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Articulação dos sentidos do texto e os fatores de textualidade

 

12/01/2011

Autor e Coautor(es)
CRISTIANE NERI HORTA
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BELO HORIZONTE - MG ESCOLA DE EDUCACAO BASICA E PROFISSIONAL DA UFMG - CENTRO PEDAGOGICO

Edna Maria Santana Magalhães

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de escuta e de leitura de textos
Ensino Médio Língua Portuguesa Gêneros discursivos e textuais: narrativo, argumentativo, descritivo, injuntivo, dialogal
Ensino Médio Língua Portuguesa Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: processos de construção de significação
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Análise linguística
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem escrita: leitura e produção de textos
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo Língua Portuguesa Linguagem oral: escrita e produção de texto
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Análise linguística: organização estrutural dos enunciados
Ensino Fundamental Final Língua Portuguesa Língua oral e escrita: processos de interlocução
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

Analisar os fatores de textualidade e a articulação de sentido do texto.

Analisar a importância do título e a sua função estratégica na articulação do texto.

Desenvolver e rever o texto, pelas ideias veiculadas a partir do título.

Duração das atividades
4 aulas geminadas (1 hora e 40 minutos cada) - 400 minutos
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Professor,

Para que os alunos possam ter um bom aproveitamento da proposta de aula que será apresentada, é importante que tenham, inicialmente, conhecimentos sobre:

1. a estrutura de um documentário

2. o formato de uma crônica argumentativa

http://www.brasilescola.com/redacao/a-cronica-argumentativa.htm - acessado em 15/11/2010 

3. o texto jornalístico, bem como algumas características desse tipo textual

4. a estrutura de um artigo de opinião

Além dos conhecimentos acima, é preciso que os alunos já conheçam a estrutura de um texto argumentativo, tenham prática em participar de debates deliberativos em sala de aula e de fazer registros de relatos desse tipo de reunião.

Estratégias e recursos da aula

Aula 1

Professor,

A partir da leitura do livro "Menina bonita do laço de fita", de Ana Maria Machado, observaremos e evidenciaremos os fatores de textualidade e a articulação dos sentidos do texto, sobretudo, a questão do título e a sua função estratégica na articulação do texto, já que ele, de maneira significativa, possibilita recapitular as diversas e inúmeras ideias veiculadas ao longo do mesmo.

Nessa sequência didática, contemplaremos a intencionalidade, a informatividade e a intertextualidade em face das limitações temporais, além de um trabalho interdisciplinar com outras áreas do conhecimento, tais como: Geografia, História, Arte, Biologia, Filosofia e Sociologia.

A leitura do livro possibilitará cotejar um dos temas transversais apresentados e referendados pelos PCNs - de Língua Portuguesa, a saber: a Diversidade Étnico-Cultural Brasileira, possibilitando que seus alunos conheçam e se apropriem de valores como o respeito a si próprios e ao outro e, ainda, resgatem a necessidade de se desvincular de arraigados "pré-conceitos" em relação a outras culturas .

Inicie sua aula, levando várias revistas para a sala. Peça aos alunos que recortem gravuras de meninas/garotas que eles julguem como sendo "bonitas".

Faça um mural com as gravuras encontradas pelos alunos. Ao montá-lo, peça eles enumerarem as características das meninas retratadas nas gravuras. Registre os adjetivos enumerados.

Organize uma mesa redonda, para a discussão dos conceitos de Beleza e Estética.

Convide um colega da área de Filosofia e promova a discussão do conceito subjetivo e filosófico do BELO, disponível no seguinte link:

http://www.filoinfo.bem-vindo.net/filosofia/modules/lexico/entry.php?entryID=537 (Acesso em 15/11/2010) 

Seria de extrema importância que, em tal discussão, participasse o serviço de psicologia da escola e, se não o tivesse, um profissional da área fosse convidado, para dar um suporte, no sentido de discorrer sobre as questões de auto-estima e da busca pela aceitação dos jovens no grupo de convivência, associada à aparência física. Outra pessoa a ser convidada e que seria de grande importância, seria um colega da área de Biologia, que poderia falar sobre as mudanças corporais que ocorrem na adolescência.

À medida que as apresentações e discussões fossem acontecendo, escolha alguns alunos para redigirem os relatos, outros para registrarem o encontro dos convidados e as palestras por fotos ou filmagens. Depois, todo o material coletado poderia se transformar em um registro oficial do encontro e postado em um blog da turma, no jornal da escola ou em alguma outra mídia de sua localidade.

Eis algumas sugestões de links para a criação de um blog, disponíveis em:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20259 (Acesso em 15/11/2010) 

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18391 (Acesso em 15/11/2010) 

Aula 2

Professor,

Mostre para os alunos o livro "Menina Bonita do Laço de fita", de Ana Maria Machado. É um livro classificado como literatura infantil, mas muito rico de possibilidades, voltado para todos os públicos da literatura. Peça que os alunos façam uma leitura das imagens da capa do livro, a partir do título da história. Ouça as impressões deles.

http://www.anamariamachado.com/livro/menina-bonita-do-laco-de-fita (Acesso em 15/11/2010) 

Por fim, apresente a leitura do livro, a partir do video a seguir:

http://www.youtube.com/watch?v=W9eBpv-WPAs (Acesso em 14/11/2010) 

Após a leitura, retome os fatores de intertextualidade - relação desta história com outros textos e/ou com outros personagens típicos de outros gêneros textuais -, presentes em outras referências da literatura africana e de outras literaturas, a partir da frase do livro lido:

" (...) uma princesa das Terras da África (...)"

Veja outras referências de histórias de princesas da África que poderão ser lidas pelos seus alunos:

http://sobrecapa.wordpress.com/2009/08/21/o-casamento-da-princesa-de-celso-sisto/ (Acesso  14/11/2010) 

A História da Princesa Alafiá

http://subversivetales.blogspot.com/2008/10/princesa-de-bano-ebony-princess.html (Acesso em 14/11/2010) 

Há outros contos africanos disponíveis em um link na sessão Recursos Complementares. São muito interessantes e fazem parte de um projeto de divulgação da cultura africana.

Princesas esquecidas ou desconhecidas

http://mariaestilo.blogspot.com/2009/04/princesas-esquecidas-ou-desconhecidas.html (Acesso em 14/11/2010) 

Após a leitura das histórias sobre outras princesas existentes na literatura mundial, convide um colega da área de História para discorrer para os alunos as questões étnicas e sobretudo, da exploração da mão de obra africana no contexto da história universal, enfatizando o período de escravidão brasileira. No conto sobre a Princesa Alafiá faz referências a esse conteúdo. Retome-o com os alunos.

Há uma aula de minha autoria, já publicada no Portal do Professor que trata sobre esse assunto, a partir da leitura do poema "Navio Negreiro", de Castro Alves. Disponibilizo o link para a sua apreciação:

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=21117 (Acesso em 14/11/2010) 

Durante a explanação do colega da área de História, use as referências textuais do livro "Menina bonita do Laço de fita", no que concerne na admiração do coelho em relação à cor da pele da menina. Em algum momento, a personagem apresenta algum traço de preconceito racial?

Ouça os alunos e peça que respondam através de um registro escrito, se os fatos históricos interferem na impressão do coelho em relação à menina. Verifique se os argumentos utilizados pelos alunos estão bem elaborados, fundamentados em uma contextualização histórica e se eles utilizam um vocabulário apropriado ao ano escolar que estudam. Observe também a leitura oral dos alunos. Veja se utilizam as pausas necessárias na pontuação, se têm fluência na leitura e entonação.

Aula 3

Professor,

Retome a descoberta do coelho da história da menina bonita do laço de fita:

" (...) a gente se parece sempre é com os pais, os tios, os avós e até com os parentes tortos (...)"

Pergunte a seus alunos com quem eles acreditam que se parecem e se assemelham fisica e psicologicamente. Peça que eles tragam para a sala de aula fotos de seus familiares e que sejam expostas no mural da sala.

Convide um colega da área de Geografia e peça que ele promova vários tipos de discussões sobre:

  1. Etnia e miscigenação
  2. Diversidade racial
  3. Formação da população brasileira

Peça que ele use como referência o mural de fotos trazidas pelos alunos. É importante que ele discorra sobre as características dos mamelucos, cafuzos, mulatos, negros, índios e brancos portugueses, não se esquecendo das influências dos imigrantes.

Além da presença do professor de Geografia, convide o colega de Sociologia e de Biologia. O primeiro poderia apresentar as implicações, conquistas e perdas dessa miscigenação, dos aspectos negativos que muitos povos vivem, tais como: segregação social, preconceito racial, questões jurídicas que cerceam tal discriminação. O segundo poderia explicar sobre hereditariedade dos traços físicos, genética.

Diante de todas as explanações feitas até então, os alunos poderiam fazer uma pesquisa mais aprofundada sobre "Diversidade e Miscigenação: a formação da população brasileira". Com a sala dividida em grupos, cada um poderia se encarregar de apresentar o trabalho pesquisado, de formas diferentes, através de múltiplos gêneros textuais:

1. Criação de um documentário  

Sugestão de link para essa prática: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=18536 (Acesso em 15/11/2010) 

2. Elaboração de uma crônica argumentativa

Sugestão de link para essa prática: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22533 (Acesso em 15/11/2010) 

3. Criação de um jornal

Sugestão de link para essa prática: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=22977 (Acesso em 15/11/2010) 

4. Escrita de um artigo de opinião

Sugestão de link para essa prática: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=13855 (Acesso em 1/11/2010) 

Para ler os trabalhos, peça o auxílio dos professores convidados para verificarem se os conteúdos discutidos em suas apresentações foram bem assimilados pelos alunos. Você lerá todos os trabalhos, propor a revisão textual, caso seja necessária, devolver aos alunos para que façam os ajustes necessários e divulgar as produções tanto no Blog, quanto no mural da sala, no jornalzinho da escola ou em uma mídia impressa de sua localidade.

Aula 4

Professor,

Implemente um projeto social com seus alunos. Convide-os para participarem de uma oficina de arte para confeccionar fantoches, dedoches (fantoches de dedos) ou bonecos da história "Menina bonita do laço de fita" ou das outras histórias lidas durante essa sequência didática.

Eis algumas sugestões:

Dedoches

http://tiafabiolasonhomeu.blogspot.com/2009/04/fantoches-menina-bonita-do-laco-de-fita.html (Acesso em 15/11/2010) 

Bonecos

http://www.elo7.com.br/kit-menina-bonita-do-laco-de-fita/dp/AE013 (Acesso em 15/11/2010) 

O colega da área de Arte poderia auxiliar seus alunos e você nesse momento. As produções artísticas criadas poderiam ser levadas posteriormente para uma instituição de sua cidade, para que seus alunos presenteassem as crianças com os brinquedos e com um momento de "contação de histórias".

Seria uma excelente chance de divulgar a literatura infantil e de promover a interação e a consciência solidária entre seus alunos e as crianças presenteadas da instituição.

Alguns exemplares poderiam ser doados também para a biblioteca da escola. Assim, outras crianças e a comunidade escolar teriam acesso a esse mundo mágico da fantasia.

Recursos Complementares

Eis algumas sugestões de links para enriquecer a sua prática pedagógica:

http://www.leiabrasil.org.br/pdf/Princesas%20Africanas_bx.pdf - (Acesso em 13/11/2010) - Revista Princesas Africanas 

http://aguarras.com.br/2008/05/19/entrevista-sinara-rubia/ - (Acesso em 14/11/2010) - Entrevista com a escritora do conto "A princesa Alafiá" 

http://www.casadeculturadamulhernegra.org.br/contos.htm (Acesso em 14/11/2010) - Contos africanos 

Avaliação

Professor,

Essa proposta de aula exige uma participação efetiva dos alunos em relação à manifestação oral e expressão de opiniões. Portanto, observe se todos os alunos estão realmente envolvidos nas discussões promovidas em sala.

No âmbito da linguagem, os alunos podem ser avaliados quanto à capacidade de produção escrita e oral, competência para organização e desenvolvimento de um esquema que antecede a produção do texto; sua habilidade em amarrar os elementos textuais, de forma a tornar o texto coerente e coeso; a aptidão para fazer inferências pertinentes ao texto e extrapolações em relação ao tema e a sua realidade imediata.

As produções escritas darão a você, professor, a oportunidade para avaliar a utilização do repertório linguístico para a construção coerente dos textos solicitados, a partir das falas dos colegas, observando-se as características dos gêneros textuais utilizados como ferramenta para a divulgação dos conhecimentos assimilados e se os alunos estão empregando corretamente as regras ortográficas e gramaticais de acordo com seu ano escolar. Verifique se os alunos conseguiram analisar os fatores de textualidade e a articulação de sentido do texto.

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