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Como o trabalho com uma cantiga popular pode favorecer o desenvolvimento da escrita de palavras com encontros consonantais?

 

24/11/2011

Autor e Coautor(es)
ELIANA APARECIDA CARLETO
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UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Ana Maria Ferola da Silva Nunes, Luciana Soares Muniz, Mariane Éllen da Silva, Priscila Gervásio Teixeira

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Fundamental Inicial Ética Respeito mútuo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Ortografia
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: gêneros discursivos
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Alfabetização
Ensino Fundamental Inicial Ética Diálogo
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Aspectos gramaticais
Ensino Fundamental Inicial Língua Portuguesa Língua escrita: prática de leitura
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
  • Desenvolver a linguagem oral e escrita;
  • Sistematizar o uso de palavras com encontros consonantais a partir das letras l e r;
  • Interpretar  cantiga de roda;
  • Interagir com os pares por meio de atividades lúdicas;
  • Aumentar seus conhecimentos gramaticais;
  • Utilizar os recursos existentes no laptop do Projeto UCA, visando construir conhecimentos novos relativos ao tema da aula.
Duração das atividades
Aproximadamente 180 minutos –3 atividades de 60 minutos cada uma.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Para a realização desta aula é necessário que o aluno seja capaz de expor oralmente suas ideias e se relacionar com os colegas. 

Estratégias e recursos da aula

INFORMAÇÕES AO PROFESSOR

Professor, por serem facilmente memorizáveis, as cantigas populares são textos bastante adequados para trabalhar o sistema de escrita, pois, envolvem os alunos com os aspectos sociais e culturais. Os Parâmetros Curriculares Nacionais ( PCNs )  propõem uma articulação do ensino com a cultura popular na conquista dos objetivos previstos para cada área do conhecimento, situação esta que torna a atividade com cantigas de roda ainda mais significativa. Com as cantigas populares é possível fazer um trabalho corporal e também desenvolver a linguagem oral e escrita.

1ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Professor, inicie a aula com uma roda de conversa. Faça um levantamento dos conhecimentos prévios dos alunos sobre a realidade musical vivida por eles. Pergunte:

  • Quem gosta de ouvir música?
  • Que músicas vocês gostam de ouvir?
  • Onde e com quem vocês escutam música?
  • Vocês têm algum brinquedo com música? Como ele é?
  • Quem conhece alguma brincadeira que tem música? Que brincadeira é essa?
  • Quem sabe o que é cantiga popular? Vocês podem me dar algum exemplo?

Ouça os alunos, faça novos questionamentos de acordo com o desenvolvimento do diálogo. Em seguida pergunte aos alunos se eles conhecem a cantiga popular “Loja do mestre André”. Caso alguém conheça peça que cante a música.

Após cantar registre a letra da música na lousa e peça que os alunos a copiem  no caderno de Língua Portuguesa. Solicite que façam uma leitura silenciosa, pois esse tipo de leitura possibilita a adaptação do aluno às suas características individuais de ritmo, pontuação, compreensão e interpretação. Em seguida faça uma leitura em voz alta, oriente os alunos de modo que leiam a cantiga da seguinte forma: formar  na sala de aula dois grupos, cada um deles lê  duas estrofes. 

Na loja do mestre André

Foi na loja do Mestre André
Que eu comprei um pianinho,
Plim, plim, plim, um pianinho
Ai olé, ai olé!
Foi na loja do Mestre André!

Que eu comprei um violão,
Dão,dão,dão, um violão
Plim, plim, plim, um pianinho
Ai olé, ai olé!
Foi na loja do Mestre André!

Foi na loja do Mestre André
Que eu comprei uma flautinha,
Flá, flá, flá, uma flautinha
Dão,dão,dão, um violão
Plim, plim, plim, um pianinho

Ai olé, ai olé!
Foi na loja do Mestre André!

Foi na loja do Mestre André
Que eu comprei um tamborzinho,
Dum, dum, dum, um tamborzinho
Flá, flá, flá, uma flautinha
Dão, dão, dão, um violão
Plim, plim, plim, um pianinho
Ai olé, ai olé!
Foi na loja do Mestre André!

Fonte: http://www.folclore.adm.br/cantigas.html. (Acesso 23/10/2011).

Depois de realizadas as leituras, pergunte se os alunos conhecem os instrumentos musicais que foram citados na cantiga. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos, acessem os sítios a seguir, por meio deles vocês terão oportunidade de verem os instrumentos.  

CANTIGAPOPULAR http://laurafgr.blogspot.com/2009/06/fui-na-loja-do-mestre-andre.html

CANTIGAPOPULAR  http://www.midisegni.it/disegni/vari/pianoforte.gif

CANTIGAPOPULAR http://www.essaseoutras.com.br/desenhos-para-colorir-de-instrumentos-musicais-piano-violao-sax-etc

CANTIGAPOPULARCANTIGAPOPULARhttp://koisas-da-kris.blogspot.com/2010/10/desenhos-para-colorir-instrumentos.html (Acesso 25/10/2011).

Termine esse momento informando aos alunos que na próxima aula cantaremos a cantiga “Na loja do mestre André”. Você poderá pedir para aqueles que tenham algum instrumento musical traga para sala de aula.

Nos sítios a seguir você terá informações sobre o que é cantiga popular.

http://www.infoescola.com/folclore/cantigas-de-roda/

http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=20038. (Acesso 25/10/2011).

2ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos.

Caso algum aluno tenha trazido instrumento musical permita que ele o apresente para turma.

Se você tiver oportunidade de utilizar uma bandinha aproveite esse momento para explorar os diferentes instrumentos, dê possibilidades para os alunos tocarem à vontade. Verifique se na bandinha tem algum dos instrumentos citados na cantiga usada na aula anterior, exponha-o ressaltando como ele é utilizado.

Após a descoberta dos instrumentos, instrua os alunos a pegarem o caderno de Língua Portuguesa para que cantemos a cantiga “Na loja do mestre André”.

Coloque a cantiga, ouça atentamente e em seguida cantem seguindo o ritmo. Você poderá acessar os sítios: http://www.kboing.com.br/cantiga/2-600586/  ou http://letras.terra.com.br/eliana/1112522/

Cantem várias vezes fazendo gestos para identificarem os instrumentos. Peça que alguns alunos cantem e os outros façam os sons dos instrumentos.

Ao terminarem de cantar apresente alguns vídeos da cantiga. Se os alunos possuírem laptop do Projeto UCA conectado à internet, você poderá sugerir que o utilizem, a partir do caminho:  Mozilla Firefox (Metasys > Favoritos > Navegador de Internet) ou (Área de Trabalho > Navegador de Internet). Juntamente com os alunos acessem os sítios a seguir:

CANTIGAPOPULAR  http://www.youtube.com/watch?v=pD-hX1E6Eig&feature=fvsr

CANTIGAPOPULAR  http://www.youtube.com/watch?NR=1&v=TKwIeq7_2eY 

CANTIGAPOPULAR  http://www.youtube.com/watch?v=ZnhiNB561iw&feature=related (Acesso 24/10/2011).

Ao final pergunte aos alunos o que acharam. É importante que justifiquem suas respostas.

Ampliando o diálogo com a turma

Essa cantiga possibilita diálogo sobre conceitos, como: O que é comprar? Como se compra? Qual a relação entre tabalho e consumo? Então trabalhe com os alunos sobre a ideia do consumismo, pergunte:

  • Será que foi a mesma pessoa que comprou os instrumentos citados na cantiga?
  • Será que eles são caros ou baratos?
  • É possível uma pessoa só ter tantos instrumentos?  
  • Vamos pensar um pouco: quando vamos ao supermercado, compramos só o que precisamos ou compramos coisas desnecessárias?
  • Vocês compram tudo o que querem? Justifiquem suas respostas. (Professor, aprofunde as questões de acordo com seu trabalho diário em sala de aula. Você poderá: propor pesquisas sobre o tema consumismo; estimular os alunos a organizarem uma lojinha, ou seja, um espaço para situação de compra e venda; visitar um estabelecimento comercial...).

 

3ª Atividade: aproximadamente de 60 minutos. 

Sílabas

Para iniciar essa atividade você deverá retomar com os alunos a letra da cantiga “Na loja do mestre André”. Em seguida faça uma sondagem sobre os conhecimentos dos alunos acerca de vogais e consoantes de nosso alfabeto. Pergunte quais são elas, peça que as digam e proponha as atividades abaixo.

 1) Releia a cantiga “Na loja do mestre André” e faça o que se pede:

a- Copie um nome próprio: _______________

b- Escreva o nome de todos os instrumentos musicais: ___________________

c- Escreva o som do pianinho e da flautinha:__________________

d- Escreva as palavras em que a letra r está logo após outra consoante ______________

e- Agora, escreva as palavras em que a letra l está logo após outra consoante ____________

2) Copie as palavras e destaque com lápis de cor as letras  r e l.

Mestre       André       comprei         plim           flautinha          flá

As letras destacadas estão escritas após uma vogal ou uma consoante?____________

Vocês podem observar o encontro de duas consoantes seguidas. Quando isso ocorre, elas recebem o nome de encontro consonantal.

O encontro consonantal pode aparecer numa mesma sílaba, por exemplo: pra-to, fla-ne-la, gra-de, glo-bo. Ou em sílabas separadas: tes-te, sub-so-lo, ad-vo-ga-do.

3) Agora, é a vez de vocês! Escrevam no mínimo seis palavras que tenham encontro consonantal.

4) Escolha três palavras registradas no exercício anterior e produza frases interrogativas.

5) Treinando a fala.

Leia e copie os trava-línguas abaixo.

Em seguida, ilustre cada um deles e sublinhe as palavras que possuem encontros consonantais. (Professor, se você ainda não trabalhou trava-línguas com os alunos, informe-os que este pode ser definido como uma expressão ou frase difícil de pronunciar quando falada rapidamente, devido a aliteração ou a repetição de sons semelhantes).

 CANTIGAPOPULAR  Trazei três pratos de trigo para três tigres tristes comerem.

CANTIGAPOPULAR  Bagre branco, branco bagre.

CANTIGAPOPULAR  Atrás da pia tem um prato

                                  Um pinto e um gato
                                  Pinga a pia, apara o prato
                                  Pia o pinto e mia o gato.

CANTIGAPOPULAR   O doce perguntou pro doce

                                    Qual é o doce mais doce
                                    Que o doce de batata-doce.
                                    O doce respondeu pro doce
                                    Que o doce mais doce que
                                    O doce de batata-doce
                                    É o doce de doce de batata-doce.

Fonte: http://www.soportugues.com.br/secoes/trava/trava1.php (Acesso 25/10/2011)

Recursos Complementares
Avaliação

Professor, a avaliação deve acontecer em todas as etapas do trabalho e pressupõe acompanhamento do desenvolvimento das atividades, para isso é importante que você tenha  em mente os objetivos que direcionaram seu trabalho. Verifique se os alunos foram capazes de responder por meio das atividades propostas a questão inicial de nosso planejamento: Como o trabalho com uma cantiga popular pode favorecer o desenvolvimento da escrita de palavras com encontros consonantais? Observe se eles: sistematizaram o uso de palavras com encontros consonantais a partir das letras l e r; foram capazes de interpretar a cantiga de roda e interagir com os pares; conseguiram utilizar palavras com encontros consonantais em frases e textos. Se você utilizou laptop do Projeto UCA observe se os alunos trabalham com seus laptops, seguindo as suas sugestões e/ou utilizando autonomia para resolver imprevistos quanto ao uso dos programas.

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