21/09/2010
BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO
Lízia Maria Porto Ramos; Marina Silva Rocha; Priscila Barbosa Peixoto.
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ambiente |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Meio Ambiente | Manejo e conservação ambiental |
Ensino Fundamental Inicial | Ciências Naturais | Ser humano e saúde |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Identificar a relação interespecífica do parasitismo, através de exemplos.
Caracterizar o que é parasitismo.
Conhecer diferentes parasitas e seus hospedeiros.
Entender conceitos de hospedeiro, reservatório e vetor.
Relacionar essa relação à sobrevivência das espécies exemplificadas.
Desenvolver a leitura de textos científicos relacionados com o assunto e sua interpretação.
Os alunos deverão reconhecer o grupo das Bactérias, insetos, fungos, platelmintos e nematelmintos (ver os links de aulas desta equipe sobre os assuntos:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20063 (consultado em 13/09/10, às 12h46min); http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18854 (consultado em 13/09/10, às 12h47min); http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20162 (consultado em 13/09/10, às 12h48min); http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22711 (consultado em 13/09/10, às 12h49min); http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22700 (consultado em 13/09/10, às 12h50min);
Introdução: uma abordagem para o professor
Parasitas
Os parasitas podem ser classificados segundo vários critérios:
Quanto ao número de hospedeiros
São classificados em monóxenos e heteróxenos. Monóxenos são os parasitas que realizam o seu ciclo evolutivo em um único hospedeiro. Exemplos: o Ascaris lumbricoides (lombriga) e o Enterobius vermicularis (oxiúro). Heteróxenos são os parasitas que só completam o seu ciclo evolutivo passando pelo menos em dois hospedeiros. São exemplos o esquistossomo e o tripanosoma.
Quanto à localização nos hospedeiros
Quanto à localização nos hospedeiros, os parasitas podem ser ectoparasitas ou endoparasitas. Ectoparasitas são os que se localizam nas partes externas dos hospedeiros. Exemplos: a sanguessuga, o piolho, a pulga, etc. Endoparasitas são os que se localizam nas partes internas dos hospedeiros. Exemplos: as tênias (solitárias), a lombriga, o esquistossomo, etc.
Quanto ao número de células
Quanto ao número de células, os parasitas podem ser classificados em unicelulares ou pluricelulares. Quando um parasita unicelular se instala no seu hospedeiro, falamos em infecção. Se o parasita é pluricelular, à sua instalação no hospedeiro dá-se o nome de infestação.
Holoparasitas e Hemiparasitas
Os parasitas vegetais podem ser de dois tipos: holoparasitas e hemiparasitas. Holoparasitas são os vegetais que não realizam a fotossíntese. São os verdadeiros vegetais parasitas. Parasitam os vegetais superiores, roubando-lhes a seiva elaborada. É o caso do cipó-chumbo, vegetal superior não clorofilado. O cipó-chumbo possui raízes sugadoras ou haustórios que penetram no tronco do hospedeiro, retirando deles a seiva elaborada. Hemiparasitas são os vegetais que, embora realizando a fotossíntese, retira do hospedeiro apenas a seiva bruta. Como exemplo temos a erva-de-passarinho, vegetal superior clorofilado, que rouba de seu hospedeiro a seiva bruta. Os vegetais hemiparasitas apresentam, portanto, nutrição autótrofa e heterótrofa.
Adaptado de: http://www.algosobre.com.br/biologia/classificacao-dos-parasitas.html (consultado em 13/09/10, às 12h51min).
Estratégia
Como os alunos poderão atingir os objetivos propostos:
Os alunos poderão atingir os objetivos propostos por meio de atividade de sensibilização, com percepção quanto à ação dos parasitas, além de saída para visualização de exemplos de parasitismo em plantas, textos e vídeos sobre o assunto.
Como o professor irá ativar esse processo:
O professor ativará este processo através do incentivo às discussões entre os alunos, sensibilização quanto à ação dos parasitas, bem como apresentação de vídeos e textos para interpretação e discussões.
Atividade Inicial: Sensibilizando os alunos quanto à ação dos parasitas
Professor, num primeiro momento da aula, divida a turma em duplas e oriente que cada dupla deverá escolher um dos integrantes que ficará bem junto ao outro, aproveitando tudo o que ele faz e tem. Explique que tudo que o outro aluno pegar para comer ele deverá passar para o aluno que está junto a ele. Ofereça água e suco para cada dupla, observando a ação do aluno “parasita” e do outro aluno.
Deixe que eles façam as coisas juntos por um tempo, de forma que percebam que o “parasita” atrapalha as ações do outro.
Depois deste momento, autorize a separação das duplas e questione: o que acontecerá ao longo do tempo, se vocês ficarem assim tão juntos?
Deixe que os alunos se manifestem, incentive todos a falarem suas opiniões.
Discutindo o assunto
Pergunte aos alunos que tipo de relação está ocorrendo no exemplo que eles demonstraram. É possível que os alunos digam que um indivíduo está aproveitando do outro. Pergunte, também, como eles reagem quando em seu grupo de trabalho escolar, tenha um colega que somente usufrui do que os outros fazem. Como eles denominam esse colega? Por quê?
Explique que um dos indivíduos envolvidos na relação não está sendo beneficiado e com o passar do tempo ele pode não conseguir sobreviver. Esse tipo de relação chama-se parasitismo. Nela o parasita aloja-se na superfície ou no interior do individuo e retira sangue ou nutrientes. Assim, com o tempo, a infestação inviabiliza a sobrevivência do hospedeiro.
Instigue a turma a pensar que existem tanto parasitas de animais quanto de plantas. Deixe que eles se recordem de exemplos que já viram ou ouviram falar, sonde seus conhecimentos prévios e deixe a discussão acontecer em sala de aula. Anote no quadro todos os exemplos citados pelos alunos como sendo parasitismos. Peça-lhes anotem no caderno também.
Saída para investigação de parasitas
Leve a turma para uma saída em busca de parasitas de plantas. Esta saída poderá ser dentro da própria escola, caso conte com um jardim ou horta, ou mesmo numa praça próxima à escola. Peça-lhes que identifiquem possíveis parasitas de plantas. Deixe que eles procurem por exemplos como os identificados a seguir:
Erva de passarinho
Retirado de: http://www.nucleodeaprendizagem.com.br/haustor.jpg (consultado em 13/09/10, às 13h17min).
Pulgões
Retirado de: http://cdn-flac.ficfiles.com/sites/bemsimples/files/img/a/6882224/bem-verde-tratamento-natural-combater-pulgoes-460x345-br.jpg (consultado em 13/09/10, às 13h18min).
Galhas
Retirado de: http://www.todafruta.com.br/todafruta/imgsis/9701.jpg (consultado em 13/09/10, às 13h20min).
Depois de observarem os exemplos de parasitismos, peça-lhes que desenhem no caderno o que observaram e, tentem explicar quais são as conseqüências para as plantas daqueles casos de parasitas. Cada aluno deverá escrever um pequeno texto contando o que viu na saída, e depois trocar seu texto com algum colega. Os alunos farão as observações sobre os textos dos colegas e discutirão posteriormente sobre as impressões de cada um.
Texto para os alunos:
Professor, após as discussões, entregue para os alunos um texto que fala sobre o parasitismo, de forma que possam sistematizar os conhecimentos construídos durante esta aula. Peça a cada um que leia o texto atentamente e faça no caderno um pequeno resumo sobre as ideias principais encontradas.
Abaixo seguem sugestões de textos:
Parasitismo
Os parasitas têm um lugar muito importante no mundo vivo (animal e vegetal). São responsáveis por numerosas doenças, ditas parasitárias, que afetam não só os animais selvagens ou domésticos como também o próprio homem. Estão ainda na origem de estragos consideráveis das culturas, impondo a realização de tratamentos por vezes relativamente caros.
Os parasitas são animais (geralmente pequenos invertebrados) ou vegetais que vivem alimentando-se à custa do organismo hospedeiro. O organismo no qual o parasita se "hospeda" - hospedeiro - oferece o meio de vida e os alimentos necessários.
O parasitismo é uma associação obrigatória para o parasita, único beneficiado nesta relação que é, naturalmente, prejudicial ao hospedeiro.
A presença de um parasita provoca, no hospedeiro, problemas mais ou menos graves. O parasita pode unicamente enfraquecer outro animal por se alimentar à sua custa ou provocar-lhe uma doença mais ou menos grave, por vezes mortal.
Já que o parasita se alimenta à custa do hospedeiro, poderíamos pensar que estamos perante um caso de predação. No entanto, existe uma diferença que distingue a predação do parasitismo: no caso da predação, a presa morre; no caso do parasitismo, a morte do hospedeiro só se verifica em alguns casos e após longo período de exploração.
Alguns parasitas vivem no exterior dos seus hospedeiros - ectoparasitismo (pulgas, carraças...); outros se encontram no interior - endoparasitismo (tênia, lombriga, fungos,...).
Algumas pessoas pensam que as orquídeas são plantas parasitas, por viverem sobre outras árvores de grande porte. No entanto, estes vegetais não são considerados parasitas, pois não retiram da árvore onde estão alojados os nutrientes para sobreviver. As raízes das orquídeas não penetram no caule das árvores onde se instalam, elas possuem um tipo de raiz chamada velame, a qual extrai a umidade do ar para conseguir água, e suas partes verdes realizam a fotossíntese para conseguir alimento necessário à sobrevivência. Portanto, as orquídeas não são parasitas, são consideradas epífitas. Epífitas são vegetais que não enraizam no solo, fixam-se em outras árvores ou em objetos elevados (rochas e telhados), têm porte discreto, prendem-se aos tecidos superficiais dos troncos e galhos para receber luz solar e umidade com mais facilidade do que diretamente no solo.
Adaptado de: http://campus.fortunecity.com/yale/757/comunida.htm (consultado em 13/09/10, às 13h42min).
Outras sugestões de textos:
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/104/convivendo-com-os-parasitas/?searchterm=parasitas (consultado em 13/09/10, às 13h43min).
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/104/convivendo-com-os-parasitas/outras-relacoes-parasitarias (consultado em 13/09/10, às 13h44min).
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/104/convivendo-com-os-parasitas/ora-bom-ora-ruim (consultado em 13/09/10, às 13h45min).
Ferramentas tecnológicas – Atividades visuais:
Professor, após a leitura e interpretação dos textos pelos alunos, com resumo das ideias no caderno, apresente para a turma alguns vídeos sobre o parasitismo, para que sistematizem os conhecimentos. Peça que anotem no caderno as ideias principais dos vídeos, para posterior discussão.
Depois de assistirem os vídeos, promova na turma mais uma discussão sobre o assunto, pedindo aos alunos que contem sobre os casos assistidos nos vídeos, problemas causados pelos parasitas aos hospedeiros, além de opinarem sobre quando os parasitas podem ser bons para seus hospedeiros.
Abaixo seguem sugestões de vídeos:
Biologia - Protozoários Parasitas - Parte 1 - 2 - http://www.youtube.com/watch?v=3tHSL6Z0vg0&feature=related (consultado em 13/09/10, às 13h50min).
Biologia - Protozoários Parasitas - Parte 2 - 2 - http://www.youtube.com/watch?v=7qKgUGTYfP4&feature=related (consultado em 13/09/10, às 13h51min).
Parasitoide inoculando huevos en las larvas - http://www.youtube.com/watch?v=8cHKLdnmY7I&feature=related (consultado em 13/09/10, às 13h52min).
PARASITAS - http://www.youtube.com/watch?v=oGfvTO4Aelo (consultado em 13/09/10, às 13h53min).
EL NIDO DE CUCO - http://www.youtube.com/watch?v=Lk4Yv0tzL6Y&NR=1 (consultado em 13/09/10, às 13h54min).
Nature of the cuckoo duck - David Attenborough - BBC wildlife - http://www.youtube.com/watch?v=4Mb0GOITRUU&feature=fvw (consultado em 13/09/10, às 13h55min).
Natural World - Cuckoo - http://www.youtube.com/watch?v=DbvDQjhO9nY&feature=related (consultado em 13/09/10, às 13h56min).
La infiltración del cuco - http://www.youtube.com/watch?v=Ud4gXrvbwB8&NR=1 (consultado em 13/09/10, às 13h57min).
Crazy Critters: Parasitic Wasp vs Caterpillar - http://www.youtube.com/watch?v=39khD_vDhR4&feature=related (consultado em 13/09/10, às 13h58min).
Professor, abaixo seguem alguns recursos para complementar a aula, caso seja necessário:
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2000/104/convivendo-com-os-parasitas/ora-bom-ora-ruim (consultado em 13/09/10, às 13h59min).
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/revista/revista-chc-2004/144/trio-de-parasitas/?searchterm=parasitas (consultado em 13/09/10, às 14h).
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/noticias/bichos-e-plantas/a-vespa-parasita/?searchterm=parasitas (consultado em 13/09/10, às 14h01min).
http://www.suapesquisa.com/pesquisa/parasitismo.htm (consultado em 13/09/10, às 14h02min).
http://www.todabiologia.com/microbiologia/parasitas.htm (consultado em 13/09/10, às 14h03min).
http://www.cve.saude.sp.gov.br/htm/hidrica/IFN_PARAS.HTM (consultado em 13/09/10, às 14h04min).
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/pratica-pedagogica/parasitas-piolho-pulga-carrapato-doencas-prevencao-contagio-503910.shtml (consultado em 13/09/10, às 14h05min).
Avaliar numa perspectiva formativa implica estar atento à construção de conhecimentos conceituais, comportamentais e atitudinais de nossos alunos. Por isso é importante estar atento a todo o percurso do aluno enquanto aprende: suas ideias iniciais, aquelas apresentadas durante a investigação, à maneira que relaciona com os colegas, sua atitude investigativa e crítica, no decorrer da aula. Feitas estas considerações, propomos mais um momento para que os alunos sejam avaliados.
Proponha aos alunos uma pesquisa orientada sobre outros exemplos de parasitas de vários seres vivos e quais as implicações desse parasitismo para o hospedeiro. Cada aluno deverá fazer essa pesquisa em casa sob orientação dos pais, ou mesmo na escola, na biblioteca e/ou laboratório de informática. Depois de pesquisarem peça aos alunos apresentem para a turma o trabalho pesquisado, na forma de cartazes ou demonstrações, contando para os colegas o que aprendeu sobre o parasitismo. Desta forma, você poderá avaliar, mais uma vez, os novos conhecimentos construídos.
Cinco estrelas 1 classificações
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31/07/2012
Cinco estrelasadorei está aula ,tem tudo o que é preciso sobre pasasitismo.nota dez