28/05/2012
ELIZABET REZENDE DE FARIA
Modalidade / Nível de Ensino | Componente Curricular | Tema |
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Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Língua Portuguesa | Linguagem escrita: leitura e produção de textos |
Ensino Médio | Matemática | Análise de dados e probabilidade |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Artes | Música: desenvolvimento da linguagem musical |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Produção, leitura, análise e reflexão sobre linguagens |
Ensino Fundamental Final | Matemática | Tratamento da informação |
Ensino Médio | Língua Portuguesa | Relações sociopragmáticas e discursivas |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Outros | Ética (respeito mútuo, justiça, solidariedade e diálogo) |
Ensino Médio | Sociologia | Cultura e diversidade cultural |
Ensino Médio | Artes | Música: Contextualização |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Cidadania e cultura contemporânea |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | Matemática | Estatística, probabilidade e combinatória |
Ensino Fundamental Final | História | Cidadania e cultura no mundo contemporâneo |
Ensino Fundamental Final | Pluralidade Cultural | Direitos humanos, direitos de cidadania e pluralidade |
Ensino Médio | História | Diversidade cultural, conflitos e vida em sociedade |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Análise linguística: processos de construção de significação |
Educação de Jovens e Adultos - 2º ciclo | História | Relações de poder e conflitos sociais |
Ensino Fundamental Final | Língua Portuguesa | Língua oral e escrita: prática de produção de textos orais e escritos |
Ensino Fundamental Final | Artes | Música: Compreensão da música como produto cultural e histórico |
Ensino Médio | História | Cidadania: diferenças e desigualdades |
Ensino Médio | Sociologia | Movimentos sociais / direitos / cidadania |
- Conhecer o significado histórico e social da expressão “mito da democracia racial”;
- Desenvolver uma pesquisa interdisciplinar que problematize o mito da democracia racial no Brasil;
- Refletir se mais de cem anos após a Abolição de Escravatura no Brasil, os negros já têm garantida a liberdade, a igualdade e a dignidade;
- Investigar se o preconceito e a discriminação no Brasil são direcionados exclusivamente aos negros;
- Conhecer movimentos sociais que lutam contra o preconceito aos negros e a outros grupos sociais e culturais, suas conquistas e dificuldades.
Para que os alunos consigam elaborar e desenvolver esta proposta de pesquisa sobre o mito da democracia racial no Brasil, é importante que eles já tenham estudado a escravidão negra no Brasil Colônia e Império e o processo de Abolição da Escravatura. Para isto, o professor pode basear-se nos materiais do Portal indicados a seguir:
FLORESTA, Leila. A escravidão no Brasil: africano escravizado ao escravo alforriado. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=7. Acesso em 20 de maio de 2012.
FLORESTA, Leila. O mundo africano – dos grandes reinos a escravidão. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=677. Acesso em 20 de maio de 2012.
BRASIL. Ministério da Educação (MEC). Secretaria de Educação a Distância (SEED). TV Escola. A abolição. Disponível em http://www.dominiopublico.gov.br/download/video/me000838.mp4 . Acesso em 20 de maio de 2012.
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InterdisciplinaridadeEsta sequência didática baseia-se em uma proposta de pesquisa permeada de atividades que possibilitam a interdisciplinaridade entre a História, Sociologia, Artes, Língua Portuguesa e Matemática.
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Acesso em 15 de março de 2012. |
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Observação: Atividade a ser realizada coletivamente por todos os alunos, sob a coordenação do professor.
Disponível em http://www.youtube.com/watch?v=uEq8oV0qAWY
Acesso em 20 de maio de 2012.
Letra e música disponível em http://letras.terra.com.br/gabriel-pensador/66182/ . Acesso em 20 de maio de 2012.
Depois de ouvir a música diversas vezes, para motivar os alunos a desenvolver a pesquisa e dar subsídios para que eles possam delimitar o tema, a problemática e as questões da pesquisa, sugere-se a realização das seguintes atividades:
1. Identificação do estilo musical utilizado por Gabriel o Pensador e a relação entre este estilo, compositor e a temática abordada na música.
Chave para discussão:
2. Análise dos problemas sociais e culturais apontados por Gabriel O Pensador na música.
Chave para discussão:
3. Análise do posicionamento de Gabriel o Pensador em relação ao racismo e à discriminação.
Chave para discussão: Gabriel é contrário a estas atitudes e propõe mudanças nas atitudes e formas de pensar de cada cidadão.
4. Pesquisa sobre expressões "democracia racial" e "mito da democracia racial" e análise da relação destas expressões com a letra da música Lavagem Cerebral.
Chave para discussão:
5. Análise de vídeos postados no Youtube com base na música "Lavagem Cerebral", também conhecida como "Racismo é Burrice", para perceber posicionamento de seus autores e dos internautas que postam comentários nestes vídeos em relação ao "mito da democracia racial no Brasil" e quais outras discriminações eles abordam.
Chave para discussão:
Sugere-se que o professor divida os alunos em grupos de até 5 componentes e solicite a eles que, a partir das atividades desenvolvidas coletivamente no primeiro passo da atividade I, criem e registrem:
O professor deve solicitar também que os alunos criem cartazes/faixas para apresentar, para o restante da turma, suas definições do tema, problema, questões e justificativa da pesquisa. Estes cartazes/faixas devem ser fixados nas paredes das salas para que possam ser comparados.
Após todas as apresentações, sugere-se que o professor oriente os alunos a observarem o que há de diferente e semelhante na proposta de pesquisa de cada grupo e, no coletivo, sintetizem suas propostas em um único projeto de pesquisa, com o mesmo tema, problema, questões e justificativa de pesquisa.
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Definição do tema:Auxiliar os alunos a reconhecerem e registrarem, a partir da atividade realizada anteriormente, qual assunto será pesquisado. No caso desta pesquisa, o tema será: O mito da democracia racial no Brasil |
Acesso em 15 de março de 2012. |
Com a definição do tema, é importante que se explique aos alunos que para desenvolvermos uma pesquisa, não basta escolhermos o tema. Precisamos ter bem claro porque é importante a pesquisa deste tema (justificativa), o que queremos descobrir sobre ele (situação-problema), o que desejamos alcançar com a pesquisa (objetivos/questões).
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Delimitação da situação-problema:Ajudar os alunos a definirem qual o questionamento/ interesse central que motivou a pesquisa sobre o tema. Nesta pesquisa, a situação-problema pode ser uma adaptação da questão: No Brasil, a democracia racial é mito ou realidade? |
Acesso em 15 de março de 2012. |
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Construção da justificativa da pesquisa e seus objetivos:Discutir com os alunos sobre por que é importante realizar uma pesquisa que desmistifique a democracia racial no Brasil. Esta reflexão pode se basear na ideia de que, no Brasil, muitas pessoas, no intuito de esquecer a violência praticada contra os negros durante os mais de 300 anos de escravidão, defendem que aqui reina a democracia racial, ou seja, a convivência harmoniosa e igualitária entre diferentes grupos raciais e étnicos. No entanto, outras pessoas afirmam que, apesar de tentarmos esconder, o negro em nosso país é muito discriminado. No período da escravidão, ele foi tratado como um ser inferior e, até hoje, muitos continuam tratando-o assim. Se guiarmos nossas práticas pela ideia da democracia racial, vamos agir para manutenção da situação social que temos hoje. Por outro lado, se acreditarmos que ela é um mito, vamos perceber a importância de lutar pelo fim dos conflitos entre diferentes raças e etnias, pela conquista da igualdade entre os representantes de diferentes grupos étnico-raciais. Assim, é importante analisarmos, em nosso cotidiano, como se arquitetam as relações entre diferentes grupos, para a partir do conhecimento adquirido desta análise, podermos pensar sobre como devemos agir em nosso dia a dia, em busca de uma sociedade mais justa, igualitária e plural. |
Acesso em 15 de março de 2012. |
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Questões da pesquisa:Auxiliar os alunos a definirem questões que complementem e orientem a investigação da situação-problema. Na pesquisa aqui proposta, estas questões podem ser elaboradas a partir dos problemas apontados por Gabriel O Pensador na música "Lavagem Cerebral": 1. A partir dos versos, "...e de pai para filho o racismo passa, em forma de piadas que teriam bem mais graça se não fossem o retrato da nossa ignorância, transmitindo a discriminação desde a infância..." , é possível elaborar a questão: Nas nossas rodas de amigos e familiares, são contadas piadas racistas? Qual o seu significado social?, 2. A partir dos versos, "...o mesmo negro que constrói seu apartamento ou que lava o chão da delegacia, é revistado e humilhado por um guarda nojento... Você aprendeu que negro é ladrão...", é possível elaborar a questão: No nosso cotidiano, há casos de discriminação ao negro em locais de trabalho ou de lazer? 3. A partir dos versos, "...O maior burro não é o racista. É o que pensa que o racismo não existe... O pior cego é o que não quer ver. E o racismo está dentro de você...", é possível elaborar a questão: As pessoas com quem convivemos acreditam que no Brasil há democracia racial? 4. A partir dos versos, "...e o povão vai como um bundão na onda do racismo e da discriminação... Não tem a união e não vê a solução da questão que por incrível que pareça está em nossas mãos...", é possível elaborar a questão: Há, no local em que moramos, movimentos que lutam pelo fim do racismo? 5. A partir dos versos, "... O que importa se ele é nordestino e você não? O que que importa se ele é preto e você é branco?...", é possível elaborar a questão: Na cidade em que vivemos, só existe preconceito e discriminação em relação ao negro? |
Acesso em 15 de março de 2012. |
Após a elaboração do projeto de pesquisa coletivo (segundo passo da Atividade I), sugere-se que o professor decida junto com seus alunos quem irá pesquisar cada questão da pesquisa (se forem elaboradas 5 questões de pesquisa, devem ser formados 5 grupos de pesquisa, que não precisam ser iguais aqueles formados no segundo passo da pesquisa. Pelo contrário, o ideal é que os alunos se organizem em outros grupos para terem a oportunidade de trabalhar com outros colegas).
Depois dos grupos formados e das questões da pesquisa distribuídas entre eles, o professor deve orientá-los a:
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Delimitação das fontes de pesquisa:É importante que os próprios alunos selecionem, busquem e coletem as fontes de pesquisa na localidade em que moram. A seguir, são apresentadas orientações que o professor pode sugerir para os grupos:
Orientações para todos os grupos:
- Selecione cuidadosamente, conforme a sua questão de pesquisa, os lugares onde irá para coletar documentos escritos. imagéticos ou para entrevistar pessoas; - Elabore um roteiro de perguntas e/ou observações para nortear o seu trabalho; - Como este é um assunto delicado, que envolve questões éticas, deve-se ter cuidado para elaborar perguntas que não discriminem os entrevistados e que, ao mesmo tempo, os faça revelar situações de racismo que muitos, devido ao mito da democracia racial, preferem esconder.
Orientações específicas para cada grupo:
Grupo da Questão 1: Piadas Racistas
- Através de perguntas diretas relacionadas ao conhecimento e uso de piadas e ditados racistas; - Observação de ambientes de festa, descontração.
Grupo da Questão 2: Discriminação ao negro em locais de trabalho ou lazer
Grupo da Questão 3: Crença no mito da democracia racial
Grupo da Questão 4: Movimentos sociais contra o racismo e a discriminação
- Quando foram criados, por quem e por quê? - Como lutam contra o racismo? Através de quais ações? - Quais suas dificuldades e vitórias?
Grupo da Questão 5: Outras experiências de discriminação vivenciadas em nossa localidade
- Quais outros grupos são discriminados? - Quais comportamentos demonstram esta discriminação? - Como as pessoas discriminadas reagem?
Observação: Algumas das questões da pesquisa podem ser divididas entre dois grupos. Por exemplo, na questão 2, um grupo pode entrevistar pessoas e o outro pode fazer pesquisa nos jornais locais. Na questão 5, pode-se definir, a priori, alguns exemplos de discriminação para se observar (aos gordos, aos homossexuais, às mulheres, aos nordestinos, aos idosos, aos portadores de necessidades especiais, etc.). |
Acesso em 15 de março de 2012. |
Escolher uma metodologia de análise destas fontes e de síntese e divulgação das descobertas.
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Delineamento da metodologia da pesquisa:
Definir com os alunos os procedimentos e métodos de pesquisa mais adequados para analisar as fontes coletadas no item anterior e sintetizar as descobertas feitas. Sugere-se que o professor oriente os alunos quanto a estas análises em relação a:
Grupo da Questão 1: Piadas Racistas
- O posicionamento das pessoas é o mesmo em relação às piadas racistas quando elas param para pensar na questão e quando elas estão em momentos de descontração? - Das pessoas entrevistadas/observadas, quantas sabiam uma piada racista? - Das pessoas entrevistadas/observadas, quantas delas tinham consciência de que a piada é racista? - Das pessoas entrevistadas/observadas, quantas consideram que contar uma piada racista não significa que a pessoa é racista, mas é apenas "uma brincadeira"?
Grupo da Questão 2: Discriminação ao negro em locais de trabalho ou lazer
Grupo da Questão 3: Crença no mito da democracia racial
Grupo da Questão 4: Movimentos sociais contra o racismo e a discriminação
- Quantos movimentos sociais contra o racismo existem em nossa cidade; - Como, quando e por que foram criados; - Quais suas dificuldades e vitórias; - Se houver mais de um movimento, quais as diferenças e semelhanças entre eles; - Se não houver nenhum movimento, analisar porque isto acontece.
Grupo da Questão 5: Outras experiências de discriminação vivenciadas em nossa localidade
- Quais outros grupos são discriminados? - Quais comportamentos demonstram esta discriminação? - Como as pessoas discriminadas reagem?
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Google Imagens (clique para link) Acesso em 15 de março de 2012. |
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Após cada um dos grupos concluir seu trabalho de pesquisa (coleta, análise e síntese das fontes), deve-se iniciar a socialização das descobertas sobre cada uma das 5 questões da pesquisa, para que através delas toda a turma possa debater coletivamente sobre a problemática central da pesquisa: "No Brasil, a democracia racial é mito ou realidade?" Os grupos devem planejar suas apresentações com autonomia, mas seguindo algumas regras básicas explicitadas com antecedência pelo professor:
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Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15/03/2012 |
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No decorrer das etapas anteriores e ao final das apresentações de cada grupo, todos os alunos coletivamente, sob a mediação do professor, devem elaborar por escrito o relatório da pesquisa. A seguir, é apresentada uma sugestão de roteiro para relatório da pesquisa: 1) Folha de rosto: nome dos pesquisadores e título da pesquisa (centralizados); descrição do tipo do trabalho (realizado sob orientação de quais professores, em que ano de ensino e em que escola. Deve vir escrito à direita abaixo do título); mês/ano e cidade/estado em que a pesquisa foi realizada. 2) Sumário: títulos e número de página de cada parte do relatório. 3) Introdução: apresentação do tema, da situação-problema, dos objetivos e das questões da pesquisa, acompanhados da justificativa da pesquisa. 4) Metodologia da Pesquisa: apresentação da metodologia e dos procedimentos da pesquisa. 5) Fontes da pesquisa: apresentação das fontes pesquisadas para investigar cada uma das questões da pesquisa, com informações de onde, como e quando elas foram coletadas e com uma síntese do que foi descoberto através de suas análises. 6) Considerações Finais: registro das descobertas feitas, refletindo sobre a situação-problema da pesquisa, através de um posicionamento crítico e autônomo dos alunos. 7) Referências Bibliográficas: citação de livros, sites, filmes e outros materiais consultados no desenvolvimento da pesquisa. Para construir as referências corretamente, ver SILVIA, A. M; PINHEIRO, M.S. de F. FREITAS, N.E. de. Guia para a Normalização de Trabalhos Técnico-Científicos: projetos de pesquisa, monografias, dissertações e teses. 5ª. Edição. Uberlândia: EDUFU, 2006, 144p. Observação 1: Os itens 3 e 4 do relatório devem ser produzidos durante e logo após a realização da Atividade I. O item 5 deve ser elaborado no decorrer da Atividade II da pesquisa, a partir da produção de cada grupo de alunos. O item 6 deve ser elaborado ao final da Atividade III. Os itens 1 e 2 devem ser escritos ao final da pesquisa e o item 7 pode ser elaborado no decorrer da pesquisa, conforme o material que for consultado.
Observação 2: Após a finalização da produção coletiva do relatório, todos devem fazer a leitura individual deste, para rever coerência, coesão, ortografia, concordância.
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Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15/03/2012 |
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Google Imagens (link ao clicar) Acesso em 15/03/2012 |
A relevância social de uma pesquisa só é alcançada se suas descobertas são socializadas para além do grupo de pesquisadores que participou da investigação. Por isso, depois das análises concluídas o professor deve incentivar os alunos a criarem estratégias para divulgar os resultados. A seguir são apresentadas algumas sugestões do que pode ser feito:
1) Elaboração de comentários a serem postados nos vídeos já existentes no Youtube sobre a música "Lavagem Cerebral"/"Racismo é Burrice", conforme exemplificado no 1º passo da Atividade I desta sequência didática. Esta elaboração precisa ser guiada pelos seguintes princípios:
2) Criação de um Movie Maker a ser postado no Youtube, tendo como fundo musical a música Lavagem Cerebral de Gabriel O Pensador que foi o fio condutor de toda a pesquisa. Esta proposta precisa ser guiada por alguns princípios:
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1º passo: criar uma conta no Youtube, conforme instruções no link http://www.youtube.com/create_channel?upsell=upload&next=%2Fmy_videos_upload Acesso em 20 de abril de 2012. |
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2º passo: Criar e postar o vídeo, conforme instruções nos links:
http://support.google.com/youtube/bin/static.py?hl=pt-BR&guide=1719823&page=guide.cs http://support.google.com/youtube/bin/static.py?hl=pt-BR&topic=1719825&guide=1719823&page=guide.cs http://support.google.com/youtube/bin/answer.py?hl=pt-BR&answer=55744 Acesso em 20 de abril de 2012. |
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A maneira mais simples de criar os vídeos para postar no Youtube é através do programa Movie Maker. Para isto ver instruções no link:
http://windowslive.com.br/public/product.aspx/view/4 Acesso em 20 de abril de 2012. |
Observações:
BAGNO, Marcos. Pesquisa na escola: o que é, como se faz. 23ª ed. São Paulo: Loyola. 2009.
MOÇO, Anderson. 14 perguntas e respostas sobre projetos didáticos. http://revistaescola.abril.com.br/edicoes-impressas/241.shtml. Acesso em 15 de março de 2012.
RICCI, Claudia Sapag. Pesquisa como ensino: textos de apoio. Propostas de trabalho. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
SILVEIRA, Ivanete Gomes. A pesquisa como ferramenta de ensino e iniciação científica na educação básica. http://www.webartigos.com/artigos/a-pesquisa-como-ferramenta-de-ensino-e-iniciacao-cientifica-na-educacao-basica/60735/ .Acesso em 15 de março de 2012.
GUIMARÃES, Antonio Sérgio Alfredo. Depois da democracia racial. Tempo Social, Revista de sociologia da USP, v. 18, n. 2 pp. 269-287. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ts/v18n2/a14v18n2.pdf. Acesso em 20 de maio de 2012.
_____. Democracia racial. Disponível em: http://www.fflch.usp.br/sociologia/asag/Democracia%20racial.pdf . Acesso em 20 de maio de 2012.
TABORDA, Cleuza Regina Balan. O mito da democracia racial. Disponível em http://www.recantodasletras.com.br/artigos/1563843 Acesso em 20 de maio de 2012.
VALENTE, Ana Lúcia. Ser negro no Brasil hoje. 2ª ed. .São Paulo: Moderna, 1987.
http://claudisil.wordpress.com/2007/11/16/mito-da-democracia-racial/. Acesso em 20 de maio de 2012.
Sobre experiência de trabalho com música em sala de aula que deu origem a sequência didática aqui proposta:
FRANCO, Aléxia Pádua e FRUCTUOSO, Maria Lúcia Silva. Racismo à brasileira. In: FRANCO, Aléxia Pádua (Org.). Álbum Musical para o Ensino de História e Geografia no 1º grau. Uberlândia: ESEBA/UFU, 1995.
NUNES, Liliane dos Guimarães Alvim. Preconceito e Discriminação. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaColecaoAula.html?id=251. Acesso em 20 de maio de 2012.
TURINI, Leide Divina Alvarenga e FRANCO, Aléxia Pádua Franco. Preconceito à brasileira. Disponível em http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?aula=8527. Acesso em 20 de maio de 2012.
Sugere-se que a avaliação dos alunos seja feita através do acompanhamento de todo o processo de pesquisa, observando os seguintes itens:
Quatro estrelas 2 classificações
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05/11/2014
Quatro estrelasMuito boa sequencia! Vou aproveitá-la como parte do projeto de Consciência Negra na escola em que leciono. Parabéns pelos trabalho!
03/07/2012
Quatro estrelasParabéns pela aula! Vou sugerir aos educadores da escola onde atuo.