreira Santos Braga
Após algumas execuções, apresente a regra: na primeira rodada, a palavra “loca” é suprimida (letra e melodia), mas o jogo de baquetas permanece. O mesmo acontece com as demais, seguindo a ordem nas rodadas seguintes: “maloca”, “letuca”, “leretaca”, com exceção do último trecho, que é suprimido por inteiro: “maruera lereuama, maruera lereuama”. Na última rodada, apenas o jogo de baquetas permanece.
Nesse momento, o jogo reinicia, com as palavras voltando uma a uma a cada rodada, seguindo a ordem: “loca”, “maloca”, “letuca”, “leretaca” e por fim o último trecho, “maruera lereuama, maruera lereuama”.
Observação:
Ver o link da brincadeira original em Recursos Complementares.
Links para a brincadeira "Loca Maloca":
Música – Novos sons com instrumentos de percussão – aulas 3 e 4
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16042
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=16039
Definição para Ostinato - Wikipédia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ostinato
Música - Pedal e Ostinato, uma experiência de composição com alunos em sala de aula - aula 01:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=6382
Textos:
SOUZA, Fernanda de. O brinquedo popular e o ensino de música na escola. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.19, p. 75-81, mar.2008.
http://www.abemeducacaomusical.org.br/Masters/revista19/revista19_artigo8.pdf
“A IMPORTÂNCIA DO BRINCAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL”
O(a) professor (a) deverá observar se os alunos realizaram os três jogos de baquetas propostos e o improviso proposto pela Atividade 2.
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