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Tempo e clima: qual a diferença? Iniciação Científica - UCA.

 

13/07/2012

Autor e Coautor(es)
SUELY APARECIDA GOMES MOREIRA
imagem do usuário

UBERLANDIA - MG ESC DE EDUCACAO BASICA

Cláudia Regina M. G. Fernandes

Estrutura Curricular
Modalidade / Nível de Ensino Componente Curricular Tema
Ensino Médio Geografia Questões ambientais, sociais e econômicas
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula

- Distinguir a diferença conceitual entre clima e tempo meteorológico;

- Identificar fatores geográficos que influenciam o clima dos lugares e as razões das dificuldades na previsão do tempo.

Duração das atividades
12 aulas de 50 minutos cada.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos devem saber caracterizar as estações do ano.
 

Estratégias e recursos da aula

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Sugerimos que estas atividades sejam desenvolvidas em sala de aula, no caso de projetos como "Um Computador por Aluno" (UCA), ou em um laboratório de informática. Os alunos terão contato com os seguintes softwares:

Kword- Menu K - Metasys - Aplicativos - Ferramentas de Produtividade - Suíte Escritório - Processador de Textos.

Mozila Firefox - ícone “figura de um globo terrestre"  localizado na área de trabalho (Desktop).

KPresenter- Menu K - Aplicativos - Ferramentas de produtividade - Gerador de Apresentação.

 

Prezado (a) Professor (a),

- Inicie a aula comentando com os alunos como amanheceu o dia no lugar onde moram:  nublado, sem (poucas) nuvens, chuvoso, frio, calor... A partir dessas observações, instigue-os a compreenderem a diferença entre Tempo e Clima a partir da elaboração de um projeto de Iniciação Científica.

- Partimos do princípio de que o conhecimento é construído significativamente pelas crianças quando elas se envolvem no processo de aprendizagem. Assim sendo, a ideia de trabalhar com projetos de pesquisa na Educação Básica tem como finalidade promover a produção de aprendizagens propositivas, a partir de atividades que podem ser utilizadas e/ou adaptadas conforme sua realidade.

- Sugerimos que as atividades sejam realizadas tendo como princípio a metodologia de pesquisa científica, incentivando os alunos a construírem seus próprios questionamentos, levantarem suas hipóteses, definirem os objetivos, utilizarem metodologias e fontes adequadas ao tema proposto, sistematizarem e socializarem suas descobertas. Para isso é necessário vivenciar coletivamente com os estudantes algumas etapas, descritas a seguir.

 

Definir um tema O que pesquisar?
Justificar a escolha do tema

Por que pesquisar?

Elaborar a problematização

 Qual/quais pergunta(s) se pretende responder com a pesquisa?

Fazer levantamento das hipóteses Qual a suposição? Como imaginamos a resposta do problema?
 
Definir o(s) Objetivo(s) Para que pesquisar - aonde se quer chegar?
Selecionar as fontes de pesquisa

Onde encontrar as informações sobre o tema escolhido?  Que fontes consultar para desenvolver o projeto de iniciação científica?

Definir a metodologia

 Como alcançar os resultados? Qual o melhor caminho?

Delimitar um cronograma  Qual é o tempo necessário?
Desenvolver a investigação  Quais as respostas/descobertas?
Divulgar os resultados  Como socializar os conhecimentos adquiridos?

 - Para saber mais sobre as etapas de um projeto de pesquisa, acesse o endereço web <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm > (acesso em 17/05/2012) e leia o artigo "O projeto de pesquisa".

 

Atividade 01

Motivações para a pesquisa

PASSO A PASSO

Disponível em:  <http://www.propesq.ufrn.br/projetos/index>. Acesso em 22/03/2012.

 

- Primeiramente, divida a sala em grupos de 4 a 6 alunos para estimular o trabalho em equipe, incentivando a cooperação e a colaboração entre os estudantes.

- Procure também a ajuda de professores de outras áreas, como por exemplo, de Matemática, para auxiliar na construção de gráficos e tabelas a partir dos dados levantados pelos estudantes e assim, aprenderem conceitos matemáticos, como média e porcentagem. Busque, também, o apoio do  técnico ou professor responsável pelo laboratório de informática. No computador, os estudantes devem acessar sites com dados meteorológicos, como o CEPTEC-INPE <http://www.cptec.inpe.br/> (Acesso em 20/05/2012), e aprenderem a tratar os dados em planilhas eletrônicas, montando gráficos e fazendo cálculos de média e porcentagem.

- Ressalte aos grupos a importância da organização dos dados no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos resultados da pesquisa. Durante todas as etapas de construção do projeto e desenvolvimento da pesquisa, oriente-os em relação aos registros, tratamento das informações e formas de socialização dos resultados entre todos os alunos. Oriente-os a registrarem todas as atividades desenvolvidas em cada etapa em um arquivo Kword.

 

Delimitação do tema:

- Para instigar a curiosidade dos estudantes a participarem deste projeto, convide-os para saírem da sala de aula e observarem as condições atmosféricas.

 

  • Está frio ou calor?

 

- Durante quatro semanas, peça aos alunos para anotarem a temperatura informada por um dos termômetros de rua (caso haja em sua cidade) todos os dias no caminho para a escola. Os dados servirão de base para um estudo sobre a variação climática.

 

  • Como está o tempo hoje?

 

- Todos os alunos devem ter a responsabilidade de, ao longo da manhã, observar o céu durante o dia e registrarem por escrito ou por meio de desenhos, utilizando o netbook pessoal (em caso de projetos como o UCA) ou um caderno comum, suas percepções sobre frio e calor, vento, nebulosidade, chuva, névoa e umidade do ar.  Tudo deve ser registrado para relatar em sala de aula.

- Auxilie-os a identificarem os tipos de nuvens presentes (ou não) no céu. Para isso, utilize o texto “Tipos de nuvens” disponível em: <http://www.infoescola.com/meteorologia/tipos-de-nuvens/>, (acesso em 15/05/2012). Explique que existem vários tipos de nuvens e elas são denominadas diferentemente de acordo com as suas aparências e posição no céu.

- Além da observação das nuvens, identifique se está ventando (muito, pouco...) ou não, se o sol está encoberto por nuvens ou não, se está calor ou fio (muito, pouco...), dentre outros aspectos.

- Pergunte quem se lembra da previsão do tempo informada pelos últimos noticiários veiculados pela TV, rádio ou internet. Permita que os alunos comentem o que ouviram sobre as últimas previsões a respeito do tempo.

 

  • Qual é a previsão do jornal?

- Em sala de aula, os grupos de estudantes devem ler diariamente a previsão do tempo publicada no jornal local e compararem os dados com as observações feitas em campo. 

- Instigue-os a observarem, também, o mapa de previsão do tempo do dia em que está acontecendo à aula, acessando o site do Centro de Previsão do Tempo do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CEPTEC-INPE), disponível em: <http://www.cptec.inpe.br/> (Acesso em 15/05/2012), e vejam a previsão para a sua cidade e região, conforme exemplo a seguir:

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Disponível em: <http://www.cptec.inpe.br/cidades/previsao.do>. Acesso em 15/05/2012.

- Pergunte aos alunos:

  • Qual a previsão do tempo para o dia atual?

 

  • Ao observar o tempo,  nota-se que realmente  está em conformidade com a previsão?

 

- Discuta com os alunos o mapa de previsão do tempo e verifique se elas coincidem com a situação real do tempo. O quadro com as informações meteorológicas, depois de consultado, deve ser recortado e colado em um arquivo no computador ou no caderno.

Sites de previsão de tempo:


1. Climatempo: <http://www.climatempo.com.br>;
2. Canal do tempo: <http://br.weather.com/>;
3. Centro e Previsão de Tempo e Estudos Climáticos: <http://tempo.cptec.inpe.br/>;
 

- Oriente os grupos com vistas a elaborarem um quadro-síntese com os registros da temperatura organizados numa tabela  e construa um gráfico de barras para mostrar visualmente a variação desse dado durante o período da pesquisa. Em outra página de controle, os estudantes devem tabular a conclusão do dia: a previsão acertou totalmente, parcialmente ou errou. Para completar a apuração das informações, reportagens sobre o clima também devem ser lidas e afixadas no mural.

- Na sequência, medie uma conversa sobre as informações apresentadas e o que é possível observar neste dia. Será que a previsão acerta? A temperatura variou muito de um dia para o outro? Houve alguma mudança radical no período?

- A turma deve começar a aula com uma análise de dados e com observações realizadas pelos próprios estudantes. O objetivo é montar um gráfico com a variação da temperatura e tabular erros e acertos da previsão durante um período predeterminado: escolha por exemplo um mês completo .
 

- Instigue-os para que se recordem das condições atmosféricas que ocorrem durante o ano todo no espaço onde  vivem.

  • Quais as características atmosféricas frequentes, no decorrer do ano, no lugar onde você mora?

 

- Solicite aos alunos que façam registros das observações por escrito e/ou por meio de desenhos utilizando o netbook pessoal (em caso de projetos como o UCA) ou um caderno comum.

- O objetivo, neste momento, é verificar se os estudantes sabem distinguir a diferença entre fenômenos climáticos e meteorológicos (clima e tempo). Para isso, apresente e discuta a charge a seguir:

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Disponível em: <http://www.colegioibituruna.com.br/2011/Downloads/Recuperacao/4_bimestre/Portugues%20-%206%20serie%20-%20EF.pdf>. Acesso em 15/05/2012.

  • Essa charge representa a ideia de tempo ou de clima?

 

- Permita que os alunos expressem suas opiniões. Posteriormente, para ilustrar a problematização, apresente um trecho da música “País Tropical” de Jorge Bem Jor, Disponível em: <http://letras.terra.com.br/jorge-ben-jor/46647/>. Acesso em 15/05/12:

...

“Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza
Em fevereiro (em fevereiro)
Tem carnaval (tem carnaval) [...]”

- Converse com os estudantes:

  • Esse trecho de música remete a ideia de tempo ou de clima?

 

- Permita que expressem suas opiniões. Após a sementeira de ideias, oriente-os por meio de observações cotidianas e contínuas do tempo meteorológico, a fazerem registros, analisar, interpretar, comparar, sintetizar informações, e apresentar os resultados, usando os procedimentos básicos da investigação científica sobre o seguinte tema:

Tempo e clima: qual a diferença?

-  Ressalte aos grupos a importância da organização dos dados no decorrer de todo o processo de investigação, para a socialização dos resultados da pesquisa. Durante todas as etapas de construção do projeto e desenvolvimento da pesquisa, oriente-os em relação aos registros, tratamento das informações e formas de socialização dos resultados entre todos os alunos. Oriente-os a registrarem todas as atividades desenvolvidas em cada etapa em um arquivo Kword.

 

Justificativa:

- Nesse momento é importante fazer uma roda de conversa entre os grupos procurando esclarecer:

  •   Por qual motivo você gostaria de estudar este tema?

 

- Deixe que os alunos expressem suas intenções à respeito desse estudo. Depois, explique que entender esses conceitos é muito útil, pois nos permite apreender duas dimensões do sistema atmosférico. Ressalte que o desenvolvimento desse projeto de pesquisa é relevante para se compreender a complexa dinâmica e a abrangência de escalas que os fenômenos atmosféricos apresentam.

 

Problemática da pesquisa:

- Incentive os alunos a fazerem perguntas de interesse próprio, ou seja, a partir da curiosidade que cada um tenha sobre o assunto. Converse sobre a possibilidade de surgirem outras questões no decorrer da realização do projeto e poderão ser incluídas na investigação, demonstrando a flexibilidade e a dinamicidade que envolve a pesquisa. Além das questões propostas pelos alunos, questione:

  • Qual a diferença entre tempo e clima?
  • Por que existe tal divisão?
  • Quais as razões das dificuldades na previsão do tempo?

 

- A partir dessa problemática é importante instigá-los a pensarem sobre as Hipóteses, ou seja, nas possíveis respostas que sugerem sobre as suas próprias dúvidas. Valorize o conhecimento prévio dos alunos sobre o tema, solicitando a cada um que busque responder as questões anteriores e outras apresentadas, levantando uma resposta provisória ao problema, a qual será validada ou não no decorrer da Pesquisa. Por exemplo:

  • O Tempo muda todos os dias e o clima é algo constante, que não sofre alterações ao longo dos tempos.
  • A divisão entre Tempo e Clima existe pela necessidade de administrar as previsões meteorológicas.
  • As dificuldades na previsão do tempo decorrem da instabilidade atmosférica.

 

Objetivos:

- Proponha que os objetivos sejam definidos coletivamente pelos participantes da investigação. Nesse sentido, converse com os grupos e medie um diálogo sobre o que querem aprender, desenvolver e compreender com o estudo sobre "Tempo e clima: qual a diferença?". É importante destacar como objetivo a seguinte ideia:

  • Distinguir a diferença conceitual entre clima e tempo meteorológico;
  • Identificar fatores geográficos que influenciam o clima dos lugares e as razões das dificuldades na previsão do tempo.

 

Fontes de pesquisa:

 

- É importante ressaltar aqui, que em um trabalho de Iniciação Científica torna-se condição primordial a busca de informações em diferentes  fontes, sendo que as mesmas devem ser citadas ao longo do trabalho e ao final, compor uma lista de Referências Bibliográficas. Auxilie os estudantes a levantarem informações sobre o tema proposto para esse estudo, buscando definir um referencial teórico básico, por meio de um levantamento bibliográfico.

- Oriente-os a buscarem informações sobre o assunto proposto em diversas fontes de pesquisa, como livros e revistas: Revista Escola <http://revistaescola.abril.com.br/>, Revista Ciência Hoje<http://cienciahoje.uol.com.br/>, site Scielo: <www.scielo.br/>, sites de revistas de grande circulação, como Veja <http://veja.abril.com.br/>, Isto É <http://www.istoe.com.br/capa>, Caros Amigos <http://carosamigos.terra.com.br/index2/>, Britânnica Escola Online: <http://escola.britannica.com.br/>. Além de livros didáticos, paradidáticos e científicos, dentre outras fontes.

 

Procedimentos metodológicos:

- Num primeiro momento, os grupos deverão analisar a bibliografia levantada buscando compreender a diferença conceitual entre tempo e clima.

Em seguida, sugerimos a realização de um estudo de campo a uma estação climatológica, comumente instalada em locais públicos, como uma prefeitura municipal ou uma universidade, com vistas a observarem, descreverem, analisarem e representarem as principais ocorrências relacionadas à dinâmica atmosférica.

 

Cronograma:

- Construa com os grupos um cronograma para a realização de cada uma das atividades do Projeto. Este cronograma não consiste em algo estático e rígido, mas sim, participa de um processo flexível que dependerá fundamentalmente do percurso do próprio projeto. Exemplo:

1º Atividade: Escolher:  tema, título e justificativa.

2º Atividade: Traçar objetivos, problematizar o tema/levantar hipóteses e elencar as fontes de Pesquisa.

3º Atividade: Iniciar o desenvolvimento da Pesquisa com observação, vídeos, livros e textos online sobre a necessidade e estrutura das plantas.

4ª Atividade: Compreender a diferença conceitual entre tempo e clima por meio de vídeos, livros, textos disponíveis em sites de busca na internet, dentre outros.

5ª Atividade: Identificar as razões das dificuldades na previsão do tempo.

6ª Atividade: Concluir a pesquisa e apresentar as descobertas do Projeto: “Tempo e clima: qual a diferença?” para a comunidade escolar.

 

Resultados da pesquisa:

- Discuta conjuntamente com os alunos uma forma para a socialização dos resultados da pesquisa. Explique que durante todas as etapas de construção do projeto e desenvolvimento da pesquisa os grupos devem fazer registros, tratamento das informações, produção de textos, de imagens, de vídeos, dentre outras, para socialização e divulgação dos resultados.

- Para socializar e divulgar os resultados dessa pesquisa, indicamos a apresentação um telejornal digital, um recurso que, por meio do uso de um laptop e webcam, permite auxiliar os estudantes na compreensão de situações reais, possibilitando a observação e reflexão sobre o mundo a sua volta. Para saber mais sobre telejornal digital acesse: <http://www.educared.org/educa/index.cfm?pg=internet_e_cia.informatica_principal&id_inf_escola=617> (acesso em 12/04/2012). 

- Incentive, também, os alunos a promoverem debates entre os grupos por meio de um fórum temático de discussão na internet (Sugerimos os seguintes: <http://br.groups.yahoo.com/>, <https://groups.google.com/>, dentre outros), buscando promover a troca de experiências e reflexões, apresentar sugestões, e produzir coletivamente e de forma colaborativa, novos conhecimentos a cerca do assunto estudado.

- Ressalte ao grupo a importância de buscarem orientações junto aos professores das diversas áreas do saber com vistas a  auxiliarem no tratamento das informações levantadas  e estabelecer relações entre os diferentes conteúdos em torno de problemas ou hipóteses que facilitem a construção de conhecimentos significativos e propositivos, proporcionando-lhes experiências enriquecedoras.

- Espera-se que essa reflexão promova a construção de conhecimentos por parte dos estudantes, pois reconhecemos a pesquisa como sendo um instrumento relevante no processo ensino-aprendizagem na medida em que estimula a curiosidade e propicia o desenvolvimento da autonomia dos mesmos.

 

Atividade 02

Compreendendo os conceitos de Tempo e Clima

PASSO A PASSO 

- Após a elaboração do projeto de pesquisa, conforme descrito nas atividades anteriores, oriente os alunos a iniciarem o desenvolvimento de cada etapa da investigação, retomando às seguintes situações-problema:

  • Qual a diferença entre tempo e clima?
  • Por que existe tal divisão?

 

 - Para auxiliar os grupos a explorarem essas questões, oriente-os a consultarem as fontes de pesquisa levantadas anteriormente que abordam a temática. Sugira livros de Geografia, Ciências, revistas científicas, sites de busca na internet, dentre outros. Acompanhe atentamente as discussões dos grupos a fim de que entendam que, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia, disponível em: <http://www.inmet.gov.br/html/informacoes/curiosidade/tempo_clima.html>, acesso em 15/05/2012:

   
Clima

É o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em  certa localidade. Também, se refere às características da atmosfera inseridas das observações contínuas durante  certo período. O clima abrange maior número de dados e eventos possíveis das condições de tempo para uma determinada localidade ou região. Inclui considerações sobre os desvios em relação às médias, variabilidade climática, condições extremas e frequências de eventos que ocorrem em determinada condição do tempo. 

 

Tempo
É o estado físico das condições atmosféricas em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem.  

- Em resumo, explique que o Clima é a sucessão periódica do comportamento da atmosfera ao longo do ano, repetindo-se  continuamente por diversos anos em um determinado ponto da superfície terrestre. Já o tempo refere-se ao estado momentâneo do clima.

- Problematize com alguns exemplos, questionando:

  • Se dissermos que o dia hoje está quente, estamos nos referindo ao tempo ou ao clima?
  • Se dissermos que em Macapá o tempo é quente e úmido o ano inteiro, estamos nos referindo ao tempo ou ao clima?
  • refere ao estado momentâneo do clima. 

- Permita que os grupos debatam essas questões e sugira que proponham outros exemplos e exponham suas opiniões. Depois, utilize um aparelho para projeção em tela e oriente-os a visualizarem o endereço web <http://www1.cptec.inpe.br/>. (acesso em 20/05/2012) do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e observarem, dentre outras coisas, os links "TEMPO" e "CLIMA", como o exemplo a seguir: )0

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Disponível em: <http://www1.cptec.inpe.br/>. Acesso em 20/05/2012.

 - Questione:

  • Que informações são apresentadas em cada um dos mapas? Justifique.
  • O que evidencia a diferença entre Tempo e Clima presente nessas informações?

 

- Nesse momento, o objetivo é verificar se apreenderam a diferença conceitual entre Tempo e Clima. Assim sendo, peça aos grupos que apresentem os resultados parciais de suas pesquisas para o restante da turma. A partir da compreensão que tiveram, promova uma roda de conversa em que os estudantes discutam suas  considerações sobre os conceitos de “Temo e Clima". Ao final dos debates, solicite que cada grupo elabore um quadro-síntese explicativo e ilustrativo dos dois conceitos e organize  uma apresentação, utilizando o laptop e o software Kpresenter,  promovendo a interação e a troca de conhecimento entre os mesmos.

 

Atividade 03

Como se realiza as previsões do tempo e do clima?

PASSO A PASSO 

- Após os estudantes apreenderem os conceitos de Tempo e Clima, avance o nível das discussões com vistas a refletirem sobre as seguintes questões:

  •  Como é possível realizar previsões do tempo? E do clima?
  • Quais as razões das dificuldades na previsão do tempo?

 

- O objetivo agora é mediar a construção de conhecimentos, por parte dos estudantes, sobre onde, como e por quem são realizadas as previsões meteorológicas. Para isso, peça que levantem informações acerca das questões anteriores, buscando compreender, primeiramente, como se realizam as previsões de tempo e clima. Problematize:

  • Como eram realizadas as previsões de tempo na antiguidade?
  • Como são realizadas as previsões de tempo atualmente?
  • No Brasil existe algum centro de previsão de tempo e estudos climatológicos?
  • Em caso afirmativo, onde se localiza?
  • Como as informações meteorológicas são capturadas e processadas para se realizar as simulações e previsões de tempo?
  • Quem são as pessoas responsáveis pelas previsões meteorológicas?
  • Essas previsões são confiáveis? Justifique.

 

- Aguarde até que os alunos consigam levantar as informações necessárias para compreenderem essas e outras questões. Auxilie-os orientando sempre que tiverem alguma questão/dúvida.

- Nessa etapa, o objetivo é auxiliá-los a entender como são realizados os estudos meteorológicos e qual a importância das previsões de tempo e clima para o planejamento das ações humanas em diferentes escalas espaço-temporais. Assim sendo, sugerimos o acesso ao Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC-INPE), no endereço web <http://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml> (Acesso em 20/05/2012), responsável por disponibilizar a sociedade resultados de modelos numéricos de previsão de tempo.

 

 Disponível em: <http://www.cptec.inpe.br/glossario.shtml>. Acesso em 20/05/2012.

- Reforce a ideia de que cada grupo humano mobiliza os recursos disponíveis em sua cultura na tentativa de fazer prognósticos sobre as condições do tempo. Ilustre exemplificando que para um grupo indígena da Amazônia, identificado como  Desâna, o surgimento de certas constelações de estrelas no céu anuncia um período de chuvas. Alguns profetas sertanejos que atuam no semiárido nordestino predizem um inverno chuvoso ou seco por meio da observação de aspectos sutis da natureza. De acordo com esses profetas, animais, aves e plantas carregam valiosas informações meteorológicas. Quando as pombas asa-branca chegam é uma esperança de chuva. Ao contrário, significa que haverá um longo período de seca. O planeta Vênus (estrela de Magalhães) passando para o poente, uma casa de joão-de-barro com entrada voltada para o poente, as carnaubeiras carregadas no mês outubro ou as formigas mudando de vivenda, à procura de abrigo, são sinais de uma boa estação chuvosa. Questione:

  • Os conhecimentos populares podem ser considerados na previsão do tempo?
  • Quais são os modos populares de se fazer previsão de tempo em sua região e cultura?

 

- Procure verificar com os estudantes os fundamentos dessas previsões populares, valorizando sempre seus conhecimentos prévios e sua cultura. Evidencie a importância dos conhecimentos populares, mas esclareça que esses comumente não servem como regra. Tecnicamente não têm comprovação científica, apesar de seu valor popular.

- Explique que de acordo com o CEPTEC-INPE a previsão de tempo atualmente é o produto que chega ao usuário após várias análises realizadas pelos meteorologistas, especialistas responsáveis por esses estudos. Antes desse resultado existem muitas operações matemáticas e análises que são necessárias para a interpretação do que poderá acontecer em relação ao comportamento do tempo.

- O meteorologista necessita saber como está a atmosfera no momento em que se reúnem e avaliam o seu comportamento, por meio de diagnósticos de imagem de satélite, cartas de superfícies e dados observados. A previsão numérica de tempo é utilizada como uma das mais importantes ferramentas da meteorologia nos últimos anos.
 

- Nesse momento do projeto de iniciação científica é importante que, além de compreenderem a diferença conceitual entre Tempo e Clima os estudantes, entendam como são realizadas as previsões de tempo e os estudos climatológicos. Neste sentido, solicite aos grupos que, novamente, apresentem os resultados parciais de suas pesquisas para o restante da turma, promovendo a interação e a troca de conhecimento entre todos os alunos, através da produção de um texto coletivo, em que cada grupo deve fazer uma síntese explicativa e ilustrativa em um arquivo do software Kword e disponibilizar no fórum de discussão na internet.

- Lembre-se que essas informações fornecerão subsídio para a composição da matéria que cada grupo irá produzir para o telejornal digital. Os alunos deverão selecionar os textos da notícia para o telejornal, que devem ser curtos e objetivos e com o auxílio da webcam e do Movie Maker, gravar as cenas/imagens necessárias para apresentar uma matéria informativa e ilustrativa, enfocando a diferença entre Tempo e Clima e exemplificando esses dois conceitos.

 

Atividade 04

Visita de Campo a uma estação Metereológica

PASSO A PASSO 

- Após compreenderem os conceitos de Tempo e Clima e saberem onde e como são feitas as previsões meteorológicas, programe um estudo de campo com os aluno à uma Estação Meteorológica mais próxima ao local de onde eles moram. Comumente essas Estações estão instaladas em locais públicos, como universidades, prefeituras municipais, escolas públicas e até mesmo em um mirante, como o exemplo a seguir, o que facilita o acesso ao público, especialmente aos escolares.

 

Panorama parcial dos equipamentos da principal estação meteorológica da cidade de São Paulo, no Mirante de Santana.

Disponível em: <http://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_meteorol%C3%B3gica>. Acesso em 20/05/2012.

 

- Pergunte aos alunos:

  • Você já visitou um centro de estudos ou Estação Meteorológica?
  • Como funciona uma estação Climatológica e quais são os equipamentos que fazem parte desse trabalho?

 

 - Permita que os alunos expressem seus conhecimentos prévios. Depois, esclareça que uma Estação Meteorológica é um local onde são coletados dados para análise e previsão do tempo meteorológico encontram-se equipadas com aparelhos de medição das variáveis climáticas, como esses, a seguir: (sobre esses instrumentos, acesse <http://www.inmet.gov.br/html/informacoes/sobre_meteorologia/instrumentos/index.html>. Acesso em 20/05/2012).

 

 

 

 

- Consoante o tipo de equipamentos que abrigam, as Estações Meteorológicas podem ser classificadas em convencionais, nas quais a coleta dos dados é feita manualmente por técnicos, e automáticas, que são dotadas de sensores eletrônicos e de meios de transmissão dos dados para uma central.

- Organize previamente um dia e horário para visita, estabeleça coletivamente com os estudantes as regras disciplinares e uma proposta de estudo com vistas a conhecerem os principais equipamentos (Termômetro de mercúrio, Termômetro de máxima e mínima, biruta, anemômetro, higrômetro, pluviômetro, dentre outros) utilizados para coleta de dados e saberem como eles funcionam. Questione:

  • Como se medem as variáveis da temperatura de um ambiente?
  • Como se faz para medir as variáveis da pressão atmosférica?
  • Qual  é o aparelho usado para medir as variáveis da umidade relativa do ar?
  • Como se faz para medir a quantidade de chuva?
  • Qual aparelho é usado para medir as variáveis da velocidade e a direção do vento?
  • Como se faz para medir a duração da ação do Sol?

 

- Para explicar aos alunos sobre alguns conceitos como: umidade absoluta, umidade relativa, pressão atmosférica e temperatura, acesse o Portal do Professor e leia a aula "Entendendo o regime climático: construindo um climograma", disponível em: <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=531>. Acesso em 20/05/2012. Oriente os estudantes a buscarem resposta à seguinte questão-problema:

  • Quais as razões das dificuldades na previsão do tempo?

 

OBS.: Caso não seja possível uma visita in locu, conforme sugerimos, é possível também conhecer virtualmente uma Estação Meteorológica através de sites de busca na internet, como o YOU TUBE, conforme esse exemplo desta localizada em Ituiutaba-MG, disponível no endereço web <http://www.youtube.com/watch?v=Z4dUBsseuo0&feature=related > (Acesso em 20/05/2012).

 

- Para responder as questões anteriores os grupos devem conversar com o técnico responsável pela estação meteorológica onde eles visitaram e/ou pesquisar em sites de centros de previsão meteorológica. O objetivo é que os estudantes entendam que uma das maiores dificuldades encontradas pelos técnicos envolvidos na elaboração da previsão do tempo meteorológico é que mesmo com a atual tecnologia, não é possível prever todos os desdobramentos da atmosfera; esta apresenta um comportamento muito complexo, ou seja, um pequeno fator que pode ser menor do que a margem de erro dos dados numéricos pode desencadear eventos imprevisíveis.

- Oriente os alunos para fazerem todas as anotações sobre os dados e as informações levantadas durante a visita de campo em forma de um relatório, com registros textuais e ilustrativos (vídeos e fotografias). Oriente-os a utilizarem webcam, máquina digital, aparelhos celulares, MP3, dentre outros, para fazerem imagens e registro das informações disponibilizadas pelos técnicos responsáveis por acompanhar os grupos apresentando os instrumentos e suas respectivas funções.

 - Por último, auxilie os alunos a elaborarem a etapa final do telejornal digital. Oriente-os a finalizarem a parte escrita e selecionarem as imagens e cenas necessárias para  a matéria que será apresentada por um ou mais integrantes do grupo.

 

Atividade 05

Socialização dos resultados da pesquisa e considerações finais

PASSO A PASSO

Fonte: Clip-Art.

- Esse momento é muito importante, pois os grupos estarão apresentando uma sistematização dos conhecimentos adquiridos ao longo da pesquisa. Esta atividade deve ser realizada ao longo de todo o desenvolvimento da investigação e, ao final, os registros podem ser revistos e reconstruídos com o intuito de propiciar novas reflexões sobre a situação-problema da pesquisa.

- Destaque para os grupos que nesta etapa deve-se socializar a conclusão de todo o processo de investigação. A apresentação dos resultados do projeto de iniciação científica, conforme previsto desde o início das etapas de investigação, deve ser feita em forma de um telejornal digital. Assim, os alunos devem apresentar uma matéria buscando responder às questões-problemas:

  • Qual a diferença entre tempo e clima?
  • Quais as razões das dificuldades na previsão do tempo?

 

- Nesse sentido, é importante retomar as hipóteses dos alunos referentes a essa e outras questões que permearam a investigação, com o intuito de possibilitar que aos estudantes tenham a compreensão daquilo que mudou em relação aos seus conhecimentos prévios sobre a temática no início do desenvolvimento do projeto de pesquisa até o momento de finalização do mesmo.

- Assim sendo, estimule um momento de diálogo entre os grupos sobre "Tempo e Clima: qual a diferença?", para que possam expor suas hipóteses iniciais e o que mudou após a realização da pesquisa. Ao final dos debates,  auxilie os grupos a elaborarem um quadro-síntese com os principais pontos discutidos e solicite que cada grupo organize suas análises/considerações em forma de um texto ilustrativo, em um arquivo do software Kword.

- Ao finalizar as apresentações do telejornal digital com as matérias produzidas por cada grupo, é importante que os alunos tenham compreendido e consigam explicar, através da exibição da matéria, que no contexto da meteorologia, Tempo e Clima são conceitos diferentes e  que devido a complexidade que a atmosfera apresenta,  um pequeno fator pode desencadear eventos imprevisíveis, dificultando que as previsões sejam exatas.

- Nas apresentações de cada grupo deve ser evidenciado que  as condições do tempo e as características do clima influenciam em toda a rotina humana, pois existem atividades que somente são realizadas em um determinado tempo com distintas características climáticas. Cada região do mundo possui diversos fatores que modificam os elementos do clima, como: altitude, latitude, massas de ar, continentalidade, correntes marítimas, relevo, vegetação, dentre outros. 

- Após as apresentações dos grupos, sugerimos que o professor, com o apoio dos alunos, reúna todos os vídeos apresentados por cada grupo em um só arquivo, formando um único telejornal apresentado pela  turma com o auxílio do projetor multimídia durante os intervalos a todos os alunos da escola e, se possível, à comunidade escolar, em algum evento, como por exemplo, uma feira cultural. 

- Por fim, incentive a participação dos alunos no fórum de discussão na Internet com vistas a promover outras reflexões, trocas de experiências, sugestões, gerando  a interação e a troca de conhecimento entre os alunos. 

Recursos Complementares

Aulas relacionadas ao tema disponíveis no Portal do Professor:

Clima ou Tempo. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=9449>. Acesso em 20/05/2012.

Entendendo o Tempo, o Clima e o Aquecimento Global. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1187>. Acesso em 20/05/2012.

Entendendo o regime climático - construindo um fluxograma. <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=531>. Acesso em 20/05/2012.

"E o tempo passa... – Parte 2 / Estações do Ano". <http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=1353>.

 

Assuntos relacionados:

Bons ventos para estudar as propriedades de Clima e Tempo. <http://revistaescola.abril.com.br/ensino-medio/bons-ventos-estudar-propriedades-clima-tempo-426801.shtml>. Acesso em 20/05/2012.

O que é clima? <http://www.fiocruz.br/museudavida_novo/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1066&sid=204>. Acesso em 20/05/2012.

O tempo e o clima <http://www.mudancasclimaticas.andi.org.br/node/657>. Acesso em 20/05/2012.

Continentalidade e maritimidade - Brasil escola. <http://www.brasilescola.com/geografia/maritimidade-continentalidade.htm>. Acesso em 20/05/2012.
 

Outras fontes de pesquisa:

 

Britânnica Escola Online. Disponível em: <http://escola.britannica.com.br/>. Acesso em 15/04/2012.

BOLIGIAN, Levon; ALVES, Andressa. Geografia: espaço e vivência. Vol. único, Ensino Médio. São Paulo: Atual, 2004.

O projeto de pesquisa. <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm>. Acesso em 23/03/2012.

ANTONIO, José Carlos. Uso pedagógico dos fóruns. Professor Digital, SBO, 08 jun. 2009. Disponível em: <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/>. Acesso em: 12/04/2012.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 21. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 2000.

VEJA NA SALA DE AULA. <http://veja.abril.com.br/saladeaula/ >.

 

- Para saber mais sobre interdisciplinaridade, acesse o endereço web <http://educador.brasilescola.com/orientacoes/promovendo-interdisciplinaridade-na-escola.htm> e leia o texto "Promovendo a interdisciplinaridade na escola".

- Para saber mais sobre a importância de um fórum de debates, acesse o endereço web <http://professordigital.wordpress.com/2009/06/08/uso-pedagogico-dos-foruns/#comment-169>, (acesso em 12/04/2012).

 

 

 http://veja.abril.com.br/saladeaula/ 

Avaliação

- Entendemos que a avaliação deve acontecer durante todo o processo de Iniciação Científica, considerando a participação, o desempenho e a colaboração dos alunos em cada atividade proposta. No entanto, considera-se relevante, após o desenvolvimento das atividades, avaliar alguns aspectos:

  • Conhecimento sobre tema estudado;
  • Envolvimento e dedicação nas diversas etapas da pesquisa;
  • Participação propositiva nas atividades propostas;
  • Compreensão sobre o processo de pesquisa;

 

- É importante destacar, ainda, que o significado de um trabalho de pesquisa não está no acúmulo de informações, mas nas descobertas e novos questionamentos que surgem ao longo do caminho. Por isso, o professor deve ficar atento ao envolvimento, à participação e o interesse de cada aluno pela temática. A partir disso, é possível avaliar a continuidade do trabalho, bem como sua reconfiguração. Por meio do desenvolvimento de um projeto de pesquisa o professor poderá perceber o interesse do aluno em a relação à temática, bem como o comprometimento e o desenvolvimento de atitudes e valores voltados para um trabalho colaborativo, que favoreça o respeito e a cooperação para com seus pares.

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Opiniões

  • Antonio Edgar Marques, E.E.Deputado Augusto do Amaral , São Paulo - disse:
    marquesantonioedgar@gmail.com

    16/12/2013

    Cinco estrelas

    Muito boa esta aula... podendo até fazer parte de um projeto interdisciplinar onde com certeza as disciplinas de Arte e Língua Portuguesa podem fazer um belo e grandioso trabalho.


  • Antonio Carlos dos Santos, JOAO NASCIF CHALUPP , São Paulo - disse:
    tonhaonomundo@yahoo.com.br

    23/07/2012

    Quatro estrelas

    Muito boa sua forma de abordagem do tema e como definiu sua estratégia procurarei trabalahr esse tema tendo seu plano como piloto. ccongratulações.


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